Últimas:
Se vai arrendar casa tenha cuidado. Burlas estão a aumentar. – TDS
Siga-nos

Publicado

em

Arrendar em Segurança – Prevenção e Conselhos

O crime de burla é um crime com grande impacto no sentimento de (in)segurança da população, pelo que a Polícia de Segurança Pública (PSP) acompanha com particular cuidado a evolução deste fenómeno.

A desenvolvimento das novas tecnologias e das ferramentas tecnológicas tem originado, em certa medida, a inovação e a utilização destes instrumentos para a prática de ilícitos criminais. Neste sentido, a PSP alerta para o fenómeno das burlas nos arrendamentos, um tipo de burla em que os inquilinos são levados a pagar, de forma antecipada, o valor do arrendamento ou um sinal, a fim de garantir a reserva do imóvel.

Estes imóveis, regra geral, não existem ou já foram arrendados a múltiplas vítimas durante o mesmo período temporal.

As situações mais comuns surgem na sequência de uma pesquisa na internet e/ ou nos classificados de jornais de tiragem nacional ou local, à procura de casa para férias.

Observando as ofertas disponíveis nos anúncios, alguns com fotografias do prédio e respetiva morada, as vítimas acabam por negociar o arrendamento através de contacto por correio eletrónico ou por telemóvel. O pagamento é negociado caso a caso, sobre o qual é efetuada uma transferência bancária ou o envio de cheque ou numerário por correio, conforme indicações expressas do alegado proprietário do imóvel. Este valor reverte inteiramente para os autores deste esquema fraudulento.

A vítima perde o sinal que adiantou e não é possível arrendar o imóvel que pensava ter assegurado com este pagamento. Geralmente os burlões têm como alvo o arrendamento de habitação temporária para férias.

Modos de atuação:

1. Confirmada a entrada do dinheiro na conta bancária, os suspeitos retiram o anúncio do imóvel da internet, desligando todos os números que utilizaram no processo e deixando de responder aos emails. As vítimas apercebem-se, desde logo, que foram burladas.

2. Alguns suspeitos, depois de confirmada a entrada do dinheiro na conta bancária, mantêm o contacto com as vítimas até ao fim, respondendo de forma evasiva a algumas suspeitas por elas levantada. Estas só se apercebem do logro posteriormente, muitas vezes após terem feito a viagem para o seu destino, constatando no local que a casa que pensavam ter garantida não existia.

3. Alguns grupos de autores optam por utilizar documentos de terceiros (de outras vitimas, p.ex), chegando mesmo a enviar cópia desses documentos como sendo seus, no intuito de credibilizar a burla e dessa forma levar o lesado a confiar no negócio. Deste modo é passada uma imagem de maior credibilidade no anúncio e idoneidade do suspeito.

4. Recurso a páginas falsas de plataformas internacionais de arrendamento de imóveis, como o “AIRBNB”: alegam que o proprietário do imóvel se encontra no estrangeiro e/ou por questões de segurança para ambos, é pedido que a transação seja feita pela plataforma AIRBNB, sendo enviando um link que contém uma reprodução exata de uma das plataformas referidas, nas quais constam as indicações para pagamento. As transferências efetuadas nestas páginas têm geralmente como destino uma conta no estrangeiro (Espanha, Itália, Inglaterra ou países do leste europeu) e tudo indica que os burlões são indivíduos estrangeiros, não só pela localização das contas bancárias, mas sobretudo pela forma como os emails são redigidos, onde são notórios vários erros gramaticais, de pontuação e tempos verbais, revelando a utilização de um tradutor.

A PSP acompanha este tipo de burlas e faz a coordenação centralizada de todas as investigações deste tipo delegadas na PSP, reforçando desta forma a capacidade de identificar padrões e grupos de autores comuns, uma vez que, tratando-se de burla que tem como instrumento a utilização da internet, tem uma expressão nacional, não se circunscrevendo a geografias específicas. 

Entre 2016 e 2023 a PSP registou 5102 denúncias relacionadas com burlas em arrendamentos. Em 2022 foram registadas pela PSP 1214 ocorrências enquadráveis neste tipo de burla, causando um prejuízo total às vítimas superior a 750 mil euros. Em 2023 registaram-se 1542 ocorrências com um impacto superior a 1 milhão e 750 mil euros

Desde 2017 a PSP já identificou mais de 270 suspeitos pela prática deste crime. Ao longo do mesmo período, a PSP já investigou mais de 250 processos na sequência de denúncias apresentadas, destacando-se o ano de 2023 com mais de 190 processos, distribuídos por todo o território nacional.

