Últimas:
Dois detidos por condução perigosa e posse de arma proibida  – RÁDIO TDS
Siga-nos

MOURA

Dois detidos por condução perigosa e posse de arma proibida 

Dois homens de 24 e 29 anos, detidos por condução perigosa e posse de arma proibida, na localidade de Safara, no concelho de Moura.

Publicado

em

Moura

Dois detidos por condução perigosa e posse de arma proibida 

O Comando Territorial de Beja, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Moura, no dia 19 de fevereiro, deteve dois homens de 24 e 29 anos, por condução perigosa e posse de arma proibida, na localidade de Safara, no concelho de Moura.

No âmbito de uma ação de patrulhamento de combate à criminalidade e prevenção de furtos, os militares da Guarda detetaram os suspeitos num local relacionado com ocorrências de furtos. Os indivíduos, ao aperceberem-se da presença da GNR, colocaram-se em fuga, praticando uma condução perigosa, tendo a GNR efetuado o seu seguimento por forma a fazer cessar tal comportamento, uma vez que colocava em causa a segurança rodoviária e dos que utilizavam a via pública.

Posteriormente, foi possível intercetar a viatura em fuga e, no seguimento das diligências policiais, os militares da Guarda realizaram uma busca ao veículo e uma revista de segurança aos suspeitos, resultando na apreensão do seguinte material:

  • 26 chaves de caixa;
  • 23 chaves de bocas;
  • Cinco castiçais em cobre;
  • Cinco cintas em nylon;
  • Três alicates de corte;
  • Um veículo ligeiro de mercadorias;
  • Um autorrádio;
  • Dois martelos;
  • Duas limas;
  • Uma alavanca de metal;
  • Uma picareta;
  • Um par de luvas;
  • Uma caixa com 5 brocas;
  • Uma arma branca;
  • Um rolo de fio com cobre;
  • Uma tesoura para cortar ferro;
  • Um serrote;
  • Várias objetos relacionados com a prática do crime de furto de metais não preciosos.

Os suspeitos foram detidos e constituídos arguidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Moura.

Foi ainda identificada uma mulher de 35 anos que acompanhava os suspeitos.

A ação contou com o reforço de militares do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Moura e dos Postos Territoriais de Moura e Barrancos.

Continuar a ler
Publicidade

Autarquias

Prémio “Selo de mérito” foi atribuído a cinco municípios alentejanos

Publicado

em

Imagem retirada do site Saudebemestar.pt

Alentejo

Prémio “Selo de mérito” foi atribuído a cinco municípios alentejanos

Uma mão cheia de distinções atingiu a região do Alentejo.  A iniciativa Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais, do Movimento Cuidar dos Cuidadores, selecciona 59 entre 66 projetos de municípios analisados.  A missão desta atividade é reconhecer aqueles que têm as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais.

Aos contemplados é-lhes entregue um Selo de Mérito, que foi o caso de cinco autarquias alentejanas: Cuba, Évora, Moura, Odemira, Santiago do Cacém.

De relembrar que os 59 escolhidos foram: Albufeira, Almada, Almagreira, Amadora, Amarante, Arruda dos Vinhos, Cabeceiras de Basto, Cantanhede, Caniço, Carriço, Castelo Branco, Celorico da Beira, Cinfães, Coruche, Cuba, Espinho, Évora, Felgueiras, Gondomar, Guimarães, Ílhavo, Loures, Louriçal, Lousada, Machico, Mafra, Maia, Marco de Canaveses, Matosinhos, Mealhada, Miranda do Corvo, Mirandela, Montalegre, Moura, Nelas, Odemira, Oeiras, Ourém, Ovar, Paredes, Penafiel, Pombal, Portimão, Porto, Póvoa de Lanhoso, Queluz e Belas, Santa Maria da Feira, Santa Marta de Penaguião, Santiago do Cacém, São Pedro Fins, Sesimbra, Tavira, Trofa, Viana do Castelo, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia, Vila Pouca de Aguiar, Vila Verde, Vouzela.

 

 

 

 

.

