Últimas:
Município de Montemor-o-Novo apoia Rugby Clube de Montemor e Grupo União Sport – TDS
Siga-nos

MONTEMOR-O-NOVO

Município de Montemor-o-Novo apoia Rugby Clube de Montemor e Grupo União Sport

Apoios até 174 mil euros.

Publicado

em

Montemor-o-Novo

O Município tenta estar ao lado e apoiar todas as associações

Reconhecendo que a atividade desenvolvida pelos diversos clubes e associações desportivas é um contributo importante para a dinâmica do concelho de Montemor-o-Novo, participação essa considerada essencial para o bem-estar da comunidade Montemorense, evidenciando um elevado interesse municipal e público, o Município tenta estar ao lado e apoiar todas as associações.

Recentemente, foram assinados contratos programa para a época 2023/2024, entre o Município e duas das mais relevantes associações desportivas do concelho. Considerando a importância do Grupo União Sport e do Rugby Clube de Montemor na promoção e desenvolvimento da atividade física e desportiva, o executivo municipal, representado pelo Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, assinou um Contrato-Programa para a época 2023/24, com cada uma destas associações, onde se estruturam os apoios num documento único, definindo-se os direitos e obrigações das partes outorgantes.

O Município de Montemor-o-Novo perspetiva conceder um apoio financeiro que poderá atingir um valor máximo de 68.500,00€ para o Rugby Clube de Montemor-o-Novo, e um valor máximo de 105.850,00€ para o Grupo União Sport.

É comum a estes Contratos o apoio ao investimento em remuneração de Diretor Técnico, Coordenador Técnico de camadas jovens valorizando a formação de atletas, assistente administrativo e fisioterapeuta; bem como apoio ao desenvolvimento de equipa/escalão feminino e apoio ao desenvolvimento do Desporto Adaptado. Estes Contratos preveem ainda, entre outras ajudas, inscrições de atletas, pagamento de seguros desportivos, investimento em comunicação e marketing, investimento em infraestruturas desportivas e organização de torneios.

MONTEMOR-O-NOVO

Encontro de Coleccionadores em Montemor-o-Novo

VI Encontro de Colecionadores de Montemor-o-Novo

Publicado

em

SUGARMOR 2024

Neste sábado, 5 de outubro, no Pavilhão de Exposições de Montemor-o-Novo, não perca o SUGARMOR 2024 – VI Encontro de Colecionadores de Montemor-o-Novo.

Com entrada livre, e inscrições para participação no evento gratuitas, esta é uma organização do Clube Português de Colecionadores de Pacotes de Açúcar, com o apoio do Município de Montemor-o-Novo .

Para os entusiastas do colecionismo, nomeadamente de pacotes de açúcar, ou meros curiosos, este será um bom dia de convívio, para expor, apreciar, trocar ou vender.

Pode visitar o SUGARMOR 2024, entre as 10h00 e as 12h00 e das 14h00 às 17h00, deste sábado.

Continuar a ler

MONTEMOR-O-NOVO

Já sabe quem vai atuar na feira da Luz deste ano?

Veja o nome dos artistas que vão estar em Montemor o Novo

Publicado

em

Montemor o Novo

Feira da Luz / Expomor ’24: Palco Tasquinhas volta a animar recinto depois da meia-noite

O Município de Montemor-o-Novo e a APORMOR organizam de 28 de agosto a 2 de setembro de 2024 mais uma edição da Feira da Luz / Expomor, que decorrerá no Parque de Exposições Municipal de Montemor-o-Novo. Ao longo de seis dias, há muita música em cima dos palc​os do evento, contando-se 12 grandes concertos no total.

À programação do Palco Principal, já anteriormente anunciada, soma-se agora o cartaz do Palco Tasquinhas, conhecido recentemente e que mantém o seu propósito de apresentar propostas musicais variadas num dos espaços do recinto caraterizado pelo grande convívio.

A música eletrónica, alternativa e os tributos a grandes nomes da música mundial têm lugar nas Tasquinhas, a partir do dia 28 de agosto (quarta-feira), com Sai do Chão – Tributo a Ivete Sangalo. No dia 29 (quinta-feira), é a vez dos Bateu Matou pisarem o palco com toda a sua energia. Dia 30 (sexta-feira), a Feira da Luz recebe a fusão de estilos da Fanfarra Káustika. No dia 31 de agosto (sábado), o palco é de Pedro Simões, DJ da RFM. Finalmente, a noite de 1 de setembro (domingo) é para puxar pelas vozes, escutar e cantar os clássicos: ABBA MIA – Tributo a ABBA encerram a programação deste Palco.

