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Deputados do PS visitam escolas em todo o país – TDS
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Educação

Deputados do PS visitam escolas em todo o país

Em Beja, distrito, não se regista nenhuma visita.

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Nacional

GPPS visita escolas em todo o país para avaliar a abertura do ano letivo

 Na abertura do ano escolar, os deputados do GPPS vão realizar, segunda-feira, dia 16 de setembro, visitas a várias escolas e agrupamentos escolares em pelo menos quinze dos 18 distritos do país. A Presidente do Grupo Parlamentar, Alexandra Leitão, irá visitar a Escola Secundária Doutor Solano de Abreu, em Abrantes, às 15h00.

Braga

10h00 – Deputados Gilberto Anjos, Palmira Maciel e Ricardo Costa reúnem com o Diretor do Agrupamento de Escolas da Póvoa do Lanhoso (Rua da Misericórdia, n.º 323. 4830-503 Póvoa do Lanhoso).

Castelo Branco

11h30 – Deputados Nuno Fazenda e Patricia Caixinha visitam Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto (Avenida 25 de Abril, Covilhã).16h00 – Deputados Nuno Fazenda e Patricia Caixinha visitam Agrupamento de Escolas Amato Lusitano (Avenida Pedro Álvares Cabral, Castelo Branco).

Coimbra

11H00 –Deputados Pedro Coimbra e Ricardo Lino visitam o Agrupamento de Escolas Martim de Freitas (Rua André Gouveia. 3000-029 Coimbra).

Évora

(à tarde, em hora a confirmar) – Deputado Luís Dias visita Escola Básica de 1.º CEB de Mora.

 Faro

15h00 – Deputados Luís Graça e Jamila Madeira visitam a Escola Secundária Poeta António Aleixo, em Portimão (Av. 25 de Abril, 8500-511 Portimão).

Guarda

11h00 – Deputada Ana Mendes Godinho visita Escola de JI e 1.º Ciclo de Figueiró da Granja, Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres (6370-041 Figueiró da Granja).

Leiria

12h30 – Deputados Eurico Brilhante Dias, Ana Sofia Antunes e Walter Chicharro visitam o Centro Escolar dos Marrazes (Estr. da Mata, 2415-557 Marrazes).

14h00 – Deputados Eurico Brilhante Dias, Ana Sofia Antunes e Walter Chicharro visitam Escola Pinhal do Rei, no Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente (R. Dr.ª Amélia Cândida, 2430-053 Marinha Grande).

16h00 – Deputados Eurico Brilhante Dias, Ana Sofia Antunes e Walter Chicharro visitam Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio (Av. Nogent-Sur-Marne, 2450-138 Nazaré).

Lisboa

11h30 –  Deputados Mariana Vieira da Silva e André Rijo visitam Escola Básica 2,3 Prof. Delfim Santos (R. Maestro Frederico de Freitas 5C, 1500-159 Lisboa).

Portalegre

09h30 – Deputado Ricardo Pinheiro visita Escola Básica e Secundária Padre Joaquim Maria Fernandes, Sousel (Estrada da Circunvalação, 7410-210 Sousel).

Porto

14h00 – Deputados Tiago Barbosa Ribeiro, João Paulo Correia, Rosário Gamboa, Carlos Brás e Isabel Oneto visitam sede do Agrupamento de Escola Dr. Costa Matos, Vila Nova de Gaia e reúnem com Filinto Lima, Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (Tv. José Fontana, 4400-193 Vila Nova de Gaia).

Santarém

14h00 – Deputados Hugo Costa e Mara Lagriminha visitam Escola Básica Dr. Manuel Fernandes, Abrantes (Tv. Gen. Humberto Delgado, 2200-125 Abrantes).

15h00 – Líder Parlamentar, Alexandra Leitão, e deputados Hugo Costa e Mara Lagriminha visitam Escola Secundária Doutor Solano de Abreu, Abrantes (R. Visc. de Abrançalha 262, 2200-125 Abrantes).

Setúbal

12h00 – Deputados André Pinotes Batista, António Mendes e Fernando José visita Agrupamento de Escolas Luísa Todi, Escola Básica 2+3 Luísa Todi (R. Adriano Correia de Oliveira 8 9, 2910-373 Setúbal).

Viana do Castelo

11h00 – Deputados Marina Gonçalves e José Maria Costa visitam Agrupamento Escolar Monte da Ola (R. do Monte de Ola, Vila Nova de Anha).

Vila Real

14h30 – Deputados Fátima Pinto e Carlos Silva reúnem com a Direção do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus, em Vila Real (R. Dr. Sebastião Augusto Ribeiro. 5004-011 Vila Real).

Viseu

10h00 – Deputados Elza Pais e José Rui Cruz visitam a Escola secundária de Santa Comba Dão (Av. Escola Secundária 1, 3440-321 Santa Comba Dão).

Educação

Escolas de Odemira em protesto

Professores lutam por escola digna.

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S.Teotonio, Odemira

Protesto nas escolas

Em S.Teotonio, no concelho de Odemira, a Escola Básica 2, 3, Eng. Manuel Rafael Amaro da Costa, está sem aulas.

O pessoal docente e auxiliar estão em protesto.

Em causa a falta de docentes, 12 em Odemira e 8 em S.Teotonio.

Numa escola em que mais de 40% dos alunos são imigrantes, em S.Teotonio, a falta de assistentes tecnicos e de supervisores.

O protesto decorre durante a manhã mas aulas não vão ter lugar durante todo o dia.

