Últimas:
PSP de Évora nega aumento da criminalidade e diz que em 2023 esteve mais proativa. – TDS
Siga-nos

ÉVORA

PSP de Évora nega aumento da criminalidade e diz que em 2023 esteve mais proativa.

Leia nota da PSP de Évora

Publicado

em

Évora

Esclarecimento sobre criminalidade no Centro Histórico de Évora

A PSP de Évora, em comunicado, vem dizer que a criminalidade violenta, na cidade de Évora, tem vindo a diminuir. Ainda assim não refere na nota os números comparativos.

A Policia refere igualmente que o ano de 2023 foi um ano de maior proatividade.

A nota não refere os casos mais recentes como o assalto a uma ourivesaria mas adianta que nos últimos 6 meses não se registou qualquer violação como tem vindo a ser referido nas redes sociais.

 Nota da PSP de Évora

O Comando Distrital de Évora da PSP tem constatado nas ultimas semanas que se verifica no seio da população eborense um certo sentimento de insegurança relativamente a situações de suposta criminalidade, a qual tem sido motivo de conversa e de preocupação através das redes sociais e cuja informação é veiculada por alguns cidadãos através da comunicação social.

Concretamente, ontem, 21 de fevereiro, pelas 15H30, 4 elementos policiais encontravam-se em missão de regularização de trânsito e fiscalização no Largo Luís de Camões, tendo por si só, esta situação, provocado de imediato comentários sobre a presença policial naquele espaço e erroneamente tendo sido a mesma atribuída a outro tipo de ocorrências, no caso uma suposta violação de uma mulher.

Tal não corresponde à verdade, devendo ser referido que, relativamente a este tipo de crime, a PSP de Évora não possui qualquer registo há mais de seis meses, ou seja, não foi denunciada qualquer ocorrência neste âmbito, nem mesmo após as várias averiguações efetuadas com base nos comentários que se referem anteriormente.

Já noutro âmbito, esta polícia informa que, no Centro Histórico da cidade de Évora, não se regista qualquer aumento de criminalidade sazonal e muito menos registou nas ultimas semanas um número alarmante de crimes contra o património, ainda que desde o mês de novembro de 2023 tenham ocorrido 3 situações em estabelecimentos comerciais, as quais foram devidamente investigadas e em que, em duas delas, foram já identificados os respetivos autores, levando ainda à detenção de dois indivíduos relacionados com as mesmas.

Por outro lado, neste tipo de crime, a maioria das denúncias está relacionada com furto de oportunidade, em que as vítimas, de algum modo, deixam os objetos à vista, facilmente acessíveis em estabelecimentos e no interior de viaturas que ficam abertas por esquecimento.

Destaca-se ainda a propensão para o aumento dos crimes praticados com recurso à internet, tal como se registou durante o ano de 2023, muito por desconhecimento e negligência das vítimas.

Já no âmbito da criminalidade violenta e grave, registe-se que esta tem diminuído gradualmente desde o final do ano de 2022 e que só recentemente ocorreu no centro histórico desta cidade uma situação com suposta ameaça de arma branca por individuo identificado, tratando-se de uma caso pontual.

Conhecem-se ainda outro tipo de informações e de preocupações na população relacionadas com a suposta presença e atuação criminosa de gangs formados por jovens, notícias que não correspondem à realidade pois esta polícia está atenta à ocorrência desse eventual fenómeno, não existindo até à data indícios e motivos que confirmem tal. Efetivamente este comando tem registados alguns casos de ofensa à integridade física, principalmente durante a noite e madrugada, no entanto e contrariamente à alegada existência de gangs, estas situações estão relacionadas com situações pontuais e com consumo excessivo de bebidas alcoólicas nos estabelecimentos de diversão noturna.

Neste enquadramento, os locais onde mais ocorrem estes casos estão perfeitamente identificados pela PSP, fazendo esta um policiamento especifico, preventivo e de visibilidade variável na via pública, de acordo com ordens de missão previamente concebidas para o efeito.

Este tipo de atuação estende-se igualmente aos períodos diurnos, em locais de maior concentração de pessoas e veículos, concretamente, na Praça do Giraldo e artérias adjacentes, aí mantendo uma presença permanente não só a nível do patrulhamento mas também a nível do policiamento de proximidade, como é o caso do Programa Comércio Seguro, onde são privilegiados os contactos frequentes com os comerciantes e a visibilidade na via pública, a par do que acontece nas restantes freguesias e nos estabelecimentos escolares.

Refira-se ainda que durante o ano de 2023, o Comando Distrital de Évora aumentou significativamente a sua proatividade, daí resultando mais fiscalização, um maior número de detenções e por conseguinte um aumento dos crimes detetados no âmbito da criminalidade rodoviária e do tráfico de estupefacientes

Face a tudo o exposto, esta polícia aconselha a que os cidadãos se dirijam às instalações policiais no caso de terem conhecimento da prática dos ilícitos ou que eventualmente suspeitem de tal prática, evitando assim a circulação de informação incorreta que conduz à desinformação e ao alarmismo social.

x
error: O conteúdo está protegido!!