Alentejo,
O roubo de azeitona cresce cada vez mais no Alentejo
Uma rede organizada de roubo de azeitonas foi desmantelada em Ferreira do Alentejo. As autoridades apreenderam doze toneladas de azeitona. Desta investigação resultaram dois arguidos, que adquiriam as azeitonas por 40 cêntimos o quilo, para vender a um euro.
Depois das mais recentes notícias do aumento do preço do azeite, que se tem vindo a fazer sentir em Espanha e que está a afetar Portugal, houve quem tivesse tentado alterar o sistema.
Os roubos de azeitonas têm vindo a verificar-se cada vez mais na região do Alentejo, facto que levou a ASAE de Évora a investigar esta realidade.Causando grandes prejuízos aos agricultores, os criminosos invadem propriedades de grandes dimensões para chegar às oliveiras.
O Modus Operandi destes grupos é sempre similar, ou seja, vigiam os proprietários e os trabalhadores para escolherem o momento certo para invadir as propriedades e retirar a azeitona. Em seguida, transportam as azeitonas em veículos ligeiros, transportando o “ouro vegetal” até aos cúmplices.
Suspeita-se que os indivíduos recebem o produto e depois o vendem pelo dobro do preço de compra. São ainda suspeitos de produzir azeite de forma ilegal. A investigação continua em curso.