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Educação

GNR: Operação “Regresso às aulas 2024”    

Conjunto de ações de sensibilização dirigidas aos alunos, professores e encarregados de educação

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Nacional

Operação “Regresso às aulas 2024”    

A Guarda Nacional Republicana (GNR), para assinalar o regresso às aulas, entre os dias 12 e 16 de Setembro, inicia com um conjunto de ações de sensibilização dirigidas aos alunos, professores e encarregados de educação, ao longo dos cerca de 5 mil estabelecimentos escolares na sua área de responsabilidade, com o objetivo de sensibilizar para a necessidade de adoção de comportamentos de autoproteção, ao nível da segurança em geral, de comportamentos inclusivos no seio da comunidade e prevenindo comportamentos desviantes da ordenação social.

O Programa Escola Segura (PES), que celebra 32 anos de existência, é uma peça fundamental que visa garantir a segurança no meio escolar e no meio envolvente, através da prevenção de comportamentos de risco e da redução de atos geradores de insegurança em meio escolar. Durante esta campanha, a GNR dará a conhecer os militares responsáveis pelo programa na respetiva escola, com a distribuição do número de contacto destes, contribuindo desse modo para uma maior proximidade e consequente maior consciencialização dos diversos intervenientes da comunidade escolar para a importância da segurança escolar das crianças e jovens, para os desafios que irão encontrar no regresso às aulas. 

As escolas são um espaço privilegiado de liberdade, convívio e segurança onde se reproduzem os valores fundamentais de uma sociedade democrática, sendo primordial mobilizar toda a comunidade escolar para este propósito. Deste modo, alertamos para os perigos do bullying e do ciberbullying, causando um grande sofrimento emocional e, em casos mais graves, causando impacto na saúde mental e física das crianças e jovens. É necessário que a comunidade escolar esteja alerta para os sinais mais comuns de bullying e que saibam reagir e prevenir este tipo de crime. Todos têm um papel na promoção de um ambiente escolar seguro, saudável e inclusivo, onde a empatia e o respeito pelo próximo devemprevalecer.

As Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC), que incluem cerca de 400 militares, irão promover em exclusividade ações de sensibilização no âmbito da segurança na rua, em casa e ainda no âmbito da segurança rodoviária.

Com o aumento esperado no fluxo de trânsito, será dado especial ênfase à segurança no transporte dos alunos para a escola, sendo importante alertar os condutores para a utilização dos cintos de segurança e dos sistemas de retenção para crianças, pelo que partilhamos alguns conselhos de segurança, nomeadamente:

·         Aos jovens estudantes:

·         No deslocamento de e para a escola circula sempre que possível acompanhado ou em grupo e evita passar em locais isolados ou com pouca luz;

·         Memoriza no telemóvel o número do Posto da GNR local, num dos números de marcação rápida;

·         Espera pelos teus pais, por algum familiar ou amigo, dentro da escola.

 

·         Em casos de Bullying e Ciberbullying:

·         Guarda as provas, no caso de ciberbullying, mantém os registos das mensagens ou dos conteúdos ofensivos;

·         Não sejas cúmplice, denuncia! Se presenciares ou souberes de atos de bullying, informa um adulto;

·         Educa os que estão ao teu redor, promove o respeito e a inclusão entre os teus colegas.

 

·         Para os encarregados de educação:

·         Mantenha-se envolvido na rotina escolar dos seus filhos;

·         Em caso de suspeita de situações de bullying, ameaças ou outros comportamentos de risco, informe de imediato a GNR;

·         A segurança começa em casa. 

 

·         Segurança Online:

·         Escolhe cuidadosamente o que compartilhas nas redes sociais;

·         Protege as tuas palavras-passe e não as partilhes com ninguém;

·         Qualquer pessoa pode estar online. Não acredites em tudo o que te dizem ou mostram;

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Educação

Câmara de Mora compra material escolar para todos os alunos

Esta é uma medida que pretende apoiar financeiramente os agregados familiares com filhos a estudar no Concelho e, consequentemente, com despesas escolares.

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Mora

Material escolar é suportado pela autarquia

À semelhança do que sucedeu no ano letivo anterior, a Câmara Municipal de Mora vai, novamente, comprar os Cadernos de Fichas para oferecer a todos os alunos que se encontrem matriculados nas escolas do Agrupamento de Escola de Mora, do 1º ao 12º ano de escolaridade.

Todos os Cadernos de Fichas serão adquiridos pela autarquia diretamente às papelarias do Concelho.

A entrega aos alunos ocorrerá no início do ano letivo.

Esta é uma medida que pretende apoiar financeiramente os agregados familiares com filhos a estudar no Concelho e, consequentemente, com despesas escolares.

No ano anterior foram cerca de 300 os alunos a beneficiar desta medida de apoio.

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ALCÁCER DO SAL

Sala de Snoezelen acolheu crianças do pré-escolar

Assume-se como um espaço especialmente eficaz no desenvolvimento da atenção e concentração, ao permitir que as crianças se envolvam em atividades sensoriais de forma lúdica e controlada.

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Foto: CM Alcácer do Sal

Alcácer do Sal

Sala de Snoezelen acolheu crianças do “Projeto de Transição”

A Sala de Snoezelen, sita na Escola Básica Pedro Nunes (Alcácer do Sal), acolheu 34 crianças integradas no “Projeto de Transição” do Centro de Educação Pré-Escolar de Alcácer do Sal, que decorreu entre os meses de abril e junho.

