ÉVORA
Câmara de Évora diz que apoiou o CENDREV em mais de 800 mil euros em 2025.
Mais de meio milhão de euros foram de manutenção do Teatro Garcia de Resende.
Município de Évora esclarece apoio ao CENDREV e reforça compromisso com a cultura
Câmara de Évora diz não estar em causa apoio ao CENDREV mas sim ‘regras de transparência’
A autarquia, em comunicado enviado à TDS, esclarece que “não está em causa o apoio ao CENDREV nem a continuidade da atividade da companhia, mas sim a aplicação de regras de transparência e equidade aos apoios municipais à atividade cultural.
E adianta: “O regulamento atualmente em vigor data de 2011 e será revisto com a participação dos agentes culturais, tendo o Município assumido que o montante global destinado à cultura não será reduzido face ao ano anterior.”
Em causa está a redução de 22% no apoio sustentado ao CENDREV para 2026 que resulta da aplicação desse novo modelo de
distribuição e não de uma decisão dirigida à companhia.
A autarquia esclarece que em 2025, para além dos 87 mil euros de apoio pecuniário, a Câmara suportou cerca de 530 mil euros em encargos relacionados com o Teatro Garcia de Resende e com a atividade da companhia, incluindo instalações, palco, Salão Nobre, eletricidade, água, seguros, divulgação, recursos humanos e trabalho extraordinário.
A este valor são somados os 200 mil euros que representa 50% da candidatura (aprovada) à Rede de Teatros e de Cineteatros Portugueses.
Contas feitas, segundo a autarquia de Évora, em 2025, o apoio ao CENDREV foi superior a 800 mil euros.
O CENDREV deu hoje uma conferência de imprensa em que afirmou que a autarquia deve 2 tranches relativas ao apoio deste ano. No comunicado da câmara de Évora não é referido se o valor vai ou não ser regularizado.
Segundo os dados de 2025 ,adiantados pela autarquia, a bilheteira do CENDREV, representou apenas cerca de 14 mil euros, dos quais 94% revertem para a companhia.
Divulgados os números a câmara de Évora entende que “existe margem para aumentar significativamente a capacidade de atração de público e o retorno de bilheteira”, para reforçar a “sustentabilidade da companhia e de maximizar o retorno do investimento público.”
Está prevista para a próxima semana uma reunião para analisar as dificuldades identificadas hoje aos jornalistas e procurar soluções.
Será também revista a relação protocolar relativa ao Teatro Garcia de Resende, num processo que deverá envolver o CENDREV.


You must be logged in to post a comment Login