Últimas:
Elvas e Badajoz recebem Encontro Ibérico da Administração Local – RÁDIO TDS
Siga-nos

ELVAS

Elvas e Badajoz recebem Encontro Ibérico da Administração Local

Em Elvas e Badajoz

Publicado

em

Elvas e Badajoz recebem Encontro Ibérico da Administração Local

O 1.º Encontro Ibérico já tem data marca e vai acontecer em Elvas e Badajoz, nos próximos dias 21 e 22 de fevereiro, sob o mote “Procurando elementos de união, para solucionar problemas comuns”.

Numa organização conjunta entre a ATAM e o COSITAL – Consejo General de Secretarios i Interventores da Administración Local, de Espanha, com o apoio do Município de Elvas e Ayuntamiento de Badajoz, este 1.º Encontro Ibérico tem como objetivo debater a problemática local, que enfrentam dois países vizinhos com laços históricos, tanto geográficos, como culturais ou económicos, não só a nível político mas também igualmente em termos técnicos porque as perspetivas nos dois lados da fronteira não podem senão enriquecer a missão fundamental de melhorar os serviços e as oportunidades dos cidadãos em ambos os lados da Raia.

O encontro sobre o futuro da Administração Local em Espanha e Portugal, no contexto da Eurocidade, como exemplo de cooperação internacional, vem oferecer um marco adequado para conseguir uma difusão relevante de pontos de encontro, aproveitamento de experiências, melhorias no exercício, cooperação e colaboração institucional, assim como conceitos e conclusões.

Pretende-se deste modo, estimular a reflexão e o debate sobre a função e o papel dos funcionários e trabalhadores com funções diretivas locais, bem como gerar uma base comum de conhecimento em relação a um contexto de colaboração.

Continuar a ler
Publicidade

ELVAS

Descarga começou na Barragem do Caia.(imagens drone)

Veja as imagens de drone

Publicado

em

Barragem do Caia

Começaram as descargas na barragem do Caia.

A maior barragem do distrito de Portalegre começou a descarregar devido a ter atingido a sua cota máxima.

A Barragem atingiu os 98,62% da capacidade de armazenamento de água e está a efectuar descargas de superfície, pelo segundo ano consecutivo.

Veja as imagens de drone.

Continuar a ler

ELVAS

Elvas recebe Cidades Património Mundial

23ª Conferência Regional do Secretariado Regional da Organização das Cidades Património Mundial

Publicado

em

Elvas

Elvas acolhe 23ª Conferência Regional do Secretariado Regional da OCPM

A cidade de Elvas acolhe nos dias 12 e 13 de dezembro a 23ª Conferência Regional do Secretariado Regional da Organização das Cidades Património Mundial (OCPM).A conferência, que tem início amanhã, pelas 12h00, com a sessão inaugural, decorre no Hotel Vila Galé Collection Elvas, e conta com a participação dos membros desta organização.

Os presentes vão abordar temas comuns, como os Programas de Artes e Ofícios e de Educação e Cultura, assim como a apresentação do relatório de gestão, no primeiro dia.

No segundo dia realiza-se a segunda sessão de trabalho, que inclui a assembleia geral do CAO, uma reunião da rede colaborativa “Ofícios”, a adoção dos acordos sobre as atividades e o orçamento para 2024.

Ao longo destes dias, a comitiva fará ainda visitas guiadas à nossa cidade para conhecer o importante e riquíssimo património arquitetónico elvense.

Continuar a ler

ELVAS

Roncas de Elvas querem entrar para o ‘Recordes Guiness’

Elvas quer juntar mais de mil e quinhentos a tocar Ronca

Publicado

em

Elvas

Recordes Guiness

A cidade de Elvas vai tentar chegar de novo ao livro dos Recordes Guiness, numa iniciativa da ARKUS, Associação Juvenil, com mais de milhar e meio de pessoas a tocar a Ronca, no âmbito do projeto “Viver a Tradição!”, na sexta-feira, dia 15, pelas 10h00, no Coliseu Comendador Rondão Almeida.

