Últimas:
Academia do PS com Ana Mendes Godinho – RÁDIO TDS
Siga-nos

Política

Academia do PS com Ana Mendes Godinho

Academia encerra no domingo com Carlos César

Publicado

em

Évora

Academia Socialista

Está a decorrer até ao próximo domingo a Academia Socialista.

Os trabalhos decorrem numa unidade hoteleira, em Évora, e estendem-se até domingo.

A ministra do Trabalho, na sua intervenção de hoje, realçou  temas como a precaridade de emprego para os jovens assim comoba influência do ordenado minimo na taxa de desemprego.

A governante salientou o combate à precariedade, tendo referido que foram notificadas 350 mil empresas para regularizar situações de contratos a termo ilegais.

O tema do trabalho digno marcou a intervenção da ministra que falou para 80 jovens que participam nos trabalhos.

Continuar a ler
Publicidade

Política

“Ele pensa que Portugal é um monte negro de problemas”

Publicado

em

Évora

Academia Socialista terminou hoje em Évora

 Ao longo de cinco dias, em Évora, 80 jovens tiveram a oportunidade de viver uma espécie de participação política fazendo uma reflexão sobre presente e futuro. Uma iniciativa que completa a sua segunda edição e que contou com a presença de Augusto Santos Silva,  Presidente da Assembleia da República, Marina Gonçalves, Ministra da Habitação, Manuel Pizarro, Ministro da Saúde, e ainda o vice-presidente da Comissão Europeia para o Pacto Ecológico Europeu, Maros Sefcovic. Este Domingo, durante a sessão de encerramento, foi a vez de discursar Carlos César, Presidente do PS e o seu homónimo Carlos Zorrinho, Deputado no Parlamento Europeu.

Findado o mês de Agosto, é tempo agora da rentrée dos partidos políticos. O PS muniu-se de malas e bagagens e viajou até Évora para junto dos mais jovens delinear os próximos passos do partido socialista. “Temos um calendário exigente. As eleições na Madeira e nos Açores e ainda as eleições presidenciais e europeias. Temos que ganhar para ter uma Europa mais justa e coesa”, diz Carlos César. O líder socialista, um dia depois das comemorações dos 50 anos do nascimento do Movimento dos Capitães de Abril, em Alcáçovas, falou, no Alentejo, sobre a importância da descentralização em Portugal e ainda levantou as bandeiras da descriminação e desigualdades que precisam ser combatidas. Ainda com os cravos na mão, Carlos César apontou para os jovens referindo que são o futuro do nosso país. “O PS tem que contar com a juventude”.

“Ele pensa que Portugal é um monte negro de problemas”

A olhar para o PSD,  o líder socialista diz sentir “simpatia pessoal” por Montenegro, líder do PSD, mas aponta para a “contestação constante como se Portugal fosse um monte negro de problemas”. Críticas apontadas ao partido social democrata que segundo Carlos César ” a oposição não quer olhar para a trajetória da redução de impostos e mesmo para a valorização da carreira dos professores”. Também atento aos atuais problemas que o país atravessa, como são exemplo o setor da saúde e da habitação, o mesmo aponta que estão conscientes na reforma organizacional em curso.

Também Carlos Zorrinho discursou para os mais jovens. O Eurodeputado falou na importância da transição digital, no entanto, relembra aos presentes, “não podemos ser servos da tecnologia, mas sim temos que seguir as nossas escolhas”, acrescentando ainda a importância da “imaginação e a ética ao poder”. Natural de Óbidos, o socialista não esquece o compromisso que o PS tem com o Alentejo e o país, ou seja, acabar com a descentralização. Com esta atual “guerra de palavras” entre PS e PSD, Carlos Zorrinho também não perdeu a oportunidade de apontar  o dedo. “Abre-se uma política de oposição cheia de treinadores de bancada e apenas são um observatório”, remata.

Terminou assim mais uma edição da Academia Socialista, em Évora, que traça assim os  próximos objetivos do PS, num caminho que será “exigente” como os próprios referem.

Continuar a ler

Política

Marcelo com bebé ao colo fala em ‘futuras gerações’

Momento único proporcionado pelo presidente da república em Alcáçovas.

Publicado

em

Foto: TDS (direitos reservados)

Alcáçovas, Viana do Alentejo

Marcelo com bebé ao colo

O presidente da república, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou presença no início das comemorações dos 50 anos do 25 abril que tiveram lugar em Alcáçovas.

Um dos momentos que marcou a cerimónia foi quando o presidente pegou ao colo um bebé de poucos meses pertencente à família proprietária do Monte do Sobral, onde decorreu a iniciativa.

Marcelo ‘mostrou’ o bebé a António Costa referindo que se trata da .geração futura’.

A Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril evocou este sábado, no Monte do Sobral, em Alcáçovas, Viana do Alentejo, os 50 anos da criação do Movimento dos Capitães, numa iniciativa que marca uma nova fase nas Comemorações do cinquentenário da Revolução.

Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva, afirmou: “Iniciamos agora uma nova fase nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. A partir de 9 de setembro – o dia em que, há 50 anos, 136 jovens militares se reuniram clandestinamente e fundaram o Movimento dos Capitães – vamos destacar, em vários momentos, o papel central que os Capitães de Abril desempenharam no caminho que levou ao derrube da ditadura.

Esta é uma etapa fundamental na passagem de testemunho sobre a luta contra a ditadura e a construção da democracia que pretendemos levar a cabo sobretudo junto das novas gerações”.

Continuar a ler

Política

Marcelo e Costa reencontram-se em Alcáçovas

Este sábado presidente e primeiro-ministro vão estar juntos.

Publicado

em

Alcáçovas, Viana do Alentejo

Reencontro de Marcelo e Costa este sábado

O Presidente da Republica, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro António Costa vão estar juntos este sábado em Alcáçovas, Viana do Alentejo.

O encontro acontece numa iniciativa dos 50 anos das comemorações do 25 de abril.

Marcelo e Costa vão estar no Monte do Sobral a partir das 13h, deste sábado.

A Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril evoca este sábado, no Monte do Sobral, em Alcáçovas, Viana do Alentejo, os 50 anos da criação do Movimento dos Capitães, numa iniciativa que marca uma nova fase nas Comemorações do cinquentenário da Revolução.

A evocação contempla lançamentos de paraquedistas, o descerramento de um painel de azulejos evocativo, atuações do Grupo Coral dos Trabalhadores de Alcáçovas e da Jovem Orquestra Portuguesa, e a inauguração do Parque Infantil “Liberdade”.

Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva, afirma: “Iniciamos agora uma nova fase nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. A partir de 9 de setembro – o dia em que, há 50 anos, 136 jovens militares se reuniram clandestinamente e fundaram o Movimento dos Capitães – vamos destacar, em vários momentos, o papel central que os Capitães de Abril desempenharam no caminho que levou ao derrube da ditadura. Esta é uma etapa fundamental na passagem de testemunho sobre a luta contra a ditadura e a construção da democracia que pretendemos levar a cabo sobretudo junto das novas gerações”.

Continuar a ler

ÉVORA

‘Rentrée’ do PS é feita em Évora. Costa abre trabalhos e César encerra.

António Costa, Carlos César, Augusto Santos Silva, e os ministros da Saúde, Habitação, Trabalho e Cultura serão alguns dos oradores

Publicado

em

Évora

Academia Socialista

O PS faz a sua ‘rentrée’ em Évora, este ano, com a realização da Academia Socialista.

Os trabalhos irão decorrer entre 6 e 10 de setembro. Esta é a segunda edição da Academia do PS.

António Costa abre os trabalhos, 06 de setembro, numa sessão em que participa também o líder da JS, Miguel Costa Matos, e a presidente das Mulheres Socialistas, Elza Pais.

O encerramento está agendado para dia 10 com Carlos César e uma intervenção do eurodeputado ‘eborense’ Carlos Zorrinho.

Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da Republica, intervirá na abertura dos trabalhos a 7 de setembro, segundo dia dos trabalhos.

Durante a ‘Academia’ será um rol de figuras socialistas a passarem por Évora nomeadamente alguns ministros.

Eurico Brilhantes Dias, líder parlamentar, falará sobre “Política económica de esquerda no euro: o caso português”, enquanto o secretário-geral adjunto do partido, João Torres, intervirá sobre o tema “Porque não há democracia sem Estado Social?”.

A democratização da cultura, será tema de um dos painéis que contará com o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.

O multilateralismo, com o antigo embaixador Francisco Seixas da Costa, a saúde mental e a legislação laboral para os jovens serão outros temas em debate, onde irá estar a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

Continuar a ler

CASTRO VERDE

Santos Silva em Castro Verde no dia do concelho.

Inaugurou a nova Zona Empresarial

Publicado

em

Castro Verde, esta manhã

Santos Silva em Castro Verde

O Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, visitou esta manhã a Basílica Real de Castro Verde e conheceu o resultado da requalificação do teto pintado e todo o processo de melhorias no templo, entretanto classificado como Monumento Nacional.

A segunda figura do estado inaugurou ainda a nova Zona Empresarial de Castro Verde.

Na recepção os autarcas de Castro Verde (António Brito) e de Ourique (Marcelo Guerreiro) e o deputado do PS pelo Baixo Alentejo, Pedro do Carmo.

Continuar a ler

ÉVORA

Mariana Mortágua é a única líder política a visitar a Feira de S.João, em Évora.

Visita o certame no dia 30 deste mês.

Publicado

em

Évora

Visita da líder do Bloco de Esquerda

A Coordenadora Nacional do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, estará em Évora na próxima sexta-feira (30 de junho) para visitar a Feira de São João a partir das 19h.

Será a primeira visita ao Alentejo enquanto coordenadora do Bloco.

Será igualmente a única líder partidária a visitar a Feira de S.João, em Évora.

Continuar a ler

GOVERNO EM ÉVORA

Presidente da autarquia de Reguengos vai reivindicar mais militares da GNR.