Programação musical completa:

28 AGO. | QUA.

22h00: Monda convida Tim e Fora d’Oras (Palco Principal)

24h00: Sai do Chão – Tributo a Ivete Sangalo (Palco Tasquinhas)

29 AGO. | QUI.

22h00: Aurea (Palco Principal)

24h00: Bateu Matou (Palco Tasquinhas)

30 AGO. | SEX.

22h00: Valas (Palco Principal)

23h00: Zinko (Palco Principal)

24h00: Fanfarra Káustika (Palco Tasquinhas)

31 AGO. | SÁB.

22h00: The Lucky Duckies (Palco Principal)

24h00: Pedro Simões – DJ RFM (Palco Tasquinhas)

1 SET. | DOM.

22h00: David Carreira (Palco Principal)

24h00: ABBA Mia – Tributo a ABBA (Palco Tasquinhas)

2 SET. | SEG.

22h00: Herman José (Palco Principal)

Música à parte, há muito mais à espera na Feira da Luz / Expomor ’24. Exposições e concursos de gado, exposições culturais, atividades desportivas, atividades recreativas, workshops, diversões… está tudo num local apenas: Montemor-o-Novo.

Entre os dias 28 de agosto e 2 de setembro de 2024.​

Continuar a ler

Agenda

Festival de Stand-Up Comedy.

“Deixa-me Rir” é antecedido de uma formação gratuita de stand-up comedy, “O Ator e o
Humor”, orientada por Pedro Luzindro, no dia 13 de julho, das 10h às 18h, na Biblioteca
Municipal Almeida Faria.

Publicado

em

Montemor-o-Novo

“Deixa-me Rir”

O “Deixa-me Rir” — Festival de Humor leva para Montemor-o-Novo, de forma inédita e gratuita, o conceito do Stand-Up Comedy.

“Deixa-me Rir” — Festival de Humor decorre em Montemor-o-Novo, no dia 20 de julho, às 21:30, na Biblioteca Municipal Almeida Faria. É precedido pela Formação “O Ator e o Humor”, de Pedro Luzindro, a ter lugar no dia 13 de julho, das 10h às 18h, também na Biblioteca.

Ambas as atividades são de entrada gratuita — a formação requer inscrição prévia até dia 10 de julho.

O “Deixa-me Rir” leva a Montemor-o-Novo, pela 1a vez, um festival de Stand-Up Comedy para aquecer ainda mais as noites de verão. Com curadoria de Pedro Luzindro, conta ainda com dois nomes relevantes na cena, Carlos Moura e Pedro Alves.

O Festival, com entrada gratuita, surge como uma nova proposta da Trimagisto para alcançar outros públicos em torno da palavra, da comicidade e da sátira social.

“Numa cidade tão aberta a novas linguagens, acreditamos que este festival pode ser o primeiro de muitos”, declara o curador Pedro Luzindro.

Continuar a ler

MONTEMOR-O-NOVO

Feira Medieval de Montemor-o-Novo com milhares de visitantes.

Montemor-o-Novo recuou ás cortes de 1495.

Publicado

em

Montemor-o-Novo

“…cortes de 1495…”

Saíram à rua os almocreves e os artesãos mas também os membros do clero e os nobres.

A feira transportaou a cidade para as cortes de 1495, quando o rei Dom Manuel I decidiu iniciar a descoberta do caminho marítimo para a Índia. (veja VIDEO)

Na edição deste ano da Feira Medieval, 19 anos após a última edição, viram-se cortejos históricos, torneios de armas, um mercado medieval e um ambiente único no Castelo da cidade.
Os artesãos aproveitam para fazer negócio e não faltaram os que trabalharam ao vivo.

A musica de alaúdes e flautas voltou a ouvir-se no castelo neste regresso ao passado em Montemor o Novo.

Continuar a ler

Desportos

Camisola de Fernando Emílio oferecida a Montemor-o-Novo

Fernando Emílio faleceu a 10 de maio de 2024, aos 77 anos, e era natural do Ciborro, Montemor-o-Novo.

Publicado

em

Foto: C.M. de Mont. o Novo

Montemor-o-Novo

Oferta da família

​A convite da família de Fernando Emílio, representada pela sua esposa e um dos filhos, o município de Montemor-o-Novo e a Junta de Freguesia do Ciborro, receberam a simbólica oferta de uma Camisola Amarela com o nome do jornalista ciborrense.

