Últimas:
Amor e finanças: Como o romance afeta as despesas dos consumidores – RÁDIO TDS
Siga-nos

Sociedade

Amor e finanças: Como o romance afeta as despesas dos consumidores

Hoje celebra-se o Dia dos Namorados e a Intrum apresenta-nos os resultados do seu estudo European Consumer Payment Report 2023, que demonstra que o amor está no ar, mas a pressão para gastar mais em gestos românticos também.

Publicado

em

Dia dos Namorados – 14 de fevereiro

Amor e finanças: Como o romance afeta as despesas dos consumidores

A Intrum analisa o impacto que o Dia dos Namorados e as prendas românticas têm nas despesas e nas dívidas dos consumidores.

Hoje celebra-se o Dia dos Namorados e a Intrum apresenta-nos os resultados do seu estudo European Consumer Payment Report 2023, que demonstra que o amor está no ar, mas a pressão para gastar mais em gestos românticos também.

De acordo com o estudo da Intrum, ECPR, 74% dos consumidores portugueses afirmaram ser muito provável que gastassem menos em presentes, para conseguirem gerir o impacto das elevadas taxas de juro e da inflação nos seus orçamentos. Os consumidores da Grécia (83%), Irlanda (79%) e UK (75%), são os que mais concordaram com a afirmação. A média europeia situa-se nos 70% e na Europa do Sul 74%.

As finanças dos consumidores em toda a Europa já se encontram sob pressão devido à crise do custo de vida e às elevadas taxas de inflação, mas muitas pessoas também sentem uma pressão adicional para gastar dinheiro com o seu parceiro – mesmo que isso signifique contrair dívidas no cartão de crédito.

De acordo com Luís Salvaterra, Diretor-Geral da Intrum Portugal, “este ano, a Intrum tem como objetivo esclarecer a relação complexa entre o amor e as finanças.Ajudamos os consumidores a entender o impacto que as expectativas nos relacionamentos podem ter sobre os seus gastos, que podem causar tensões financeiras e emocionais e a ajudar as empresas a compreender melhor o comportamento dos consumidores nesta altura do ano”.

Despesas do Dia dos Namorados ano após ano

De acordo com a Mintel, empresa de estudos de mercado, sediada no Reino Unido, o Dia dos Namorados celebrado em 2023 foi profundamente afetado pela crise do custo de vida. Este ano não é diferente.

Os inquiridos da Mintel no Reino Unido, por exemplo, relataram uma diminuição de 19% nas despesas em relação ao ano anterior, com 50% dos compradores a gastar menos em presentes de São Valentim.

De acordo com o Barclay’s Valentine’s Day Spending Report, no ano passado, 16% dos casais inquiridos concordaram em limitar as suas despesas com o Dia dos Namorados. Para além disso, 15% concordaram em não comprar presentes um ao outro, concentrando-se em experiências e 26% optaram por passar a noite em casa, enquanto 31% optaram por programas menos dispendiosos.

De certa forma, o próprio Dia dos Namorados é considerado como uma celebração “descartável”, com muitos casais dispostos a fazer concessões em tempos financeiramente mais difíceis. No entanto, continua a haver pressão para que os casais comprem presentes um ao outro ao longo do ano, mesmo que isso lhes cause um esforço financeiro significativo.

As pressões da oferta de prendas

Continua a existir uma ligação clara entre as relações românticas e a pressão para gastar demasiado.

Em alguns países, um em cada quatro consumidores receia que o seu parceiro os abandone no prazo de um ano se não corresponderem às suas expectativas em termos de presentes. A pesquisa revela ainda que, por exemplo, 24% dos entrevistados na Irlanda e no Reino Unido consideram que a compra de presentes para o parceiro é uma das razões mais comuns para contrair dívidas no cartão de crédito.

Tendências por género, idade e nacionalidade

De acordo com o European Consumer Payment Report, os Millennials sentem mais pressão do que as gerações mais velhas, com 21% a afirmar que os gastos relacionados com presentes os levam a contrair dívidas no cartão de crédito, em comparação com apenas 6% dos Baby Boomers. Os Millennials são também mais propensos a pensar que o seu parceiro os deixaria se não gastassem dinheiro em prendas (19%), em comparação com 4% dos Baby Boomers.

Os homens são também ligeiramente mais propensos a sentir a pressão, com 18% dos homens a indicar as prendas como a principal razão para contraírem dívidas no cartão de crédito, em comparação com 12% das mulheres, e com 6% mais probabilidades de recearem que a sua parceira os deixe sem prendas românticas.

O local onde se encontra na Europa pode afetar a probabilidade de se arriscar a contrair dívidas por causa de presentes românticos. Ainda de acordo com oEuropean Consumer Payment Report, em Portugal, 48% dos inquiridos indicaram os encontros românticos como uma das primeiras despesas a cortar quando estão sob pressão financeira, em contraste com apenas 13% dos estónios.

