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Professores em protesto segunda-feira no Alentejo – RÁDIO TDS
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Educação

Professores em protesto segunda-feira no Alentejo

Veja locais e horas. Professores voltam aos protestos.

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Segunda-feira, na região Alentejo 

Em Luta pela Escola Pública

Integradas no calendário das ações que serão realizadas na abertura do ano letivo, os sindicatos que convergem na ação pela profissão e pela Escola Pública (ASPL, FENPROF, FNE, PRÓ-ORDEM, SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE e SPLIU) realizam na próxima segunda-feira, 11 de setembro, pelas 10:30 horas, ações de afixação de materiais (pendões e MUPIs) em todo o país, em locais públicos, nas escolas e sedes de agrupamento de escolas.

Estes materiais de informação e propaganda dirigem-se às comunidades educativas locais, alertando para a necessidade de mobilização em defesa da escola pública e, em particular, para a compreensão do problema da falta de professores que é consequência de políticas de desvalorização da profissão docente.

Complexificação dos processos de trabalho, com uma enorme burocratização do trabalho docente, falta de condições de trabalho, degradação de edifícios e dos equipamentos, insuficiente investimento na sua modernização, manutenção de uma  elevada precariedade laboral, baixos salários e baixas perspetivas de valorização das pensões de aposentação, destruição da carreira, incluindo, bloqueamento no acesso aos escalões de topo, elevado desgaste físico e psíquico, inexistência de um regime de gestão promotor da participação dos professores nos níveis de decisão e uma crescente dependência de “vontades” conjunturais das autarquias, entre outros aspetos, somam razões para que o número de jovens que querem ingressar na profissão docente seja muito reduzido, o que é uma ameaça para o futuro que tem de ser encarada com seriedade. Este é, hoje, sem dúvida, um dos grandes problemas que afetam todo o sistema educativo.

Locais de concentração:

  • Portalegre: Escola Secundária Mouzinho da Silveira
  • Évora: Escola Básica Manuel Ferreira Patrício (Malagueira)
  • Beja: Escola Básica Mário Beirão

Educação

A escola vai começar. 5 dicas para maior segurança.

Dicas ao nivel da segurança rodoviária

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Nacional

Cinco dicas para rever a matéria de segurança rodoviária

Com o início do período escolar assiste-se a um aumento do trânsito e, com isso, a necessidade de redobrar a atenção no transporte de crianças até à escola é maior.

  • Verificar o desgaste e a pressão dos pneus – Antes de sair de casa, além de verificar o estado geral do veículo, é importante termos atenção ao estado dos pneus. Afinal, as viagens de carro durante as férias com a respetiva bagageira mais cheia do que o habitual, podem resultar num maior desgaste daquele que é o único ponto de contacto do veículo com a estrada.
  • Recordar a importância do cinto de segurança – Tudo pronto para seguir até à escola? Vamos então rever a matéria e recordar aos passageiros mais jovens a importância de usar o cinto de segurança e como este ajuda a evitar males maiores em caso de acidente ou até de uma travagem mais repentina.
  • Ensinar o significado dos sinais de trânsito – Ao longo do caminho porque não aproveitarmos para ensinar o significado dos sinais de trânsito e para que estes servem? Dessa forma, estamos a contribuir para uma maior consciência do que é uma condução segura e preventiva junto dos mais jovens. Ao fim de algum tempo podemos sempre fazer verificar quais os sinais que já estão na ponta da língua!
  • Reduzir a velocidade perto de escolas – Sendo uma zona mais movimentada no início da manhã e final de tarde, devemos ter atenção redobrada à velocidade, bem como aos carros parados em segunda fila, sem esquecer as passadeiras, pois pode sempre aparecer de repente alguma criança detrás de algum veículo sem estarmos a contar.
  • Estacionar nos locais apropriados – Por vezes com a pressa, ou por falta de lugares disponíveis junto à escola, estacionamos em segunda fila ou em cima do passeio. Se não o fizermos, não só contribuímos para que o trânsito nessa rua possa fluir melhor como evitamos que os peões se tenham de desviar dos passeios e andem em zonas de maior risco. Já ao sair, atenção às manobras de marcha-atrás: devido à baixa estatura, as crianças são mais difíceis de se fazerem ver através dos retrovisores.

