Últimas:
Workshop sobre alterações climáticas no Alentejo e em Cabo Verde. – TDS
Siga-nos

Agricultura

Workshop sobre alterações climáticas no Alentejo e em Cabo Verde.

O principal objetivo deste evento é fortalecer as redes de cooperação estratégica entre agentes económicos locais para melhorar as suas actividades, produtos e serviços.

Publicado

em

Beja

“Alentejo XXI promove workshop em Beja sobre combate às alterações
climáticas no Alentejo e em Cabo Verde”

A Alentejo XXI – Associação de Desenvolvimento Integrado do Meio Rural, de Beja, em colaboração com o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL), convida todos os interessados a participar no workshop intitulado por “Combate às alterações climáticas – Experiências de Cabo Verde e Alentejo”.

A sessão irá decorrer no próximo dia 19 de junho de 2024, quarta-feira, pelas 14h00, no Auditório da Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA), em Beja, e com transmissão ao vivo pelo YouTube.

O evento pretende abordar os desafios climáticos nas duas áreas geográficas, e dar a conhecer a gestão territorial e as boas práticas que estão a ser desenvolvidas para os enfrentar, nomeadamente ao nível da produção agrícola e produção animal.

No mês em que se assinalam os Dias Mundiais do Ambiente (5 junho) e do Combate à Seca e à Desertificação (17 de junho), ambos proclamados pelas Nações Unidas, com o objetivo de ligar o meio ambiente e o desenvolvimento, à gestão sustentável da terra, promovendo a consciencialização pública, pretende-se com este workshop proporcionar um espaço de partilha de experiências entre Cabo Verde e o Baixo Alentejo, extensível ao Algarve Central, promovendo o debate sobre estratégias eficazes para enfrentar os desafios climáticos com foco na gestão territorial e nas áreas agrícolas, e no seu desenvolvimento sustentável.

Através da participação de especialistas e empresários das duas latitudes, serão discutidas estratégias de adaptação e mitigação às alterações climáticas abordando práticas sustentáveis ao nível do solo, dos sistemas de produção animal, da produção agroflorestal e mitigação dos efeitos no montado, entre outras. Serão apresentados casos concretos de projetos implementados e replicáveis, bem como ferramentas atuais, e futuras, exploradas para o combate climático.

O principal objetivo deste evento é fortalecer as redes de cooperação estratégica entre agentes económicos locais para melhorar as suas actividades, produtos e serviços. Além de pretender capacitar agentes de desenvolvimento local de Cabo Verde, através de estratégias e promoção de marketing dos territórios, dos produtos envolvidos na cooperação e dos agentes locais, como forma de favorecer a atratividade turística.

x
error: O conteúdo está protegido!!