Últimas:
Casal detido pela PJ e colocado em liberdade pelo Tribunal. – RÁDIO TDS
Siga-nos

Crime

Casal detido pela PJ e colocado em liberdade pelo Tribunal.

Crimes foram praticados em vários concelhos entre eles Fronteira.

Publicado

em

PJ faz detenção

Casal ouvido pelo Tribunal de Fronteira

Um casal, de alegados burlões, foi detido pela Policia Judiciária por “fortes indícios da prática de vários crimes de burla qualificada e usurpação de funções nas comarcas de Fronteira, Lisboa, Vila Franca de Xira e Sintra.”

Em nota, a Polícia Judiciária refere que o casal de burlões, a mulher com 55 anos e o homem com 60, foi detido pela Unidade Local de Investigação Criminal de Évora.

As vítimas, identificadas, são pessoas com alguma vulnerabilidade, idosas e imigrantes em situação precária no nosso país, as quais foram lesadas em milhares de euros.

Os atos delituosos ocorreram nos últimos dois anos, onde os suspeitos usando a identidade de uma advogada e aproveitando relação de confiança com as vítimas, lhes ofereciam alegados préstimos jurídicos para elaborar contratos de arrendamento, contratos com as operadoras de telecomunicações, pedidos de legalização de estrangeiros e outros, cobrando os respetivos honorários, sem nada resolver.

Os detidos foram  presentes a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhes sido aplicadas as medidas coativas de apresentações bissemanais e proibição de contatos com as vítimas.

Continuar a ler
Publicidade

Crime

Homem abalroou portão e agrediu bombeiros, em Mourão.

Bombeiros apresentam queixa nas autoridades

Publicado

em

Mourão 

Bombeiros encerram portões

Um homem, na ultima noite, abalroou o portão dos Bombeiros Voluntários de Mourão, tendo agredido varios bombeiros entre eles um fisicamente.

Em comunicado os bombeiros relatam a situação em como um “cidadão de etnia cigana dirigiu-se a este CB para ser socorrido por se encontrar com uma ferida incisa na zona posterior do crânio, ao chegar ao quartel o pai da vítima embateu com a sua viatura no portão  de entrada que se encontrava fechado, danificando o mesmo permanentemente”, refere.

E adianta, ” o nosso operacional que se deslocava para auxiliar o cidadão foi prontamente agarrado pelo pescoço,  insultado e agredido pelo pai da vítima, outros operacionais também foram ameaçados e insultados “.

Após o episodio os bombeiros referem que foi apresentada queixa junto das autoridades e que o atendimento é feito por toque em campainha tendo as instalações sido encerradas.

Continuar a ler

Crime

Burlas estão a crescer. Veja quantos foram feitas no seu distrito.

Distribuição de burlas pelo país.

Publicado

em

GNR alerta para Burlas

Visando contribuir para a prevenção e o combate aos diversos tipos de burlas, a Guarda Nacional Republicana alerta para a necessidade de sensibilizar os diferentes públicos-alvo para os diferentes tipos de burla.

Em 2022, foram registados pela Guarda 17 969 crimes de burla, onde predominam as burlas informáticas e nas comunicações com 6 518 ocorrências e burlas com fraude bancária com 2 630 registos.

No ano 2023verificou-se um aumento face ao ano de 2022,  registando-se 21 548 crimes de burla, destacando-se a burla informática e nas comunicações com 7 303 ocorrências e burla com fraude bancária com 3 079 registos.

No que respeita ao registo de burlas em 2022 e 2023, por distrito, registou-se o seguinte:

Distritos

2022

2023*

Açores

10

15

Aveiro

1 780

2 245

Beja

384

459

Braga

1 455

1 662

Bragança

163

206

Castelo Branco

441

486

Coimbra

693

840

Évora

309

383

Faro

1 740

2 166

Guarda

211

286

Leiria

801

909

Lisboa

1 982

2 527

Madeira

13

12

Portalegre

270

365

Porto

2 875

3 192

Santarém

1 030

1 198

Setúbal

2 121

2 653

Viana do Castelo

587

612

Vila Real

217

241

Viseu

787

1 025

Local indeterminado

100

66

TOTAL

17 969

21 548

Em ambos os anos apurou-se que os distritos do Porto, Setúbal e Lisboa os mais afetados, pese embora existam ocorrências dispersas por todo o território nacional.