O “Projeto de Transição” do Centro de Educação Pré-Escolar de Alcácer surgiu como uma resposta proativa de prevenção de possíveis dificuldades observadas nas crianças prestes a transitar para o 1.º ano de escolaridade, tais como a atenção/ concentração, comportamento, respeito pelas regras e capacidade de esperar pela vez, entre outras.

Desempenhando a Sala de Snoezelen um papel fundamental na aprendizagem, ao proporcionar um ambiente multissensorial que estimula e acalma ao mesmo tempo, assume-se como um espaço especialmente eficaz no desenvolvimento da atenção e concentração, ao permitir que as crianças se envolvam em atividades sensoriais de forma lúdica e controlada. A Sala de Snoezelen promove ainda o bem-estar emocional e comportamental, ajudando as crianças a adquirirem competências essenciais para o sucesso escolar, como a gestão de emoções e a capacidade de seguir regras.

O Município, através da Sala de Snoezelen, deu assim resposta a 34 meninos e meninas que iniciarão o 1.º ano de escolaridade no próximo ano letivo e que foram recebidos divididos em pequenos grupos, acompanhados pelo educador titular.

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Educação

Montenegro anuncia pólo da saúde para a Universidade de Évora

Anuncio feito em cerimónia do PACT 3.0

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Alentejo

Construção do pólo da saude em Évora

Montenegro assinou a autorização do processo de ocupação,  por 50 anos, de um espaço de 75hectares para a construção do polo da saúde da Universidade de Évora.

Será uma ‘Oportunidade de dinamizar a atracção de estudantes e potenciar, na área da saúde, maior resposta’, referiu o governante.

Este era um desejo antigo da Universidade de Évora que pretende avançar com um curso de medicina em Évora.

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Educação

Luis Montenegro em Évora: ‘Isto tem muito a ver com a nossa visão para Portugal ‘

Montenegro diz que PACT é exemplo nacional

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Évora

Primeiro ministro inaugura o PACT 3.0

Luís Montenegro, primeiro-ministro, fez questão de salientar que ‘ este é o caminho ‘, referindo-se ao desenvolvimento tecnológico que se pratica no PACT.

‘Isto tem muito a ver com a nossa visão para Portugal ‘, acrescentou Montenegro.

O governante fez questão de dizer que os ‘ fundos estruturais estão a ser aqui utilizados… mas nem sempre são’, concluiu.

Montenegro refere que ‘ estes projetos que juntam a comunidade academica, autarquias e outras instituições’ são de enaltecer.

O primeiro-ministro segue agora para Urra no distrito de Portalegre.

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Educação

PACT 3.0 inaugurado em Évora

Cerimónia presidida por Luís Montenegro

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Évora

PACT , novo edifício, inaugurado

O PACT 3.0 está inaugurado. A cerimónia decorreu esta manhã com a presença de Luís Montenegro, primeiro-ministro.

O presidente do PACT, enalteceu a nova obra assim como a sua ‘gestação’ em tempo de covid-19.

Na cerimónia o responsável por este novo espaço de ciência no Alentejo revelou que a taxa de ocupação  é já,  na sua abertura, de 100%.

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Educação

Candidaturas ao ensino superior em Odemira

O concelho de Odemira conta com a oferta formativa alargada ao ensino superior desde o ano letivo de 2022/23, numa iniciativa que decorre do protocolo estabelecido entre o Instituto Politécnico de Beja e o Município de Odemira.

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Odemira

Candidaturas ao ensino superior

Decorre até ao dia 19 de julho a 1ª fase de candidaturas ao Ensino Superior para os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTESP) de “Desporto Lazer e Bem-estar”, “Comércio Internacional” e “Informação e Comercialização Turística”, do Instituto Politécnico de Beja, a ministrar em Odemira, no ano letivo de 2024/2025.

A dinamização do ensino superior em Odemira é, para o Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, “fundamental para o território, como estímulo à competitividade, ao crescimento da economia e à sustentabilidade do emprego. A valorização do ensino e a continuidade dos estudos são essenciais no processo de desenvolvimento humano e formativo e na qualificação profissional dos jovens da região, sendo uma responsabilidade do Município garantir a igualdade de oportunidades para todos.”

O concelho de Odemira conta com a oferta formativa alargada ao ensino superior desde o ano letivo de 2022/23, numa iniciativa que decorre do protocolo estabelecido entre o Instituto Politécnico de Beja e o Município de Odemira.

As candidaturas devem ser feitas on-line, até ao dia 19 de julho, no site do Instituto Politécnico de Beja, disponível em IPBeja – Cursos Superiores Técnicos Profissionais

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Educação

Governo marca 1ª reunião com os sindicatos sobre Ensino superior

A reunião terá lugar nas instalações do MECI, na Rua Infante Santo, em Lisboa.

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Ensino Superior e Ciência

Ministério marca primeira reunião para 18 de junho, às 17:30 horas

O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) marcou a primeira reunião com a FENPROF, sobre Ensino Superior e Ciência, para 18 de junho, pelas 17:30 horas.

A reunião terá lugar nas instalações do MECI, na Rua Infante Santo, em Lisboa.

Na ordem de trabalhos destaca-se a apresentação da proposta do governo de revisão do Estatuto da Carreira do Ensino e Investigação Científica (ECIC), a qual é aguardada com expetativa, tendo em consideração a necessidade de aprovação de um estatuto que, por um lado, permita combater a muito elevada taxa de precariedade dos investigadores e, por outro, garantir uma carreira valorizada para todos.

