Últimas:
Évora_27 já está a acontecer… – RÁDIO TDS
Siga-nos

Évora Capital Europeia Cultura 2027

Évora_27 já está a acontecer…

Capital Europeia da Cultura que procura agitar consciências e levantar questões, nomeadamente no que toca à relação entre o ser humano e a natureza.

Publicado

em

Évora, Alcáçovas e Montemor-o-Novo

Évora_27

Entramos na Primavera com muito a acontecer, acompanhando o novo ciclo que começa.

A paisagem alentejana transforma-se, os campos ganham novos tons de verde e enchem-se de flores, os rebanhos deambulam e, sempre atentos ao que se passa à nossa volta, continuamos a construir uma Capital Europeia da Cultura que procura agitar consciências e levantar questões, nomeadamente no que toca à relação entre o ser humano e a natureza.

É este o ponto focal de “Lamento”, um dos projetos do programa cultural e artístico de Évora_27 e no qual já estamos a trabalhar. Para isso, recebemos em Évora, neste início de abril, o músico e compositor Miquel Bernat (Espanha), um dos artistas envolvidos no projeto. Bernat esteve nas Álcaçovas, para conhecer de perto o trabalho dos Chocalhos Pardalinho, antes de visitar a Herdade do Freixo do Meio, em Montemor-o-Novo, líder deste projeto e que será palco da apresentação pública de “Lamento”, acolhendo ainda uma residência artística e um ciclo de conversas.

“Lamento” é um projeto pluridisciplinar e colaborativo, no qual, em conjunto com artistas locais, nacionais e internacionais, comunidades agrícolas e cientistas, Miquel Bernat irá compor o lamento que as árvores entoam quando ameaçadas pelos interesses humanos. Para evocar a paisagem, a composição incorporará o chocalho alentejano e também a cortiça, que trará o contraponto do silêncio, dado que funciona como isolamento acústico.

Um projeto que em si não é apenas fim, mas caminho. Pensando já no legado que deixará, a Equipa Évora_27 e Miquel Bernat estiveram também na Universidade de Évora, em reunião com a vice-reitora para a Cultura, Ana Telles, para abordar as possibilidades de, a partir de Évora, introduzir o chocalho alentejano (classificado pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade) enquanto instrumento de percussão no ensino artístico, no âmbito da criação, da interpretação e da fruição musical.

Continuar a ler
Publicidade

Évora Capital Europeia Cultura 2027

Nasceu a ‘Associação Évora 2027’

Veja o vídeo.

Publicado

em

Évora

Associação Évora 2027

O Estado Português e os membros da Comissão Executiva Évora 2027 assinaram, em Évora, a escritura de constituição da Associação Évora 2027.

Depois de formalmente constituída, a Associação aprovou os estatutos e elegeu os titulares dos órgãos sociais na primeira reunião da Assembleia Geral que se realizou também hoje no Palácio de D. Manuel.

Oiça as declarações de Carlos Pinto Sá, presidente da Câmara de Évora, com os pormenores.

Continuar a ler

Évora Capital Europeia Cultura 2027

Associação Évora 2027 é constituída a 20 de fevereiro

Com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, e do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva

Publicado

em

Foto: TDS (direitos reservados)

Associação Évora 2027, que fará a gestão da Capital Europeia da Cultura, é constituída a 20 de fevereiro

Estado e membros da Comissão Executiva Évora 2027 assinam terça-feira, dia 20 de fevereiro, em Évora, a escritura de constituição da Associação Évora 2027.

Depois de formalmente constituída, a Associação irá aprovar os estatutos e eleger os titulares dos órgãos sociais na primeira reunião da Assembleia Geral que se realiza no mesmo dia, no Palácio de D. Manuel.

Na sequência da criação da Associação Évora 2027, através de Decreto-Lei publicado a 26 de dezembro de 2023, celebra-se dia 20 de fevereiro, no Palácio de D. Manuel, em Évora, pelas 14h00, a escritura de constituição do organismo que tem como missão garantir a implementação de todos os aspetos de Évora_27 Capital Europeia da Cultura, incluindo planeamento, operacionalização, monitorização e legado.

São associados fundadores da Associação Évora 2027 o Estado, representado pelo Ministério da Cultura, e as entidades que integram a Comissão Executiva Évora 2027: Município de Évora, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, I. P.; a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, a Universidade de Évora, a Fundação Eugénio de Almeida e a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo – Turismo do
Alentejo.

Após a assinatura da escritura de constituição da Associação Évora 2027, a primeira Assembleia Geral reúne também dia 20 de fevereiro, para aprovação dos estatutos e eleição dos órgãos sociais.

Na sua estrutura, a Associação Évora 2027 contará ainda com um órgão consultivo, o Conselho Regional de Cultura, composto por instituições com atividade relevante no âmbito dos fins da associação e por personalidades de reconhecida competência no domínio das artes e cultura, da ciência e inovação, da educação, da economia, do terceiro sector e do ambiente, assim como por personalidades da sociedade civil que pretendam contribuir para a implementação da iniciativa Évora Capital Europeia da Cultura 2027.

