IPBeja comemora 44 anos de existência

Estimated read time 3 min read

Beja

IPBeja comemora 44o aniversário a 7 de novembro

O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) irá comemorar, no próximo dia 7 de novembro, o seu 44o
aniversário, assinalando a Abertura Solene do Ano Letivo 2023/24. Em 2023, o Dia do IPBeja, contará com a Oração de Sapiência pelo Doutor Vasco Matos Trigo e a inauguração da exposição do ilustrador e ex- aluno do IPBeja, Hélder Oliveira.

Com início marcado para as 14:15 horas, a Cerimónia de Comemoração do Dia do IPBeja vai realizar-se no auditório I do IPBeja, localizado no Edifício da Presidência – Serviços Comuns I.

A abertura solene conta com as intervenções da Sra. Presidente da Associação Académica, Lígia Maldonado, do Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal, Rui Marreiros em Substituição do Sr. Presidente, da Sra. Presidente do Conselho Geral do IPBeja, Sra. Professora Doutora Ana Escoval e da Sra. Presidente do Instituto Politécnico de Beja, Professora Doutora Fátima Carvalho.

Segue-se, pelas 15:20 horas, a oração de sapiência subordinada ao tema “Comunicação de Ciência”, proferida pelo Doutor Vasco Matos Trigo, jornalista profissional (rádio, televisão, imprensa) desde 1984 e, desde 2001, também professor de jornalismo nos institutos do Ensino Superior.

A cerimónia conta, ainda, com a entrega de bolsas e prémios escolares a alunos, bem como, a Homenagem a funcionários pelos 25 anos de serviço no IPBeja e, ainda, a Homenagem pela aposentação em 2023.

A anteceder o encerramento da sessão solene, haverá um momento musical pelo Poli’Cante – Grupo Coral de Cante Alentejano do IPBeja.

Às 17:00 horas, será inaugurada na Galeria AoLado do IPBeja, a exposição de ilustração de Hélder Oliveira, ex-aluno do Curso de Professores do Ensino Básico / variante de Educação Visual e Tecnológica na Escola Superior de Educação de Beja, que concluiu em 1996.

O convite para a exposição surge na sequência do projeto “Skills 4 Pós-Covid – Receção aos novos estudantes”, que o Hélder Oliveira abraçou desde o primeiro instante, na qual o artista caracteriza, através de ilustrações, seis personas que representam alunos do IPBeja com diferentes características.

Na exposição, além destas imagens criadas para o IPBeja, podem, também, ser apreciados outros trabalhos do ilustrador que colabora com o Expresso e a SIC, entre outros.

AS MAIS IMPORTANTES DO DIA