Últimas:
Escolas fechadas em Évora devido à greve dos professores – TDS
Siga-nos

ÉVORA

Escolas fechadas em Évora devido à greve dos professores

Professores continuam a mostrar o seu descontentamento em relação às condições de trabalho atuais.

ÉVORA

Protesto ‘Casa para viver’ passou por Évora.

Movimento voltou à rua em 22 cidades.

Publicado

em

Foto: Carla Correia TDS

Nacional

Casa Para Viver

A plataforma Casa Para Viver voltou a manifestar-se, hoje, em pelo menos 22 cidades, porque a crise na habitação está “a agravar-se” e não acredita nas medidas propostas pelo novo Governo para resolver o problema.

“Convocámos mais uma manifestação, uma vez que continuamos a ver que, apesar dos pacotes, programas, medidas, políticas anunciados pelos sucessivos governos, a situação da habitação continua a agravar-se no nosso país “, referem os organizadores.

Évora foi uma das cidades em que decorreu o protesto.

Continuar a ler

ÉVORA

Cromeleque dos Almendres reaberto ao público

Identificado novo menir que eleva para 95 o número total deste monumento megalítico

Publicado

em

Évora

Identificado novo menir que eleva para 95 o número total deste monumento megalítico

Um dos mais importantes monumentos megalíticos da Península Ibérica volta a estar aberto ao público.

Agora, após a conclusão da intervenção de conservação desenvolvida, ao longo do último
ano, pela Câmara Municipal de Évora em parceria com a tutela e o Grupo Pro-Évora, com novas regras de visitação que visam reduzir o impacto da erosão no solo para proteção e salvaguarda do cromeleque.

Com o objetivo de melhorar a experiência de fruição do espaço no interior do recinto megalítico e de minimizar o impacto do pisoteamento dos visitantes, foi criado um circuito de visitação na sua envolvente direta.

Para o final deste ano está já programada uma intervenção para reabilitação do trajeto de acesso.

NOVO MENIR IDENTIFICADO PELOS ARQUEÓLOGOS MUNICIPAIS
No decurso dos trabalhos de conservação do Cromeleque dos Almendres, a equipa de arqueologia do município identificou um provável novo menir, elevando assim para 95 o número de monólitos conhecidos no maior recinto megalítico da Península Ibérica. Este encontrava-se tombado e quase totalmente coberto por vegetação, cuja limpeza permitiu confirmar a descoberta.

Trata-se de um monólito granítico, de pequenas dimensões, com cerca de 1 metro e 30 centímetros, semelhante àqueles que se encontram no lado nascente do monumento.

O investimento do município no estudo e conservação deste monumento nacional, remonta à sua descoberta, há 60 anos (1964), por Henrique Leonor Pina, e continuará, certamente, por muitos mais.

EQUINÓCIO MEGALÍTICO PROMOVE CROMELEQUE E ANTA DO ZAMBUJEIRO EM VALVERDE
Recorde-se que a Câmara Municipal tem patente, no Palácio de D. Manuel, até 28 de outubro, a exposição temporária “Do Cabeço da Anta ao Alto das Pedras Talhas”, com o objetivo de dar a conhecer o processo de descoberta e investigação de dois dos mais importantes monumentos megalíticos da Europa: o Cromeleque dos Almendres e a Anta Grande do Zambujeiro.

Com o propósito de levar esta mostra à envolvente rural, principalmente junto das comunidades que, historicamente, estiveram mais envolvidas no estudo destes monumentos, a autarquia promove no próximo fim de semana, na aldeia de Valverde, a iniciativa Equinócio Megalítico que inclui no sábado, 21 de setembro, uma visita orientada à Anta Grande do Zambujeiro, às 10h00, e a projeção de um documentário, produzido pelo
município, na Casa do Povo de Valverde, às 11h30. No domingo, dia 22, será celebrado o nascer do sol pelo grupo “Cavalo de Vento”. Refira-se que nesta aldeia ainda residem muitos dos participantes (e seus descendentes) nas intervenções de Henrique Leonor Pina (1964-1969).

