Últimas:
Racismo e Bullying em escola de Grândola. (notícia TDS) – RÁDIO TDS
Siga-nos

Sociedade

Racismo e Bullying em escola de Grândola. (notícia TDS)

Alegada vítima é um aluno de 14 anos.

Publicado

em

Racismo e Bullying

Vítima é um rapaz de 14 anos de idade

Um aluno, de 14 anos, da Escola Básica D.Jorge de Lencastre, em Grândola, terá sido vítima de Racismo e Bullying.

O episódio terá acontecido, em ambiente escolar, na última quinta feira.

O alegado agressor é um outro aluno, de 13 anos, do 6º ano, e terá feito um ‘mata leão’ . O aluno acabou por ser transportado para as Urgências da Unidade Hospitalar tendo, segundo apurou a TDS, ficado a usar um colar cervical.

A vítima terá sido ainda chamado de ‘preto’ e de ‘macaco’.

Segundo os familiares da vítima o alegado autor das agressões já tem vários registos de agressões, em ambiente escolar, contra outras alunas.

A escola é acusada de não ter acionado os meios habituais como a ‘Escola Segura’ da GNR tendo os familiares apresentado queixa no posto da GNR, um dia depois, em Grândola.

Em forma de protesto os pais do jovem agredido estão a promover uma concentração junto da escola.

Crime

Jovens de 17 e 18 anos detidas em Évora por furto

Vão ser presentes a primeiro interrogatório

Publicado

em

Évora

Duas mulheres detidas por furto

O Comando Distrital de Évora da PSP informa que, ontem, cerca das 14.00H, numa artéria da cidade de Évora, duas mulheres de 17 e 18 anos de idade entraram num estabelecimento de perfumaria, tendo furtado do mesmo diversas embalagens de perfumes, no valor de 468,10 euros, colocando-se de imediato em fuga.

Alertada a PSP para a ocorrência, foi possível ao efetivo no terreno localizar as autoras do ilícito, sendo-lhes efetuada uma revista que levou à deteção dos objetos do furto e respetiva apreensão.

Foi ainda possível identificar as mesmas como autoras de outro furto ocorrido no dia de ontem, noutro estabelecimento, também desta cidade, local de onde furtaram várias roupas que igualmente lhes foram apreendidas.

As duas mulheres foram detidas e são hoje presentes a 1.º interrogatório judicial.

Continuar a ler

Crime

Notícia TDS: Tiroteio em Évora atinge criança

Menino livre de perigo. Autores dos disparos em fuga.

Publicado

em

Évora | Exclusivo TDS|

Criança atingida

Um rapaz de 14 anos foi hoje atingido com estilhaços de disparos feitos a partir de uma viatura em movimento.

Segundo informação oficial, dada à TDS, a criança foi atingida por estilhaços não tendo sido transportada para a Unidade Hospitalar.

A ocorrência aconteceu numa rua do Bairro de Nossa Senhora da Saude, em Évora, durante o final da manhã.

Uma viatura ainda não identificada terá passado junto a uma habitação e feito vários disparos.

Questões entre familias estarão na origem dos disparos.

A viatura colocou-se em fuga e a PSP está a tentar localizar os autores dos disparos.

A ocorrência está entregue à Policia Judiciaria aonde estão a decorrer interrogatórios.

(noticia em desenvolvimento)

Continuar a ler

ODEMIRA

Odemira assinala Dia Mundial do Turismo

Veja programação

Publicado

em

Foto: TDS

Odemira

Dia Mundial do Turismo

O Município de Odemira vai assinalar o Dia Mundial do Turismo, dia 27 de setembro, através de conjunto de atividades gratuitas para o público residente e turistas, sublinhando a importância do turismo para a economia local.

Para assinalar a data, serão promovidas degustações de produtos locais e agradáveis passeios de barco realizados por operadores marítimo-turísticos locais.

Nos Postos de Turismo do concelho, entre as 09.00 e as 13.00 horas e entre as 14.00 e as 17.00 horas, os visitantes poderão provar os melhores produtos da região. No Posto de Turismo de Odemira, podem ser degustados licores e chocolates e o Posto de Turismo da Zambujeira do Mar oferece a provar pão, compotas, patês e mel. Já no Posto de Turismo de Vila Nova de Milfontes, poderá encontrar medronho e alconcoras, doce típico do interior do concelho.