O Conselho Regional de Cultura inclui também uma Comissão Científica e a Geração_27, uma comissão consultiva para a diversidade e a equidade, formada por cidadãos.

Imediatamente a seguir à Assembleia Geral, pelas 16h00, no Palácio de D. Manuel realiza-se uma conferência de imprensa que contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, e do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.

Continuar a ler

Agenda

Évora tem o 1º Festival Internacional de Orgão com 11 concertos.

25 NOV. sáb. 18H00 S. FRANCISCO
4 ÓRGÃOS: João Vaz, Sérgio Silva, André Ferreira e Beatriz Resendes :: CAPELLA DE S. VICENTE: direcção de Pedro Rodrigues

Publicado

em

Évora

Próximo concerto é no próximo sábado

O 1º Festival Internacional de Órgão de Évora – FIOE surge na sequência do avultado investimento feito na recuperação dos órgãos históricos pela igreja de S. Francisco, Sé de Évora e igreja do Espírito Santo.

O festival pretende ser um grande evento, em que todos os órgãos serão tocados por organistas de carreira sólida e de referência internacional e nacional, bem como divulgar o trabalho de jovens organistas com a possibilidade de manifestar a qualidade da sua arte. Irão ser escritas novas obras para os 4 órgãos de S. Francisco, pois o repertório para este tipo de agrupamento é escasso.

Os concertos, no total de onze, serão a solo ou com os mais diversos conjuntos vocais e instrumentais. Pretende ainda dar a conhecer o trabalho dos músicos que profissionais ou amadores, exercem a sua atividade localmente ou que de Évora são naturais.

Os concertos vão decorrer ao longo de aproximadamente um ano com início a 15 de outubro de 2023 e término a 14 de julho de 2024. Este é o festival que mais puramente se relacionará com a cultura do património material e imaterial de Évora.

O PROGRAMA

25 nov. sáb. 18H00 S. Francisco 4 ÓRGÃOS :: João Vaz, Sérgio Silva, André Ferreira, Beatriz Resendes :: CAPELLA DE S. VICENTE: direcção de Pedro Rodrigues
03 dez. dom. 17H00 Espírito Santo Alice Rocha, órgão
24 fev. sáb. 18H00 S. Francisco 4 ÓRGÃOS :: Rui Soares, Paulo Bernardino, João Santos, Ricardo Toste
14 abr. dom. 18H00 Capela de S. JoãozinhoJoana Godinho, canto :: Rafael dos Reis, harmónio
05 mai. dom. 18H00 S. Francisco ENSEMBLE RÉGIO: Rafael dos Reis, órgão; David Brutti, corneta; Gabriele Toscani, violino; Marta Cansado e Joana Timóteo, canto
26 mai. dom. 17H00 Espírito  Santo Johann Vexo, órgão 9 jun. dom.
18H00 Sé de Évora Inauguração do órgão Barroco Lorenzo Ghielmi, órgão
16 jun. dom. 18H00 S. Francisco Gian Vito Tannoia, acordeão :: Rafael dos Reis, órgão
30 jun. dom. 18H00 Sé de Évora Ramón Pérez-Sindín Blanco, órgão
14 jul. dom. 17H00 Espírito Santo Alice Rocha, órgão :: Erika Maschke, oboé e corne inglês

OS ÓRGÃOS HISTÓRICOS

Construídos entre os séculos XVI e XIX, e com uma história que abrange 322 anos, os órgãos da cidade de Évora têm reconhecimento nacional e internacional.  A nível nacional, Évora assume extraordinária importância ao possuir o mais antigo conjunto de dois órgãos da Europa que datam de 1562 e que se encontram na Sé, um deles recuperado.
Existem também órgãos da escola Hamburguesa de Arp Schnitger que datam de final do século XVII e primeira metade do século XVIII, da autoria de Hulenkampf. A cidade tem ainda um dos mais importantes conjuntos de órgãos do genovês Pascoal Caetano Oldovino, construídos para as mais significativas igrejas da cidade e reunidos na igreja de S. Francisco. Por fim um órgão romântico francês de Aristide Cavaillé-Coll de 1884, que se encontra na Igreja do Espírito Santo.
As instituições responsáveis pelos instrumentos, têm feito um investimento necessário e significativo para conservar e recuperar os órgãos. A Igreja de S. Francisco entre 2018 e 2022 recuperou os quatro instrumentos da sua responsabilidade, criando um espaço onde pela primeira vez no Alentejo se podem escutar quatro órgãos do mesmo organeiro, em conjunto.  O Cabido Eborense executou uma obra de conservação necessária no órgão renascentista e restaurou o órgão barroco.
Mais recentemente a igreja do Espírito Santo restaurou o seu instrumento romântico de Cavaillé-Coll, num trabalho de resultado primoroso e brilhante. Todos os restauros foram feitos por organeiros com as mais altas competências internacionais e especialistas nas especificidades da época de cada um dos instrumentos.