Trata-se de uma réplica da camisola que lhe foi oferecida em 2023, quando foi homenageado pela organização da Volta a Portugal, pelas suas 50 Voltas.

Na iniciativa, que teve lugar na sede da Junta de Freguesia do Ciborro, Olímpio Galvão, Presidente da Câmara Municipal, e Nélia Campino, Presidente da Junta de Freguesia, deixaram palavras de agradecimento pelo gesto da família, expressando toda a consideração que existe por Fernando Emílio.

Fernando Emílio faleceu a 10 de maio de 2024, aos 77 anos. (veja notícia TDS)

Montemorense, nascido no Ciborro, Fernando Emílio foi uma referência do jornalismo desportivo na área do ciclismo.

Continuar a ler

MONTEMOR-O-NOVO

Carminho no “Alentejo World Heritage Festival”. 28, 29 e 30 de junho, em Cabrela.

Fado, Cante Alentejano, Morna, cachupa e artesanato. A 2.ª edição do “Alentejo World Heritage Festival”.

Publicado

em

Cabrela, Montemor-o-Novo

“Alentejo World Heritage Festival” regressa a Cabrela numa fusão única entre Portugal e Cabo Verde

Fado, Cante Alentejano, Morna, cachupa e artesanato. A 2.ª edição do “Alentejo World Heritage Festival” regressa à vila alentejana de Cabrela, Montemor-o-Novo, dos dias 28, 29 e 30 de junho, esperando-se um encontro único de culturas entre Portugal e Cabo Verde, que contará também com uma mostra de cinema documental.

A fadista Carminho fará as honras no primeiro dia do festival, a 28 de junho, com um concerto no âmbito da tour “Portuguesa”. Marco Oliveira e Ricardo Parreira presenteiam os mais novos com um concerto que dá a conhecer a vida e obra de Amália Rodrigues.

Dia 29 esperam-se diversos momentos dedicados a celebrar a cultura cabo-verdiana, com um jantar dançante, com mornas e cachupa, ao som dos músicos Leonel Almeida e Nando Andrade, bem como um concerto que junta as vozes e ritmos de Nancy Vieira, Cristina Clara, das Batucadeiras Freireanas Guerreiras e Daniel Bernardes. Será, ainda, projetado o documentário “Cesária Évora”, que dá a conhecer a todos a história da “diva dos pés descalços”, um dos maiores ícones da música de Cabo Verde.

Para o último dia de festival, 30 de junho, está marcado um recital de canto e piano com a soprano Susana Gaspar e o pianista Nuno Vieira de Almeida, que irão homenagear os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões. A agenda fica completa com a atuação do Grupo Coral Fora d’Oras de Montemor-o-Novo, num concerto que funde as culturas celebradas nesta segunda edição do festival.

“Num festival marcado pela dinâmica mística vibrante dos diversos lugares onde irá decorrer, iremos mais uma vez promover as melhores expressões culturais e que são reconhecidas como Património Cultural Imaterial da Humanidade”, sublinha David Lopes, responsável pela organização do festival.

O “Alentejo World Heritage Festival” é promovido pela Égide – Associação Portuguesa das Artes, em conjunto com a Associação Lar Doce Ler, e decorre dentro do casco histórico de Cabrela. O evento decorre no formato “à sombra”, que leva o público a conhecer os encantos e recantos de uma das mais antigas vilas do país.

A Casa do Povo, o Largo Dr. Pascoal Coelho e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição são alguns dos espaços que vão ser palco destas expressões musicais consideradas Património Imaterial da Humanidade.

AGENDA COMPLETA

28 DE JUNHO

16h00:  Concerto para crianças – “Amália já sei quem és”, com Marco Oliveira (voz e viola de fado) e Ricardo Parreira (guitarra portuguesa). Entrada livre com inscrições limitadas para o email: associacaolardoceler@gmail.com Local: Igreja de Nossa Senhora da Conceição

21h30: Concerto “Portuguesa”, por Carminho.

29 DE JUNHO

15h00: Projeção do documentário “Cesária Évora” e debate com a realizadora Ana Sofia Fonseca. Entrada livre e limitada à capacidade da Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Inscrições para o email info@egideartes.pt

19h00: Jantar dançante, com mornas e cachupa na Casa do Povo. Músicos convidados, Leonel Almeida e Nando Andrade.

21h30h: Concerto World Heritage com Nancy Vieira, Cristina Clara, Batucadeiras Freireanas Guerreiras e Daniel Bernardes.