O Posto de Turismo do Almograve dá as boas-vindas a todos os visitantes que queiram provar vinho, pão e queijo.

O Dia Mundial do Turismo em Odemira será ainda comemorado com passeios de barco ao sabor da maré. A partir do Polo Náutico de Santa Clara-a-Velha, tem início às 10.00 horas um passeio na Albufeira de Santa Clara. Pelas 11.30 horas, poderá embarcar no Polo Náutico de Vila Nova de Milfontes para a ligação fluvial entre a vila e Odemira, a que se seguirá às 12.00 horas e no mesmo local um passeio ao Moinho de Maré.

Durante a tarde está agendado um passeio de três horas até ao cais da Casa Branca, cujo ponto de encontro está marcado para as 14.00 horas no Polo Náutico de Vila Nova de Milfontes. Para fechar o dia de comemoração, a ligação fluvial entre Odemira e Vila Nova de Milfontes poderá ser feita a partir das 15.00 horas, com embarque no Polo Náutico de Odemira. Haverá transporte dos participantes a partir do Posto de Turismo de Vila Nova de Milfontes até Odemira, a partir das 13.30 horas.

Os interessados em todas estas atividades deverão inscrever-se previamente, de forma gratuita, até às 13.00 horas do dia 26 de setembro, através do email turismo.milfontes@cm-odemira.pt , ou presencialmente nos Postos de Turismo de Odemira, Zambujeira do Mar, Vila Nova de Milfontes e Almograve.

Pela grande variedade e preservação ambiental, clima, qualidade das praias, da paisagem e da cultura, o concelho de Odemira tem crescente procura turística, sendo este setor de extrema importância para a economia e desenvolvimento local.

Continuar a ler

Acidentes

Camião tombou no IP2 à saída de Évora

O acidente causou transtornou em ambas vias provocando enormes filas de trânsito.

Publicado

em

Évora, IP2

Um camião tombou esta tarde no IP2 em Évora

Um veiculo pesado despistou-se ao início desta tarde no IP2, à saída de Évora , logo a seguir ao cruzamento para a Torre dos Coelheiros.

O acidente causou transtornou em ambas vias provocando enormes filas de trânsito.

Ao local ocorreram os Bombeiros de Évora e ainda não há informação relativamente ao estado de saúde do motorista e o que originou este incidente.

No local estão 20 bombeiros e 9 meios terrestres.

Continuar a ler

Acidentes

Acidente na EN4 em Vendas Novas

Sem feridos graves

Publicado

em

Vendas Novas

Trânsito com dificuldade

Dois veículos ligeiros chocam na EN 4, entre Vendas Novas e Montemor-o-Novo.

Não se registam feridos com gravidade.

As viaturas estão na via.

O trânsito faz se com dificuldade.

Continuar a ler

BEJA

PSP de Beja recupera cães roubados em Benavente

Cães roubas encontrados em Bairro de Etnia Cigana

Publicado

em

Beja

Recuperação de cães

A Polícia de Segurança Pública de Beja, no âmbito das suas competências de prevenção e combate permanente à prática de ilícitos criminais e contraordenacionais, recuperou dois cães de raça, em Beja e Benavente.

A investigação decorreu no Bairro das Pedreiras, em Beja, e com a colaboração do Município de Beja, procedeu- se à recuperação de 2 (dois) canídeos, 1 de raça Braco Alemão e outro de raça Epagneul Breton que haviam sido furtados, o primeiro em Benavente e o segundo em Beja.

Continuar a ler

Futebol

Sporting em Beja rumo a Austria para a Liga Europa

Aeroporto de Beja volta a ser preferido pelos leões.

Publicado

em

Aeroporto de Beja, Beja

Sporting volta a utilizar aeroporto alentejano

O Sporting Clube de Portugal partir do aeroporto de Beja, esta tarde, rumo a Austria onde vai defrontar o Sturm Graz, para a Liga Europa.

A partida da principal equipa de futebol do Sporting Clube de Portugal, registou-se pouco depois das 15,00 horas após uma  viagem de autocarro desde a Academia de Alcochete.

Desta forma os leões evitam maior confusão no aeroporto de Lisboa aonde se regista maior trafego aéreo não tendo que passar o Tejo para a margem norte.

