Últimas:
Inaugurada nova exposição na Gruta do Escoural – RÁDIO TDS
Siga-nos

MONTEMOR-O-NOVO

Inaugurada nova exposição na Gruta do Escoural

O primeiro visitante a entrar na exposição foi, de forma simbólica, o Sr. Olímpio Graixinha, que em 1963, também foi o primeiro dos dois trabalhadores da pedreira da Herdade da Sala a entrar na Gruta do Escoural.

Publicado

em

Escoural,  Évora

Nova exposição permanente

Está inaugurada a nova exposição permanente do Centro Interpretativo da Gruta do Escoural, na localidade de Santiago do Escoural.

O primeiro visitante a entrar na exposição foi, de forma simbólica, o Sr. Olímpio Graixinha, que em 1963, também foi o primeiro dos dois trabalhadores da pedreira da Herdade da Sala a entrar na Gruta do Escoural. Na exposição podemos, inclusive, ter uma experiência aproximada do olhar destes trabalhadores através da introdução à exposição numa experiência multimédia que simula o momento da descoberta.

Desde as primeiras investigações se percebeu o uso da Gruta do Escoural como necrópole durante o Neolítico, e se descobriram nas suas paredes vestígios de Pinturas e Gravuras Rupestres datados do Paleolítico Superior. Aspetos estes explicados na exposição que agora ocupa de forma permanente o Centro Interpretativo.

O Centro Interpretativo da Gruta do Escoural é tutelado pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, e dinamizado pelo Município de Montemor-o-Novo, Junta de Freguesia do Escoural e Associação Amigos Unidos Pelo Escoural, e pode ser visitado, em horário de inverno, de segunda-feira a sexta-feira das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, e ao sábado das 9h00 às 13h00.

Nesta cerimónia de abertura estiveram presentes, em representação do município de Montemor-o-Novo, o Presidente da Câmara Municipal Olímpio Galvão, o Vice-Presidente Henrique Lopes, a vereadora Silvia Santos e o Vereador do pelouro do Património Cultural, António Pinto Xavier. Também marcaram presença o Presidente da Junta de Freguesia de Santiago do Escoural, José Geraldo, Sara Nascimento da Associação Amigos Unidos Pelo Escoural, e, em representação da Direção Regional de Cultura do Alentejo, o arqueólogo, Nélson de Almeida.

Continuar a ler
Publicidade
x
error: O conteúdo está protegido!!