Últimas:
Alvalade Sado volta a 1510 este fim de semana. – TDS
Siga-nos

SANTIAGO DO CACÉM

Alvalade Sado volta a 1510 este fim de semana.

A recriação histórica pretende assinalar os 514 anos da atribuição da Carta de Foral, que aconteceu a 20 de setembro de 1510, pela mão do Rei D. Manuel I.

Publicado

em

Alvalade Sado

Volta ao tempo de Rei D.Manuel I

Uma viagem ao passado é a proposta que a iniciativa Alvalade Medieval faz a todos os que visitem a vila, no Concelho de Santiago do Cacém, nos dias 13, 14 e 15 de setembro. A recriação histórica pretende assinalar os 514 anos da atribuição da Carta de Foral, que aconteceu a 20 de setembro de 1510, pela mão do Rei D. Manuel I.

Nesta edição estão em destaque os Besteiros de Alvalade, detentores de temíveis bestas que atravessavam uma armadura a mais de 100 metros de distância. Vários Besteiros de Alvalade foram nomeados para estar ao serviço do Rei e da Guerra e serão proclamados pelo próprio D. Manuel I durante o Alvalade Medieval.

Os festejos abrem com o Chanceler del Rey D. Manuel I a ordenar, em nome de sua majestade, que se faça a feira durante três dias em Alvalade. As ruas do centro histórico da vila transformam-se com centenas de figurantes trajados a rigor, da rica donzela ao camponês, do leproso ao senhor bispo. Há mercadores apregoando os mais variados artigos e artesãos que mostram e ensinam a sua arte. Nas tabernas são servidas iguarias inspiradas na época, e trovadores, saltimbancos, cuspidores de fogo e odaliscas acompanhadas de sons exóticos animam e dão cor ao Alvalade Medieval, num cenário perfeito para uma viagem a outro tempo. No Cerrado das Tulhas os bravos cavaleiros batem-se em duelos de armas a cavalo e de esgrima, e várias representações teatrais trazem à praça e ruas da vila a vida na Idade Média.

O ponto alto do evento é a dramatização do momento em que El-Rei D. Manuel I concede a Carta Foral a Alvalade.

O evento Alvalade Medieval teve início em 2002 e recria tradições, hábitos e costumes conjugando cultura, património e turismo. Durante três dias os alvaladenses trajam a rigor e recriam espontaneamente as vivências do burgo. Aos visitantes é proporcionada uma autêntica aula de história ao vivo e o contacto com mostras de produtos e artigos regionais.

Numa organização da Associação Cultural Amigos de Alvalade, conta com o apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém e da Junta de Freguesia de Alvalade.

GRÂNDOLA

Sismo sentido em Grândola e Santiago do Cacém

Não foram registados danos humanos ou materiais

Publicado

em

Grândola e Santiago do Cacém

“… Sismo 3.0…”

Um sismo foi sentido cerca das 17h02 no litoral alentejano a 12 qiolómetros a sul-sudoeste de Grândola.

A informação foi adiantada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) em comunicado.

A TDS sabe que foram registadas várias chamadas para os bombeiros voluntários dos dois concelhos no entanto o IPMA não registou quaisquer danos materiais ou humanos.

A intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) no concelho de Santiago do Cacém.

Continuar a ler

SANTIAGO DO CACÉM

Óculos simulam efeito das drogas. GNR utiliza em escolas de Sant. do Cacém.

Oferta da autarquia local.

Publicado

em

Santiago do Cacém

“óculos simuladores”

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém ofereceu à Comunidade Educativa de Santiago do Cacém, óculos simuladores dos efeitos do consumo de álcool e de canábis.

Os óculos são para utilização em ações de sensibilização desenvolvidas pela GNR, junto dos alunos dos agrupamentos de escolas do concelho de Santiago do Cacém,  com o objetivo de alertar sobre os perigos da utilização destas substâncias psicoativas.

A Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Sónia Gonçalves, e o Alferes Morais, do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana de Santiago do Cacém, testaram os equipamentos, que têm uma finalidade educacional e simulam os efeitos produzidos pelo consumo das substâncias referidas como: estado de alerta reduzido, tempo de reação lento, alteração da perceção de profundidade e distância, redução da visão periférica, confusão, distorção visual, entre outros.

Continuar a ler

Acidentes

Camião capotou na EN120, em Santiago do Cacem.

Não se registaram vítimas.

Publicado

em

Santiago do Cacem

Pesado tombado

O despiste de um veículo pesado está a dificultar o trânsito na EN120.

O acidente está a afectar uma das vias mais importantes no concelho de Santiago do cafém.

O camião tombou e encontra-se a ocupar parte da via.

Não se registaram vítimas.

Continuar a ler

SANTIAGO DO CACÉM

Projeto piloto de separação e recolha porta-a-porta de resíduos domésticos.

Em Santiago do Cacém

Publicado

em

Santiago do Cacém

Separação e recolha porta-a-porta de resíduos domésticos

O projeto-piloto da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, de separação e recolha porta-a-porta de resíduos domésticos, arrancou neste mês de abril, em 122 habitações (de um universo de 297) da zona histórica da cidade de Santiago do Cacém, que aderiram até agora ao projeto.

Denominado “Juntos Cuidamos da Nossa Terra!” o projeto-piloto implicou um investimento de mais de 122 mil euros, com recurso a candidatura ao Fundo Ambiental, para a aquisição de um veículo elétrico de recolha de resíduos, módulos de compostagem, depósitos temporários e dois mil mini baldes de deposição de resíduos para distribuir gratuitamente a quem aderir à iniciativa.

A recolha seletiva porta-a-porta permite uma melhor seleção e reciclagem de resíduos. A recolha seletiva porta-a-porta permite uma melhor seleção e reciclagem de resíduos. Na zona abrangida pelo projeto serão recolhidos, entre as 19h30 e as 02h00, às segundas e quintas-feiras: resíduos alimentares, às terças e sextas-feiras: indiferenciados, às quartas-feiras: plástico e metal, aos sábados (alternados): vidro e aos sábados (alternados): papel e cartão.

O projeto foi apresentado em março último, com o objetivo de incentivar os moradores do Centro Histórico para a necessidade da recolha seletiva dos resíduos porta-a-porta nesta zona da cidade.

A equipa da empresa SUMA, que implementou o sistema no terreno, contactou com os moradores da área abrangida pelo projeto-piloto, prestou esclarecimentos sobre como este se desenvolve na prática e procurou estudar em cada casa as melhores soluções para a sua implementação.

Recorde-se que com a implementação da recolha porta-a-porta os contentores e ecopontos serão removidos do Centro Histórico, ficando apenas, no espaço público, as papeleiras.

Para aderir a este projeto deve contactar a Divisão de Comodidade Local da Câmara Municipal de Santiago do Cacém através do e-mail dcl@cm-santiagocacem.pt ou do telefone 269 829 409.

Continuar a ler

destaque

x
error: O conteúdo está protegido!!