O jogo entre o Sturm Graz e o Sporting está marcado para quinta-feira, às 20,00 horas, no Estádio Merker Arena, em Graz, a contar para o Grupo D, da Fase de Grupos da UEFA Europa League, do qual fazem também parte a Atalanta e o Raków Czestochowa.

Continuar a ler

Economia

Évora discute ‘Habitação’

Seminário Internacional “Habitação e Construção Sustentável”

Publicado

em

Évora

Seminário Internacional “Habitação e Construção Sustentável”

A Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo promove, no dia 19 de setembro, no Palácio D. Manuel, o Seminário Internacional “Habitação e Construção Sustentável, integrado no projeto Rede para o Acesso aos Serviços de Interesse Geral do Alentejo.

A rede consiste num projeto de cooperação para o desenvolvimento regional que tem como objetivo geral definir, de forma integrada, instrumentos e ferramentas que permitam alcançar metodologias de trabalho que elevem todos os níveis de acesso das pessoas aos serviços de interesse geral e possa influenciar a definição de políticas públicas, de modo a servir melhor as populações.

O projeto é promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo em parceira com a Universidade de Évora, as Comunidades Intermunicipais e a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo.

A ADRAL promove o debate sobre habitação e construção sustentável na região do Alentejo, com a integração da componente de preservação do património e integração de novos elementos mais sustentáveis, no qual conta com a participação de Bosse
Lagerqvist, docente da Universidade de Gotemburgo, integrado numa visita inversa que permite a partilha de conhecimento e experiências entre os especialistas na temática presentes no programa do encontro.

A ADRAL, juntamente com a CCDRA, em parceria com a Escola de Artes da Universidade de Évora e com a Câmara Municipal de Évora, promove o Seminário, “Habitação e Construção Sustentável”, que surge com o objetivo de promover o debate e conhecimento numa temática importante ao nível dos serviços de interesse geral, na medida que as respostas atualmente não são suficientes e há a necessidade de ajustar os serviços de habitação na região do Alentejo.

Continuar a ler

destaque

Homem morre afogado na Barragem de Pego do Altar

Vítima tinha 67 anos.

Publicado

em

Alcácer do Sal

Nacionalidade estrangeira

Um homem de nacionalidade estrangeira morreu ontem afogado na albufeira da Barragem do Pego do Altar.

O corpo foi detectado cerca das 16h30 de ontem, a boiar segundo os Bombeiros de Alcácer do Sal.

A vítima tinha 67 anos de idade.

Continuar a ler

ALCÁCER DO SAL

Alcácer, Grândola e Setúbal querem a travessia do Sado mais acessível.

Os tarifários cobrados na travessia do rio Sado “podem, em algumas circunstâncias, ser mais elevados do que fazer a viagem para aquele território por autoestrada, com passagem por Alcácer e rumando depois à Comporta”.

Publicado

em

Setúbal

Setúbal, Grândola e Alcácer do Sal defenderam soluções que tornem mais acessível o acesso fluvial a Troia, incluindo a possibilidade de associar o passe Navegante à travessia.

Numa conferência de imprensa conjunta com os presidentes das câmaras municipais de Alcácer do Sal, Vítor Proença, e de Grândola, António Figueira Mendes, realizada esta manhã no Forte de São Filipe, o presidente do município de Setúbal, André Martins, defendeu a necessidade de intervenção das duas entidades numa questão de interesse nacional.

“Desde tempos imemoriais que o rio Sado é um elemento que facilita a ligação entre a Área Metropolitana de Lisboa e o Sul do país. Hoje, infelizmente, é cada vez mais uma barreira à mobilidade entre as duas margens, devido aos elevados preços praticados no transporte fluvial.”

Para os autarcas, a AML e o Governo “devem assumir as suas responsabilidades para alterar a atual situação e criar as condições necessárias de mobilidade de pessoas e bens para a península de Troia”, melhorando o acesso das populações da Área Metropolitana de Lisboa ao Litoral Alentejano.

Uma das soluções, indicou André Martins, passa pela “entrega do serviço público de transportes da travessia fluvial às entidades públicas com competências nesta matéria, como é o caso da AML”, pois este serviço “deve deixar de estar condicionado por um contrato de concessão gerido pela administração portuária”.