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Educação

Universidade de Évora preenche 95% das vagas na 1.ª fase

As vagas sobrantes da Universidade de Évora estarão a concurso, na 2ª fase do CNA, que decorre entre 28 de agosto e 05 de setembro.

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Évora

Universidade de Évora preenche 95% das vagas na 1.ª fase do CNA

São 1290 os novos estudantes colocados na Universidade de Évora (UÉ) através do Concurso Nacional de Acesso (CNA) 2023/24, o que significa que 95% das vagas foram preenchidas logo na 1ª fase, mantendo assim a tendência de crescimento
dos últimos anos. A UÉ foi escolhida como primeira opção por 98% dos estudantes colocados.

Neste ano letivo a UÉ disponibilizou 1357 vagas, distribuídas por 40 cursos de Licenciatura e Mestrado Integrado. Nos três últimos anos, o número de estudantes colocados na 1ª fase na Universidade de Évora tem vindo a aumentar, correspondendo a um crescimento acumulado de 30 % relativamente a 2020/2021.

“A Universidade de Évora está de parabéns” começa por referir Hermínia Vasconcelos Vilar, Reitora da UÉ, frisando que “com uma oferta formativa ampliada, com duas novas formações, e um número de vagas superior ao do ano letivo anterior, a Universidade de Évora distingue-se, não só por manter uma taxa de colocação de 95%, mas também pelo facto de ter sido uma das poucas universidades que aumentou o número de colocados na 1ªfase, numa conjuntura de diminuição em 4% do número de candidatos ao ensino superior”.

No ano em que se assinala o cinquentenário da criação do Instituto Universitário de Évora que permitiu o ressurgimento da Universidade de Évora em meados dos anos setenta do século passado, “estes resultados demonstram”, assegura a reitora da academia alentejana, “o dinamismo da instituição que atrai anualmente milhares de jovens provenientes de praticamente todos os distritos de Portugal Continental e Ilhas e de vários pontos do globo, com mais de 70 nacionalidades diferentes representadas na comunidade estudantil.

É, de facto, um ambiente de formação singular, que proporciona aos estudantes uma experiência cultural enriquecedora numa
universidade orgulhosa da sua história, mas sobretudo preocupada com o futuro e com a formação das novas gerações.”

A crescente procura da Universidade de Évora comprova, ainda, “o reconhecimento desta instituição que se pauta pela qualidade dos ensinos em todos os ciclos de formação, onde a aposta recente na área da Saúde, afirmada neste ano letivo com o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas ou em áreas emergentes, como a Inteligência Artificial e Ciência de Dados, a par do investimento contínuo na consolidação das outras áreas com competências instaladas e reconhecidas, confluem numa estratégia consistente ao nível da formação, que acompanha as mudanças incontornáveis da atualidade”.

Para Hermínia Vasconcelos Vilar, “o Alentejo é uma região de futuro” ao apresentar “potencialidades estratégicas capazes de potenciar sobremaneira o país numa economia assente no desenvolvimento sustentável e na coesão do território e onde a Universidade de Évora se assume como um protagonista dessa transformação, respeitando e valorizando a história e o vasto património material e imaterial que conferem a esta região uma identidade e autenticidade diferenciadoras ao nível internacional”.

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ALCÁCER DO SAL

Alcácer do Sal: Sala de Snoezelen registou 198 utilizações.

Instalada na Escola Básica Pedro Nunes, a Sala de Snoezelen funciona em horário ininterrupto das 9h às 17h, nos dias úteis.

