Roncas de Elvas querem entrar para o ‘Recordes Guiness’

Estimated read time 2 min read

Elvas

Recordes Guiness

A cidade de Elvas vai tentar chegar de novo ao livro dos Recordes Guiness, numa iniciativa da ARKUS, Associação Juvenil, com mais de milhar e meio de pessoas a tocar a Ronca, no âmbito do projeto “Viver a Tradição!”, na sexta-feira, dia 15, pelas 10h00, no Coliseu Comendador Rondão Almeida.

Elvas tinha a tradição ancestral de “se cantar ao Menino” na época natalícia, acompanhada pela ronca (instrumento musical) e, por isso, surgiu este projeto criado com o objetivo de manter viva uma tradição, que quase caiu em esquecimento, principalmente junto dos mais novos.

Para mitigar esta falha, surgiu uma ideia inovadora por parte do presidente da Associação, Carlos Beirão, que passa por construir uma ronca com as crianças do 1º ciclo de todas as escolas do concelho. Este foi o objetivo alcançado com sucesso no ano letivo anterior. Este ano, queremos fazer mais e melhor e, por isso, decidimos incluir também neste projeto todas as crianças em idade pré-escolar.

Ao longo de semanas, membros do Grupo Roncas D’Elvas, da ARKUS, estiveram de novo nas escolas para divulgar e ajudar a construir as roncas, transmitindo ao mesmo tempo a importância de manter viva esta linda tradição.

O grande evento que promete reunir cerca de 1600 crianças, encarregados de educação e profissionais de área educativa, terá lugar no dia 15 de dezembro, no Coliseu José Rondão Almeida de Elvas, e decorrerá no período da manhã, entre as 10h e as 12h. O momento auge ocorrerá quando todas as crianças cantarem juntamente com o grupo das Roncas D’ Elvas músicas natalícias acompanhadas por este instrumento musical tão característico desta zona.

AS MAIS IMPORTANTES DO DIA