A GNR apurou que as ocorrências com mais incidência dizem respeito ao modo de atuação de compra e venda de bens, MB Way e publicações na internet, como se reflete na seguinte tabela:

Modus Operandi

2022

2023*

Compra/venda

2 649

3 127

MB Way

1 604

1 337

Publicação na internet (post, vídeo, etc)

1 484

1 737

*Dados provisórios

Atento a este tipo de ocorrências, a Guarda Nacional Republicana reforça que, numa situação de compra e venda, deverá estar particularmente atento:

  • Não aceite métodos de pagamento que desconhece nem siga instruções de estranhos;
  • Informe-se primeiro sobre qualquer serviço novo de pagamento junto do seu banco;
  • Nunca adicione/associe um número de telemóvel que não seja o seu ou que desconhece a serviços bancários;
  • Não forneça dados confidenciais ou pessoais via correio eletrónico ou SMS;
  • Não siga ligações recebidas via correio eletrónico ou SMS;
  • Verifique o extrato da sua conta bancária com regularidade.

 

Nas ocorrências com recurso à plataforma MB Way, por norma, o suspeito contacta a vítima, mostrando-se interessado em comprar determinado produto que se encontra à venda online (ex: redes sociais, plataformas de venda online) e refere que pretende efetuar o respetivo pagamento através da plataforma MB Way, alegando ser uma forma mais fácil e eficaz.

A burla pode processar-se das seguintes formas:

  • Percebendo que os lesados desconhecem o funcionamento da aplicação, o suspeito convence-os a deslocarem-se a uma Caixa Multibanco (ATM). Seguindo as indicações do suspeito, as vítimas acabam por associar o número de telemóvel do suspeito aos dados da sua aplicação, sendo informadas que o dinheiro ficará disponível com brevidade. A partir desse momento, o suspeito fica com o controlo total de acesso à conta bancária da vítima, através da aplicação;
  • Numa outra possibilidade, depois de conseguir que a vítima aceite receber o valor por MB WAY, o burlão seleciona, na sua aplicação, a opção “Pedir dinheiro”, em vez de selecionar a opção “Enviar dinheiro”. A vítima, desconhecendo em pormenor o funcionamento da aplicação e encontrando-se a aguardar o envio do dinheiro, é informada pelo suspeito de que já fez a transferência e que é só aceitar. Ao selecionar a opção de aceitar, a vítima acaba por ser burlada.

As vítimas são escolhidas de forma aleatória, recaindo a escolha nos indivíduos que possuem artigos à venda nas redes sociais e em plataformas de vendas online. 

Para compras na internet de forma segura, a GNR aconselha:

  • Comprove que a loja online é segura, procure informações sobre a mesma na Internet, nomeadamente se dispõe de endereço físico, número de telefone, email e fax;
  • Assegure-se que na página web aparece identificado o responsável da loja online e a sua localização;
  • Desconfie sempre das ofertas demasiado atrativas, promoções imperdíveis e valores muito abaixo do mercado;
  • Certifique-se que o site adota medidas de segurança para garantir a privacidade dos seus dados;
  • Após a compra fique atento ao seu extrato bancário;
  • Tenha um antivírus atualizado no seu computador;
  • Faça compras em páginas seguras. Para efetuar esta verificação, confirme que o endereço começa por “https://”.