Continuar a ler

ÉVORA

Homem com catana e estilete detido em Évora.

O suspeito foi detido e presente ao Ministério Público junto do Tribunal Judicial da Comarca de Évora.

Publicado

em

Évora

Detenção por posse de armas brancas proibidas

A PSP de Évora recebeu, ontem, a comunicação de que estaria um suspeito no jardim público de Évora a brandir uma espada do tipo catana, causando medo e inquietação a outros utentes daquele espaço.

Após chegada rápida ao local foi confirmada a presença do suspeito, um homem de 28 anos de idade, tendo sido ordenado que largasse a referida arma branca e, controlada a sua ação.

Ao efetuar-se uma revista sumária no local foi ainda encontrada na posse do suspeito outra arma branca do tipo estilete.

O suspeito foi detido e presente ao Ministério Público junto do Tribunal Judicial da Comarca de Évora.

Continuar a ler

ÉVORA

Caos no Hospital de Évora. Urgências com espera de 24 horas. Hospital retira médicos de consultas para as urgências.

Novos constrangimentos foram anunciados para os próximos dias.

Publicado

em

Évora

Médicos de Medicina Interna retirados das consultas para ajudar nas urgências

As urgências do hospital de Évora e o respectivo caos instalado, com a falta de médicos, está a provocar esperas no serviço de cerca de 24horas.

O hospital tem vindo a multiplicar-se em comunicados que anunciam constantes constrangimentos no entanto não tem conseguido resolver o problema base: a falta de médicos.

As notas de imprensa são a única forma como a administração tem comunicado com os utentes.

Em nova informação o hospital anuncia agora novo constrangimento entre as 09h00 do dia 13 de julho e as 20h00 do dia 14 de julho, para a especialidade de Medicina Interna.

O hospital volta a justicar: a “situação deve-se a uma escala de serviço incompleta, por motivos imprevistos”.

Na última semana várias consultas, agendadas a alguns meses, foram adiadas devido ao ‘desvio’ de médicos para as urgências do Hospital.

A TDS sabe que este não deverá ser o pior período já que em agosto o agendamento de férias do quadro clínico é  superior.

O hospital de Évora é um hospital central que recebe doentes de toda a região Alentejo.

Nesta altura os utentes não podem deslocaram-se diretamente ao serviço de urgência sendo obrigadas a ligar para o SNS24 ou serem encaminhadas pelo médico de familia, que não existe ao fim de semana.

Continuar a ler

Educação

PACT 3.0 inaugurado em Évora

Cerimónia presidida por Luís Montenegro

Publicado

em

Évora

PACT , novo edifício, inaugurado

O PACT 3.0 está inaugurado. A cerimónia decorreu esta manhã com a presença de Luís Montenegro, primeiro-ministro.

O presidente do PACT, enalteceu a nova obra assim como a sua ‘gestação’ em tempo de covid-19.

Na cerimónia o responsável por este novo espaço de ciência no Alentejo revelou que a taxa de ocupação  é já,  na sua abertura, de 100%.

Continuar a ler

Agenda

Luis Montenegro em Évora e Portalegre

Primeiro Ministro vai ‘cortar fitas’ em Évora e Portalegre.

Publicado

em

Évora e Portalegre

Primeiro-Ministro no Alentejo

Luis Montenegro está esta sexta-feira de visita ao Alentejo.

Em Évora vai estar às 11h30 na Inauguração do Complexo PACT 3.0 – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia na Herdade da Barba Rala, Rua Luís Adelino Fonseca, Lote 1A.

Em Portalegre irá estar às 14h30 na Inauguração da Unidade de Cuidados Continuados de São Tiago de Urra na Tapada das Freiras, S. Tiago de Urra.