Elvas tinha a tradição ancestral de “se cantar ao Menino” na época natalícia, acompanhada pela ronca (instrumento musical) e, por isso, surgiu este projeto criado com o objetivo de manter viva uma tradição, que quase caiu em esquecimento, principalmente junto dos mais novos.

Para mitigar esta falha, surgiu uma ideia inovadora por parte do presidente da Associação, Carlos Beirão, que passa por construir uma ronca com as crianças do 1º ciclo de todas as escolas do concelho. Este foi o objetivo alcançado com sucesso no ano letivo anterior. Este ano, queremos fazer mais e melhor e, por isso, decidimos incluir também neste projeto todas as crianças em idade pré-escolar.

Ao longo de semanas, membros do Grupo Roncas D’Elvas, da ARKUS, estiveram de novo nas escolas para divulgar e ajudar a construir as roncas, transmitindo ao mesmo tempo a importância de manter viva esta linda tradição.

O grande evento que promete reunir cerca de 1600 crianças, encarregados de educação e profissionais de área educativa, terá lugar no dia 15 de dezembro, no Coliseu José Rondão Almeida de Elvas, e decorrerá no período da manhã, entre as 10h e as 12h. O momento auge ocorrerá quando todas as crianças cantarem juntamente com o grupo das Roncas D’ Elvas músicas natalícias acompanhadas por este instrumento musical tão característico desta zona.

Continuar a ler

ELVAS

Criança de 13 anos faleceu à porta da escola, em Elvas.

O menino terá assistido a briga entre várias crianças.

Publicado

em

Elvas

Criança de 13 anos morre à porta de escola

Uma criança de 13 anos faleceu esta segunda-feira à porta da Escola da Boa Fé, em Elvas.

São desconhecidas as circunstâncias da morte.

No local a VMER de Portalegre e os Bombeiros de Elvas tentaram a reanimação do menino mas sem sucesso. Terá sido transportado para o Hospital de Santa Luzia tendo vindo a falecer.

A diretora da escola confirma que terão acontecido desacatos com outras crianças não alunos da escola contudo o menino que faleceu terá afirmado, antes de cair inanimado, que não foi agredido.

A polícia tem em marcha uma investigação para apurar as circunstâncias em que esta morte aconteceu.

Continuar a ler

ELVAS

Elvas comemora 11 anos de Património Mundial

O destaque vai para um espetáculo de video mapping na Sé de Elvas

Publicado

em

Elvas

Património Mundial

A cidade de Elvas prepara-se para comemorar o 11º aniversário da sua classificação como Património da Humanidade, pela UNESCO, com um programa diverso e cujo destaque vai para um espetáculo de video mapping na Sé de Elvas.

Esta sexta-feira, dia 30 de junho, para além do já anunciado espetáculo de vídeo mapping e concerto da banda “A Portuguesa”, haverá mais surpresas com a subida ao palco do fadista Marco Rodrigues e o grupo de cantares “Os Boinas”, num concerto que une vários estilos musicais.

O programa inicia-se com o concerto do grupo “A Portuguesa”, um projeto musical de fado, que tem como fadista, Raquel Guerra, natural de Elvas, com raízes e tradição familiar neste estilo musical e gosto especial pela dança.

Com um conjunto de artistas convidados, é apresentada a sonoridade de fado dançado e contemporâneo, uma aliança desta tradição musical portuguesa, que de forma contemporânea recupera os tempos em que o fado era bailado e promove uma viagem transatlântica da canção urbana de lisboa desde o tradicional, à morna, samba, tango, bolero, etc.

O espetáculo une a efervescência da criatividade à riqueza da tradição e à imensidão da história, num espetáculo de tirar o fôlego, uma performance audiovisual ao vivo, única e irrepetível.