Ressalve-se que o aumento significativo verificado em 2022 deve-se à inclusão de ocorrências de burlas no arrendamento que não de casas de férias, passando a ser incluído, desde essa altura, as burlas de falsos arrendamentos de casas que se encontram no mercado normal de arrendamento. Até 2022 apenas eram monitorizadas as ocorrências de burla em que o alvo destas eram imóveis para as férias.

A PSP aconselha:

·       Procure sites, jornais ou empresas de classificados que garantam a confirmação da veracidade dos anúncios neles publicados;

·       Desconfie dos anúncios em que os preços são abaixo do valor de mercado. Para tal, basta comparar com anúncios de imóveis com características semelhantes e situados na mesma área geográfica;

·       Pesquise os dados do imóvel na internet (morada, designação do condomínio, dados e contactos do anunciante, entre outros), pois poderão existir referências a burlas anteriores;

·       Solicite dados adicionais sobre a habitação: fotos do interior, cópia de contratos de fornecimento de eletricidade, luz ou gás, conferindo os dados de identificação e endereço indicado;

·       Esteja atento aos pormenores da habitação. Verifique se coincide com a morada que é fornecida, procurando nos mapas disponíveis na internet;

·       Pesquise as imagens apresentadas no anúncio a fim de verificar se são verdadeiras;

·       Verifique se o nome que está associado ao IBAN fornecido para o pagamento coincide com o do proprietário/empresa ou anunciante;

·       Evite qualquer tipo de transferência monetária para pessoas que anunciam o arrendamento de imóveis na internet sem que esteja certo que o anunciante é legítimo; 

·       Não aceda a endereços enviados através de e-mails ou de outras plataformas de arrendamento para efetuar o negócio;

·       Se o anunciante informar que não recebeu qualquer valor ou que existem problemas no processamento do pagamento, solicitando nova transação, contacte imediatamente o seu banco. Caso se verifique a existência de fraude, cancele imediatamente o pagamento já efetuado.

·       Guarde todas as trocas de e-mails, fotos e mensagens, caso o arrendamento não corra como acordado ou tenha sido vítima de burla.

A PSP apela a todas as pessoas que sejam vítimas, ou tenham conhecimento, deste crime (ainda que na forma tentada), que efetuem a respetiva denúncia com a maior brevidade possível numa Esquadra da PSP.

Música

“Os Ganhões” de Castro Verde com Ricardo Ribeiro no Tivoli

Neste espetáculo o fadista vai recuperar os seus fados e traz para palco a paixão alentejana, homenageando também o cante alentejano.

Publicado

em

Música em Lisboa

Alentejanos no Tivoli

Ricardo Ribeiro sobe ao palco do Teatro Tivoli BBVA a 14 de outubro para cantar “Fados e Modas do Sul” com o grupo coral alentejano “Os Ganhões” de Castro Verde.

Neste espetáculo o fadista vai recuperar os seus fados e traz para palco a paixão alentejana, homenageando também o cante alentejano, reconhecido como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas em 2014.

No palco do Teatro Tivoli BBVA cruzam-se assim gerações, dos 16 aos 80 anos, para um concerto intimista, no qual vai ecoar a melancolia do fado através da voz de Ricardo Ribeiro, que se entrelaça com a sonoridade única do cante alentejano.

Lisboeta de gema e Alentejano por afinidade, Ricardo Ribeiro nasceu em 1981 no Rio Seco, Ajuda, e aos 40 anos mudou-se para Cabrela, Montemor-o-Novo. É na tranquilidade do campo que Ricardo Ribeiro está a preparar o concerto no âmbito do centenário do Teatro Tivoli BBVA e ao qual se junta o grupo de cante alentejano já quinquagenário de Castro Verde: ACA “Os Ganhões” de Castro Verde.

Ricardo Ribeiro conta com mais de 30 anos de carreira, tendo recebido vários prémios, entre os quais Prémio Amália, nas categorias Revelação Fadista (2005) e Melhor Intérprete (2011), assim como o Troféu Revelação (2005), atribuído pela Casa da Imprensa.

Ao longo da carreira, o fadista já apresentou cerca de seis álbuns e integrou o elenco musical de filmes como “Rio Turvo” (2007), “Fados” (2007) e “Filme do Desassossego” (2010). Em 2006 cantou ‘A Portuguesa’ numa versão adaptada ao Fado Tradicional durante o Campeonato do Mundo, que decorreu na Alemanha. Já em 2015, Ricardo Ribeiro foi agraciado com a Ordem do Infante D. Henrique.