No ponto destinado à audição sobre preocupações relativas ao ensino superior e investigação, a FENPROF levará aquelas que são as suas prioridades para a resolução dos muitos problemas que continuam por resolver, tanto no ensino superior, como na ciência. Na agenda estarão, entre outros aspetos: a necessária revisão dos estatutos de carreira docente, regularização das progressões e outras questões atinentes ao enquadramento dos docentes na carreira; a aprovação de medidas que combatam eficazmente a precariedade nestes setores; a revisão do RJIES, que já está fora de prazo há 12 anos; a inadiável criação das condições legais para que a FENPROF possa avançar com a negociação de um contrato coletivo de trabalho para o ensino superior privado.

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Educação

24 instituições de ensino superior reuniram-se em Portalegre

De várias reuniões de networking que decorreram durante essa semana, surgiram, também, várias parcerias e projetos internacionais com os parceiros.

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Politécnico de Portalegre

“reuniram-se cerca de 30 participantes provenientes de 24 instituições de ensino superior internacionais parceiras do Politécnico de Portalegre”

O Politécnico de Portalegre realizou mais uma edição da Semana Internacional.

Em Portalegre, reuniram-se cerca de 30 participantes provenientes de 24 instituições de ensino superior internacionais parceiras do Politécnico de Portalegre, sendo os intervenientes oriundos de 10 países (Bulgária, Espanha, Grécia, Itália, Letónia, Lituânia, Marrocos, Polónia, Roménia e Turquia).

De acordo com a sua área de trabalho, os participantes desenvolveram sessões de ensino para os alunos do IP Portalegre e/ou participaram em eventos de formação e reuniões com diversos departamentos e secções do Politécnico de Portalegre do seu interesse.

De várias reuniões de networking que decorreram durante essa semana, surgiram, também, várias parcerias e projetos internacionais com os parceiros.

Para além das sessões de trabalho, foi proporcionada a estes visitantes do Politécnico de Portalegre a frequência de workshops de Língua e Cultura Portuguesa e a oportunidade de conhecerem um dos locais mais representativos circundantes, a vila histórica medieval Marvão, e algumas empresas e instituições de relevo da região.

Este ano foi introduzida uma novidade no evento: um peddy paper organizado pelo Centro de Línguas e Culturas do Politécnico de Portalegre que, num envolvente e dinâmico espírito de grupo, proporcionou o conhecimento de alguns dos locais e monumentos mais emblemáticos de Portalegre e da história, costumes e cultura desta cidade.

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Educação

Consórcio de Ensino Superior lança projeto para fortalecer competências digitais em jovens e adultos

 As formações gratuitas em áreas digitais são apoiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência, com a estimativa de abranger 2400 jovens e adultos, num mercado de trabalha cada vez mais digital.

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Universidade de Évora

Consórcio de Ensino Superior lança projeto para fortalecer competências digitais em jovens e adultos

‘Digital Sul + Ilhas’ é um consórcio composto por seis instituições portuguesas de Ensino Superior: Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCT, NOVA FCSH e NOVA IMS); Universidade de Évora, Universidade do Algarve, Universidade da Madeira,
Universidade dos Açores e Egas Moniz.

As formações gratuitas em áreas digitais são apoiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência, com a estimativa de abranger 2400 jovens e adultos, num mercado de trabalha cada vez mais digital.

O consórcio “Digital Sul + Ilhas”, composto por seis Instituições de Ensino Superior (IES) — Universidade Nova de Lisboa ( através da NOVA FCT, NOVA FCSH e NOVA IMS), Universidade de Évora, Universidade do Algarve, Universidade da Madeira, Universidade dos Açores e Egas Moniz — anuncia uma iniciativa pioneira para fortalecer a formação em áreas digitais para
jovens e adultos pertencentes às áreas não CTEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), apoiada em 2 393 855,28€ através do Plano de Recuperação e Resiliência ( PRR) – submedida "Reforço das Competências Digitais".

As formações são gratuitas e começam no início de setembro.

O principal objetivo do consórcio é oferecer uma formação abrangente em Audiovisuais e Produção dos Media, Informática, Ciências Informáticas, Eletrónica e Automação.

A iniciativa pretende formar 2400 jovens e adultos, alinhando-se com os objetivos do "Investimento Impulso Mais Digital". A ampla oferta do consórcio visa preparar os participantes para um mercado de trabalho cada vez mais dependente de ferramentas digitais e TIC.

O projeto do consórcio apresenta uma oferta de Unidades Curriculares autónomas, organizadas em módulos de formação que seguem a lógica de microcredenciação, de acordo com o referencial de boa prática do InCode 2030 e que podem ser oferecidas em formato híbrido ou à distância. Estes módulos abrangem diversas áreas, como Literacia Digital, Pensamento Computacional, Programação, Digital Media, Comunicação e Design Multimédia, Cibersegurança e Privacidade, Ciência dos Dados e Análise, Inteligência Artificial e Fabricação Digital.

Além dos módulos, o consórcio oferece uma pós-graduação de 30 ECTS, com uma formação base obrigatória em Literacia da Informação Digital, Criação de Conteúdos Digitais e Comunicação Digital e Cidadania. Os alunos também podem optar por Unidades Curriculares em Segurança e Privacidade e Soluções de Base Tecnológica. Esta pós-graduação visa capacitar profissionais não CTEAM para atuarem com confiança na docência das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Este projeto apoia também os pilares de transição ecológica e digital do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e promove a igualdade de género, de oportunidades e não discriminação.

