Agricultores
Agricultores espanhóis aderem ao “comboio de máquinas agrícolas”
Descontentes com Luis Planas, Ministro da Agricultura, em Espanha, os agricultores espanhóis estão a juntar-se aos colegas europeus. Munidos das máquinas agrícolas, a ideia é bloquear acessos estratégicos à semelhança do que tem acontecido em Portugal.
As fronteiras do Caia e de Vila Verde de Ficalho são alguns dos pontos que podem mesmo vir a ser invadidos por um “comboio de máquinas agrícolas”.
“O setor agrícola na Europa e em Espanha enfrenta uma frustração e um mal-estar crescentes devido às condições difíceis e à burocracia sufocante gerada pela regulamentação europeia”, referem os agricultores.
Inicialmente os protestos estão a ser feitos de forma inorgânica, no entanto, prevê-se que para o fim da semana as organizações espanholas já entrem em ação representando, em força, os profissionais do setor.
Os espanhóis juntam-se assim aos agricultores portugueses, franceses e belgas. Uma toada de protestos com eco europeu que visa os políticos no sentido de delinearem novas estratégias para um setor que enfrenta custos de produção elevados e outras dificuldades.