Alentejo 2024 – Vai ser a única região do país dividida em Unidades Locais de Saúde

Estimated read time 2 min read

Alentejo 2024,

Alentejo 2024 – Vai ser a única região do país dividida em Unidades Locais de Saúde

É já em Janeiro do próximo ano. O Alentejo vai ficar preenchido por Unidades Locais de Saúde (ULS), um modelo de gestão que permite a integração de cuidados a vários níveis. O Hospital do Espírito Santo de Évora, e mais 14 centros de saúde, vão ser abrangidos por este sistema.

Organizar os serviços de forma diferente fazendo com que as populações beneficiem de cuidados mais qualificados é o objetivo da Administração Regional da Saúde. Por isso mesmo, avançaram para a criação de um grupo de trabalho para a ULS do Alentejo Central. Um novo modelo que vai abranger o Hospital do Espírito Santo, em Évora, e o ACES do Alentejo Central, que cobre os concelhos do Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vila Viçosa, numa extensão de 7393 km2, e serve uma população residente que ronda os 170 mil habitantes.

De recordar que cerca de 25% da população, que reside no Alentejo, tem 65 anos ou mais. Uma realidade que justifica um apoio mais próximo juntos destas pessoas e daí a inclusão deste modelo de gestão que vai servir a região alentejana.

 

 

AS MAIS IMPORTANTES DO DIA