Internacionalmente o fadista português destaca-se pela colaboração com o artista libanês Rabih Abou- Khalil. Em 2017, foi nomeado “Melhor Artista” pela revista britânica Songlines, após o sucesso de “Hoje é Assim, Amanhã Não Sei”, produzido por Carlos Manuel Proença.

Temas dos discos “Português” (2008), “Porta do Coração” (2010), “Largo da Memória” (2013), “Hoje é Assim” (2016), “Respeitosamente” (2019) e “Terra que Vale o Céu” (2023) vão ser também entoados junto do público e, pela primeira vez, no Teatro Tivoli BBVA.

Os bilhetes para “Ricardo Ribeiro Canta Fados e Modas do Sul” já estão à venda em Ticketline e nos locais habituais.

Continuar a ler

ALMODÔVAR

Encontrado com vida idoso de Almodôvar que estava desaparecido.

Homem tem 87 anos. Drone ajudou a localizar idoso.

Publicado

em

Almodôvar

Detectado por drone

Foi encontrado o idoso de 87 anos que estava desaparecido desde ontem, em S.Barnabé, Almodôvar.

O homem foi localizado próximo do monte das cruzes em São Barnabé estando desaparecido desde ontem às 22h00.

Um drone terá ajudado de forma decisiva nas buscas.

António Bota, presidente da autarquia de Almoçar e responsável pela proteção civil municipal, já veio elogiar todos os que estiveram envolvidos nas buscas.

‘Em nome da Proteção Civil Municipal, um agradecimento público a quem ajudou nas buscas, especialmente aos BVA e à GNR, pelo sucesso conseguido no trabalho de busca e salvamento de um cidadão da freguesia de São Barnabé ‘, referiu nas redes sociais.

E adiantou ‘ …  louvar e elogiar o trabalho de todos os profissionais envolvidos , mencionando a título de exemplo, o Cabo Chefe Bota (na foto), cuja postura espelha o empenho e a dedicação que os agentes da proteção civil assumem quando tratam situações tão complicadas’ concluiu.

Continuar a ler

Saúde

Falta de médicos de Medicina Interna provoca constrangimentos no Hospital de Évora.

Urgências só aceitam doentes quando enviados por outros serviços.

Publicado

em

Évora

Novos constrangimentos

O Serviço de urgência polivalente para a especialidade de  Medicina Interna,  volta a ter sérios constrangimentos.

Entre as 20h00 de hoje (12 de outubro) e as 08h00 de amanhã (13 de outubro) o serviço apenas receberá novas admissões de doentes encaminhados pelo CODU/ INEM, outros médicos ou SNS 24.

Segundo o Hospital, em nota enviada à TDS, a situação ‘deve-se a equipa incompleta, por motivos imprevistos’.

A unidade apela à população para recorrer à linha de apoio SNS24 antes de se dirigir ao hospital do Espírito Santo.

A Unidade Local de Saude do Alentejo Central informa que há atendimento 24h disponível nos Centros de Saúde de Vendas Novas, Montemor o Novo e Estremoz.

Continuar a ler

AIR SUMMIT

15 mil pessoas visitaram o Air Summit.

Air Summit terminou hoje. Veja as melhores imagens do último dia.

Publicado

em

Ponte de Sor

Dia repleto de adrenalina encerra Portugal Air Summit

Com airshows de manhã ao anoitecer, o Portugal Air Summit encerrou este sábado, após três dias que trouxeram cerca de 15 mil visitantes ao Aeródromo Municipal de Ponte de Sor.

A abrir o programa do dia esteve uma corrida de atletismo com partida do Campo da Restauração, em Ponte de Sor, com meta em plena pista do Aeródromo Municipal. Num dia que se revelou solarengo, o som dos motores das melhores aeronaves do mundo começaram a fazer-se ouvir por volta do meio dia, até ao final da tarde.

Do aeromodelismo, com performances de Helder Madail e Pedro Precioso, às passagens de uma aeronave da TAP e de um KC390 da Força Aérea Portuguesa, que, durante duas horas, esteve aberto a visitas, a tarde ficou marcada pela adrenalina e por demonstrações de arrepiar por parte da Team Raven e dos pilotos Luís Garção, Sérgio Pla e José Luís num airshow com o selo Portugal Air Summit.

Em preparação para o Air Race Championship, um campeonato que vai voltar a trazer a emoção das corridas aéreas aos céus europeus já em 2025, estiveram os antigos pilotos da Red Bull Air Race, Juan Velarde, Nicolas Ivanoff, Martin Sonka, ao volante de aeronaves Edge 540, e Mikael Brageot, com um MXS, numa demonstração de corrida que animou o recinto.