Ao capacitar jovens e adultos em competências digitais, o consórcio contribui para uma sociedade mais inclusiva e preparada para os desafios do futuro digital.

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Educação

Vive numa carrinha em Elvas.(audio)

Oiça as declarações do professor na TDS. Novo ano lectivo deverá repetir a carrinha como casa.

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Elvas

Carrinha foi a ‘casa’ no último ano lectivo

Chama-se Rui Garcia é professor é de Ponte de Lima mas está destacado a dar aulas em Elvas.

A mais de 400 kms de casa o professor diz não ter capacidade para pagar uma renda.

Por isso viveu este ultimo ano letivo dentro de uma carrinha.

O apoio à renda do anterior governo não abrange a zona aonde foi colocado, Elvas. Um apoio que chegou a apenas 7 dos quase 400 professores que se candidataram em todo o país.

Vive na carrinha desde 10 de setembro do ano passado .

Aguarda agora por novos apoios do novo governo. Se não surgirem a historia repete-se no próximo ano letivo.

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BEJA

IPB com candidaturas de cursos técnicos superiores

Veja lista de cursos disponíveis

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Beja

O IPBeja abre 1ª fase das candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTESP)

O IPBeja tem a decorrer a 1ª fase das candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTESP), para o ano letivo 2024/25, de 30 de abril até 19 de julho, num processo simplificado através de candidaturas on-line.

Estão abertas candidaturas aos seguintes cursos:

– Agropecuária Mediterrânica

– Análises Laboratoriais

– Apoio à Infância

– Apoio em Cuidados Continuados Integrados

– Comércio Internacional

– Culturas Regadas

– Desporto, Lazer e Bem-Estar

– Gestão de Organizações Sociais

– Psicogerontologia

– Redes e Sistemas Informáticos

– Serviços Jurídicos

– Som e Imagem

– Tecnologias Agroambientais e Sustentabilidade

– Tecnologias para a Gestão da Qualidade e Segurança

– Tecnologias Web e Dispositivos Móveis

Podem candidatar-se aos CTeSP:

1. Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;

2. Os que tenham sido aprovados nas provas, especialmente, adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do Ensino Superior dos maiores de 23 anos realizadas para o curso em causa, nos termos do Decreto-Lei nº 64/2006, de 21 de março, doravante designadas por provas M23.

3. Os titulares de um diploma de especialização tecnológica (DET) ou de um diploma de técnico superior profissional (CTeSP).

4. Os titulares de um grau de Ensino Superior.

Os CTeSP são uma oportunidade para todos aqueles que procuram uma qualificação ou uma requalificação técnica e profissional, reforçar e diversificar as suas habilitações académicas e profissionais, pelo que recomendamos a consulta do nosso portfólio dos CTESP em https://www.ipbeja.pt/cursos/cstp/Paginas/default.aspx

A candidatura deverá ser feita on-line, no site do IPBeja, aqui. Para informações específicas sobre a candidatura, deverá ser consultado o edital disponível aqui ou contactar o Gabinete de Acesso ao Ensino Superior, através do telefone 284 314 400 ou do email acesso@ipbeja.pt.

 

 

 

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Educação

Felicidade nas escolas é prioridade de 99% dos diretores portugueses

Representantes da UNESCO apresentaram resultados do relatório em conferência organizada pela Atlântica – Instituto Universitário

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Nacional

Felicidade nas escolas é prioridade de 99% dos diretores portugueses

Nas escolas portuguesas, a promoção da felicidade e do bem-estar é consensual: 99 por cento dos diretores tem como prioridade promover uma cultura escolar feliz e 92 por cento dos professores sentem satisfação ao observar o progresso dos alunos.

Estas são algumas das conclusões do Relatório Global da UNESCO “Why the World Needs Happy Schools”, lançado na última semana e apresentado pela primeira vez em Portugal, no dia 23 de março. Com o Dia Mundial da Felicidade – celebrado a 20 de março – como mote, a Atlântica – Instituto Universitário desafiou representantes da UNESCO, da Comissão Europeia e da Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE) a participarem numa conferência, esclarecendo as conclusões do documento, que dedica um capítulo ao caso português.

Diretores e professores destacam felicidade como pilar da educação

O relatório apresentado inclui um balanço da implementação do modelo Happy Schools em Portugal, uma iniciativa da DGAE em parceria com a Atlântica. A UNESCO e a DGAE procuraram obter feedback sobre o projeto através de um inquérito que recebeu 2.042 respostas de professores, dos quais 80 por cento revela orgulho na criação de um ambiente positivo na sala de aula e 68,5 por cento afirma sentir felicidade ao ensinar; dois terços encara o futuro com esperança e mais de metade deseja currículos mais envolventes.

Já as respostas dos 115 diretores inquiridos confirmam que o foco no bem-estar tem contribuído para ambientes de aprendizagem mais felizes e positivos. 97 por cento considera que as suas escolas são lugares seguros e 90 por cento reporta um clima escolar positivo. Já 86 por cento afirma ter colocado o bem-estar dos alunos e professores em primeiro lugar. Destaque-se, ainda, a intenção de promover um ensino inovador, personalizado e com um maior foco na criatividade, revelada 76 por cento dos diretores.