30 DE JUNHO

16h00: Recital de Canto e Piano (celebração dos 500 anos de nascimento de Luís Vaz de Camões) com a soprano Susana Gaspar e o pianista Nuno Vieira de Almeida.

17h00: Grupo Coral Fora d’Oras de Montemor-o-Novo. Local: Adro da Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Mais em: https://www.egideartes.pt/whf

Continuar a ler

destaque

“A Escrita na Idade Média”

O primeiro workshop versou sobre as características da caligrafia no Portugal medieval e a leitura de documentos da época.

Publicado

em

… no Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo

D no Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo, o primeiro de três workshops, com o tema “A Escrita na Idade Média”, dirigidos a um público não especializado.

Tratam-se de iniciativas, integradas no Ciclo de Conferências ‘Diálogos Sobre a Idade Média’, que têm uma vertente mais prática, e onde se abordam os vários aspetos da produção documental na Idade Média, como sejam os materiais, estilos de escrita, métodos de validação e leitura.

O primeiro workshop versou sobre as características da caligrafia no Portugal medieval e a leitura de documentos da época.

Continuar a ler

MONTEMOR-O-NOVO

Filme exibido em Escola

No final da projeção, conversou-se um pouco com Luís Filipe Rocha, o que permitiu perceber mais pormenores sobre o filme e a época em que acontece.

Publicado

em

Por

Foto: C.M. Montemor o Novo

Montemor-o-Novo

Filme CERROMAIOR exibido a turmas do Agrupamento de Escolas

A 14 de maio, no Cineteatro Curvo Semedo, teve lugar uma sessão de cinema para escolas, com a projeção do filme Cerromaior, 1980, de Luís Filipe Rocha. A sessão contou com a presença do realizador Luís Filipe Rocha, e foi realizada pelo Plano Nacional de Cinema, em parceria com o Cineclube de Montemor-o-Novo e Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo.

Com o privilégio de contar com a presença do próprio realizador, para falar com os alunos, e do Vereador do Pelouro da Cultura e Arte, Henrique Lopes, a iniciativa juntou turmas do 11º e 12º anos.

Após palavras iniciais em que se contextualizou aos alunos este filme absolutamente extraordinário de 1980, realizado no pós-revolução de 25 de Abril de 1974.

Recordamos que a película, que foi filmada na vila de Portel, retrata as injustiças vividas na sociedade rural dos anos 30, com a desigualdade marcante entre os agricultores e os latifundiários, numa adaptação ao cinema do primeiro romance de Manuel da Fonseca, escrito em 1943.

Continuar a ler

MONTEMOR-O-NOVO

Furtaram 910 quilos de Cortiça mas foram apanhados pela GNR

Dois homens e uma mulher

Publicado

em

Montemor-o-Novo

Três identificados por furto de cortiça

A GNR de Vendas Novas identificou dois homens de 40 e 60 anos, e uma mulher de 28 anos, por furto de cortiça, na localidade de Cabrela, no concelho de Montemor-o-Novo.

Na sequência de uma ação de patrulhamento, os militares da Guarda detetaram uma viatura ligeira em circulação que fazia o transporte de uma elevada quantidade de cortiça, tendo os seus ocupantes evidenciado um comportamento suspeito.

No seguimento da ação foi realizada uma abordagem e fiscalização ao veículo, tendo sido possível apurar que os três suspeitos estavam na posse de 910 quilos de cortiça, cuja proveniência não souberam justificar, motivo pelo qual foi apreendida a cortiça.

Da ação resultou a apreensão do seguinte material:

•   910 quilos de cortiça;

•   Três machados.

Os suspeitos foram identificados, e os factos comunicados ao Tribunal Judicial da Comarca de Montemor-o-Novo. 

Continuar a ler

MONTEMOR-O-NOVO

Unidade Especial de recolha de resíduos perigosos

Veja os dias em que irá estar na cidade.

Publicado

em

Montemor-o-Novo

Entregue os seus resíduos perigosos!

A Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos (UER2P) vai estar em Montemor-o-Novo, junto à Praça de Touros, nos dias 15, 16, 19 a 23 e 26, 27 de fevereiro de 2024, com o seguinte horário de funcionamento, 10h – 13h e das 13h30 – 17h30.

A UER2P é um serviço gratuito, de recolha de pequenas quantidades de resíduos domésticos perigosos, disponibilizado pela GESAMB, com o propósito específico de recolher em segurança pequenas quantidades de resíduos domésticos de elevado grau de contaminação e perigosidade para serem colocados no lixo comum.