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Alcácer do Sal

Sala de Snoezelen registou 198 utilizações até ao início de junho

No período compreendido entre janeiro e o início do mês de junho de 2023, a Sala de Snoezelen de Alcácer do Sal registou 198 utilizações, número que demonstra um interesse significativo por parte das entidades parceiras e que reflete a importância deste espaço para a promoção do bem-estar e qualidade de vida da comunidade. A procura reflete-se principalmente na faixa etária infantojuvenil, tanto em contextos preventivos como terapêuticos.

Instalada na Escola Básica Pedro Nunes, a Sala de Snoezelen funciona em horário ininterrupto das 9h às 17h, nos dias úteis, contando com o apoio contínuo da Câmara Municipal de Alcácer do Sal através da intervenção de uma técnica de Psicomotricidade, uma mais-valia sobretudo para as entidades que não possuem formação para acompanhamento dos seus utentes neste espaço.

De entre as entidades parceiras que receberam a oferta formativa por parte do Município para frequentarem a Sala de Snoezelen, destaca-se a presença regular e/ou ocasional das seguintes: Associação para o Desenvolvimento do Torrão (ADT), mais especificamente através da resposta social do Centro para a Promoção da Saúde Mental “Passo a Passo”; Centro Social Paroquial do Torrão;  Centro Social de Santa Susana;  Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal, mais especificamente Centro de Educação Pré-Escolar de Alcácer, Escola Básica Pedro Nunes e Escola Secundária; Equipa Local de Intervenção Precoce de Alcácer do Sal; Gabinete de Psicologia, resposta do Município de Alcácer do Sal.

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Educação

Professores em protesto, em Évora.

Protestos marcados para as 12h00 e 15h00

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Greve de Professores e Educadores no distrito de Évora

3 de maio

É já esta quarta feira que os professores e os educadores do distrito de Évora estarão em greve, a partir das 12h00.

12h.00 – concentração junto ao Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira (escola sede),

15h.00 – concentração na Praça do Giraldo, em Évora.

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Educação

Deputados felicitam futura Universidade Politécnica de Portalegre

O Parlamento aprovou hoje a possibilidade de concessão do grau de Doutor pelos Politécnicos, bem como a existência, no quadro do sistema de ensino superior, de Universidades Politécnicas.

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Deputados socialistas eleitos pelo Alto Alentejo saúdam possibilidade de os Politécnicos ministrarem doutoramentos e felicitam a futura Universidade Politécnica de Portalegre

Universidade Politécnica de Portalegre

O Parlamento aprovou hoje a possibilidade de concessão do grau de Doutor pelos Politécnicos, bem como a existência, no quadro do sistema de ensino superior, de Universidades Politécnicas.

Estas duas medidas, consagradas desde já na Lei de Bases do Sistema Educativo, serão alvo de regulamentação futura pelo RJIES.

Paralelamente, o diploma estabelece também que os institutos politécnicos podem utilizar a designação Polytechnic University para fins de internacionalização.

O Instituto Politécnico de Portalegre tem assumido um papel decisivo na democratização do acesso ao ensino superior e na formação de adultos, através da diversificação e inovação da sua oferta formativa, e tem sido fonte de coesão territorial, pela relação privilegiada que construiu com o tecido empresarial, com as instituições, com as autarquias e os diversos sectores da sociedade.

A possibilidade de outorgarem doutoramentos e alterarem a designação irá intensificar a transferência de conhecimento para o território, fixar pessoas e talento, atrair mais alunos nacionais e internacionais e mais receitas próprias.

Os Deputados do PS eleitos pelo círculo eleitoral de Portalegre, Eduardo Alves e Ricardo Pinheiro, saúdam estas alterações aprovadas pelo Parlamento, que tiveram o seu empenho pessoal e político, e felicitam a futura Universidade Politécnica de Portalegre.

 

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Artes

Alunos de Cante e Viola Campaniça ‘dão cartas’ na RTP

Alunos do Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso de São Martinho das Amoreiras, Odemira.