O final do dia fica marcado por uma performance de paramotores, o impressionante night show dos Aerosparx e uma festa M80 que convida a uma viagem pelas músicas que marcam a vida de todos os visitantes.

Continuar a ler

ALMODÔVAR

Idoso desaparecido em Almodôvar. Buscas a decorrer.

Homem não é visto desde a última sexta-feira

Publicado

em

Foto: TDS (direitos reservados)

Almodôvar

Idoso desaparecido em S.Barnabé

Um idoso desapareceu de casa na última sexta-feira.

O homem, que já esteve desaparecido em outra ocasião, vive em S.Barnabé, concelho de Almodôvar.

Os familiares comunicaram o desaparecimento ás autoridades que já estão no terreno.

Decorre uma operação de busca em toda a zona com a participação de elementos da GNR e dos Bombeiros de Almodôvar e Portimão.

Continuar a ler

Crime

Homem abusou 63 vezes de filho menor. Tribunal de Portalegre condenou a 16 anos de prisão.

O Tribunal deu como provados praticamente toda a acusação deduzida pelo Ministério Público.

Publicado

em

Portalegre

16 anos de prisão

O Tribunal Judicial da comarca de Portalegre condenou um homem, de 49 anos, por ter abusado sexualmente do seu filho menor.

O arguido foi condenado pelos seguinte crimes:

– 63 (sessenta e três) crimes de abuso sexual de crianças, agravados, cada um na pena de 2 (dois) anos e 6 (seis) meses de prisão
– 5 (cinco) crimes de violação, agravados, cada um na pena de 6 (seis) anos de prisão.
– 1 (um) crime de coação agravado, na forma tentada, na pena de 1 (um) ano de prisão.

Em cúmulo jurídico, o coletivo de juízes condenou o arguido na pena única de 16 (dezasseis) anos de prisão.

Foi ainda condenado nas penas acessórias de proibição de exercício de funções e de inibição de responsabilidades parentais, pelo período de 10 (dez) anos, tendo julgado parcialmente procedente o pedido de indemnização cível, obrigando o arguido ao pagamento de uma indemnização, por danos não patrimoniais, no valor de €55.000,00, acrescidos de juros de mora.

Os factos ocorreram desde, pelo menos, Outubro de 2018 e até Maio de 2021. Nesse período, por um número indeterminado de vezes, mas pelo menos quinzenalmente, o arguido, aproveitando as ocasiões em que se encontrava sozinho com o filho, obrigou-o à prática de atos de cariz sexual, sob ameaça de que lhe batia caso não o fizesse.

Em algumas situações, o arguido chegou mesmo a bater na vítima, por esta se recusar a praticar os atos sexuais.

Os factos supra descritos ocorreram sempre no interior da residência do arguido, quando o menor se encontrava, à guarda e responsabilidade do pai.

O arguido encontra-se sujeito à medida de coação de obrigação de permanência na habitação sob vigilância eletrónica e de suspensão do exercício das responsabilidades parentais.

A investigação foi dirigida pelo Ministério Público do núcleo de Nisa da comarca de Portalegre.

O acórdão ainda não transitou em julgado.

Continuar a ler

ÉVORA

Choveu dentro do Hospital de Évora e indigna internautas.

Salas de espera tiveram baldes e toalhas no chão para ‘apanhar’ a chuva.

Publicado

em

Évora

Salas com baldes e plásticos

Choveu no Hospital do Espírito Santo, em Évora. A foto, amplamente divulgada nas redes sociais, está a indignar muitos eborenses.

A foto retirada na sexta feira, logo após a chuva forte que caiu, tem vindo a merecer comentários negativos por parte de muitos.

‘Vergonha’ é a palavra mais citada nas várias publicações.

A foto mostra utentes e um bombeiro numa das salas de espera com baldes, lençóis, toalhas, plásticos e cartões no chão.

A situação já não é nova e voltou a repetir-se no dia de ontem.

Continuar a ler

ALENTEJO

Posto de abastecimento no Crato vende Gasolina 95+ a mais de 2€.

Fomos comparar com outros postos.

Publicado

em

Crato

2.084€ litro

Cada litro de gasolina 95+ custa num posto de combustível no Crato 2.084€ /litro.

O vendedor é a BP situada na zona industrial.

É o valor mais elevado a nível nacional.

Também no Crato a Galp vende a 1.779€ /litro.

Em Évora o mesmo combustível custa 1.804€/litro, na Galp.

Em Beja a Gasolina 95+ tem um valor por litro de 1.799€ na Repsol.

Em Lisboa o mesmo combustível é vendido a 1.844€ pela Galp, o revendedor com valor mais elevado na capital.

