Capital da Pecuária Extensiva volta a receber a Feira da Luz/Expomor

Estimated read time 2 min read

Montemor-o-Novo

Maior feira nacional de pecuária extensiva de 30 de agosto a 4 de setembro

A Feira da Luz/Expomor decorre em Montemor-o-Novo, Capital da Pecuária Extensiva, de 30 de agosto a 4 de setembro, no Parque de Exposições. Do programa fazem parte oito concursos nacionais de raças bovinas e ovinas, leilões de gado, o
colóquio ‘O montado- o ecossistema a proteger’ e um dia dedicado a aproximar as crianças e os jovens do mundo rural.

A Feira da Luz/Expomor é uma montra do Mundo Rural, das suas atividades económicas e tradições e um ponto de encontro obrigatório para o setor da pecuária extensiva.

Perto de um milhar de animais, entre bovinos, ovinos, caprinos, suínos e equídeos, são expostos, avaliados e leiloados, no recinto da APORMOR, onde decorre a Expomor, atraindo milhares de visitantes à Capital da Pecuária Extensiva nos seis dias da feira.

A Expomor é organizada pela APORMOR -Associação de Produtores do Mundo Rural da Região de Montemor-o-Novo, em parceria com o Município de Montemor-o-Novo.

“Num tempo de grandes desafios climáticos e de desvalorização da economia rural, a Expomor é um local de afirmação de todos os agentes do Mundo Rural e é um grito de alerta à sociedade sobre a importância da agricultura de sequeiro, que ocupa 85% da superfície agrícola nacional, e do sistema agrossilvopastoril do montado”, afirma Joaquim Capoulas, presidente da APORMOR.

Montemor-o-Novo é um dos concelhos pioneiros num programa de gestão do montado de sobro e de azinho cujos proprietários são remunerados em função dos resultados ambientais e de preservação do ecossistema que conseguem alcançar. Esta medida, única a nível europeu, foi desenhada pela Universidade de Évora para o PEPAC-Plano Estratégico da Política Agrícola Comum e será debatida no colóquio da Expomor, no dia 2 de setembro, às 10h.

Montemor-o-Novo definiu uma Estratégia Alimentar que tem como objetivo a prática de uma agricultura agro-ecológica no concelho, incentivando à poupança de água e à preservação do solo, bem como a promoção de práticas de consumo mais sustentáveis, com produtos locais e circuitos curtos.

O website do programa ‘Semear em Montemor-o- Novo uma Estratégia Alimentar’ será apresentado no dia 2 de setembro, às 17h, na sala Montemor, na APORMOR.

AS MAIS IMPORTANTES DO DIA