Inteligência artificial chega ao Hospital de Beja

Estimated read time 2 min read

Hospital de Beja

Atendimento telefónico

No âmbito de um percurso para a transição digital e de melhoria na acessibilidade da comunicação com os utentes, o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, EPE, apresenta o atendimento telefónico automático com base na inteligência artificial.

O processo de instalação deste sistema, iniciado no Serviço de Admissão de Doentes do Hospital José Joaquim Fernandes, será alargado para os restantes Serviços deste hospital e também para os Centros de Saúde durante as próximas semanas.

Quais os benefícios que o atendimento por voicebot traz para os utentes quando efetuam o contacto com o Hospital?

Na prática, este novo atendimento digital, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, promove mais agilidade e dinamismo, realizando a assistência à pessoa que liga para a ULSBA com menor tempo de espera, garantindo que todas as chamadas são atendidas e devidamente encaminhadas.

Caso as linhas telefónicas dos Serviços da ULSBA estejam impedidas ou não sejam atendidas por um profissional, o atendimento automático é acionado, solicitando ao utente a sua identificação e o motivo do contacto. A informação é registada e imediatamente direcionada para os serviços competentes que, no próprio dia ou com brevidade, dão resposta ao pedido efetuado pelo utente. Por isso, para que este processo seja mais fluído, fiável e próximo, é importante lembrar os utentes da importância de manter os dados pessoais sempre atualizados junto dos balcões administrativos da ULSBA.

Outra vantagem importante é que o sistema entende todas as mensagens de voz, mesmo aquelas em que existe algum ruído ou barulho de fundo, mantendo um bom padrão de atendimento.