Estamos a falar mais concretamente de cosméticos, telemóveis, pequenos eletrodomésticos, lâmpadas, aerossóis, produtos de limpeza, pesticidas, tintas, vernizes, pilhas, baterias, etc. Objetos de uso quotidiano, presentes na maioria das habitações, mas perigosos, quer para a saúde pública, quer para os recursos ambientais da região, pois possuem na sua composição materiais tóxicos, inflamáveis, corrosivos, razão pela qual devem ser descartados em segurança.

Continuar a ler

Educação

Inaugurada Unidade de Saúde de São Cristóvão

“Uma aposta séria da Junta e do Município para prestar um excelente serviço à população”

Publicado

em

Inauguração da nova Unidade de Saúde de São Cristóvão

“Uma aposta séria da Junta e do Município para prestar um excelente serviço à população”

Foram inauguradas na sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024, as novas instalações da Unidade de Saúde de São Cristóvão. Esta foi uma intervenção articulada entre a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e a Junta de Freguesia de S. Cristóvão, que teve lugar num edifício municipal, anteriormente cedido à Junta de Freguesia.

Tratou-se de um investimento de cerca de 19 mil euros, executado pela Junta de Freguesia e suportado a 100% pela Câmara Municipal, que permitirá à população de S. Cristóvão receber cuidados de saúde primários num espaço adequado, de qualidade e condigno conforme vinham reivindicando há muitos anos! É de enaltecer a colaboração, em todo o processo, da ARS Alentejo, que esteve sempre na retaguarda da intervenção realizada, prestando o apoio técnico necessário.

Para além do Presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, e do Presidente da Junta de Freguesia de São Cristóvão, Vasco Picaró, estiveram presentes nesta inauguração, a montemorense Maria Filomena Mendes, Presidente do Conselho Diretivo da ARS Alentejo, IP, e Vítor Fialho, Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central, EPE. Para além da população, marcaram também presença na iniciativa o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Henrique Lopes, e os vereadores Sílvia Santos e António Pinto Xavier.

Olímpio Galvão referiu que este é “um dia feliz para a freguesia de São Cristóvão e para o concelho de Montemor-o-Novo”, numa operação que “vem dar excelentes condições para as pessoas terem acesso aos cuidados de saúde primários, acrescentando que esta é “uma aposta séria da Junta e do Município para prestar um excelente serviço à população”.

Vasco Picaró era também ele um homem tremendamente satisfeito pois “atingimos aqui um marco importante, uma melhoria significativa a nível do serviço de saúde, tanto para os profissionais de saúde como para os utentes, com todas as condições de conforto e acessibilidade para uma prestação de serviço de excelência”.

Maria Filomena Mendes explicou que “esta é a primeira inauguração que temos, no âmbito das novas construções e requalificações financiadas pelo PRR”, sendo “muito gratificante começar a ver os resultados de todo este trabalho e todo este empenho, porque efetivamente quem está próximo das populações são as Câmaras e as Juntas de Freguesia”. A Presidente do Conselho Diretivo da ARS Alentejo deixou um forte agradecimento à Câmara Municipal pelo “empenho neste processo de descentralização e também de requalificação destes espaços”, mas também à Junta de Freguesia, “que fez um trabalho absolutamente excecional”.

Vítor Fialho, por sua vez, disse que a Unidade Local de Saúde do Alentejo Central, “vai tentar corresponder às expetativas da população, pelas instalações criadas, trazer os médicos necessários e suficientes, para que haja um bom acompanhamento da população do ponto de vista médico”.

A Unidade de Saúde de S. Cristóvão, vai ter ainda outra intervenção, no âmbito da candidatura a PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, já aprovada, que será sobretudo ao nível da eficiência energética, num investimento de 67 mil euros.

Este trabalho de proximidade vai de encontro àquilo que a população destas freguesias há muito lutava. O Município acredita que será também um forte incentivo à fixação de pessoal médico no nosso concelho. Motivo de alegria para todos!

Continuar a ler

MONTEMOR-O-NOVO

Presidente da ‘Património Cultural’ visitou a Gruta do Escoural

A visita começou no Centro Interpretativo da Gruta do Escoural, onde foi possível experimentar os novos recursos multimédia e interativos da nova exposição

Publicado

em

Foto: C.M. de Mont. o Novo

Montemor o Novo

João Carlos dos Santos esteve na Gruta

No âmbito do funcionamento da Gruta do Escoural e do seu Centro Interpretativo, a nova entidade gestora deste monumento, o Património Cultural, I.P., fez uma visita ao Escoural, sendo representada pelo seu presidente, o Arquiteto João Carlos dos Santos, e pela arquiteta Elisabete Moura.