No Porto o valor mais elevado do mesmo combustível é de 1.909€/litro.

Continuar a ler

ALCÁCER DO SAL

Requalificação da estrada Mil-Brejos Batão e Aldeia de São Romão vai avançar

A execução da referida empreitada vai permitir a reparação do pavimento da EM1071, atualmente degradado, na estrada que liga as aldeias de Mil-Brejos Batão e São Romão.

Publicado

em

Alcácer do Sal

Empreitada de requalificação da estrada Mil-Brejos Batão e Aldeia de São Romão vai avançar em breve

O Relatório Final, Proposta de Adjudicação e a Minuta do Contrato relativos à empreitada de Requalificação da Estrada Mil-Brejos Batão e a Aldeia de São Romão foram aprovados em Reunião de Câmara realizada ontem.
Na prática, este avanço permitirá arrancar com a obra assim que os documentos sejam assinados entre a Câmara Municipal de Alcácer do Sal e a entidade à qual a empreitada foi adjudicada, neste caso a empresa Estrela do Norte – Engenharia e Construção, S.A., por um valor total de 835.324,95 euros com um prazo de execução previsto de 180 dias.
A execução da referida empreitada vai permitir a reparação do pavimento da EM1071, atualmente degradado, na estrada que liga as aldeias de Mil-Brejos Batão e São Romão.
O projeto contempla a correção de patologias dos pavimentos associadas a raízes de árvores e assentamentos das camadas base, prevendo-se também a substituição e reparação de órgãos de drenagem, assim como limpeza e desassoreamento.
Será também realizada a repavimentação e regularização de todas as bermas no sentido de estabilização e homogeneização do perfil viário, ao longo de toda a estrada municipal.

Continuar a ler

Agricultura

Agricultores escrevem ao Ministro da Agricultura

Estão preocupados sobre os elevados prejuízos que o setor pecuário do Alentejo que está a sofrer em resultado da progressão acelerada de um novo serotipo do vírus da Febre Catarral Ovina, o Serotipo 3.

Publicado

em

Beja

Agricultores escrevem a Ministro da Agricultura

A Federação dos Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA) enviou uma carta ao Ministro da Agricultura e Pescas manifestando a sua séria preocupação sobre os elevados prejuízos que o setor pecuário do Alentejo está a sofrer em resultado da progressão acelerada de um novo serotipo do vírus da Febre Catarral Ovina, o Serotipo 3 – também conhecida como língua azul. Este vírus afeta essencialmente ovinos, embora também possa causar problemas aos bovinos e aos caprinos. Esta é uma doença transmitida por insetos, que se suspeita terem vindo do Norte de África arrastados pelo vento, trazendo consigo esta nova estirpe da Língua Azul que, por força das alterações climáticas, encontra condições para estabelecer-se na Europa e expandir-se cada vez mais para Norte.

A FAABA atesta que os primeiros focos conhecidos desta variante surgiram com grande intensidade no Alentejo Central e rapidamente se alastraram aos territórios vizinhos. Atualmente, praticamente todo o Alentejo está confrontado com este problema. É uma doença de declaração obrigatória que, quando confirmada na exploração, implica um impedimento da movimentação animal durante 60 dias, o que se revela muito penalizador do ponto de vista económico. Provavelmente por esta razão, é notória uma clara subnotificação da doença, constatando-se que o número real de rebanhos afetados está muito longe de corresponder ao número de casos comunicados aos Serviços Veterinários Oficiais. As organizações de produtores constatam que a situação é, na realidade, muito grave.

A Federação dos Agricultores do Alentejo salienta ainda que os prejuízos causados à produção são muito consideráveis e decorrem da significativa mortalidade de ovinos, cuja taxa aumentou mais de 50% face a período homólogo do ano passado, mas também do número elevado de animais doentes que deixam de produzir, dos abortos e dos custos elevados com os tratamentos médico-veterinários que têm que ser administrados a estes animais.

Acresce a esta situação, já de si muito penalizadora, que a vacina recentemente disponibilizada é muito cara e os custos de aquisição e de aplicação estão a ser suportados integralmente pelos produtores, ao contrário do que acontece em outros países comunitários, como por exemplo em França e em Espanha, onde o Estado suporta na íntegra a aquisição da referida vacina.

Os responsáveis da FAABA escreveram a José Manuel Fernandes, titular da pasta da agricultura, porque constatam, com apreensão, que ”em Portugal e apesar da gravidade da situação, o governo não manifestou, até ao momento, qualquer intenção de apoiar a produção a suportar estes prejuízos e custos acrescidos”. E acrescentam em forma de apelo público que “tendo em conta a relevância da ovinicultura na estruturação e na economia dos territórios, nomeadamente nas zonas do interior, mais frágeis do ponto de vista social e económico, e o potencial destrutivo desta nova crise sanitária, parece-nos de elementar justiça, esperar, com brevidade, por parte da nossa Administração, igual tratamento ao dos nossos colegas espanhóis e franceses”.

