Economia
Alentejo2030 contratualiza a maior verba(440,9M€) alguma vez atribuída às Comunidades Intermunicipais
Autarcas de todo o Alentejo presentes.

Publicado
1 ano atrásem
Évora
Alentejo2030 contratualiza a maior verba alguma vez atribuída às Comunidades Intermunicipais – 440,9 M€
Com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, foi assinado na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, I.P os contratos para o Desenvolvimento e Coesão Territorial, entre a Autoridade de Gestão do Alentejo 2030 e as Comunidades Intermunicipais do Alto Alentejo, Alentejo Central, Baixo Alentejo, Alentejo Litoral e Lezíria do Tejo.
António Ceia da Silva, Presidente da Comissão Diretiva da Autoridade de Gestão do Alentejo 2030, referiu, no decorrer da cerimónia, que “a assinatura dos contratos de Desenvolvimento e Coesão Territorial representa um compromisso renovado e reforçado com o futuro da nossa região”, adiantando que “o Alentejo é uma terra de riqueza inestimável, com uma história e uma identidade cultural profundamente enraizadas”, mas que no entanto enfrenta “desafios significativos, desde a desertificação de determinadas áreas rurais, à prevalência e acentuar de uma pirâmide etária invertida, até às disparidades socioeconómicas que persistem em algumas das nossas comunidades”.
Ceia da Silva destacou ainda que os contratos assinados “representam uma parceria sólida entre o Ministério da Coesão Territorial, a Autoridade de Gestão e as Comunidades Intermunicipais, mas também as autarquias e demais agentes locais, com o objetivo comum de impulsionar o progresso e o bem-estar em todo o Alentejo”, refletindo, segundo o Presidente da Autoridade de Gestão do Alentejo 2030, “um intenso processo de negociação e articulação entre a autoridade de gestão e as comunidades intermunicipais. Este processo envolveu um diálogo contínuo e colaborativo, no qual se procuraram encontrar soluções que atendessem
aos interesses e necessidades de todas as partes envolvidas”.
“Ao assinarmos estes contratos, comprometemo-nos a implementar medidas concretas e estratégias inovadoras para enfrentarmos os desafios que enfrentamos. Desde a promoção do empreendedorismo e da criação de emprego até à preservação do nosso património natural e cultural, cada ação delineada nestes contratos é um passo em direção a um Alentejo mais próspero e mais sustentável”, disse ainda Ceia da Silva.
Este conjunto de contratos representa a maior dotação de sempre para a região. Refira-se que o valor da dotação prevista para os Investimentos Territoriais Integrados das Comunidades Intermunicipais: 440,9 milhões de euros, sendo 415,1 milhões de euros FEDER e 25,8 milhões de euros FSE, que representam segundo António Ceia da Silva” um marco significativo no nosso compromisso com o desenvolvimento e a coesão territorial.
Outras notícias recomendadas
-
Obras da Barragem do Pisão vão avançar.
-
Agressões entre adeptos do Mosteirense e do Eléctrico na final da Taça.(vídeo)
-
“Não gostei. Foi tudo uma mediocridade”, afirmou Alberto João Jardim de visita ao Alentejo.
-
Lusitano de Évora imparável no Campeonato de Portugal. O Elvas arrisca subida.
-
Arcebispo de Évora reage à eleição do Papa
-
Três detidos pelo crime de trafico de estupefacientes em operação da GNR
-
Apagão não compromete Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo
-
Atropelamento de 3 homens em Alter continua sem detidos.
-
Taça de Portugal de Ciclismo decorre em Grândola
-
Marcelo no primeiro dia da Ovibeja
-
Torneio Lopes da Silva: já é conhecido o calendário de jogos.
-
Morreu o Papa Francisco aos 88 anos.
-
Mulher detida após furtar 3 mil euros.
-
Bruno Dias é o novo treinador do ‘O Elvas’
-
Despiste em Arronches provoca uma morte
-
Península de Tróia vai ser um observatório a céu aberto
-
Lusitano de Évora recebe OElvas na derradeira jornada de acesso à Liga 3
-
Novo estádio do Juventude de Évora, quase pronto, vai ter capacidade para 3 mil espectadores.
-
Terra treme mas não provoca danos
-
Apanhado a roubar combustível
-
O Elvas rescinde com o técnico Pedro Hipólito
-
Semana vai ser de chuva e frio depois de fim de semana de inundações
-
Semana Santa em Castelo de Vide com Quinzena Gastronómica (entrevista)
-
O Elvas e Lusitano de Évora já conhecem adversários na fase de subida.
-
Avançado de O Elvas, é o mais eficaz a sair do banco na Série C do Campeonato de Portugal
-
Ministra da Saúde garante novo hospital do Alentejo até inícios de 2027(audio)
-
José Diogo Bento um ‘Alentejano pelo mundo’ do cante.
-
Lopes Figueira na inauguração da Unidade de Cuidados Continuados(vídeo)
-
Montenegro inaugura Unidade de Cuidados Continuados(vídeo)
-
Vendas Novas exige serviço de urgência básico