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Alunos do Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso de São Martinho das Amoreiras

Vencem eliminatória do concurso “Temos Artista – Especial Tradições”, do programa “Praça da Alegria”

Um grupo de alunos do Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso de São Martinho das Amoreiras, acompanhados pelo coordenador do centro, o músico Pedro Mestre, e pelos monitores Carlos Loução e José Diogo Bento, participou, no dia 23 de fevereiro, no concurso Temos Artista – Especial Tradições, no programa Praça da Alegria da RTP1, tendo vencido a eliminatória e passando para a fase seguinte do concurso.

Os jovens oriundos das Freguesias de São Martinho das Amoreiras, Luzianes-Gare, Santa Clara-a-Velha e Sabóia, interpretaram dois temas da música tradicional alentejana, acompanhados pelas Violas Campaniças, em representação do projeto que tem sede na Freguesia de São Martinho das Amoreiras, no Concelho de Odemira.

A próxima eliminatória terá lugar no dia 7 de março, onde os jovens estarão novamente em direto no programa “Praça da Alegria” da RTP 1.

O Centro de Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso de São Martinho das Amoreiras resulta de um consórcio entre o Município de Odemira, a Freguesia de São Martinho das Amoreiras, a Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare e Casa do Povo de São Martinho das Amoreiras, tendo como objetivo a preservação da Viola Campaniça e do Cante de Improviso, o Despique e o Baldão. 

Com a coordenação do músico Pedro Mestre, as atividades do Centro de Valorização prendem-se com o ensino do toque da Viola Campaniça, em aulas pós-laborais e no ensino nas escolas básicas dos agrupamentos de Colos, Sabóia e São Teotónio, na dinamização de oficinas de construção de Violas Campaniças e na dinamização de oficinas de Cante de Improviso, Baldão e Despique, com o objetivo da sua divulgação e preservação.

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Educação

Politécnico de Portalegre integra consórcio sobre o Hidrogénio

Presidente do Politécnico de Portalegre, Luís Loures, assinou o contrato de consórcio da parceria do projeto Mobilizador – H2DRIVEN

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Politécnico de Portalegre integra consórcio

Agenda mobilizadora para o Hidrogénio

O Presidente do Politécnico de Portalegre, Luís Loures, assinou o contrato de consórcio da parceria do projeto Mobilizador – H2DRIVEN, financiado pelo PRR, e no qual o Politécnico de Portalegre é um dos parceiros de I&DT.

O projeto liderado pela EFACEC tem como objetivos a proposta de implementação e valorização de uma nova cadeia de valor na área dos electro-combustíveis verdes em Portugal, com capacidade para concepção, desenvolvimento e produção de H2 verde, CO2 biogénico e electro-metanol, assumindo-se como plataforma agregadora e indutora de novas competências em diferentes áreas disciplinares e em tecnologias disruptivas, pretendendo reduzir, até 2027, um total de emissões de 105 kton/CO2 (ano), com um investimento superior aos 300 M€.

O Politécnico irá colaborar mais diretamente num dos projetos relacionado com avaliação da utilização de um fluxo de ar enriquecido em oxigénio para alimentar a caldeira de biomassa realizando estudos experimentais nos equipamentos instalados no laboratório industrial do Politécnico de Portalegre situado na BioBIP-Bioenergy.

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Autarquias

Autarquia de Alcácer apoia estudantes do concelho

Município concedeu a 187 alunos

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Estudantes e famílias do concelho apoiados

Câmara Municipal de Alcácer do Sal

Reconhecendo a importância da educação e formação das crianças e jovens do concelho, e o esforço tamanho que tal representa para as famílias, a Câmara Municipal de Alcácer do Sal tem nesta uma área prioritária de intervenção.

No ano letivo de 2021/2022, a nível de auxílios económicos diretos, a Ação Social Escolar do Município concedeu a 187 alunos apoio nas refeições diárias, dividido por escalões A e B, com os valores de 1,46 euros e 0,73 euros respetivamente. Destes 187 alunos, 61 integravam o ensino pré-escolar e 126 o 1.º ciclo do ensino básico.