Acresce ainda informar que, a Guarda aproveita para destacar um modus operandi que atualmente se encontra menos divulgado e que está relacionado com a compra e venda de veículos. Por norma, o suspeito deteta o veículo à venda online e contacta o vendedor, dizendo que está interessado na viatura e que gostaria de ver/testar o mesmo, marcando um dia e local para o fazer. No hiato temporal entre o contacto e o encontro com o proprietário, o suspeito coloca a referida viatura à venda online como sendo seu, por um valor muito inferior ao preço de mercado, aumentando assim exponencialmente o interesse no veículo, conseguindo desta forma arranjar facilmente um potencial comprador interessado (terceira pessoa).

No dia da visita/teste à viatura o suspeito contata o legítimo proprietário, informando que não será ele a ver o veículo, mas sim outra pessoa, pedindo-lhe para não mencionar valores monetários. Após a visita efetuada, o suspeito informa o legítimo proprietário que quer comprar a viatura e que lhe irá efetuar uma transferência bancária, enviando-lhe um comprovativo de transferência bancária (não efetivada). Já na posse dos documentos do veículo, o suspeito negoceia a sua venda à pessoa que efetuou a visita ao veículo, e desta forma quando o legítimo proprietário se apercebe que a transferência bancária não foi efetivada, o suspeito já realizou a venda e mudança de propriedade do veículo para a terceira pessoa (a que efetuou a visita). Esta é uma burla que por norma, lesa duas pessoas, o vendedor (legítimo proprietário) e comprador (terceira pessoa).

No que concerne aos conselhos que podemos facultar para que sejam evitadas burlas, podemos considerar os seguintes:

  • Confirmar a identidade do vendedor/comprador;
  • Suspeitar de valores abaixo do valor de mercado;
  • Suspeitar dos intermediários envolvidos no negócio;
  • Apurar, no momento da visita/teste, todos os pormenores do negócio;
  • Antes de entregar a documentação do veículo, confirmar a efetividade da transferência bancária/pagamento.

Em caso de burla, a vítima deverá denunciar o crime ao posto policial da área de residência, por forma a que se consiga adequadamente monitorizar e melhor gerir os recursos disponíveis, ou poderá apresentar a referida queixa por via eletrónica, utilizando a plataforma digital constante no endereço https://queixaselectronicas.mai.gov.pt. A denúncia deste tipo de crime é fundamental para auxiliar à sua monitorização.

Continuar a ler

Crime

Roubo de cobre preocupa agricultores no Alentejo

Exploração em Portel foi vandalizada

Publicado

em

Portel

Roubo de cobre preocupa agricultores no Alentejo

É um acontecimento que está a marcar a atualidade e que visa diretamente os agricultores.

Quando menos se espera, e pela noite dentro, os assaltantes invadem explorações agrícolas e vão diretos aos postes de energias instalados. O objetivo é alcançar os transformadores, que estão colocados na parte superior dos postes, e atirá-los para o chão retirando, posteriormente, o cobre.

Uma onda de assaltos que tem acontecido regularmente e que segundo, José Palha, proprietário agrícola, está a espalhar-se pelo país. Está a acontecer por uma grande zona do país, digamos que desde Abrantes até aqui”, refere.

Ao chegar a uma das suas explorações agrícolas, em Portel, o empresário deparou-se com um cenário preocupante. “Hoje de manhã, quando chegamos aqui, íamos por os pivôs a funcionar e demos conta do que aconteceu. O transformador no chão e os fios cortados”, explica

Um prejuízo na ordem dos milhares de euros que vem preocupar os agricultores. “Temos aqui prejuízos de centenas de milhares de euros porque cada transformador, dependendo da potência, pode variar entre os 8 e os 22 mil euros. Não havendo seguros e maneira de prever isto, a situação torna-se dramática e insustentável”, acrescenta.

Uma vaga de assaltos que multiplicado nos últimos meses e que se traduz numa tempestade perfeita para os agricultores.

A par das dificuldades atuais do setor, vivem agora um clima de insegurança.

Continuar a ler

BEJA

ASAE deteve 8 indivíduos no âmbito do combate ao jogo ilícito, em Beja.

