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Projeto piloto de separação e recolha porta-a-porta de resíduos domésticos. – RÁDIO TDS
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SANTIAGO DO CACÉM

Projeto piloto de separação e recolha porta-a-porta de resíduos domésticos.

Em Santiago do Cacém

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Santiago do Cacém

Separação e recolha porta-a-porta de resíduos domésticos

O projeto-piloto da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, de separação e recolha porta-a-porta de resíduos domésticos, arrancou neste mês de abril, em 122 habitações (de um universo de 297) da zona histórica da cidade de Santiago do Cacém, que aderiram até agora ao projeto.

Denominado “Juntos Cuidamos da Nossa Terra!” o projeto-piloto implicou um investimento de mais de 122 mil euros, com recurso a candidatura ao Fundo Ambiental, para a aquisição de um veículo elétrico de recolha de resíduos, módulos de compostagem, depósitos temporários e dois mil mini baldes de deposição de resíduos para distribuir gratuitamente a quem aderir à iniciativa.

A recolha seletiva porta-a-porta permite uma melhor seleção e reciclagem de resíduos. A recolha seletiva porta-a-porta permite uma melhor seleção e reciclagem de resíduos. Na zona abrangida pelo projeto serão recolhidos, entre as 19h30 e as 02h00, às segundas e quintas-feiras: resíduos alimentares, às terças e sextas-feiras: indiferenciados, às quartas-feiras: plástico e metal, aos sábados (alternados): vidro e aos sábados (alternados): papel e cartão.

O projeto foi apresentado em março último, com o objetivo de incentivar os moradores do Centro Histórico para a necessidade da recolha seletiva dos resíduos porta-a-porta nesta zona da cidade.

A equipa da empresa SUMA, que implementou o sistema no terreno, contactou com os moradores da área abrangida pelo projeto-piloto, prestou esclarecimentos sobre como este se desenvolve na prática e procurou estudar em cada casa as melhores soluções para a sua implementação.

Recorde-se que com a implementação da recolha porta-a-porta os contentores e ecopontos serão removidos do Centro Histórico, ficando apenas, no espaço público, as papeleiras.

Para aderir a este projeto deve contactar a Divisão de Comodidade Local da Câmara Municipal de Santiago do Cacém através do e-mail dcl@cm-santiagocacem.pt ou do telefone 269 829 409.

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Acidentes

Camião capotou na EN120, em Santiago do Cacem.

Não se registaram vítimas.

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Santiago do Cacem

Pesado tombado

O despiste de um veículo pesado está a dificultar o trânsito na EN120.

O acidente está a afectar uma das vias mais importantes no concelho de Santiago do cafém.

O camião tombou e encontra-se a ocupar parte da via.

Não se registaram vítimas.

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SANTIAGO DO CACÉM

Presidência das freguesias começa em Cercal do Alentejo.

dias 2, 4 e 5 de abril

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Cercal do Alentejo

Presidência

A Presidência nas Freguesias 2024 arranca em  , durante os dias 2, 4 e 5 de abril, o Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, os Vereadores com pelouros Albano Pereira, Sónia Gonçalves e Mónica Pires de Aguiar, acompanhados pelo Presidente da Junta de Freguesia, Sérgio Santiago, assim como de técnicos da Câmara Municipal, vão contactar e inteirar-se das preocupações da população, no âmbito da política de proximidade promovida pelo executivo.

Durante os três dias, os Autarcas vão descolar-se ao Agrupamento de Escolas, à Casa do Povo, à Associação de Bombeiros Voluntários e ao Parque de Empresas do Cercal do Alentejo. Reunir com os representantes da Associação de Pais e do Movimento Associativo. Visitar diversos alojamentos turísticos e espaços de âmbito natural, patrimonial e cultural existentes na Freguesia, bem como percorrer o território das localidades de Catifarras, de Sonega, de Aldeia do Cano e de Cercal do Alentejo.

No âmbito da visita da Presidência à Freguesia de Cercal do Alentejo, o Presidente da Câmara Municipal e os Vereadores com pelouros estarão presentes na Junta de Freguesia de Cercal do Alentejo, no dia 05 de abril (sexta-feira), entre as 09h30 e as 11h30, para realizar atendimento ao público. A marcação para o referido atendimento deve ser feita até às 16h30 do dia 4 de abril junto do Gabinete de Apoio à Presidência, Gabinete de Apoio à Vereação e Secretaria da Junta de Freguesia.

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