O autarca defendeu, igualmente, que deve equacionada a hipótese de incluir esta travessia no passe Navegante, “permitindo diminuir os custos para as populações que necessitam de atravessar, diariamente, as duas margens do Sado”.

Num comunicado conjunto divulgado na conferência de imprensa desta manhã, os presidentes dos municípios que integram o arco ribeirinho do Sado revelam que decidiram tomar uma posição pública sobre o problema da travessia fluvial, entre Setúbal e Troia,“depois de, nos últimos meses, terem analisado esta situação em conjunto, a par da realização de vários contactos”.

Esta travessia “é uma ligação essencial ao desenvolvimento económico, bem como à coesão social, dos territórios” de Setúbal, Alcácer do Sal e Grândola, sendo que sua relevância “tem de ser associada, por exemplo, à função das estradas nacionais que asseguram as ligações rodoviárias a todo o Litoral Alentejano, bem como à autoestrada”.

Os três autarcas defendem que devem ser encontradas, em conjunto com a Área Metropolitana de Lisboa e o Governo, “soluções e caminhos que façam do Sado, no que diz respeito à mobilidade de pessoas e bens, um elo de ligação acessível e claramente alternativo a outras opções rodoviárias, tanto do ponto de vista económico, como do ponto de vista ambiental”.

Os tarifários cobrados na travessia do rio Sado “podem, em algumas circunstâncias, ser mais elevados do que fazer a viagem para aquele território por autoestrada, com passagem por Alcácer e rumando depois à Comporta”.

Com o tarifário atual, “quem quiser atravessar o Sado com a sua viatura no ferryboat terá de pagar 19,60 euros, com o condutor incluído, mais 5,60 euros pelo primeiro passageiro e 4,30 euros por cada um dos restantes”, o que para uma viatura com quatro pessoas totaliza 33,80 euros por viagem, “mais do que algumas viagens para destinos europeus em companhias de aviação lowcost”.

Se a viagem se realizar no catamarã, que apenas transporta passageiros, o percurso de ida e volta tem o custo de 8,80 euros.

“Utilizando um carro ligeiro a gasolina, o custo da viagem para quatro pessoas continua a ser ligeiramente mais baixo do que se utilizarmos o barco, o que, naturalmente, afasta da travessia muitos potenciais utentes, que preferem utilizar a sua viatura com a comodidade que lhe é sempre associada e, claro, a consequente pegada ecológica”, lamentam os autarcas de Setúbal, Alcácer do Sal e Grândola.

Esta situação, acaba por “afastar quem necessita de atravessar o rio para trabalhar, abastecer as populações que ali vivem, apoiar as atividades que se desenvolvem daquele lado ou para ir à praia ou fazer turismo” em Troia.

Os autarcas destacam a importância histórica, económica, social e ambiental de Troia para a região, uma vez que é “um ponto de paragem, de passagem e de transição entre duas grandes unidades territoriais, a Península de Setúbal, território onde vive praticamente um terço da população da Área Metropolitana de Lisboa, e o Alentejo”.

A península de Troia tem um “papel fundamental” na relação de toda a Área Metropolitana de Lisboa com o Litoral Alentejano, “seja na deslocação de mão de obra, seja no acesso a equipamentos turísticos e zonas balneares, seja, ainda, no abastecimento de variadíssimas matérias aquela área”.

Também as relações das populações dos concelhos do Litoral Alentejano com Setúbal “são, historicamente, muito relevantes”, sendo que milhares de pessoas continuam a utilizar serviços de saúde sedeados em Setúbal, bem como outro tipo serviços e apoios administrativos. 

A travessia do Sado viabiliza, igualmente, o acesso de um elevado número de pessoas que trabalham em ambos os lados do rio e“não pode, por isso, com os preços praticados, continuar a constituir um obstáculo à deslocação destas pessoas”.

Tendo em conta a dimensão do problema de que “resultam condicionamentos à circulação de pessoas e bens” num vasto território do país, que inclui os municípios da AML e do Litoral Alentejano, os presidentes das câmaras municipais de Setúbal, Alcácer do Sal e Grândola consideram que o Governo não pode ficar de fora.

“O Estado não pode continuar a desresponsabilizar-se. Do nosso lado, estamos totalmente disponíveis para, no contexto de soluções negociadas, contribuir para soluções equilibradas em prol das populações.”

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!