Últimas:
Vinhos do Alentejo associam-se à Humanwinety – TDS
Siga-nos

destaque

Vinhos do Alentejo associam-se à Humanwinety

Publicado

em

Alentejo

Vinhos do Alentejo associa-se à Humanwinety para integrar pessoas com deficiências física ou intelectuais

Falar da Humanwinety é falar de Bento Amaral. Um enólogo apaixonado pelo mundo dos vinhos e que está tetraplégico desde os 25 anos. Algo que à partida seria uma barreira tornou-se para Bento uma janela repleta de oportunidades. Foi campeão mundial, em 2005, de vala adaptada, tendo mesmo representado Portugal nos Jogos Paralímpicos de 2008. É licenciado em Engenharia Alimentar e em 2020 integrou um grupo de cinco nomeados para o prémio “Personalidade do Ano no Vinho”, um concurso feito pela revista norte-americana Wine Enthusiast. É no meio desta trilha de vitórias que o português decide criar, em 2o22, um projeto ambicioso e inclusivo, ou seja, a Humanwinety. Um conceito que pretende promover a integração de indivíduos com deficiências físicas ou intelectuais e outras minorias, sejam elas de “comunidades étnicas frágeis” ou de refugiados, no mundo do vinho e da hotelaria. O objetivo do projeto é dar-lhes formação e capacitá-los para que possam ser integrados no setor.

Atento a esta realidade, a Comissão Regional Alentejana (CVRA) estabeleceu uma parceria com a Humanwinety. No âmbito desta parceria, que visa o desenvolvimento da sustentabilidade social do Alentejo, será definida uma agenda que passará, entre outros, pela formação de profissionais para o setor, tendo como destinatários produtores e agentes económicos da região alentejana.

Através do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), por exemplo, os agricultores podem contar com os mais diversos apoios para integrar estas pessoas.

x
error: O conteúdo está protegido!!