Além de uma base teórica e da compilação de indicadores sobre temáticas como o bullying, o abandono escolar e a saúde mental, o Relatório Global “Why the World Needs Happy Schools” apresenta algumas componentes orientadas para a aplicação prática do modelo, à semelhança do que se tem verificado em Portugal e em países como a Finlândia, o Iémen, ou o Vietname. A felicidade nas escolas é uma das principais prioridades da UNESCO enquanto elemento central na transformação da educação. A organização pretende, através deste modelo e de ferramentas concretas, promover um ambiente de aprendizagem positivo e inclusivo através da integração de práticas de bem-estar emocional e social no currículo escolar.

Diagnóstico e formação são apostas da DGAE e da Atlântica

Em 2021, tendo por base as orientações da UNESCO – em particular a importância de dotar os profissionais de ensino com as competências necessárias à implementação deste modelo –, a DGAE desafiou a Atlântica a desenvolver um programa Happy Schools, assente na formação dos diretores portugueses. Jorge Humberto Dias, docente da instituição, é o responsável pela dinamização de cursos de formação destinados aos cerca de 800 diretores de escolas que existem atualmente em Portugal, no sistema público de educação. A formação – acreditada pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua dos Professores – já contou com a participação de 240 formandos ao longo de seis edições, com a próxima a iniciar-se em abril.

O programa Happy Schools em Portugal conduziu, ainda, à criação de uma ferramenta de diagnóstico para avaliar os níveis de felicidade nas escolas. A primeira aplicação do inquérito, em novembro 2023, contou com a participação de 845 professores, que revelaram sentir-se mais infelizes na escola do que nas suas vidas pessoais, expressando descontentamento com a falta de reconhecimento, salários baixos e excesso de burocracia. Este diagnóstico pretende apoiar diretores e professores no desenvolvimento de planos estratégicos para a promoção da felicidade e bem-estar nas respetivas instituições de ensino. Refira-se que está em avaliação a criação de um selo “Happy School” destinado às escolas portuguesas, em reconhecimento do cumprimento de determinados padrões de felicidade.

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BEJA

IPBeja recebeu mais um grupo de estudantes “Erasmus”

Os Dias de Boas Vindas têm por objetivo dar a conhecer o Campus do IPBeja e a cidade, bem como promover a integração social e académica destes novos estudantes.

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Beja

IPBeja recebeu mais um grupo de estudantes “Erasmus”

O Instituto Politécnico de Beja promoveu, de 20 a 23 de fevereiro, os habituais Dias de Boas Vindas aos estudantes estrangeiros que escolheram o IPBeja para realizar a sua experiência de mobilidade, ao abrigo de um dos vários programas existentes, tais como Erasmus+, Erasmus ICM, Bartolomeu de Gusmão e AULP.

Oriundos de países como, Arménia, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Brasil, Chéquia, Espanha, França, Geórgia, Lituânia, Moçambique, Suécia, Turquia e Ucrânia, vamos acolher neste 2º semestre de 2023/2024, um grupo de 45 estudantes.

Os Dias de Boas Vindas têm por objetivo dar a conhecer o Campus do IPBeja e a cidade, bem como promover a integração social e académica destes novos estudantes.

O programa organizado integra várias atividades, tais como a Sessão de Boas Vindas de dia 20, que contou com a presença da Exma. Senhora Presidente do IPBeja, Professora Doutora Maria de Fátima Carvalho, dos vários Responsáveis pela a Mobilidade Internacional dos Cursos e dos estudantes que se voluntariaram para acolher os colegas Erasmus (“IPBeja Erasmus Buddy”). Houve ainda oportunidade de ser apresentado o projeto “Campus Saudável”. Nessa mesma tarde teve lugar uma visita ao Campus do IPBeja.

A 21 de fevereiro, pela manhã, decorreu o Workshop “Um olhar sobre a cultura e sociedade Portuguesa”, promovido pelo CLC – Centro de Línguas e Culturas e à tarde houve lugar para a visita guiada à cidade de Beja, promovida pelo Posto de Turismo da CMB – Câmara Municipal de Beja.

Dia 22, pela manhã teve lugar a iniciativa promovida pelo Curso de Desporto do IPBeja, designada por “Danças Tradicionais, Património e Cultura e à tarde decorreram as reuniões com os vários Responsáveis pela a Mobilidade Internacional dos Cursos, que têm como objetivo estabilizar os planos de estudo e facultar o acesso aos horários. 

Terminamos os Dias de Boas Vindas a 23 de fevereiro, com uma atividade promovida pelo Campus Saudável, onde serão plantadas árvores autóctones no Campus do IPBeja. 

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BEJA

Construtora anuncia Residência Universitária para Beja

O Grupo Casais foi selecionado, em concurso público, para a conceção e construção de duas residências de estudantes, em Beja e em Valença, com soluções próprias industrializadas off-site.

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Grupo Casais vai construir residências universitárias em dois projetos de obra pública

A construtora portuguesa será responsável pela conceção e construção das Residências Universitárias de Beja e de Valença

Ambos os projetos serão concretizados com base em soluções industrializadas como o sistema híbrido CREE Buildings e outras soluções off-site

O Grupo Casais foi selecionado, em concurso público, para a conceção e construção de duas residências de estudantes, em Beja e em Valença, com soluções próprias industrializadas off-site.