A Ação Social Escolar traduziu-se também na atribuição de vales para a aquisição de material escolar tanto no pré-escolar como no 1.º ciclo, repartidos pelos escalões A e B, o que totalizou um investimento de 4.140,00 euros.

No mesmo ano letivo foram atribuídas 29 bolsas de estudo a jovens residentes no concelho a frequentar Cursos Técnicos Superiores, Profissionais e Mestrados, um apoio que ascendeu ao valor de 70.682,83 euros.

A estes auxílios económicos diretos somam-se ainda outros apoios, tais como as Atividades de Animação e Apoio à Família, Componente de Apoio à Família, oferta de cadernos de atividades e mochilas ao 1.º ciclo, carregamento de passes de transportes escolares e contratualização e asseguramento de circuitos especiais.

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Educação

Professor de Serpa vai à manifestação de bicicleta.

O professor Carlos Azedo conta partir às 6 horas da manhã e seguirá o seguinte percurso: Beja-7h / Canal Caveira, paragem para o pequeno almoço-9.30h / Grandola-11h /Troia-12h / Setúbal-13.30 / Cacilhas- 14.30h.

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Professor de Serpa volta a fazer a viagem em bicicleta até Lisboa para participar na Manifestação Nacional de Professores

“15 anos depois e tudo na mesma!”

O professor da Escola Secundária de Serpa, Carlos Azedo, desloca-se à Manifestação Nacional dos Professores no dia 11 de fevereiro viajando de Serpa a Lisboa em bicicleta.

O professor Carlos Azedo conta partir às 6 horas da manhã e seguirá o seguinte percurso: Beja-7h / Canal Caveira, paragem para o pequeno almoço-9.30h / Grandola-11h /Troia-12h / Setúbal-13.30 / Cacilhas- 14.30h.

Em 2008 o professor Carlos Azedo efetuou uma viagem semelhante para participar na Manifestação Nacional de Professores. Agora, com 62 anos, volta a participar noutra Manifestação com o lema: “15 anos depois e tudo na mesma!”.

Esta viagem tem por missão conquistar a SIMPATIA da opinião pública para a causa dos professores: “acho que sou a pessoa ideal para tal missão: trabalhador, desportista, e outras coisas…. No entanto, não é a SIMPATIA que nos paga as contas!”

Um dos aspetos que quer denunciar é o facto de a escola ter-se tornado numa PEDOCRACIA=PEDAGOGIA BUROCRÁTICA, onde reina a inconsequência dos atos.

É impensável qualquer docente acompanhar a avalanche de papéis que chegam à escola, e-mails a toda a hora e projetos e mais projetos incongruentes.

A degradação das condições de trabalho dos professores verifica-se, entre outros aspetos, na estagnação dos seus salários desde 2009 e na perda de poder de compra que já atinge os 25%.

Nesse ano um professor em início de carreira ganhava 2 salários mínimos, hoje ganha 1,5. Outro problema é a precaridade e a instabilidade laboral, levando os mesmos a ter de percorrer todo o país durante muitos anos até conseguir efetivar numa escola – é a conhecida “casa às costas”.

Neste momento o Ministério da Educação tem uma nova proposta, que se for aprovada levará a instabilidade também aos professores mais velhos que já estão efetivos numa escola.

Todos aqueles professores que tiverem insuficiência de componente letiva poderão ter de lecionar em várias escolas em 4 ou 5 concelhos (os novos QZP). Portanto, o professor transformar-se-á num “caixeiro viajante do ensino”, sem que o Ministério da Educação queira pagar os custos da deslocação e o desgaste emocional que esta situação acarreta.

O futuro do país está em causa, pois a profissão de professor deixou de ser atrativa. Quem vão ser os professores do futuro?

Neste momento faltam já milhares de professores nas escolas e baixou-se a fasquia da formação dos poucos que estão a chegar neste momento às escolas.