Apreendidas 24 máquinas de jogo ilegal

Publicado

em

Évora

ASAE instaura 7 processos-crime e detém 8 indivíduos no âmbito do combate ao Jogo Ilícito

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), realizou nas últimas semanas, através da Unidade Regional do Sul – Unidade Operacional de Évora, no âmbito de uma operação de prevenção criminal, várias ações de fiscalização direcionadas ao combate da exploração ilícita de jogos de fortuna ou azar, no distrito de Beja.

Como balanço da ação, foram fiscalizados 9 operadores económicos, nomeadamente estabelecimentos de restauração e bebidas, alguns dos quais com salas dissimuladas e de acesso restrito, nas quais existiam alguns equipamentos a funcionar como máquinas de jogo de fortuna ou azar, tendo sido apreendidas 24 máquinas de jogo ilegal e respetivos mecanismos de introdução de valores pecuniários bem como, 570,00 euros em numerário.

Da ação resultou ainda, a instauração de 7 processos-crime pela prática do crime de exploração de jogos de fortuna ou azar fora dos locais legalmente autorizados e a detenção de 8 suspeitos.

O valor total da apreensão ascende ao valor estimado de 30.000,00 Euros.

Continuar a ler

Crime

3 detidos em Odemira por tráfico de estupefacientes

São três homens de 28, 34 e 41 anos.

Publicado

em

Odemira

Três detidos por tráfico de estupefacientes

A GNR de Odemira deteve três homens de 28, 34 e 41 anos, por tráfico de estupefacientes, na localidade de Sabóia, no concelho de Odemira.

No âmbito de uma ação de patrulhamento direcionada para o combate ao tráfico de estupefacientes os militares da Guarda abordaram uma viatura, tendo os seus ocupantes manifestado um comportamento suspeito. Na sequência da ação foi possível verificar que os indivíduos se encontravam na posse produto estupefaciente e, no âmbito das diligências policiais, foi efetuada uma busca domiciliária que culminou na apreensão do seguinte material:

·         698 doses de heroína;

·         14 doses de cocaína;

·         Três telemóveis;

·         Uma balança digital de precisão;

·         Uma viatura;

·         940 euros em numerário;

·         Diverso material de recorte e embalamento de produto estupefaciente.

Os detidos foram constituídos arguidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Odemira.

Continuar a ler

Crime

Crime em Beja aumenta. Roubos, tráfico de droga e posse de arma proibida.

Semana de 15 a 31 de janeiro

Publicado

em

Beja

Crime aumenta

Em uma semana, de 15 e 31 de janeiro’ a Polícia de Segurança Pública de Beja, não teve mãos a medir a crimes registados na cidade.

Foram várias as detenções entre as quais:

Detenção de 1 homem de 35 anos de idade pelo crime de violência doméstica em que como medida de coação lhe foi ordenada a sua detenção nas instalações desta policia até poder ser presente ao Ministério público;

Detenção de 1 homem de 19 anos de idade pela posse de 28,97 gr de Haxixe e 5,69 gr de cocaína, que após indicação da Procuradora da República, foi ordenada a detenção do referido individuo nas instalações desta policia a aguardar presença a primeiro interrogatório judicial;

Detenção de 1 homem de 28 anos de idade pelo crime de tentativa de roubo e posse de estupefacientes que após confrontado tentou a fuga para o Jardim das imediações, tendo sido intercetado por elementos policiais que o revistaram e confirmaram a existência de haxixe na sua bolsa. Contactada a Procuradora da República que após exposto o sucedido determinou a sua detenção nas instalações desta policia a fim de ser presente ao Tribunal de Beja.

Detenção de 1 homem de 17 anos de idade pelo crime de roubo por esticão de uma mala de senhora a uma idosa de 87 anos;

Detenção de um homem de 33 anos de idade pelo crime de violação de domicilio;

Detenção de 1 mulher de 17 anos de idade por posse de arma branca
proibida (arma de abertura automática ou faca de ponta e mola)

No âmbito do combate ao crime contra o património e contra as pessoas e após investigação e realização de busca domiciliárias efetuadas pelo Comando Distrital da PSP foi apreendida o seguinte:
1 arma de calibre 12 e diversos cartuchos;
Artigos de vestuário contrafeito,

No que respeita a investigações de diversos crimes por furto a interior de veiculo automóvel foram apreendidos equipamentos informáticos e de telecomunicação.