Continuar a ler

Artes

Tesouro encontrado nas muralhas de Évora.(vídeo)

Moedas vão ser entregues à Direcção Regional de Cultura do Alentejo

Publicado

em

Évora

Tesouro encontrado

Um mealheiro de barro com 11 moedas em bronze do século XVI foi encontrado em Évora.

O achado foi descrito à TDS por Ricardo Sarmento, da Divisão de Cultura e Património da Câmara de Évora,

O mealheiro e as moedas foram encontrados durante as obras de reabilitação de um troço da muralha medieval de Évora.

Continuar a ler

destaque

Em Évora, a 5a edição do Artes à Rua teve muita chuva e 8000 espectadores

Publicado

em

Évora

Com chuva, o Artes à Rua abrigou 8000 pessoas

Entre 5 e 10 de Setembro, o Artes à Rua contagiou vários locais da cidade de Évora. Uma iniciativa que completou a sua quinta edição e que terminou ontem. Durante os dias festivos, eborenses e forasteiros puderam contar com 38 espetáculos que abordaram a descolonização do pensamento e a igualdade do género.

Depois de uma onda de calor, o evento que convida as pessoas a sair para as principais artérias da cidade de Évora teve o azar de ser apadrinhado pelo mau tempo. Dadas as condições meteorológicas, o palco principal do Festival foi a Arena de Évora. Para lá, saltaram artistas que representaram músicas oriundas dos quatro cantos do mundo. No último dia, Domingo, o espectáculo São Jorge Batido, de Jonas, esgotou a lotação do Teatro Garcia de Resende e a seguir foi a vez dos concertos na Arena d’Évora, que encerraram a programação durante a noite, com a apresentação de Monda e Ghorwane.

Um cruzamento de culturas que registou uma afluência de 8000 visitantes.

Para o ano há mais.

Continuar a ler

Crime

Exposição dos 50 anos do Expresso vandalizada em Évora(veja vídeo)

Câmara de Évora já apresentou queixa contra desconhecidos na PSP de Évora.

Publicado

em

Exposição vandalizada, em Évora.

Exposição dos 50 anos do ‘Expresso’

A Câmara Municipal de Évora já veio ‘manifestar o seu veemente repúdio pelos atos de vandalismo perpetrados, esta madrugada, contra a exposição “50 Capas, 50 Anos”, do Jornal Expresso, patente no Jardim Público desta cidade.

A exposição, que celebra cinco décadas de história deste órgão de comunicação social, foi alvo de um ataque inqualificável, que resultou em danos no acervo exposto, prejudicando não só o património do Jornal Expresso, mas também, à semelhança de outros atos recentemente perpetrados, a imagem e a identidade cultural e social de Évora.

A Câmara Municipal de Évora, ao tomar conhecimento da situação, alertou de imediato as autoridades competentes, que tomaram conta da ocorrência, aguardando-se agora o normal desenrolar dos procedimentos forenses.

A autarquia sublinha ainda a ‘pacatez’ da cidade mas adianta que ‘não podemos deixar de notar que, com preocupante regularidade, se têm vindo a verificar atos de cariz político, de intolerância, de ódio, de vandalismo, mas, também, de tentativas de boicote ao trabalho e à imagem da Câmara Municipal e de parcerias em que o Município participa.

Apelamos a todos os cidadãos para que, juntos, condenemos estes atos inqualificáveis e antidemocráticos e trabalhemos para a salvaguarda do nosso património, para a defesa da democracia e a salvaguarda da sã convivência na nossa comunidade.

Continuar a ler

Agenda

Bienal Internacional de Marionetas de Évora até 11 de junho (entrevista)

Este evento conta com financiamento do Ministério da Cultura

Publicado

em

Évora

Este ano a BIME apresenta-se também nos concelhos de Arraiolos e Reguengos de Monsaraz

A BIME – Bienal Internacional de Marionetas de Évora decorre  até 11 de junho. É um acontecimento de enorme importância na área do Teatro de Marionetas, não só no plano nacional, mas também no plano internacional.

A Bienal conta com a participação de 27 companhias oriundas de Espanha, Brasil, Grécia, Dinamarca, Itália, França, Bélgica, Inglaterra, Cabo Verde e Portugal. Uma cidade cheia de marionetas, com dezenas de apresentações em 16 espaços diferentes, uma exposição no Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo e um Seminário Internacional, em parceria com o CHAIA – Centro de História de Arte e Investigação Artística, da Universidade de Évora.

Este evento conta com financiamento do Ministério da Cultura, através da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses e do financiamento da Câmara Municipal de Évora, parceira do Cendrev na sua realização.

 

Continuar a ler

Últimas

x
error: O conteúdo está protegido!!