Continuar a ler

Sociedade

Trovoadas e muita chuva esta sexta feira em Beja e no Algarve

Proteção civil emitiu alertas essencialmente direccionados para o Algarve.

Publicado

em

Foto: Ilustrativa

Alentejo e Algarve

Chuva intensa

A partir desta sexta feira todos os distritos do país estão em alerta amarelo devido à chuva intensa que está prevista.

No Algarve e no distrito de Beja está também prevista a ocorrência de trovoadas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou mesmo o distrito de Faro em aviso laranja e enviou sms a alertar as populações.

Nos distritos de Portalegre, Castelo Branco, Beja, Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal e Évora, o aviso amarelo, devido à chuva intensa,  vai até ao final de sábado.

Continuar a ler

Acidentes

Acidente com 4 viaturas faz ferido grave

A2 esteve cortada.

Publicado

em

Marateca

Acidente com 4 viaturas

Uma colisão de 1 autocarro, sem passageiros, com 3 viaturas ligeiras provocou um ferido grave.

O acidente aconteceu na zona da Marateca, km 46, no sentido sul-norte.

O ferido grave, condutor de um dos veículos ligeiros, foi transportado para o Hospital de Setúbal.

O acidente aconteceu cerca das 21h.

A A2 chegou a estar cortada ao trânsito mas já está reaberta.

As viaturas estão a ser retiradas do local.

No local estiveram os bombeiros de Águas de Moura, a VMER de Setúbal e a GNR.

Continuar a ler

Crime

GNR deteve 3 homens por furto de cortiça

Homens tentaram a fuga.

Publicado

em

Santiago do Cacém

Três detidos por furto de cortiça

O Comando Territorial de Setúbal, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Santiago do Cacém, ontem, dia 8 de outubro, deteve três homens, com idades compreendidas entre os 28 e os 40 anos, por furto de cortiça, no concelho de Santiago do Cacém.  

No âmbito de uma investigação relativa a furtos de cortiça, ocorridos no concelho de Santiago do Cacém, os militares da Guarda realizaram diligências que permitiram detetar uma viatura suspeita com cortiça furtada.

Ao aperceberem-se da presença dos militares da GNR, os suspeitos tentaram fugir, mas foram intercetados pouco depois.

Na sequência da ação, os suspeitos foram detidos e foi apreendido o seguinte material:  

·         1 800 quilos de cortiça;

·         Uma viatura.

Os suspeitos foram detidos e constituídos arguidos e serão presentes hoje, dia 9 de outubro, no Tribunal Judicial de Santiago do Cacém, para aplicação das medidas de coação.

Continuar a ler

Música

Banda Sinfónica da PSP em Estremoz

Terá lugar sexta-feira, dia 11 de outubro, pelas 21:30 horas, no Teatro Bernardim Ribeiro.

Publicado

em

Évora

Concerto da Banda Sinfónica da PSP

Integrado nas Comemorações do 149º Aniversário do Comando Distrital de Évora da Policia de Segurança Pública e com a colaboração da Câmara Municipal de Estremoz, a Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública atua, na sexta-feira, dia 11 de outubro, pelas 21:30 horas, no Teatro Bernardim Ribeiro.

A Banda Sinfónica da PSP teve origem num agrupamento de elementos policiais com conhecimentos de música, que pertenciam ao então Comando Distrital da PSP de Lisboa – atual Comando Metropolitano e desde 1979, tem assumido uma posição de vanguarda nos movimentos artísticos portugueses. Ao longo da sua existência distingue-se pelo nível de execução e precisão das obras que apresenta, assim como pela constante atualização técnica e de repertório, notoriedade que a tem catapultado para uma participação frequente em eventos de dimensão nacional e supranacional.

O reconhecimento público do seu mérito é notório, tendo já atuado nos mais distintos auditórios nacionais, tais como: Teatro Nacional de S. Carlos, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro Cultural de Belém e já subiram ao palco do Teatro Bernardim Ribeiro por diversas vezes.

A entrada do espetáculo é gratuita, contudo é necessário o levantamento de bilhete, na bilheteira do Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz,  para garantir a sua presença.

Continuar a ler

Sociedade

Tempestade Kirk derruba árvores no Alentejo e encerra estrada.

Vento e chuva vão continuar durante todo o dia.