A visita começou no Centro Interpretativo da Gruta do Escoural, onde foi possível experimentar os novos recursos multimédia e interativos da nova exposição, inaugurada em outubro passado. Seguiu-se depois a visita à Gruta, acompanhada pela guia do monumento Sónia Contador.

O Município de Montemor-o-Novo esteve representado pelo seu Presidente, Olímpio Galvão, pelo vereador com os Pelouros do Património Cultural e Turismo, António Pinto Xavier, e por vários técnicos da Câmara Municipal.

A iniciativa foi também acompanhada pelo Presidente da Junta de Freguesia de Santiago do Escoural, José Geraldo.

Continuar a ler

MONTEMOR-O-NOVO

“Economia Circular em Montemor-o-Novo”

A sessão teve como convidados Conceição Pires, promotora do projeto Tinctória

Publicado

em

Foto: C.M. Montemor o Novo

6.ª SESSÃO “STARTUP CONVIDA…”

Nas instalações da incubadora startUP Montemor-o-Novo®, decorreu a 6.ª Sessão “StartUP Convida…”, dedicada ao tema “Economia Circular em Montemor-o-Novo”.

A sessão teve como convidados Conceição Pires, promotora do projeto Tinctória, um projeto incubado na startUP Montemor-o-Novo®, dedicado à produção de tintas naturais à base de bio resíduos; Olivia Page, co-fundadora do projeto Mykor, uma futura unidade industrial de Montemor-o-Novo, que se dedicará ao fabrico de painéis de isolamento feitos de resíduos industriais, micélio e alimentados por biotec; e António Ferreira, promotor do projeto Naturbosque, que se dedica à produção e comercialização de cogumelos.

Durante a sessão, que teve a abertura a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, os convidados deram a conhecer os seus percursos pessoais, partilhando informações sobre os seus projetos, desde os processos de produção e fabrico dos seus produtos a curiosidades e aspetos comuns entre os três.

Houve ainda oportunidade para interagir com o público, que se mostrou bastante atento e interessado existindo no final um momento de debate/conversa.

Continuar a ler

MONTEMOR-O-NOVO

4 desalojados em Montemor-o-Novo e 2 em Borba devido ao mau tempo

Habitantes realojados em casa de familiares

Publicado

em

Depressão Juan

4 desalojados em Montemor o Novo e 2 em Borba

A forte precipitação no concelho de Montemor-o-Novo provocou 6 desalojados, nos Alentejo.

Em Montemor o Novo uma mulher residente em S.Brissos e uma família de 3 pessoas residente na Freguesia de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras tiveram que ser realizadas.

A proteção civil informa que em Borba um casal de idosos também foi realojado após a habitação ficar sem condições de habitabilidade.

Continuar a ler

MONTEMOR-O-NOVO

Câmara de Montemor-o-Novo visita União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras

O executivo da Junta de Freguesia, recebeu a comitiva municipal, orientando uma visita guiada a alguns locais, identificando problemas que são preocupação dos fregueses e, naturalmente, daquele executivo.

Publicado

em

Executivo da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo visita União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras

O Executivo da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, com pelouros, acompanhado por alguns Chefes de Divisão e pelo Gabinete de Apoio às Freguesias, retomou a realização dos “Encontros nas Freguesias”, sempre numa perspetiva de proximidade e diálogo.

No passado dia 12 de janeiro, durante todo o dia, realizou-se uma visita à União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras, numa iniciativa que se focou, sobretudo, fora da cidade. Após encontro na Sede da União de Freguesias, durante a manhã a iniciativa esteve de visita a Santa Sofia, Pintada, Represa, Fazendas do Cortiço e São Geraldo, enquanto que, no período da tarde, as atenções focaram-se em Ferro da Agulha, Silveiras, Maia e Reguengo.

O executivo da Junta de Freguesia, recebeu a comitiva municipal, orientando uma visita guiada a alguns locais, identificando problemas que são preocupação dos fregueses e, naturalmente, daquele executivo.

Os serviços da Câmara Municipal presentes, tentarão encontrar soluções para as situações identificadas, com a maior brevidade possível, por forma a proporcionar uma melhor qualidade de vida aos habitantes desta freguesia.

Estas visitas permitem igualmente um contacto informal com os munícipes das localidades visitadas, que aproveitam a presença do executivo para dar as suas sugestões e opiniões, ou apenas para cumprimentar eleitos e técnicos.

