A escola vai começar. 5 dicas para maior segurança.

Estimated read time 2 min read

Nacional

Cinco dicas para rever a matéria de segurança rodoviária

Com o início do período escolar assiste-se a um aumento do trânsito e, com isso, a necessidade de redobrar a atenção no transporte de crianças até à escola é maior.

  • Verificar o desgaste e a pressão dos pneus – Antes de sair de casa, além de verificar o estado geral do veículo, é importante termos atenção ao estado dos pneus. Afinal, as viagens de carro durante as férias com a respetiva bagageira mais cheia do que o habitual, podem resultar num maior desgaste daquele que é o único ponto de contacto do veículo com a estrada.
  • Recordar a importância do cinto de segurança – Tudo pronto para seguir até à escola? Vamos então rever a matéria e recordar aos passageiros mais jovens a importância de usar o cinto de segurança e como este ajuda a evitar males maiores em caso de acidente ou até de uma travagem mais repentina.
  • Ensinar o significado dos sinais de trânsito – Ao longo do caminho porque não aproveitarmos para ensinar o significado dos sinais de trânsito e para que estes servem? Dessa forma, estamos a contribuir para uma maior consciência do que é uma condução segura e preventiva junto dos mais jovens. Ao fim de algum tempo podemos sempre fazer verificar quais os sinais que já estão na ponta da língua!
  • Reduzir a velocidade perto de escolas – Sendo uma zona mais movimentada no início da manhã e final de tarde, devemos ter atenção redobrada à velocidade, bem como aos carros parados em segunda fila, sem esquecer as passadeiras, pois pode sempre aparecer de repente alguma criança detrás de algum veículo sem estarmos a contar.
  • Estacionar nos locais apropriados – Por vezes com a pressa, ou por falta de lugares disponíveis junto à escola, estacionamos em segunda fila ou em cima do passeio. Se não o fizermos, não só contribuímos para que o trânsito nessa rua possa fluir melhor como evitamos que os peões se tenham de desviar dos passeios e andem em zonas de maior risco. Já ao sair, atenção às manobras de marcha-atrás: devido à baixa estatura, as crianças são mais difíceis de se fazerem ver através dos retrovisores.

AS MAIS IMPORTANTES DO DIA