Continuar a ler

MOURA

Medidas de qualificação e estabilização do tabuleiro levam autarquias a interrogar automobilistas

Equipas dos municípios de Moura e Mourão encontram-se a inquirir os condutores sobre as características dos veículos de acordo com a sua categoria, carga e frequência de utilização daquela via

Publicado

em

MOURA E MOURÃO

Ponte sobre a “Ribeira do Alcarrache”

A ponte sobre a “Ribeira do Alcarrache”, implantada na EM517, sobre a albufeira do Alqueva, encontra-se neste momento a ser alvo de um registo do volume de tráfego.

Para tal, equipas dos municípios de Moura e Mourão encontram-se a inquirir os condutores sobre as características dos veículos de acordo com a sua categoria, carga e frequência de utilização daquela via.

Estes dados servirão para atualizar o relatório de inspeção, realizado em 2021, por empresa da especialidade, com vista à consolidação de conclusões e medidas que permitam garantir as necessárias medidas de qualificação e estabilização do tabuleiro.

As patologias constatadas são, na sua maioria, de origem mecânica, devido a esforços aplicados à estrutura. A obra de arte em questão tem uma idade inferior a 20 anos, presumindo-se que a explicação para o desenvolvimento de patologia estrutural se deve a falhas e incorreções numa das etapas de construção.

Os dois municípios, atendendo à importância de garantir a segurança de circulação e de cidadãos, num esforço conjunto, apresentarão um conjunto de medidas para travar a deterioração do equipamento e garantir a sua correta utilização, estando prevista a marcação de uma audiência junto da tutela com vista a exercer a necessária reivindicação para suporte e apoio financeiro na correta obra de reabilitação que deverá ser promovida a médio prazo.

Moura e Mourão têm trabalhado afincadamente com técnicos e executivos dos seus municípios associados tendo em vista um maior desenvolvimento desta temática, procurando a criação e mobilização de todas as medidas e ações que promovam a devida correção do problema identificado, gerindo bem a opção de se cumprir os compromissos que assumimos.

Continuar a ler

Crime

Associado da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos foi fortemente agredido por um grupo que furtava azeitonas

Publicado

em

Imagem retirada do Site Observador

Moura,

Associado da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos foi fortemente agredido por um grupo que furtava azeitonas

Não é novidade e tem vindo a crescer desde o início do mês de Outubro. Desde que a subida do preço do azeite subiu em flecha o caso de roubo de azeitonas, no Alentejo, começou a disparar. No passado Domingo, um sócio da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos (CAMB)  foi agredido e teve que receber tratamento hospitalar.

Em comunicado, a cooperativa “repudia a agressão bárbara, que obrigou a tratamento hospitalar, por indivíduos, tudo indica, de etnia cigana, que foram por este associado surpreendidos enquanto furtavam azeitona da sua propriedade privada”, referem.

De recordar que a Guarda Nacional Republicana está neste momento, e até ao final do ano, a desenvolver a – Operação Campo Seguro 2023 – cujo objetivo é intensificar o patrulhamento e fiscalização nas explorações agrícolas e florestais em todo o território nacional.  A TDS tem noticiado até então alguns casos em que a GNR, aqui no Alentejo, tem desmantelado redes organizadas de roubo de azeitona, no entanto, os agricultores continuam a sentir insegurança.  “Não basta as forças de segurança iniciarem campanhas dedicadas ao controlo e fiscalização se não existem meios humanos e materiais para a boa execução do patrulhamento”, refuta a CAMB

 

Continuar a ler

destaque

Nova área empresarial em Amareleja

Área de Acolhimento Empresarial de Amareleja – UP4

Publicado

em

Moura

Área de Acolhimento Empresarial de Amareleja – UP4

Em Amareleja, já se encontra concluída a obra de urbanização da UP4, referente à instalação da Área de Acolhimento Empresarial.

Assim, no seguimento da deliberação da Câmara Municipal na reunião de 02 de novembro de 2023, vai proceder-se à atribuição de lotes na Unidade de Planeamento 4 de Amareleja – os lotes 1.01 a 1.09 e 1.12 a 1.21 – por Hasta Pública, na modalidade de propriedade plena.