Continuar a ler

ÉVORA

Relação confirma não pronúncia de Eduardo Cabrita.

Ex ministro evita julgamento

Publicado

em

Relação de Évora

“…não pronúncia…”

Em causa o acidente na A6 que provocou a morte de um trabalhador.

No comunicado, esta tarde emitido, o Tribunal da Relação de Évora, refere que “os recursos da decisão instrutória apresentados pela família do falecido e pela Associação de Cidadãos Automobilizados foram decididos, por acórdão hoje publicado, tendo os três Juízes Desembargadores deste Tribunal da Relação de Évora, deliberado, por unanimidade, julgar improcedentes os recursos, e confirmar integralmente a decisão instrutória de não pronúncia, proferida em primeira instância”.

O antigo governante, ex ministro da administração interna, não vai assim a julgamento após o acidente que envolveu a viatura em que seguia.

Continuar a ler

Economia

Luis Montenegro em Évora na sexta feira.

inauguração do PACT 3.0, a ter lugar no PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, em Évora.

Publicado

em

Évora

PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia

Na próxima sexta feira vai ter lugar a inauguração do PACT 3.0, a ter lugar no PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, em Évora.

O evento contará com a presença do Primeiro-Ministro, Luís Montenegro.

O PACT 3.0 constitui a última fase de expansão do complexo do Parque do Alentejo e Ciência e Tecnologia, projeto integralmente assinado pelo Arquiteto Carrilho da Graça.

Para esta inauguração da última fase do projeto de expansão, o conceito do evento recebe o nome de “Big Day”, já que é um “Dia em Grande” para a cidade e para a região.
Luis Montenegro irá discursar e inaugurar o espaço, visitar empresas do ecossistema do PACT e falar com empresários.

Continuar a ler

ÉVORA

Encontro do setor da energia solar decorre em Évora

Com mais de 40 anos de história, as últimas quatro edições contaram com a participação da UIBCongrés na organização, incluindo uma edição em Madrid, uma online durante a pandemia, uma em Maiorca e, agora, na Universidade de Évora.

Publicado

em

Foto: Iberdrola

Universidade de Évora, Évora

XIX Congresso Ibérico e XV Congresso Iberoamericano de Energia Solar

Entre os dias 19 a 21 de junho, no Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora, irá decorrer o XIX Congresso Ibérico e XV Congresso Iberoamericano de Energia Solar (CIES’24).

Este evento reunirá cerca de 130 participantes no mais relevante e histórico encontro do setor da energia solar.

O CIES’24 destacará temas como a energia solar térmica para processos domésticos e industriais, a energia fotovoltaica e os sistemas de armazenamento e gestão.

Serão apresentados os novos avanços em sistemas de captação, rastreamento e transformação de energia, bem como no design de casas e bairros sustentáveis e tecnologias para o desenvolvimento e a agricultura.

Organizado pela Associação Espanhola de Energia Solar (AEDES), pela Cátedra de Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) e pela Universidade das Ilhas Baleares (UIB), o congresso tem como objetivo principal divulgar os avanços em energia solar e as suas aplicações no ambiente iberoamericano, tanto em português como em espanhol.

Com mais de 40 anos de história, as últimas quatro edições contaram com a participação da UIBCongrés na organização, incluindo uma edição em Madrid, uma online durante a pandemia, uma em Maiorca e, agora, em Évora.

O evento conta com a participação da EDP Renováveis, Smartenergy, Direção-Geral de Energia e Geologia, DECO, Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN), Universidade Politécnica de Madrid, entre outros.

Os participantes terão a oportunidade de assistir a palestras e painéis informativos, além de participar em três workshops práticos focados em armazenamento e gestão de energia e cozinhas solares. Haverá também duas reuniões de projetos europeus para promover a colaboração entre centros de investigação, universidades e empresas do ambiente iberoamericano e da Península Ibérica.