Continuar a ler

Crime

GNR apreende 100 doses de haxixe e 1700 euros, na Comporta.

O detido foi presente no Tribunal Judicial de Grândola para aplicação das medidas de coação.

Publicado

em

Foto: TDS (direitos reservados) Arquivo

Grândola

Detido por tráfico de estupefacientes

A GNR da Comporta deteve em flagrante um homem de 49 anos, por tráfico de estupefacientes, em Tróia, no concelho de Grândola.

No decorrer de uma ação de fiscalização aleatória, os militares da Guarda abordaram uma viatura, tendo o seu condutor demonstrado um comportamento suspeito.

No seguimento das diligências policiais, foi efetuada uma revista pessoal de segurança ao suspeito, tendo sido possível apurar que se encontrava na posse de produto estupefaciente.

No seguimento da ação o suspeito foi detido, tendo sido possível apreender o seguinte material:

  • 100 doses de haxixe;
  • Uma faca;
  • 1 700 euros em numerário.  

O detido foi presente no Tribunal Judicial de Grândola para aplicação das medidas de coação.

Continuar a ler

Crime

Homem entra com carro em café e provoca 6 feridos

Condutor está internado no Hospital de Portalegre

Publicado

em

Monforte

Entrada intencional

Um homem entrou com a propria viatura dentro de um café em Monforte.

O episódio provocou 6 feridos entre eles o próprio condutor.

Entre os feridos está uma mulher que estava no interior do estabelecimento.

O homem tentou consumir no café mas não tinha dinheiro e não foi servido.

Saiu do estabelecimento e acabou por regressar mas com a viatura.

Veja as imagens da TDS.

Continuar a ler

Crime

Assalto a banco em Alcáçovas rende cerca de 150 mil euros

A investigação do caso está entregue à Polícia Judiciária, mais precisamente à Unidade Nacional de Contraterrorismo.

Publicado

em

Foto: TDS (direitos reservados)

Alcáçovas, Viana do Alentejo

Assalto em Alcácovas rende entre 100 a 150 mil euros

Foi em plena luz do dia, por volta das 15h, desta quarta-feira, que um indivíduo assaltou a dependência bancária da Caixa de Crédito Agrícola de Alcáçovas.

.Ao que tudo indica, o suspeito entrou nas instalações com uma arma de fogo e com a cara completamente destapada dirigiu-se a um dos funcionários e pediu os códigos para consumar o assalto.

Segundo testemunhos da população, o criminoso agiu de forma “discreta e muito natural” e logo após sair da agência bancária fugiu na sua própria viatura para lugar incerto.

Conseguiu fugir antes da chegada das autoridades e levou uma quantia a rondar entre os 100 a 150 mil euros

À TDS, Frederico Carvalho, Presidente da Junta de Freguesia de Alcáçovas, relata que a criminalidade tem aumentado nos últimos tempos na vila de Alcáçovas.

Aproveitando o momento, o autarca deixou críticas à falta de efetivos nas forças de segurança.

“Já tinhamos pedido um reforço de elementos da segurança ao Ministro da Administração Interna e até agora nada”, realça.

A investigação do caso está entregue à Polícia Judiciária, mais precisamente à Unidade Nacional de Contraterrorismo.

Continuar a ler

AVIS

Seis detidos em flagrante por furto de azeitona 

Os detidos foram constituídos arguidos e os factos comunicados ao Ministério Público de Fronteira.

Publicado

em

Avis

Seis detidos em flagrante por furto de azeitona 

A GNR de  Avis, deteve em flagrante seis pessoas, três homens e três mulheres, com idades compreendidas entre os 22 e 42 anos, por furto de azeitona, na localidade do Ervedal, no concelho de Avis.