Continuar a ler

Autarquias

Estratégia de Mobilidade Urbana Sustentável para Montemor-o-Novo

Denominada MobiMor, esta estratégia é estruturada em 4 Eixos fundamentais.

Publicado

em

Montemor-o-Novo

Estratégia de Mobilidade Urbana Sustentável: MobiMor quer conquistar MONTEMOR

Está em elaboração uma estratégia concertada de Mobilidade Urbana Sustentável para Montemor-o-Novo.

Denominada MobiMor, esta estratégia é estruturada em 4 Eixos fundamentais. O primeiro eixo é a Circulação pedonal, que inclui a continuação da implementação e gestão do Plano de Acessibilidade e Mobilidade para a Cidade de Montemor-o-Novo (percursos livres de obstáculos) e espaços lineares de circulação pedonal corrente (passeios). Um segundo eixo é a Circulação viária, que abrange a revisão do Plano de Sinalização e Trânsito e a gestão mais eficaz e coerente dos espaços para estacionamento automóvel. O terceiro eixo é referente aos Transportes públicos urbanos, e tem como objetivo criar soluções alternativas concretas, capazes de promover uma ampla redução da utilização do automóvel privado, sobretudo nas deslocações regulares quotidianas “casa-trabalho-casa” ou “casa-escola-casa”, contribuído assim eficazmente para atenuar a procura por estacionamento, sobretudo em locais específicos caracterizados por maior pressão. Finalmente, o quarto eixo incide na Descarbonização do setor dos transportes.

O Município acredita que os resultados das ações combinadas dos dois últimos Eixos, possam contribuir significativamente para uma eficaz redução das emissões de gases com efeito de estufa e, por consequência, para as metas estabelecidas nas estratégias nacionais de descarbonização.

A estratégia MobiMor reunirá, entre outras Medidas, algumas ações concretas já implementadas e/ou em implementação, tais como:

– Percursos livres de obstáculos;

MorBus – Projeto piloto de transporte público urbano, baseado num minibus – procedimento de contratação a decorrer pela CIMAC;

MorTaxis – Projeto experimental de transporte público flexível (transporte “a pedido”), baseado no parque local de táxis que aderirem ao projeto – procedimento de contratação a decorrer pela CIMAC;

MorBike – Sistema de Partilha de Bicicletas Elétricas Públicas, comparticipado financeiramente no âmbito do Programa Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Montemor-o-Novo (PEDU / Alentejo 2020), agregado à Operação ALT20-04-2316-FEDER-000063 “Implementação de Percursos livres de obstáculos no âmbito do Plano de Acessibilidade e Mobilidade”, no valor de 219.910,47 € (Duzentos e Dezanove Mil Novecentos e Dez Euros e Quarenta e Sete Cêntimos), num investimento total de 258.718,20 € (Duzentos e Cinquenta e Oito Mil Setecentos e Dezoito Euros e Vinte Cêntimos).

Continuar a ler

Autarquias

Montemor-o-Novo atribui quase 100 mil € em bolsas

Os valores variam entre os 60 euros e os 140 euros e representam a disponibilização por parte do município de um valor global de 99.900,00€, um aumento de 3.550,00€ face ao ano letivo anterior.

Publicado

em

Montemor-o-Novo

Município atribui 109 bolsas de estudo, no valor global de 99.900.00€ para frequência do Ensino Superior

No dia 4 de dezembro de 2023, reuniu o júri para atribuição das bolsas de estudo para o Ensino Superior, com o objetivo de analisar os processos entregues pelos candidatos às bolsas de estudo para frequência no ensino superior no ano letivo 2023/2024.

Deram entrada 135 pedidos de atribuição de bolsa, representando um aumento de 10 pedidos relativamente ao ano letivo anterior.
Aplicados os critérios anteriormente aprovados, foi proposta a atribuição de 109 bolsas de estudo, traduzindo-se num aumento de 7 bolsas em relação ao ano letivo 2022/2023.
As bolsas são atribuídas por ano letivo, durante 10 meses (de outubro de 2023 a julho de 2024).
Os valores variam entre os 60 euros e os 140 euros e representam a disponibilização por parte do município de um valor global de 99.900,00€, um aumento de 3.550,00€ face ao ano letivo anterior.

A proposta de atribuição das referidas bolsas de estudo foi aprovada por unanimidade em sede de Reunião de Câmara no passado dia 13 de dezembro de 2023.