Com uma previsão de 130 inscritos e a apresentação de mais de 100 palestras e posters, este congresso promete ser um evento enriquecedor para a comunidade científica, professores e estudantes.

Continuar a ler

ÉVORA

Feira de S.João, em Évora, começa a ganhar forma. (veja vídeo)

Certame decorre nos últimos 9 dias deste mês.

Publicado

em

Évora

Feira de S.João 2024

Começa no próximo dia 21 de junho mas já está a ganhar forma.

Com o Rossio de S.Brás em parte reabilitado o certame mantém a mesma localização de sempre.

Este ano a Feira acontece entre 21 e 30 de junho sob o tema “50 anos do 25 de Abril”.

A 9 dias da abertura decorrem as obras.

Veja vídeo TDS (todos os direitos reservados)

Reportagem e edição: Miguel Santos e Gonçalo Figueiredo

Continuar a ler

ÉVORA

5 presos políticos e os 23 segundos para a fuga

No Teatro Garcia de Resende, em Évora. Na peça, a data e o local não são precisados, porque o assunto é de todos os tempos e de todos os lugares em que houver pessoas inconformadas e dispostas a lutar pela democracia e pela liberdade. 

Publicado

em

Évora, Teatro Garcia de Resende

23 Segundos, de Miguel Falcão
Comuna Teatro de Pesquisa

Cinco homens, presos políticos, conhecem-se numa cela comum da cadeia onde cumprem pena por atividades consideradas subversivas contra o Estado.

Juntos, mesmo correndo o risco de serem descobertos e torturados, engendram um plano de fuga, com a cumplicidade da companheira de um deles: escavar um túnel com cerca de doze metros, entre a cela e a muralha exterior da prisão.

Durante meses, com tarefas cumpridas de forma organizada, meticulosa e paciente, põem o plano em marcha, sempre atentos aos passos e às rotinas dos guardas.

Sabem que, desde que ouvem a chave a entrar sonoramente na fechadura da porta do edifício até à ronda da sua cela, o guarda mais rápido demora 23 segundos.

Apenas 23 segundos.

É esse o tempo de que dispõem para disfarçarem o aparato da escavação e voltarem às camas, dando a ideia de total normalidade.

Tratando-se embora de ficção, a ação inspira-se numa situação verídica ocorrida na Cadeia do Forte de Peniche, na primeira metade dos anos 50, durante a ditadura do Estado Novo.

Na peça, a data e o local não são precisados, porque o assunto é de todos os tempos e de todos os lugares em que houver pessoas inconformadas e dispostas a lutar pela democracia e pela liberdade.

Texto de Miguel Falcão

Continuar a ler

Educação

Consórcio de Ensino Superior lança projeto para fortalecer competências digitais em jovens e adultos

 As formações gratuitas em áreas digitais são apoiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência, com a estimativa de abranger 2400 jovens e adultos, num mercado de trabalha cada vez mais digital.

Publicado

em

Universidade de Évora

Consórcio de Ensino Superior lança projeto para fortalecer competências digitais em jovens e adultos

‘Digital Sul + Ilhas’ é um consórcio composto por seis instituições portuguesas de Ensino Superior: Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCT, NOVA FCSH e NOVA IMS); Universidade de Évora, Universidade do Algarve, Universidade da Madeira,
Universidade dos Açores e Egas Moniz.

As formações gratuitas em áreas digitais são apoiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência, com a estimativa de abranger 2400 jovens e adultos, num mercado de trabalha cada vez mais digital.

O consórcio “Digital Sul + Ilhas”, composto por seis Instituições de Ensino Superior (IES) — Universidade Nova de Lisboa ( através da NOVA FCT, NOVA FCSH e NOVA IMS), Universidade de Évora, Universidade do Algarve, Universidade da Madeira, Universidade dos Açores e Egas Moniz — anuncia uma iniciativa pioneira para fortalecer a formação em áreas digitais para
jovens e adultos pertencentes às áreas não CTEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), apoiada em 2 393 855,28€ através do Plano de Recuperação e Resiliência ( PRR) – submedida "Reforço das Competências Digitais".