O projeto da residência universitária de Beja, junto à Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico, prevê uma área de construção de quase 11 mil metros quadrados, com claustro para pátio interior e zona verde não coberta, onde se insere o piso térreo e cerca de três pisos elevados. Esta obra, que arrancou no início de 2024 e assenta na industrialização total, tem um prazo de execução previsto de 510 dias e um valor de empreitada que ronda os 17 milhões de euros. Em termos de áreas, representará espaço para 503 residentes, distribuídos por 327 alojamentos, entre quatros e estúdios, duplos e individuais.

Já a futura residência universitária de Valença, terá uma estrutura semelhante à de Beja e ficará situada na Avenida Pinto Mota. Com uma área de construção de mil e duzentos metros quadrados, este projeto, também de construção híbrida, tem um prazo de conceção e execução de empreitada previsto de 300 dias. Composta por quartos duplos e individuais, salas de estudo, cozinha, espaços de refeições e espaços de convívio, esta residência possui 24 quartos duplos e 8 quartos individuais e representa um valor de empreitada que ronda os 2 milhões de euros.

“Deixa-nos muito orgulhosos o facto de termos sido selecionados num projeto de obra pública, com esta solução de construção inovadora, que é o sistema híbrido e o método CREE Buildings. É a primeira obra deste sistema e de industrialização que fazemos num projeto público, onde estamos certos de que trará um impacto muito positivo para a comunidade.

Estes projetos estão, por isso, totalmente alinhados com os valores do Grupo Casais, pois temos desenvolvido um trabalho com foco na inovação, com o intuito de contribuir para um setor cada vez mais sustentável, mas também porque acreditamos que o tipo de soluções que desenvolvemos são mais eficientes em termos de robustez, qualidade e de tempo de execução, o que é muito positivo para o desenvolvimento da habitação e que tem um impacto social muito importante, que é aquilo que pretendemos.”, afirma António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais.

A industrialização e as soluções off-site têm sido pontos centrais na atuação da construtora, que tem apostado na inovação e em software, como é o caso da tecnologia BIM, aplicada também a estes dois projetos de residências, para a simulação de cenários de durabilidade e comparação de custos.

Um dos objetivos principais é desenvolver um foco incisivo nos principais indicadores de desempenho dos edifícios, assim como o seu custo ao longo do ciclo de vida, apostando na tecnologia como forma de pensar a sustentabilidade no setor e acelerar a transição verde na construção.

O Grupo tem desenvolvido vários projetos que recorrem ao sistema híbrido de construção em Portugal (madeira e betão), como o The First, em Guimarães, inserido no Minho Innovation Technology Hub, mas também além-fronteiras, como é o caso do Hotel B&B Tres Cantos, em Madrid.

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Educação

Inaugurada Unidade de Saúde de São Cristóvão

“Uma aposta séria da Junta e do Município para prestar um excelente serviço à população”

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Inauguração da nova Unidade de Saúde de São Cristóvão

“Uma aposta séria da Junta e do Município para prestar um excelente serviço à população”

Foram inauguradas na sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024, as novas instalações da Unidade de Saúde de São Cristóvão. Esta foi uma intervenção articulada entre a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e a Junta de Freguesia de S. Cristóvão, que teve lugar num edifício municipal, anteriormente cedido à Junta de Freguesia.

Tratou-se de um investimento de cerca de 19 mil euros, executado pela Junta de Freguesia e suportado a 100% pela Câmara Municipal, que permitirá à população de S. Cristóvão receber cuidados de saúde primários num espaço adequado, de qualidade e condigno conforme vinham reivindicando há muitos anos! É de enaltecer a colaboração, em todo o processo, da ARS Alentejo, que esteve sempre na retaguarda da intervenção realizada, prestando o apoio técnico necessário.

Para além do Presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, e do Presidente da Junta de Freguesia de São Cristóvão, Vasco Picaró, estiveram presentes nesta inauguração, a montemorense Maria Filomena Mendes, Presidente do Conselho Diretivo da ARS Alentejo, IP, e Vítor Fialho, Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central, EPE. Para além da população, marcaram também presença na iniciativa o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Henrique Lopes, e os vereadores Sílvia Santos e António Pinto Xavier.

Olímpio Galvão referiu que este é “um dia feliz para a freguesia de São Cristóvão e para o concelho de Montemor-o-Novo”, numa operação que “vem dar excelentes condições para as pessoas terem acesso aos cuidados de saúde primários, acrescentando que esta é “uma aposta séria da Junta e do Município para prestar um excelente serviço à população”.

Vasco Picaró era também ele um homem tremendamente satisfeito pois “atingimos aqui um marco importante, uma melhoria significativa a nível do serviço de saúde, tanto para os profissionais de saúde como para os utentes, com todas as condições de conforto e acessibilidade para uma prestação de serviço de excelência”.

Maria Filomena Mendes explicou que “esta é a primeira inauguração que temos, no âmbito das novas construções e requalificações financiadas pelo PRR”, sendo “muito gratificante começar a ver os resultados de todo este trabalho e todo este empenho, porque efetivamente quem está próximo das populações são as Câmaras e as Juntas de Freguesia”. A Presidente do Conselho Diretivo da ARS Alentejo deixou um forte agradecimento à Câmara Municipal pelo “empenho neste processo de descentralização e também de requalificação destes espaços”, mas também à Junta de Freguesia, “que fez um trabalho absolutamente excecional”.

Vítor Fialho, por sua vez, disse que a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central, “vai tentar corresponder às expetativas da população, pelas instalações criadas, trazer os médicos necessários e suficientes, para que haja um bom acompanhamento da população do ponto de vista médico”.

