Últimas:
Évora tem o 1º Festival Internacional de Orgão com 11 concertos. – RÁDIO TDS
Siga-nos

Agenda

Évora tem o 1º Festival Internacional de Orgão com 11 concertos.

25 NOV. sáb. 18H00 S. FRANCISCO
4 ÓRGÃOS: João Vaz, Sérgio Silva, André Ferreira e Beatriz Resendes :: CAPELLA DE S. VICENTE: direcção de Pedro Rodrigues

Publicado

em

Évora

Próximo concerto é no próximo sábado

O 1º Festival Internacional de Órgão de Évora – FIOE surge na sequência do avultado investimento feito na recuperação dos órgãos históricos pela igreja de S. Francisco, Sé de Évora e igreja do Espírito Santo.

O festival pretende ser um grande evento, em que todos os órgãos serão tocados por organistas de carreira sólida e de referência internacional e nacional, bem como divulgar o trabalho de jovens organistas com a possibilidade de manifestar a qualidade da sua arte. Irão ser escritas novas obras para os 4 órgãos de S. Francisco, pois o repertório para este tipo de agrupamento é escasso.

Os concertos, no total de onze, serão a solo ou com os mais diversos conjuntos vocais e instrumentais. Pretende ainda dar a conhecer o trabalho dos músicos que profissionais ou amadores, exercem a sua atividade localmente ou que de Évora são naturais.

Os concertos vão decorrer ao longo de aproximadamente um ano com início a 15 de outubro de 2023 e término a 14 de julho de 2024. Este é o festival que mais puramente se relacionará com a cultura do património material e imaterial de Évora.

O PROGRAMA

25 nov. sáb. 18H00 S. Francisco 4 ÓRGÃOS :: João Vaz, Sérgio Silva, André Ferreira, Beatriz Resendes :: CAPELLA DE S. VICENTE: direcção de Pedro Rodrigues
03 dez. dom. 17H00 Espírito Santo Alice Rocha, órgão
24 fev. sáb. 18H00 S. Francisco 4 ÓRGÃOS :: Rui Soares, Paulo Bernardino, João Santos, Ricardo Toste
14 abr. dom. 18H00 Capela de S. JoãozinhoJoana Godinho, canto :: Rafael dos Reis, harmónio
05 mai. dom. 18H00 S. Francisco ENSEMBLE RÉGIO: Rafael dos Reis, órgão; David Brutti, corneta; Gabriele Toscani, violino; Marta Cansado e Joana Timóteo, canto
26 mai. dom. 17H00 Espírito  Santo Johann Vexo, órgão 9 jun. dom.
18H00 Sé de Évora Inauguração do órgão Barroco Lorenzo Ghielmi, órgão
16 jun. dom. 18H00 S. Francisco Gian Vito Tannoia, acordeão :: Rafael dos Reis, órgão
30 jun. dom. 18H00 Sé de Évora Ramón Pérez-Sindín Blanco, órgão
14 jul. dom. 17H00 Espírito Santo Alice Rocha, órgão :: Erika Maschke, oboé e corne inglês

OS ÓRGÃOS HISTÓRICOS

Construídos entre os séculos XVI e XIX, e com uma história que abrange 322 anos, os órgãos da cidade de Évora têm reconhecimento nacional e internacional.  A nível nacional, Évora assume extraordinária importância ao possuir o mais antigo conjunto de dois órgãos da Europa que datam de 1562 e que se encontram na Sé, um deles recuperado.
Existem também órgãos da escola Hamburguesa de Arp Schnitger que datam de final do século XVII e primeira metade do século XVIII, da autoria de Hulenkampf. A cidade tem ainda um dos mais importantes conjuntos de órgãos do genovês Pascoal Caetano Oldovino, construídos para as mais significativas igrejas da cidade e reunidos na igreja de S. Francisco. Por fim um órgão romântico francês de Aristide Cavaillé-Coll de 1884, que se encontra na Igreja do Espírito Santo.
As instituições responsáveis pelos instrumentos, têm feito um investimento necessário e significativo para conservar e recuperar os órgãos. A Igreja de S. Francisco entre 2018 e 2022 recuperou os quatro instrumentos da sua responsabilidade, criando um espaço onde pela primeira vez no Alentejo se podem escutar quatro órgãos do mesmo organeiro, em conjunto.  O Cabido Eborense executou uma obra de conservação necessária no órgão renascentista e restaurou o órgão barroco.
Mais recentemente a igreja do Espírito Santo restaurou o seu instrumento romântico de Cavaillé-Coll, num trabalho de resultado primoroso e brilhante. Todos os restauros foram feitos por organeiros com as mais altas competências internacionais e especialistas nas especificidades da época de cada um dos instrumentos.

Continuar a ler
Publicidade
x
error: O conteúdo está protegido!!