As formações são gratuitas e começam no início de setembro.

O principal objetivo do consórcio é oferecer uma formação abrangente em Audiovisuais e Produção dos Media, Informática, Ciências Informáticas, Eletrónica e Automação.

A iniciativa pretende formar 2400 jovens e adultos, alinhando-se com os objetivos do "Investimento Impulso Mais Digital". A ampla oferta do consórcio visa preparar os participantes para um mercado de trabalho cada vez mais dependente de ferramentas digitais e TIC.

O projeto do consórcio apresenta uma oferta de Unidades Curriculares autónomas, organizadas em módulos de formação que seguem a lógica de microcredenciação, de acordo com o referencial de boa prática do InCode 2030 e que podem ser oferecidas em formato híbrido ou à distância. Estes módulos abrangem diversas áreas, como Literacia Digital, Pensamento Computacional, Programação, Digital Media, Comunicação e Design Multimédia, Cibersegurança e Privacidade, Ciência dos Dados e Análise, Inteligência Artificial e Fabricação Digital.

Além dos módulos, o consórcio oferece uma pós-graduação de 30 ECTS, com uma formação base obrigatória em Literacia da Informação Digital, Criação de Conteúdos Digitais e Comunicação Digital e Cidadania. Os alunos também podem optar por Unidades Curriculares em Segurança e Privacidade e Soluções de Base Tecnológica. Esta pós-graduação visa capacitar profissionais não CTEAM para atuarem com confiança na docência das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Este projeto apoia também os pilares de transição ecológica e digital do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e promove a igualdade de género, de oportunidades e não discriminação.

Ao capacitar jovens e adultos em competências digitais, o consórcio contribui para uma sociedade mais inclusiva e preparada para os desafios do futuro digital.

Continuar a ler

Economia

‘Escandaloso ataque ao município’, diz presidente da Câmara de Évora.

Em causa o projeto imobiliário do Moinho2 que segundo o autarca está a ‘alimentar’ um ‘movimento de mentira’.

Publicado

em

Carlos Pinto de Sá-Presidente da Câmara de Évora | Foto TDS (direitos reservados)

Évora

“Escandaloso ataque ao município”

O presidente da câmara municipal de Évora, Carlos Pinto Sá, está indignado com o que se tem dito a propósito do Projeto Urbanístico ‘Moinho 2’.

O autarca, que já tinha reagido na sua página pessoal de Facebook, refere que se trata de um ‘Escandaloso ataque ao município’.

Em declarações aos jornalistas adianta que se trata de ‘Especulação imobiliária’ e lamenta que exista um movimento de ‘mentira’.

Veja na TDS

 

Continuar a ler

ÉVORA

Foi eleito pelo país mas ficou em 3º na sua terra.

O antigo líder parlamentar do PCP, João Oliveira, chega agora ao parlamento europeu mas ficou em terceiro no concelho de Évora.

Publicado

em

João Oliveira

O país elegeu o que a sua terra lhe ‘negou’

João Oliveira, natural de Évora, foi eleito nas europeias do passado dia 9 de junho.

Conseguiu a eleição, a única da CDU, com

Foi o ‘último’ partido, dos que elegeram, a colocar um deputado em Bruxelas.

A nível nacional o cenário poderia ter corrido pior, caso não tivesse eleito este eborense, no entanto João Oliveira não mereceu a preferência dos eleitores do concelho de Évora, de onde é natural..

A CDU foi a terceira força política mais votada ficando atrás do PS e da AD. (veja AQUI)

PS com 31,32 %, que representa 6.294 votos seguido da AD, PPD/PSD.CDS-PP.PPM, com 25,07 %, que representa 5.037 votos.

A CDU (PCP-PEV) surge com 10,12 %, que representa apenas 2.033 votos.