No seguimento de uma denúncia a dar conta de um furto de azeitona, os militares da Guarda deslocaram-se rapidamente para o local onde surpreenderam os suspeitos no momento em que estavam a apanhar a azeitona sem autorização do proprietário, motivo que levou às suas detenções, em flagrante, bem como à apreensão do produto do furto e dos utensílios usados para perpetrar o mesmo.

Os detidos foram constituídos arguidos e os factos comunicados ao Ministério Público de Fronteira.

A GNR relembra que a colheita ou apanha de azeitona, ainda que esteja caída no chão, sem o consentimento do proprietário do olival poderá configurar crime contra o património.

Continuar a ler

Crime

Assalto à mão armada em minimercado de Évora

Assaltantes continuam a monte.

Publicado

em

Évora

Assalto à mão armada

Dois homens encapuzados assaltaram ontem, durante a tarde, um minimercado em Évora.

Os assaltantes roubaram cerca de 2 centenas de euros em numerário num minimercado da freguesia de Nª Srª da saúde.

Não se registaram feridos entre os funcionários e os clientes.

Até esta altura a PSP ainda não emitiu qualquer informação.

A TDS sabe que os assaltantes continuam a monte.

Continuar a ler

BEJA

Homem de 23 anos detido por agressões com arma branca

Foi ainda apreendida em sua posse 1 arma de fogo, 170 doses individuais de cannabis, 13 doses de cocaína, uma balança de precisão e 700 euros.

Publicado

em

Beja

Detenção de homem de 23 anos

O Comando Distrital de Beja, levou a cabo uma operação coordenada com o Ministério Público que culminou com a detenção de 1 individuo de 23 anos de idade, suspeito de praticar o crime de ofensas á integridade física qualificada, por agressões com arma branca na cidade de Beja, dando assim cumprimento ao mandado de detenção emitido pela autoridade judiciária.

Foi ainda apreendida em sua posse 1 arma de fogo, 170 doses individuais de cannabis, 13 doses de cocaína, uma balança de precisão e 700 euros.

Depois de presente a 1º interrogatório judicial, ao detido foi-lhe aplicada a medida de coação mais gravosa, de prisão preventiva, tendo assim o detido sido levado para o Estabelecimento Prisional de Beja.

 

 

Continuar a ler

Crime

Prisão preventiva por tráfico de mais de 800 doses de estupefacientes

2 homens foram detidos

Publicado

em

Ferreira do Alentejo

Prisão preventiva por tráfico de mais de 800 doses de estupefacientes

O Comando Territorial de Beja, através do Posto Territorial de Ferreira do Alentejo, deteve um homem de 25 anos por tráfico de estupefacientes, no concelho de Ferreira do Alentejo.

No âmbito de uma ação de policiamento, os militares da Guarda abordaram um veículo, tendo os ocupantes demostrado um comportamento suspeito. No seguimento da ação policial e dado o crescente nervosismo evidenciado pelos suspeitos, foi realizada uma revista pessoal de segurança aos ocupantes e uma busca sumária ao veículo, tendo sido possível detetar a existência de produto estupefaciente, motivo pelo qual foi detido um dos ocupantes.

No decorrer das diligências, foi possível apreender o seguinte material:

· 738 doses de heroína;

· 69 doses de cocaína;

· 344 euros em numerário;

· Quatro telemóveis;

· Três brincos.

O detido foi presente hoje no Tribunal Judicial de Ferreira do Alentejo, onde lhe foi decretada a medida de coação de prisão preventiva.

Foi elaborado um auto por consumo de produtos estupefacientes ao segundo ocupante, um homem de 40 anos, o qual foi enviado à Comissão para a Dissuasão da Toxicodependência de Beja.

A ação contou com o reforço do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Aljustrel.

Continuar a ler

CAMPO MAIOR

Mulher detida por furto de telemóvel

GNR deteve mulher e apreendeu material furtado.

