Deputados socialistas eleitos pelo Alto Alentejo saúdam possibilidade de os Politécnicos ministrarem doutoramentos e felicitam a futura Universidade Politécnica de Portalegre
Universidade Politécnica de Portalegre
O Parlamento aprovou hoje a possibilidade de concessão do grau de Doutor pelos Politécnicos, bem como a existência, no quadro do sistema de ensino superior, de Universidades Politécnicas.
Estas duas medidas, consagradas desde já na Lei de Bases do Sistema Educativo, serão alvo de regulamentação futura pelo RJIES.
Paralelamente, o diploma estabelece também que os institutos politécnicos podem utilizar a designação Polytechnic University para fins de internacionalização.
O Instituto Politécnico de Portalegre tem assumido um papel decisivo na democratização do acesso ao ensino superior e na formação de adultos, através da diversificação e inovação da sua oferta formativa, e tem sido fonte de coesão territorial, pela relação privilegiada que construiu com o tecido empresarial, com as instituições, com as autarquias e os diversos sectores da sociedade.
A possibilidade de outorgarem doutoramentos e alterarem a designação irá intensificar a transferência de conhecimento para o território, fixar pessoas e talento, atrair mais alunos nacionais e internacionais e mais receitas próprias.
Os Deputados do PS eleitos pelo círculo eleitoral de Portalegre, Eduardo Alves e Ricardo Pinheiro, saúdam estas alterações aprovadas pelo Parlamento, que tiveram o seu empenho pessoal e político, e felicitam a futura Universidade Politécnica de Portalegre.