Um concelho que contudo levou a CDU para a terceira força política mais votada com mais 84 votos do que o CHEGA.

Já não é a primeira

Em 2022, nas eleições legislativas, João Oliveira foi cabeça de lista pela CDU no distrito de Évora. O advogado eborense também não conseguiu votos suficientes para a sua eleição muito por culpa da ascensão do CHEGA, que conseguiu a eleição de um deputado. Eleições que levaram igualmente à eleição de um deputado do PSD pelo distrito de Évora.

João Guilherme Ramos Rosa de Oliveira, que completa 45 anos no próximo mês, (nasceu a 9 de julho de 1979) é advogado e foi deputado à Assembleia da República Portuguesa (veja biografia de João Oliveira) pelo Partido Comunista Português, de modo efetivo, de 2007 a 2022, tendo sido sempre eleito pelo círculo eleitoral do distrito de Évora. Não foi reeleito nas eleições legislativas de 2022.

Continuar a ler

ÉVORA

Hospital de Évora sem resposta.

Publicado

em

Por

Évora

Unidade continua com dificuldades de resposta

Os constrangimentos que se iniciaram na passada sexta-feira nas urgências do Hospital de Évora vão continuar, pelo menos, até esta segunda-feira.

O Hospital informa que o as urgência só recebem doentes desde que encaminhados pelo CODU/INEM ou através de outros médicos ou da linha SNS24.

O Hospital apela a todos que contactem a linha SNS24 antes de se deslocaram ás urgência.

Continuar a ler

Acidentes

Colisão provoca um morto no Parque Industrial de Évora

Publicado

em

Zona Industrial de Évora,

Colisão provoca um morto no Parque Industrial de Évora

Um homem morreu esta Quarta-feira e outro ficou ferido na sequência de uma colisão entre um veículo ligeiro e uma mota. O incidente aconteceu ao início da tarde, no Parque Industrial de Évora.

O alerta às autoridades foi dado às 13h50 e no local do acidente estiveram os Bombeiros de Évora, a Polícia de Segurança Púbica e o INEM, apoiados por um total de 12 operacionais e 7 viaturas.

Segundo as autoridades, o óbito foi declarado no local, é do sexo masculino e tem cerca de 30 anos de idade.

Quanto ao ferido resultante deste embate foi encaminhado para o Hospital de Évora.

 

 

 

Continuar a ler

Crime

Perfumaria assaltada em Évora

Autoridades estão a apurar a eventual existência de uma segunda mulher envolvida no assalto

Publicado

em

Évora, esta noite

Assaltante partiu vidro e entrou

Uma ou duas mulheres assaltaram uma perfumaria no centro da cidade de Évora.

As autoridades detiveram uma mulher de 26 anos mas colocam a hipótese de haver uma segunda mulher envolvida.

A PSP recuperou os objectos furtados no valor de 382,50 €.

Nessa diligência foi ainda apreendida a mala da mulher onde os objetos eram transportados, bem como a bicicleta utilizada para a fuga.

A suspeita foi constituída arguida e sujeita a termo de identidade e residência.

O caso continua a ser investigado pela PSP.

 

 

Continuar a ler

ÉVORA

Praça do Giraldo prepara-se para acolher mais uma edição do ÉvoraWine de copo na mão

Publicado

em

Credito - maisalgarve

ÉvoraWine,

Praça do Giraldo prepara-se para acolher o ÉvoraWine de copo na mão

É na principal praça da cidade que o maior evento vínico do Alentejo acontece. Um evento que completa a sua 9ª edição e que mostra ao público uma variedade notável, ou seja, mais de 250 vinhos da região. Para o momento festivo são esperados 8 mil visitantes.

O evento acontece já nos próximos dias 24 e 25 de Maio e terá um impacto económico, segundo a organização, de meio milhão de euros.