Uma experiência imersiva num show de 40 minutos permitindo que o público se envolva profundamente na narrativa e na atmosfera criada pela tecnologia do vídeo mapping.

Prepare-se para se maravilhar com uma experiência inovadora de vídeo mapping ao vivo, LUX ELVAS, que promete levar o público numa jornada visual única. Este espetáculo extraordinário é uma fusão entre tradição, etnografia e arte digital e é o resultado de uma colaboração entre o artista visual Pedro Zaz e o coletivo United VJs, a ADLC audiovisuais e a produção criativa da Cósmica. Esta fusão de criatividade resulta numa performance audiovisual impressionante, que despertará os sentidos e deixará uma marca duradoura nos corações dos espetadores,

Uma oportunidade imperdível para celebrar a diversidade cultural de Elvas e testemunhar a confluência entre memórias, culturas e videoarte.

Durante 40 minutos, os espectadores serão transportados para um mundo onde a riqueza cultural de Elvas ganha vida de forma criativa. Por meio de conteúdos imagéticos e sonoros cuidadosamente elaborados, o espetáculo estabelece ligações profundas com o património da cidade e do Alentejo, mergulhando nas histórias da região.

Nos dois dias haverá ainda animação com dj e percussão.

Programa:
Sexta-feira, 30 junho
19h00 – 21h00 Quintas Percussion e DJ Dinga
21h30 – 23h00 Concerto “A Portuguesa”, Marco Rodrigues e “Os Boinas”

23h00 – 23h40 Vídeo mapping show

Sábado 1 julho
21h00 – 23h00 Quintas Percussion e DJ Cuba
23h00 – 23h40 Vídeo mapping show

Continuar a ler

Acidentes

Acidente mata vereadora da Câmara de Elvas

Era também líder da concelhia de Elvas do PSD

Publicado

em

Elvas

Vereadora da Câmara de Elvas e líder do PSD local morre em acidente

A vereadora da Câmara Municipal de Elvas, Paula Cristina Henriques Mota Calado, faleceu este sábado, vítima de acidente de viação.

A Câmara Municipal de Elvas ao tomar conhecimento do seu falecimento, emitiu um voto de pesar ‘em honra à vida e à memória da autarca.’

Decreta também os dias 25, 26 e 27 de junho, como dias de Luto Municipal.

A vereadora, Paula Calado, eleita pela coligação PSD/CDS-PP em 26 de setembro de 2021, de 52 anos, natural de Elvas, foi empossada a 8 de outubro de 2021.

A docente, formada em ensino de Português e Inglês pela Universidade de Évora, antes de assumir funções executivas no Município de Elvas, lecionava na Escola Secundária D. Sancho II de Elvas e no Instituto Politécnico de Portalegre.

Na Câmara Municipal de Elvas tinha os pelouros da Divisão de Cultura e Turismo, e todas as transferências recebidas pelo Município (Castelo), gestão do Forte da Graça e do Forte de Santa Luzia; dos Museus Municipais, da Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo e Arquivos; da coordenação de Elvas Património Mundial e da Feira Agrícola.

A nível político, Paula Calado era presidente da concelhia do PSD de Elvas, e integrou a direção de Rui Rio e fez parte da presidência da Mesa da Assembleia Distrital do PSD.

Continuar a ler

Agenda

As famosas ‘torres humanas’ vão chegar a Elvas

Faz parte da lista do Património Cultural e Imaterial da Humanidade da Unesco desde 2010

Publicado

em

Elvas

Torres humanas

As famosas torres humanas chegam a Elvas no dia 22 de abril com os Castellers de Vilafranca, campeões do último concurso desta tradição com origem na Catalunha, Espanha.

A partir das 11h00, na Praça da República, vai ser possível assistir ao vivo à edificação dos , uma tradição que remonta ao século XVIII e que faz parte da lista do Património Cultural e Imaterial da Humanidade da Unesco desde 2010.

Veja AQUI

Continuar a ler

Últimas

x
error: O conteúdo está protegido!!