Outro aspeto de cariz local que pretende denunciar é o facto de a Escola Secundária de Serpa estar muito degradada, aguardando obras há dezenas de anos.

A paixão pela educação desapareceu e uma prova disso é o facto das despesas do Estado na Educação em % do PIB terem baixado de 6,7% em 2010 para 4,5% em 2019. No interior do país esta situação é ainda mais gritante, demostrativa da indiferença a que é votado.

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Educação

Reclamações contra o Ministério da Educação subiram 400%

Ministério da Educação é uma das entidades públicas com uma boa performance pelo Índice de Satisfação obtido, que está avaliado pelos consumidores em 70.7 (em 100), já a Taxa de Resposta é de 85,5%. 

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Portal da Queixa

Escolas fechadas, alunos sem aulas e pais desesperados.

Estes são os efeitos da greve dos professores que decorre há mais de um mês, por todo o país. Pais e encarregados de educação estão indignados com os vários constrangimentos que a situação está a gerar.

Ao Portal da Queixa chegaram, desde o início do ano, inúmeras reclamações contra o Ministério da Educação, um aumento na ordem dos 400% em relação ao período homólogo.

O Portal da Queixa observou um aumento significativo do número de reclamações dirigidas ao Ministério da Educação (ME). Entre os dias 1 de janeiro e 8 de fevereiro deste ano, as reclamações contra a tutela registaram um crescimento na ordem dos 400%, em comparação com o período homólogo.

Segundo a análise efetuada, mais de 50% das queixas recebidas este ano estão relacionadas com a greve dos docentes e com os constrangimentos resultantes da situação de paralisação que tem vindo a afetar alunos, pais e encarregados de educação.

Sobre os principais motivos das reclamações dirigidas ao ME em 2023, aferiu-se que 53% aponta a greve dos professores e o impasse gerado com a tutela como a causa do problema relatado e 34% das queixas refere-se à falta de professores para lecionar.

Casos relatados no Portal da Queixa

Os casos registados no Portal da Queixa são reveladores dos constrangimentos sentidos por pais e encarregados de educação na sequência das greves realizadas de norte a sul do país.

Na reclamação apresentada, Juliana Antunes aponta os “prejuízos” – para crianças e famílias – da falta de capacidade negocial do ministério com os professores: “As constantes greves decorrentes da insatisfação dos Professores e Auxiliares Educacionais estão a afetar gravemente a nossa família e outras tantas, impedindo-nos de realizar as nossas atividades profissionais e prejudicando a formação das crianças.

Rui Louro é outro pai indignado com o “exagero de greves realizadas”: “Informo que já considero um exagero a quantidade de dias úteis utilizados para as greves que temos assistido no âmbito da educação. Tenho uma filha num JI (Almada, Setúbal) e onde as constantes greves realizadas já começam a roçar o exagero a tremenda dificuldade em gerir o dia a dia profissional dos pais.

Já Paulo Ferreira queixa-se ao Ministério da Educação de não estarem a ser cumpridos os serviços mínimos obrigatórios decretados e denuncia: “Face ao exposto serve o presente para informar a V.Ex,ª que Agrupamento de Escolas de Viela não tem cumprido os serviços mínimos obrigatórios decretado na alínea f) do nº 2 do Artigo 357º do Código do Trabalho, podendo desta forma comprometer o socorro e assistência a pessoas e bens.”

De acordo com os dados do Portal da Queixa, o número das reclamações dirigidas ao Ministério da Educação tem vindo a registar uma variação crescente. Em 2021, foram apresentadas 332 reclamações e, no ano passado, foram registadas 357 queixas.

De referir ainda que, os indicadores na plataforma revelam que o Ministério da Educação é uma das entidades públicas com uma boa performance pelo Índice de Satisfação obtido, que está avaliado pelos consumidores em 70.7 (em 100), já a Taxa de Resposta é de 85,5%.

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