Este ano, o evento conta com o alargamento do espaço do mesmo, ocupando toda a área disponível da Praça do Giraldo. Também a gastronomia terá um destaque diferenciado com o estabelecido de parcerias que vão permitir que o visitante possa fazer as refeições no recinto e degustar os pratos típicos alentejanos.

Ravasqueira, Herdade dos Coteis, Tapada do Chaves, Quinta do Paral, Adega Borba, Serrano Mira e Fundação Eugénio de Almeida são alguns dos 4o produtores que irão marcar presença em mais uma edição.

De recordar que o enoturismo no Alentejo tem crescido significativamente e esta prova gastronómica vem mostrar as qualidades que vinho alentejano apresenta.

O ÉvoraWine teve os seus primeiros passos corria o ano de 2014 e passadas 9 edições os wine lovers continuam a não perder esta oportunidade em pleno centro histórico de Évora.

 

 

Continuar a ler

ÉVORA

Prospecção arqueológica em Évora pode ter descoberto bairro islâmico

Licença inicial para construção de um hotel poderá ser revista após achados importantes

Publicado

em

Évora

Prospecção arqueológica em Évora pode ter descoberto bairro islâmico

Ainda não há confirmação, mas há suspeitas.

Um bairro islâmico pode ter sido descoberto no local onde existia o antigo convento do Carmo, em Évora, e que agora está a dar lugar a um hotel, pertencente a um fundo imobiliário.

Para edificar a nova unidade hoteleira, que abrange 51 quartos, sendo parte deles subterrâneos, as escavações já estão em curso desde 2019 e estão a ser feitas por uma empresa de Viseu.

No âmbito destas intervenções, foi feita uma prospeção arqueológica, um processo obrigatório nos centros históricos, que pode ter descoberto um tesouro arquitetónico, um bairro islâmico que data da primeira ocupação deste povo do norte de África, no século X e XI.

Segundo fontes próximas da obra, o achado está bem conservado, com estruturas intactas, casas e ruas que retratam a altura.

Com o parecer favorável da Direção Regional da Cultura, a obra estava a avançar sem restrições.

Depois deste achado, o parecer inicial poderá sofrer alterações para salvaguardar o património, algo que está a ser avaliado por um grupo de trabalho para a avaliar o achado.

Continuar a ler

ÉVORA

Grupo Pro-Évora exige conservação da Igreja da Graça

Degradação dos “Meninos da Graça”

Publicado

em

Évora

Edificação primeira da arquitectura renascentista no Alentejo, a Igreja da Graça há muito que necessita de obras de conservação e restauro.

Apesar de não ser visível pela tomada de vistas da perspectiva inferior (aquela que
qualquer cidadão poderá realizar), verificou-se, numa vistoria efectuada há cerca de
uma década, que os elementos pétreos que compõem a fachada estão em clara
desagregação.

As quatro esculturas dos Atlantes, por exemplo, apelidados pelos
eborenses como os “Meninos da Graça”, arriscam diariamente a sua integridade,
faltando já partes das argamassas que os envolvem, sendo visíveis as estruturas
metálicas que os sustentam – de facto, não há memória de terem sido realizadas
intervenções de conservação dos elementos escultóricos da fachada nos últimos 40
anos.

Por outro lado, os pombos nidificam na Igreja – no que parece ser um problema
generalizado da cidade sem resposta adequada –, entupindo o sistema de drenagem
de água

Os Meninos da Graça estão em assinalável processo de degradação.
O Grupo Pro-Évora alertou os responsáveis pelo monumento.

Preocupado com a situação, o Grupo Pro-Évora (GPE) alertou os responsáveis pelo
monumento, afectado ao Exército/Ministério da Defesa Nacional, e a Direcção
Regional de Cultura do Alentejo (DRCA) em 2021 e nos anos seguintes, solicitando
informação sobre a existência de eventuais projectos de conservação e disponibilizando-se para lançar uma campanha de subscrição pública para angariação de fundos para as obras.