Publicado

em

Campo Maior

Detida por furto de telemóvel

O Comando Territorial de Portalegre, através do Posto Territorial de Campo Maior deteve uma mulher de 31 anos, por furto, no concelho de Campo Maior.

Na sequência de uma denúncia por furto de um telemóvel, no dia 2 de janeiro, no interior de uma estabelecimento comercial no concelho de Campo Maior, os militares da Guarda desenvolveram diversas diligências policiais que permitiram localizar o telemóvel furtado e identificar a suspeita que se encontrava na posse do aparelho.

No decorrer da ação, a suspeita foi detida e o telemóvel apreendido.

O telemóvel recuperado, após as diligências processuais, foi entregue ao legítimo proprietário.

A detida foi constituída arguida e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Elvas.

Continuar a ler

ALJUSTREL

10 toneladas de azeitona apreendidas

Durante a operação policial, foi ainda possível elaborar 08 autos de contraordenação no âmbito do Código da Estrada.

Publicado

em

Foto: GNR

Aljustrel

Apreendidas cerca de 10 toneladas de azeitona em operação de fiscalização

O Comando Territorial de Beja, através das suas várias valências, ontem, dia 30 de dezembro de 2023, apreendeu 9 982 quilos de azeitona e constituiu arguido um homem de 44 anos, por suspeita da prática do crime de recetação, na localidade de Montes Velhos, no concelho de Aljustrel.

Na sequência de denúncias de furtos de azeitonas, na localidade de Alfundão, foi intensificado o patrulhamento no sentido de localizar as viaturas suspeitas tendo sido verificado, em flagrante, um veículo que se encontrava a descarregar azeitona, não tendo sido apresentada qualquer declaração que justificasse a sua proveniência, no Centro de receção de azeitona em Montes Velhos.

No decorrer das diligências policiais, foi possível verificar a existência de 150 pessoas e 40 veículos, sendo que no interior das instalações do centro, foram detetados e fiscalizados 10 veículos, os quais possuíam no seu interior vários quilos de azeitona, cuja proveniência não foi provada como sendo legal, motivo que levou à identificação de 18 suspeitos e à apreensão de 6 150 quilos de azeitona.

No seguimento da ação policial, foi constituído arguido um homem de 44 anos, por suspeita da prática de um crime de recetação de azeitona, tendo ainda sido apreendidos 3 832 quilos de azeitona, que se encontravam já no interior do centro de receção, cuja proveniência não foi legalmente provada.

No total da operação, foram apreendidos 9 982 quilos de azeitona, tendo sido empenhados vários militares do Comando Territorial de Beja, das várias valências do dispositivo territorial, Investigação Criminal e Intervenção Rápida, tendo contado ainda com o apoio de militares do Comando Territorial de Setúbal.

Durante a operação policial, foi ainda possível elaborar 08 autos de contraordenação no âmbito do Código da Estrada.

Desde o início da Operação “Campo Seguro 2023”, no distrito de Beja, já foi possível recuperar mais de 27 000 quilos de azeitona, tendo sido detidas 79 pessoas e identificados 122 suspeitos, em ocorrências relacionadas com o furto de azeitona.

Continuar a ler

Crime

Associado da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos foi fortemente agredido por um grupo que furtava azeitonas

Publicado

em

Imagem retirada do Site Observador

Moura,

Associado da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos foi fortemente agredido por um grupo que furtava azeitonas

Não é novidade e tem vindo a crescer desde o início do mês de Outubro. Desde que a subida do preço do azeite subiu em flecha o caso de roubo de azeitonas, no Alentejo, começou a disparar. No passado Domingo, um sócio da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos (CAMB)  foi agredido e teve que receber tratamento hospitalar.

Em comunicado, a cooperativa “repudia a agressão bárbara, que obrigou a tratamento hospitalar, por indivíduos, tudo indica, de etnia cigana, que foram por este associado surpreendidos enquanto furtavam azeitona da sua propriedade privada”, referem.

