‘Maçã de Adão’ em Montemor-o-Novo

Estimated read time 2 min read

Montemor o Novo

Dia 4 de maio, pelas 21h30, Jonas apresenta-nos ‘Maçã de Adão’ no Cineteatro Curvo Semedo, no âmbito do programa Projetos em Circulação Nacional.

MAÇÃ DE ADÃO é um projeto que contribui para o resgate da dança extinta do Fado. O Fado foi dançado durante quase metade da sua existência numa dança denominada por “Fado Batido”, nome que advém do ato de sapatear, de bater com o pé no chão ao som do fado.

MAÇÃ DE ADÃO é um álbum composto por originais de Jonas com temáticas que reacendem o Fado dançado e que realça as influências ibéricas, africanas, brasileiras e do folclore português, tão presentes na génese do Fado.

O espetáculo ao vivo de MAÇÃ DE ADÃO inspira-se na origem etimológica da palavra Fado, fortemente conectada com a roda da fortuna, o destino, o ocultismo, o ritual, os búzios ou o tarô, terreno fértil que nutre a estética deste concerto, onde a dança transborda do palco para um público que volta a dançar o Fado.

Estará o fado triste dos nossos dias, tão distante do fado boémio oitocentista, a chorar a saudade da sua dança?

MAÇÃ DE ADÃO assume-se como um forte contributo para a reconstrução de um episódio da nossa História que padece de um apagão da memória coletiva dos portugueses.