Em reunião ocorrida no corrente mês de Abril, o Director de Formação do Exército,
Major-General Vítor Dias de Almeida, esclareceu a Direcção do GPE acerca do processo
iniciado em 2023 visando a conservação do monumento, em parceria com a DRCA,
hoje integrada na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo,
a Arquidiocese de Évora, o Turismo de Portugal e a Câmara Municipal de Évora.

O estado de conservação da fachada e da cobertura da Igreja de Nossa Senhora da
Graça, um ex-libris da cidade de Évora, necessita de urgente intervenção de
conservação.

Está em preparação a apresentação de uma candidatura ao Turismo de Portugal para
financiamento de 70% dos custos da intervenção, cujo orçamento ultrapassa as
disponibilidades do Exército.

A nomeação de Évora como Capital Europeia da Cultura
em 2027 também constitui um importante incentivo para a realização da recuperação
da fachada e da cobertura da Igreja da Graça.

Degradação dos “Meninos da Graça”

Na mesma reunião, o GPE manifestou a
sua disponibilidade para colaborar naquilo que os responsáveis entenderem adequado
e para continuar a chamar a atenção para a urgência da intervenção.

O GPE vem dar conhecimento público deste processo, na expectativa de que sejam
ultrapassadas as dificuldades que afectam a concretização do projecto de recuperação
deste monumento emblemático do património eborense, também Património
Mundial.

Afirmação de Évora no Renascimento em Portugal

Évora ocupou um lugar ímpar no Renascimento português. Foi capital do reino durante
grandes períodos, quando a Corte ainda mantinha características itinerantes, típicas do
período medieval, estanciando em Évora e atraindo toda a sorte de artistas, artífices e
intelectuais, que, de forma indelével, deixaram o seu legado patrimonial.

A Igreja de Nossa Senhora da Graça é um monumento que se integra neste período, a
que nenhum cidadão fica indiferente, e pertenceu ao mosteiro dos frades eremitas
calçados de Santo Agostinho, fundado em 1511.

Foi projectada pelo arquitecto da Casa Real Miguel de Arruda, tendo colaborado no projecto o escultor Nicolau de Chanterenne e, muito provavelmente, o humanista André de Resende. A edificação do actual conjunto da Igreja e Convento de Nossa Senhora da Graça decorreu entre 1536 e 1546.

Apesar dos atentados à sua integridade, de que padeceu ao longo do tempo – entre
outros, foi bombardeada em 1663 no contexto da guerra da Restauração e sofreu o
desabamento da cobertura em 1884 –, a igreja nunca perdeu a beleza do seu
programa escultórico, de que se destacam os quatro “Meninos da Graça”.

As
esculturas que compõem a fachada, exemplo único na arquitectura nacional da época,
correspondem às primeiras manifestações do Maneirismo em Portugal, alinhadas com
a melhor reinterpretação da arquitectura e iconografia romanas. Historiadores de
Arte, como Manuel Branco ou Rafael Moreira, encontram no desenho desta igreja
alguns dos princípios arquitectónicos que teóricos ilustres, como Sebastiano Serlio e
Diego de Sagredo, descreveram nos seus tratados.

O reconhecimento do valor cultural e do interesse histórico e arquitectónico desta
igreja ficou bem patente na precocidade da sua classificação, pois foi um dos primeiros
imóveis a ser classificado como Monumento Nacional (Decreto de 16/06/1910).

O Convento e Igreja da Graça está afectado ao Exército/Ministério da Defesa Nacional.
Com a extinção da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais em 2007,
desapareceu a conservação preventiva dos monumentos classificados do Estado, como
é o caso da Igreja de Nossa Senhora da Graça de Évora, mas também, e com maior
gravidade, a própria responsabilidade pública pela sua salvaguarda. É tempo de os responsáveis olharem para a conservação do património como uma obrigação
constitucional – que o é! – e não como um custo.

Continuar a ler

destaque

x
error: O conteúdo está protegido!!