Publicado

em

Foto: Facebook ( Guimarães)

Tempestade

Alentejo sem ocorrências graves

Tempestade Kirk, que tem vindo a provocar centenas de ocorrências no norte e centro do país, já chegou ao Alentejo.

Ventos fortes e chuva são os efeitos mais sentidos.

A queda de árvores e de pequenas estruturas tem se vindo a registar mas sem situações de maior ‘alarme’

Não existem estradas inundadas mas em Marvão o túnel das árvores fechadas, na EN246-1, está encerrado.

A queda de pernadas obrigou a esta decisão preventiva por parte da autarquia de Marvão.

A autarquia refere que a reabertura poderá acontecer ao final do dia caso as condições climatéricas venham a melhorar.

Continuar a ler

ALENTEJO

Já conhece o alentejano que fez 104 anos ?

É de Albernoa, em Beja.

Publicado

em

Foto: União de Freguesias de Albernoa

Albernoa, Beja

104 anos

Nasceu em 1920 e fez ontem a bonita idade de 104 anos.

Viveu guerras, a ditadura e resistiu até aos dias de hoje com a frescura e a sabedoria de quem tem mais de um século de vida.

Não é para todos mas é para o Ti António Joaquim, residente em Albernoa, que teve uma vida ligada à agricultura mas que se mantém firme e hirto.

A TDS, tal como a União de Freguesias local, também lhe envia os parabéns a um dos mais ‘resistentes’ do Alentejo.

Parabéns Ti António Joaquim

Continuar a ler

ODEMIRA

Em Odemira: Montado de Sobro inspira histórias em banda desenhada

 Bernardo Majer, Afonso Cabral e Filipa Martins são alguns dos nomes envolvidos.

Publicado

em

Montado de Sobro inspira nova edição de histórias em banda desenhada

Histórias à Sombra do Montado regressa para homenagear e sensibilizar o público para a importância do Montado

O Montado de Sobro, símbolo da paisagem alentejana, encontra-se atualmente em declínio devido às alterações climáticas e às más práticas agrícolas. O projeto Histórias à Sombra do Montado, criado em 2022 pela Ronha-Associação Cultural, une as artes visuais à preservação ambiental, através da banda desenhada, com o propósito de homenagear o Montado em Odemira e, paralelamente, atuar como um veículo de sensibilização.

Histórias à Sombra do Montado trata-se de um projeto destinado a miúdos e graúdos, com o intuito de destacar uma das reservas de biodiversidade mais ricas do mundo: um ecossistema que ocupa 736 mil hectares e representa 23% da floresta nacional, assim como um refúgio para uma vasta diversidade de plantas, mamíferos e aves.

A segunda edição conta com o apoio do programa Odemira Criativa do Município de Odemira e é composta por quatro bandas desenhadas, escritas e desenhadas por artistas portugueses cujo trabalho se desenvolveu a partir do concelho alentejano. As bandas desenhadas estão a ser distribuídas gratuitamente por todo o concelho de Odemira.

As histórias foram escritas por Afonso Cabral, Filipa Martins, Joana Bértholo e Valério Romão, ganhando vida com os desenhos  de Patrícia Guimarães, Joana Mosi, Bernardo Majer e Ricardo Batista. O Montado de Sobro é o protagonista de todas as histórias e a publicação termina com um conjunto de boas práticas para a conservação e regeneração do Montado que podem ser implementadas por todos, fruto da parceria técnica com o LIFE Montado-Adapt.

Segundo Hugo Tornelo, cofundador da Ronha – Associação Cultural e coordenador do projeto: “Prestar homenagem ao Montado no concelho de Odemira, através de histórias únicas com criadores de renome, acessíveis gratuitamente a todas as pessoas do concelho, é o cerne deste projeto. Tendo em conta o sucesso do primeiro número, consideramos fundamental dar-lhe continuidade. Acreditamos que o trabalho desenvolvido valoriza o património natural do Alentejo, e esperamos que as bandas desenhadas ofereçam à população um sentimento de identidade e pertença, ao mesmo tempo que ajudam a reforçar a consciência sobre a riqueza ambiental presente no território. ”

O Presidente da Câmara de Odemira, Hélder Guerreiro, sublinhou que: “O Montado de Sobro é parte indissociável do imaginário do Alentejo rural e sereno, mas é muito mais do que isso. O sobreiro é peça central no ecossistema do concelho de Odemira, tanto do ponto de vista económico como ambiental. Nesse sentido, a valorização deste património, através de uma expressão artística como a Banda Desenhada, é sem dúvida uma mais-valia para o nosso território em que a Câmara Municipal de Odemira tem todo o gosto de apoiar.”