José Luis Carneiro vai estar presente as 12h30

Publicado

em

Reguengos de Monsaraz

Autarca quer mais militares da GNR

Marta Prates, presidente da câmara municipal de Reguengos de Monsaraz, vai exigir junto do Ministro da Administração Interna, mais militares da GNR para o concelho (postos da GNR de Reguengos de Monsaraz e Telheiro).

“Os postos do concelho desde 2009 perderam cerca de metade dos militares, num concelho que todos os anos recebe milhares de turistas de dezenas de nacionalidades”, refere a autarquia em comunicado.

José Luis Carneiro visita Reguengos de Monsaraz, esta quarta-feira, inserido no programa “Governo presente”, dedicado ao distrito de Évora.

Em Reguengos, José Luís Carneiro vai encerrar pelas 12h30 o seminário Turismo Seguro – Um Contributo para o Desenvolvimento Turístico, que vai decorrer durante a manhã no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições.

Continuar a ler

GOVERNO EM ÉVORA

Governo em peso no distrito de Évora. António Costa começa amanhã as 12h.

Governo presente chega ao distrito de Évora

Publicado

em

“Governo presente”

Governo em peso no distrito de Évora

António Costa, primeiro-ministro, e restantes elementos do governo vão estar estas quarta e quinta-feira no distrito de Évora.

São muitas as iniciativas. O governo tem vindo a adiar a divulgação do programa, para evitar acções de protesto, contudo é possível avançar com o programa do dia de amanha de António Costa.

O primeiro ministro inicia a sua presença às 12h na Estação elevatória dos alamos, em Portel.

Às 15h preside à assinatura do acordo de cedência de Messe de Oficiais para uma residência da Universidade de Évora.

Às 18h assiste à apresentação da frota municipal eléctrica de transporte público. Conjunto de 23 autocarros, todos eléctricos, da autarquia possíveis devido ao PRR.

Destaque ainda para a presença de Ana Mendes Godinho em Mora que assiste ao lançamento de uma obra no concelho.

Quinta-feira terá lugar o conselho de ministros presidido pelo primeiro-ministro.

Ao final do dia o programa deverá ser divulgado.

Continuar a ler

GAVIÃO

STAL acusa presidente da Câmara de Gavião de ameaçar trabalhadores

Sindicalistas afirmam ter apresentado queixa às autoridades

Publicado

em

Gavião, Portalegre 

STAL acusa presidente da Câmara do Gavião de ameaçar trabalhadores

Em causa está plenário realizado esta sexta-feira em que os trabalhadores aprovaram uma nova carta reivindicativa.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local quando a pretendiam entregar nos serviços camarário foram alvo de uma atitude prepotente e autoritária do presidente.

Em comunicado o STAL já veio ‘repudiar de forma veemente’.

Segundo a nota, o presidente da Câmara Municipal do Gavião, José Pio, ‘voltou a protagonizar um condenável acto de prepotência e de tentativa de coacção sobre os trabalhadores do Município, ao ameaçar cortar os seus vencimentos pelo período em que estiveram reunidos em plenário, realizado de acordo com as regras em vigor’, refere.

O autarca terá alegado que o STAL não informou o executivo municipal da realização da reunião dos trabalhadores, afirmação que é desmentida.

O STAL afirma que ‘o plenário foi convocado – e a Câmara informada – nos termos da lei e com a devida antecedência, conforme, aliás, comprova o e-mail enviado ao Município no passado dia 17 (facilmente comprovável através do respectivo recibo de envio), procedimento igual a todos os outros plenários realizados pelo STAL.’

Os dirigentes do STAL referem que o autarca assumiu não assinar qualquer Acordo Colectivo de Entidade Pública (ACEP) – que recupera o direito a 25 dias de férias, entre outras matérias.

veja AQUI

Continuar a ler

Política

André Ventura em Évora (vídeo)

Jornadas Parlamentares hoje e amanhã, em Évora.

Publicado

em

André Ventura - Líder do Chega

Évora

CHEGA em jornadas parlamentares

André Ventura, líder do CHEGA, abriu hoje as jornadas parlamentares que decorrem hoje e amanhã em Évora.

“Somos o partido político que está mais avançado na defesa do povo português”, referiu Ventura na abertura dos trabalhos.

‘Habilitação e Inflação’ é o tema escolhido pelo partido.

‘Esta é a direita mais maricas de sempre’ referiu Ventura por várias vezes.

Após o anúncio de António Costa, sobre novos apoios aos portugueses, o líder do CHEGA referiu que ‘Nós nunca vamos cortar pensões em Portugal’.

A habitação como tema central dos trabalhos com Ventura a citar as dificuldades de um amigo: ‘Um amigo meu que se divorciou conseguiu resolver tudo so não conseguiu resolver a questão da habilitação’.

O governo esteve também na mira do CHEGA: “O governo quer ir atrás da classe média na habilitação nos queremos a habitação do estado que está devoluta”.  Na sala estiveram todos os deputados do partido entre eles o alentejano Pedro Pinto, presidente do Grupo Parlamentar. VEJA NA TDS a intervenção de André Ventura.

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!