Continuar a ler

MONTEMOR-O-NOVO

Utentes da Cercimor foram graffitar (veja fotos)

Este foi um projeto da Terras Dentro, dinamizado por Nuno Marques que foi desafiando os utentes da Cercimor e da Associação 29 de Abril, a ajudarem a graffitar um espetacular mural.

Publicado

em

Montemor o Novo

Mês do cidadão idoso

No âmbito do Mês do Cidadão Idoso decorreu no Centro de Reabilitação da Cercimor, em Montemor-o-Novo, uma Oficina de Graffiti.

Este foi um projeto da Terras Dentro, dinamizado por Nuno Marques que foi desafiando os utentes da Cercimor e da Associação 29 de Abril, a ajudarem a graffitar um espetacular mural.

Todos deram o seu contributo, cada um à sua maneira, e revelaram-se bem talentosos! O desenho deste mural foi imaginado pelos próprios utentes, tendo como base e inspiração o tema União, uma ligação entre utentes e técnicos que ficou bem patente no resultado final.

Continuar a ler

MONTEMOR-O-NOVO

Banda do Exército esta sexta-feira em Montemor-o-Novo

Iniciativa inserida no âmbito das Comemorações da Arma de Artilharia e do Regimento de Artilharia N.º 5, sediado em Vendas Novas.

Publicado

em

Montemor-o-Novo

Banda do Exército no Curvo Semedo

Herdeira das mais antigas tradições musicais do Exército Português, a Banda Sinfónica do Exército (BSE) apresenta-se em concerto no Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, na próxima sexta-feira, 10 de novembro de 2023, pelas 21h30, numa iniciativa inserida no âmbito das Comemorações da Arma de Artilharia e do Regimento de Artilharia N.º 5, sediado em Vendas Novas.

A BSE, inserindo as suas atuações no âmbito das atividades culturais, recreativas ou de divulgação do Exército, colabora com as autoridades e organismos civis na realização de concertos musicais.

Desde a sua criação, apresenta-se regularmente em concertos e festivais de norte a sul do País onde obtém assinalável êxito, destacando-se os alcançados nos mais emblemáticos auditórios como por exemplo os Teatros da Trindade, S. Luiz, Coliseu dos Recreios e Casa da Música entre outros.

Reconhecendo todo o seu valor, por Alvará de 07 de outubro de 2005, foi atribuído à Banda Sinfónica do Exército por S. Exª o Presidente da República, a Medalha de Ouro de Serviços Distintos. Em 10 de junho de 2023, a Banda Sinfónica do Exército foi condecorada por S. Exª o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, como Membros Honorários da Antiga Ordem Militar de Sant’iago da Espada.

Continuar a ler

MONTEMOR-O-NOVO

Podia ter marcado golo mas preferiu ajudar o adversário. Roberto Carlos vence troféu “Ética Desportiva”

Cerimónia decorre sexta-feira, dia 3 de novembro, às 10h no IPDJ Alentejo

Publicado

em

Montemor o Novo

Roberto Carlos com o troféu ”Ética Desportiva”. Jogador do U.Montemor com atitude de fair play

O futebolista Roberto Carlos, lateral esquerdo do União de Montemor, teve há alguns dias uma atitude de fair play digna dos mais rasgados elogios.

O defesa daquele clube recebeu, inclusive, por parte do árbitro do jogo, o cartão branco, recurso pedagógico que visa enaltecer condutas eticamente corretas praticadas por atletas, treinadores, dirigentes, publico e outros agentes desportivos.

Roberto Carlos trocou a glória de um golo relativamente fácil, pelo apoio e ajuda a um adversário que se lesionou no mesmo lance. Em vez de, simplesmente, rematar a bola para a baliza com todas as possibilidades de sucesso, o atleta optou por atirar a bola para fora para ajudar um seu companheiro da equipa adversária.

É este o verdadeiro sentido do desporto! Competir para ganhar, respeitando sempre os princípios do respeito, ética e fair play, para com todos os intervenientes no fenómeno desportivo!

Por isso, entendeu o IPDJ Alentejo agraciar o Roberto Carlos com o troféu ”Ética Desportiva” numa simples, mas muito significativa, cerimónia a realizar nas instalações deste Instituto em Évora, na próxima sexta-feira, dia 3 de novembro, às 10h.

Para além do Diretor Regional do IPDJ Alentejo, Miguel Rasquinho, estarão presentes o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, o Presidente da Associação de Futebol de Évora, António Pereira e o Presidente do União de Montemor, Nuno Malagueira.

TDS Montemor o Novo: 93.9FM

Continuar a ler

destaque

x
error: O conteúdo está protegido!!