Elvas comemora 11 anos de Património Mundial

Elvas

Património Mundial

A cidade de Elvas prepara-se para comemorar o 11º aniversário da sua classificação como Património da Humanidade, pela UNESCO, com um programa diverso e cujo destaque vai para um espetáculo de video mapping na Sé de Elvas.

Esta sexta-feira, dia 30 de junho, para além do já anunciado espetáculo de vídeo mapping e concerto da banda “A Portuguesa”, haverá mais surpresas com a subida ao palco do fadista Marco Rodrigues e o grupo de cantares “Os Boinas”, num concerto que une vários estilos musicais.

O programa inicia-se com o concerto do grupo “A Portuguesa”, um projeto musical de fado, que tem como fadista, Raquel Guerra, natural de Elvas, com raízes e tradição familiar neste estilo musical e gosto especial pela dança.

Com um conjunto de artistas convidados, é apresentada a sonoridade de fado dançado e contemporâneo, uma aliança desta tradição musical portuguesa, que de forma contemporânea recupera os tempos em que o fado era bailado e promove uma viagem transatlântica da canção urbana de lisboa desde o tradicional, à morna, samba, tango, bolero, etc.

O espetáculo une a efervescência da criatividade à riqueza da tradição e à imensidão da história, num espetáculo de tirar o fôlego, uma performance audiovisual ao vivo, única e irrepetível.

Uma experiência imersiva num show de 40 minutos permitindo que o público se envolva profundamente na narrativa e na atmosfera criada pela tecnologia do vídeo mapping.

Prepare-se para se maravilhar com uma experiência inovadora de vídeo mapping ao vivo, LUX ELVAS, que promete levar o público numa jornada visual única. Este espetáculo extraordinário é uma fusão entre tradição, etnografia e arte digital e é o resultado de uma colaboração entre o artista visual Pedro Zaz e o coletivo United VJs, a ADLC audiovisuais e a produção criativa da Cósmica. Esta fusão de criatividade resulta numa performance audiovisual impressionante, que despertará os sentidos e deixará uma marca duradoura nos corações dos espetadores,

Uma oportunidade imperdível para celebrar a diversidade cultural de Elvas e testemunhar a confluência entre memórias, culturas e videoarte.

Durante 40 minutos, os espectadores serão transportados para um mundo onde a riqueza cultural de Elvas ganha vida de forma criativa. Por meio de conteúdos imagéticos e sonoros cuidadosamente elaborados, o espetáculo estabelece ligações profundas com o património da cidade e do Alentejo, mergulhando nas histórias da região.

Nos dois dias haverá ainda animação com dj e percussão.

Programa:
Sexta-feira, 30 junho
19h00 – 21h00 Quintas Percussion e DJ Dinga
21h30 – 23h00 Concerto “A Portuguesa”, Marco Rodrigues e “Os Boinas”

23h00 – 23h40 Vídeo mapping show

Sábado 1 julho
21h00 – 23h00 Quintas Percussion e DJ Cuba
23h00 – 23h40 Vídeo mapping show