Últimas:
Inaugurada Unidade de Saúde de São Cristóvão – RÁDIO TDS
Siga-nos

Educação

Inaugurada Unidade de Saúde de São Cristóvão

“Uma aposta séria da Junta e do Município para prestar um excelente serviço à população”

Publicado

em

Inauguração da nova Unidade de Saúde de São Cristóvão

“Uma aposta séria da Junta e do Município para prestar um excelente serviço à população”

Foram inauguradas na sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024, as novas instalações da Unidade de Saúde de São Cristóvão. Esta foi uma intervenção articulada entre a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e a Junta de Freguesia de S. Cristóvão, que teve lugar num edifício municipal, anteriormente cedido à Junta de Freguesia.

Tratou-se de um investimento de cerca de 19 mil euros, executado pela Junta de Freguesia e suportado a 100% pela Câmara Municipal, que permitirá à população de S. Cristóvão receber cuidados de saúde primários num espaço adequado, de qualidade e condigno conforme vinham reivindicando há muitos anos! É de enaltecer a colaboração, em todo o processo, da ARS Alentejo, que esteve sempre na retaguarda da intervenção realizada, prestando o apoio técnico necessário.

Para além do Presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, e do Presidente da Junta de Freguesia de São Cristóvão, Vasco Picaró, estiveram presentes nesta inauguração, a montemorense Maria Filomena Mendes, Presidente do Conselho Diretivo da ARS Alentejo, IP, e Vítor Fialho, Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central, EPE. Para além da população, marcaram também presença na iniciativa o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Henrique Lopes, e os vereadores Sílvia Santos e António Pinto Xavier.

Olímpio Galvão referiu que este é “um dia feliz para a freguesia de São Cristóvão e para o concelho de Montemor-o-Novo”, numa operação que “vem dar excelentes condições para as pessoas terem acesso aos cuidados de saúde primários, acrescentando que esta é “uma aposta séria da Junta e do Município para prestar um excelente serviço à população”.

Vasco Picaró era também ele um homem tremendamente satisfeito pois “atingimos aqui um marco importante, uma melhoria significativa a nível do serviço de saúde, tanto para os profissionais de saúde como para os utentes, com todas as condições de conforto e acessibilidade para uma prestação de serviço de excelência”.

Maria Filomena Mendes explicou que “esta é a primeira inauguração que temos, no âmbito das novas construções e requalificações financiadas pelo PRR”, sendo “muito gratificante começar a ver os resultados de todo este trabalho e todo este empenho, porque efetivamente quem está próximo das populações são as Câmaras e as Juntas de Freguesia”. A Presidente do Conselho Diretivo da ARS Alentejo deixou um forte agradecimento à Câmara Municipal pelo “empenho neste processo de descentralização e também de requalificação destes espaços”, mas também à Junta de Freguesia, “que fez um trabalho absolutamente excecional”.

Vítor Fialho, por sua vez, disse que a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central, “vai tentar corresponder às expetativas da população, pelas instalações criadas, trazer os médicos necessários e suficientes, para que haja um bom acompanhamento da população do ponto de vista médico”.

A Unidade de Saúde de S. Cristóvão, vai ter ainda outra intervenção, no âmbito da candidatura a PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, já aprovada, que será sobretudo ao nível da eficiência energética, num investimento de 67 mil euros.

Este trabalho de proximidade vai de encontro àquilo que a população destas freguesias há muito lutava. O Município acredita que será também um forte incentivo à fixação de pessoal médico no nosso concelho. Motivo de alegria para todos!

Continuar a ler
Publicidade
x
error: O conteúdo está protegido!!