De recordar que a Guarda Nacional Republicana está neste momento, e até ao final do ano, a desenvolver a – Operação Campo Seguro 2023 – cujo objetivo é intensificar o patrulhamento e fiscalização nas explorações agrícolas e florestais em todo o território nacional.  A TDS tem noticiado até então alguns casos em que a GNR, aqui no Alentejo, tem desmantelado redes organizadas de roubo de azeitona, no entanto, os agricultores continuam a sentir insegurança.  “Não basta as forças de segurança iniciarem campanhas dedicadas ao controlo e fiscalização se não existem meios humanos e materiais para a boa execução do patrulhamento”, refuta a CAMB

 

Continuar a ler

Crime

Três detidas por contrafação de roupa

Operação da GNR

Publicado

em

Arronches

Três detidas por contrafação

O Comando Territorial de Portalegre, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Elvas, ontem, dia 26 de novembro, deteve três mulheres, com idades compreendidas entre os 32 e os 64 anos, por contrafação e apreendeu 210 artigos contrafeitos, em Arronches.

No decorrer de uma ação de fiscalização a uma feira que visou o combate à contrafação, ao uso ilegal de marca e à venda de artigos contrafeitos, os militares da Guarda detetaram que as suspeitas tinham para venda artigos contrafeitos de diversas marcas, nomeadamente, roupa e calçado, os quais foram apreendidos.

Nesta ação foram detidas as três suspeitas, tendo sido constituídas arguidas.

Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Portalegre.

A operação contou com o reforço de militares do Destacamento de Intervenção (DI), do Comando Territorial de Portalegre, da GNR.

A Guarda Nacional Republicana relembra que o objetivo principal deste tipo de ações é garantir o cumprimento dos direitos de propriedade industrial, visando essencialmente o combate à contrafação, ao uso ilegal de marca e à venda de artigos contrafeitos.

Continuar a ler

Crime

13 dos 28 detidos ficaram em preventiva

Os detidos ficam no Estabelecimento Prisional de Beja

Publicado

em

Beja

Tráfico de pessoas

Apenas um dos 28 arguidos não foi indiciado de qualquer crime.

Dos 28 detidos 13 ficam em prisão preventiva.

São essencialmente estrangeiros de  nacionalidade romena.

 

Continuar a ler

Crime

Última hora: Ministério Público pede prisão para a maioria dos detidos da ‘operação espelho’

MP não pede prisão preventiva para as 2 contabilistas

Publicado

em

Cuba

Preventiva para a maioria

O Ministério Público pede prisão preventiva para 12 dos 20 detidos na operação espelho.

Em causa estão 20 dos 28 detidos pela PJ na última terça feira nos concelhos de Cuba, Ferreira do Alentejo e Vidigueira.

A TDS sabe que o MP não pede prisão preventiva para as duas contabilistas detidas.

Continuar a ler

Crime

Famílias continuam concentradas junto ao Tribunal de Beja

Medidas de coação só serão anunciadas nos próximos dias.

Publicado

em

Foto: TDS

Beja

Pedem liberdade para os detidos

Dezenas de pessoas entre familiares e funcionários dos detidos no processo de tráfico humano continuam concentradas junto ao Tribunal de Beja.

Durante a manhã ‘cantaram’ pedindo a libertação dos detidos.

Várias esposas de nacionalidade romena aguardam junto ao Tribunal e tentam ver os familiares detidos.

Os 20 detidos, 14 homens e 6 mulheres entraram no Tribunal durante a  manhã e estão agora a ser ouvidos.

Os interrogatórios vão arrastar-se por sexta feira havendo a possibilidade de se prolongarem pelo fim de semana.

Em causa estão 20 interrogatórios grande parte deles com a intervenção de tradutor.

Só após todos os interrogatórios realizados serão divulgadaa as medidas de coação.

Continuar a ler

Últimas

x
error: O conteúdo está protegido!!