As candidaturas deverão ser formalizadas através do preenchimento de formulário próprio, disponível na plataforma Serviço On-Line do Município de Moura (https://servicosonline.cm- moura.pt), no menu Desenvolvimento Económico, ou através da hiperligação direta https://servicosonline.cm- moura.pt/ src=MyNetFormBD.asp&intmenu=10714&formato=SPO_menu_10714

Refira-se que para submissão do formulário o utilizador terá de efetuar o respetivo registo na plataforma e efetuar a necessária autenticação.

Os interessados em participar na hasta pública, a realizar em data a definir pela Comissão designada, podem inscrever-se até ao dia 12 de dezembro de 2023.

O Regulamento Municipal de Atribuição de Lotes e Parcelas para instalação de atividades económicas pode ser consultado no sítio da internet www.cm-moura.pt ou nos serviços administrativos da DOTE – Divisão do Ordenamento do Território e Empreitadas, da Câmara Municipal de Moura, nos dias úteis entre as 9:00 e as 12:30 e entre as 14:00 e as 16:30.

Continuar a ler

MOURA

Um evento a todo o gás – “48 horas Automóveis Antigos ao Alentejo”

Publicado

em

Moura

Um evento a todo o gás – “48 horas Automóveis Antigos ao Alentejo”

 

É uma edição abençoada. Ao mesmo tempo que a chuva regressa ao território continental, a cidade de Moura faz parte da 28ª edição do evento –  “48 Horas Automóveis Antigos ao Alentejo”. São cerca de 130 automóveis clássicos que vão pisar o asfalto alentejano de 13 a 15 de Outubro. Uma iniciativa de 4 rodas que conta com a organização da Portugal Classic Association em conjunto com o Clube Português de Automóveis Antigos.

Segundo a nota de imprensa do município mourense, neste sábado, dia 14, a chegada a Moura está prevista para as 11:30, na Praça Sacadura Cabral, seguindo-se uma visita cultural pela cidade, almoço na Barragem de Alqueva e às 15:00 terá lugar a partida para a etapa Município de Moura.

Um evento que contempla a cidade raiana e que tem o objetivo de promover o território alentejano, captando assim a atenção dos mais importantes coleccionadores de automóveis antigos.

Continuar a ler

MOURA

Tauromaquia de luto. Forcado de Moura encontrado sem vida.

Causas da morte não foram divulgadas.

Publicado

em

Moura

Forcado Cláudio Pereira

O forcado Cláudio Pereira do Real Grupo de Forcados Amadores de Moura faleceu.

O forcado foi encontrado sem vida.

Cláudio era casado e tinha dois filhos menores.

As causas da morte não são conhecidas.

Continuar a ler

MOURA

Posse de mais de mil doses de haxixe dão prisão preventiva

Homens na casa dos 40 anos detidos em Moura

Publicado

em

Moura

Dois detidos por tráfico com de mais de 1 000 doses de estupefacientes

O Comando Territorial de Beja, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Moura, ontem, no dia 15 de março, deteve um homem e uma mulher de 40 e 44 anos, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Moura.

No âmbito de uma ação de patrulhamento e combate à criminalidade, os militares da Guarda detetaram uma viatura que circulava numa via secundária, tendo os seus ocupantes evidenciado um comportamento suspeito ao aperceberem-se da presença da Guarda.

No seguimento das diligências policiais foi realizada uma abordagem ao veículo no decorrer da qual foi evidente o crescente nervosismo dos suspeitos. Durante a ação foi realizada uma busca ao veículo e posteriormente uma busca domiciliária, as quais culminaram na apreensão do seguinte material:

·         1 019 doses de haxixe;

·         11 doses de heroína;

·         Dois telemóveis;

·         Uma balança de precisão;

·         Um veículo.

Os detidos foram presentes hoje, dia 16 de março, no Tribunal Judicial de Moura, onde lhes foi aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

Esta ação contou com o reforço de militares da Secção de Informações e Investigação Criminal (SIIC) do Comando Territorial de Beja e do Destacamento Territorial de Moura.

Continuar a ler

Últimas

x
error: O conteúdo está protegido!!