A Unidade de Saúde de S. Cristóvão, vai ter ainda outra intervenção, no âmbito da candidatura a PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, já aprovada, que será sobretudo ao nível da eficiência energética, num investimento de 67 mil euros.

Este trabalho de proximidade vai de encontro àquilo que a população destas freguesias há muito lutava. O Município acredita que será também um forte incentivo à fixação de pessoal médico no nosso concelho. Motivo de alegria para todos!

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ALCÁCER DO SAL

Biblioteca de Alcácer do Sal com nova animação

Atividades são promovidas pela autarquia.

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Foto: CM Alcácer do Sal

Biblioteca Municipal volta a trazer animação aos mais pequenos no concelho de Alcácer do Sal

As atividades promovidas pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal, “Perlimpimpim…histórias sem fim” (Alcácer do Sal), “A contar e a sonhar…” (Biblioteca da Comporta) e “Um, dois, três, conta lá outra vez” (Biblioteca Maria Rosa Colaço), voltaram às bibliotecas municipais do concelho no dia 13 de janeiro de 2024 (sábado).

Estas atividades são gratuitas e têm como objetivo motivar para a utilização das bibliotecas do concelho, para o livro e para a leitura, assim como, mostrar que a biblioteca é a “casa” dos livros, onde podemos brincar, ler, ouvir e contar histórias.

As atividades promovem também a imaginação, criatividade e a socialização.

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ALCÁCER DO SAL

Sala de Snoezelen em Alcácer do Sal com meio milhar de utilizações em 2023 

Teve um total de 463 utilizações durante o ano de 2023, repartidos pelos quatro trimestres.

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Sala de Snoezelen

meio milhar de utilizações em 2023 

De acordo com dados recolhidos pelo Setor de Saúde e Ação Social da Divisão de Desenvolvimento Social, Associativismo e Desporto (DDSAD) da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, verifica-se que a Sala de Snoezelen teve um total de 463 utilizações durante o ano de 2023, repartidos pelos quatro trimestres: 

1.º trimestre: 123 utilizações; 

2.º trimestre: 104 utilizações; 

3.º trimestre: 102 utilizações; 

4.º trimestre: 134 utilizações. 

A juntar aos inscritos/as que transitaram do ano anterior, houve a registar 170 novas adesões, sejam elas ocasionais ou trimestrais. 

Refira-se que, no decorrer do ano, utilizam este espaço utentes afetos a diversas entidades do concelho: 

Câmara Municipal de Alcácer do Sal – assegurando os encaminhamentos vindos do Centro de Saúde de Alcácer, do Centro Social Paroquial do Torrão, do Agrupamento de Escolas de Alcácer e da AURPICAS, juntamente com outras dinâmicas propostas no âmbito das Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) 

CMAS – Gabinete de Psicologia 

Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal 

Santa Casa da Misericórdia de Alcácer do Sal 

Universidade Sénior de Alcácer do Sal 

Centro Social de Santa Susana 

Equipa Local de Intervenção Precoce (ELI) de Alcácer do Sal – Associação para o Desenvolvimento do Torrão (ADT) 

Projeto Passo a Passo (ADT) 

Centro Social Paroquial do Torrão 

A Sala de Snoezelen encontra-se a funcionar em pleno, com horário ininterrupto das 9h às 17h, nos dias úteis, contando com a continuidade do apoio do Município, nomeadamente através da intervenção de uma técnica de Psicomotricidade. Instalada na Escola Básica Pedro Nunes, esta sala surgiu da necessidade do Município de Alcácer do Sal de providenciar aos munícipes uma resposta terapêutica especializada e variada em áreas de atuação onde estas são inexistentes e fortalecer a resposta terapêutica disponível no concelho no que se refere a dificuldades ao nível motor, cognitivo, da fala e comunicação, emocional, social e relacional. São admitidos para a utilização da Sala de Snoezelen todos os utentes das entidades parceiras, sendo estas públicas, instituições particulares de solidariedade social ou comunitárias, mediante inscrição prévia e respeitando sempre as Normas da mesma. Considerando-se que na Sala de Snoezelen têm lugar sessões terapêuticas de estimulação multissensorial que complementam a intervenção clínica e a reabilitação convencional, o espaço dispõe de um ambiente multissensorial onde os estímulos sensoriais podem ser usados individualmente ou combinados (sendo eles música, aromas, efeitos luminosos, vibrações suaves e sensações táteis, visuais, gustativos, olfativos e propriocetivos), de forma a promover o bem-estar e uma maior qualidade de vida.

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BEJA

IPBeja com nova instalação de sinalética

A produção e instalação da 1.ª fase do projeto para a instalação destes equipamentos de mobiliário urbano foi financiada pelo projeto Inooria.

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Beja

“nova instalação de sinalética”

O IPBeja procedeu, recentemente, à instalação de sinalética que permite direcionar todos aqueles que visitam o campus.

Além disso, a colocação da sinalética em pontos estratégicos no campus e fora dele – perto de duas das residências de estudantes da instituição – permite mostrar a presença do IPBeja na cidade.

Os totens, além de indicarem a sinalética direcional dos edifícios, têm, também, um número correspondente à localização das entradas no campus, de forma a facilitar o acesso às mesmas.

A produção e instalação da 1.ª fase do projeto para a instalação destes equipamentos de mobiliário urbano foi financiada pelo projeto Inooria, no âmbito das atividades de integração aos estudantes.

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