A iniciativa também contou com a colaboração de Paula Canha, mestre em Biologia da Conservação e professora na Escola Secundária de Odemira, que assinalou: “num tempo de desafios, o sobreiro tem muito para nos ensinar. Desde a importância da comunicação à serenidade, resiliência, crescimento e renovação contínua ao longo da vida. Por esta razão, venham mais histórias que, à sombra do montado, unem gerações e criam futuro e esperança”.

Continuar a ler

MOURA

Clube Mourense sagra-se Campeão Regional de clubes

Pela quarta vez consecutiva.

Publicado

em

Moura

Clube Mourense sagra-se Campeão Regional de clubes

O Clube Mourense Amadores de Pesca e Caça Desportiva sagrou-se Campeão Regional de clubes da Associação Regional do Baixo Alentejo de Pesca Desportiva, pela quarta vez consecutiva.

No dia 6 de outubro, teve lugar a quarta e última prova do campeonato regional de clubes da ARBAPD. O Clube Mourense, com um total de 40 pontos, terminou o campeonato na 1.a posição.

Também nos dias 5 e 6 de outubro, e terminados os campeonatos regionais de Senhoras Masters e da 1.a Divisão Seniores, Bóia – Água Doce, os atletas João Clérigo e Francisco Lameira sagraram-se Campeões Regionais, da 1.a Divisão e de Masters, respetivamente.

Ainda na 1.a Divisão, o atleta João Rita sagrou-se Vice-Campeão Regional, e António Linhas Roxas fechou o pódio na 3.a posição.

A atleta Joana Ramalho terminou na segunda posição no campeonato regional de Senhoras.

A Câmara Municipal de Moura felicitou o Clube Mourense dos Amadores de Pesca e Caça Desportiva e os seus atletas pelos resultados alcançados e por continuarem a elevar o nome da cidade e do concelho de Moura no país.

Continuar a ler

REDONDO

Montoito celebrou a literatura e a criatividade

Encontro Literário no Coração do Alentejo Palavras ao Vento estendeu-se a Montoito

Publicado

em

Montoito, Redondo

Palavras ao Vento: Montoito celebrou a literatura e a criatividade

O Encontro Literário no Coração do Alentejo Palavras ao Vento estendeu-se a Montoito, entre os dias 26 e 29 de setembro, na Sociedade União Montoitense, com a XIX Feira do Livro.

O evento, com exposição e venda de dezenas de obras, recaiu sobre um “menu” variado cultural à volta da literatura e foi pensado, sobretudo, para as crianças para estimular o gosto pelos livros e incutir hábitos de leitura.

Destaque para uma exposição comemorativa do 25 de Abril; a exibição do filme “Vaiana”; puzzles e jogos; ateliers de evolução da escrita, de jogos de tabuleiro e de expressão plástica (marcadores de livros); contos; brincadeiras; e a pintura de um mural.

Ao programa somaram-se ainda conversas e melodias com a Banda da Filarmónica União Montoitense; uma sessão de yoga com Conceição Jeremias; um estendal de adivinhas; um encontro com o escritor Inácio Santos, que apresentou o livro “A Banda da Minha Terra – Marrafinhas e Almecêros a tocar em União”.

Um dos pontos altos do evento foi a presença animada do contador de história Jorge Serafim.

Continuar a ler

REDONDO

Ruas Floridas apresentadas em Lisboa

Vai decorrer de 02 a 10 de agosto de 2025

Publicado

em

Lisboa

Apresentação oficial das Ruas Floridas 2025

Foi na Casa do Alentejo, em Lisboa, que foi apresentada a edição de 2025 das Ruas Floridas, que vão colorir a Vila de 02 a 10 de agosto.

A Praça D. Pedro IV, em pleno coração da capital, foi palco de 25 metros de pura imaginação, cor, arte, beleza e pormenor, através da Rua Móvel, que nesta edição é dedicada a um dos produtos mais expressivos do nosso território: o vinho.

Esta exposição marcou, assim, o arranque da ação de promoção do evento que visa valorizar a arte minuciosa de quem a sabe moldar e desafiando todos a conhecer a nossa identidade, através de motivos trabalhados em papel.

O evento contou ainda com a animação da percussão dos Tomba Lobos, da Casa do Alentejo ao Rossio, e com a distribuição de flores de papel pelos visitantes.

Continuar a ler

destaque

Copyright © 2022 TDS - Rádio e Televisão do Sul | redação: info@televisaodosul.pt 266702926 |Comercial: dialogohabil@gmail.com Publicidade site | rádio: 266702926 917278022

x
error: O conteúdo está protegido!!