Segundo a Intrum, “É lamentável que a pressão para gastar dinheiro em encontros românticos seja tão elevada para algumas pessoas, uma vez que vemos em primeira mão os efeitos que os problemas de endividamento podem ter nas relações e na saúde mental. Acreditamos que falar abertamente sobre dívidas e stress financeiro com o seu parceiro é a melhor forma de resolver o problema e reduzir as preocupações.”

Continuar a ler
Publicidade

CICLISMO

Morreu o repórter Fernando Emílio, um dos maiores conhecedores do ciclismo nacional.

Era natural do Ciborro (Montemor-o-Novo)

Publicado

em

Ciborro, Montemor o Novo

Morreu um dos homens que mais sabia de ciclismo em Portugal

Fernando Emílio, jornalista, 77 anos, faleceu ontem, após prolongada doença oncológica.

Tratado pelo ‘Padrinho’ por ter iniciado muitos jovens no jornalismo ao nível do ciclismo, era um dos mais conceituados especialistas portugueses de ciclismo e esteve presente, ao serviço de vários meios de comunicação social, em nada menos de 50 Voltas a Portugal.

Em 2023, no decorrer da última prova da volta a Portugal, recebeu as insígnias de Sócio de Mérito da Federação Portuguesa de Ciclismo como reconhecimento pela longevidade do seu trabalho, quer a noticiar quer a comentar a modalidade pela qual era apaixonado.

“Alentejano, natural do Ciborro (Montemor-o-Novo) e residente em Évora, Fernando Emílio transpirava jornalismo e ciclismo por todos os poros. Era um ‘monstro’ que atingira um patamar que todos nós, jornalistas desta casa e de todas as outras queriam, um dia, atingir”, refere o jornal ‘A Bola’ aonde atualmente escrevia as suas crónicas.

«É uma figura incontornável do ciclismo e do jornalismo português», resumiu o diretor da Volta, Joaquim Gomes, aquando da homenagem que, em agosto de 2023, recebeu por parte da organização da Volta a Portugal.

As últimas homenagens podem ser feitas na Igreja do Álamos. O seu funeral será amanhã, domingo, ás 15horas.

Continuar a ler

ALCÁCER DO SAL

Rota do Arroz a não perder este fim de semana.

Com 58 restaurantes de todo o concelho

Publicado

em

Alcácer do Sal

Rota do Arroz

A região de Alcácer do Sal contribui significativamente para o total da produção nacional de arroz, cereal que volta a estar em destaque no concelho, até 12 de maio de 2024, com a 4.ª edição da Rota do Arroz..

O evento gastronómico, promovido pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal, volta a contar com o apoio da APARROZ e este ano abrange 58 restaurantes de todo o concelho.

Com o objetivo de fomentar a economia, preservar a identidade, os sabores e saberes tradicionais, valorizar os produtos endógenos e promover o território, esta Rota do Arroz promete ser um excelente cartão de visita para os que apreciam a nossa gastronomia.

Continuar a ler

Agricultura

Ministro da Agricultura vai receber da ACOS uma lista com os problemas do setor

Publicado

em

Rui Garrido, presidente da ACOS

ACOS,

Ministro da Agricultura vai receber da ACOS uma lista com os problemas do setor

Depois de vários políticos terem marcado presença na Ovibeja, que terminou no domingo passado, a Associação de Agricultores do Sul (ACOS) está a elaborar uma lista que engloba os problemas atuais que os agricultores enfrentam atualmente no Alentejo.

De recordar que o anterior governo, liderado por António Costa, e com Maria do Céu Antunes na pasta da agricultura, não reuniu o consenso entre agricultores. Exemplo disso foi a manifestação que houve a nível nacional  por parte dos agricultores, em Fevereiro deste ano, e que demonstrou a insatisfação dos profissionais para com o governo anterior face ao corte de apoios.

Ora novo governo, novas medidas, e segundo Luís Montenegro, primeiro-ministro, o objetivo é agora aproximar os agricultores do Ministério da Agricultura e haver um consenso entre ambas partes.

Em declarações aos meios de comunicação, Rui Garrido, presidente da ACOS, refere que aquando a vinda de Montenegro à Ovibeja, falou-lhe nos problemas atuais do setor na qual o recém eleito primeiro-ministro lhe pediu para enviar por escrito todas as dificuldades que vivem atualmente.

A carga burocrática excessiva do PEPAC, a redução das ajudas, a perda de importância do Ministério da Agricultura ou até o olival não estar elegível para investimento na zona do EFMA – Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva, são alguns dos problemas elencados por Rui Garrido e que vão constar na lista que José Manuel Fernandes, Ministro da Agricultura e Pesca, irá receber nestes dias.

Continuar a ler

MOURÃO

“Ambulância Social” em Mourão faz a diferença

Publicado

em

Município de Mourão

Mourão,

“Ambulância Social” já ajudou 62 municípes

Há cerca de um ano, a Câmara Municipal de Mourão e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários assinaram um protocolo de cooperação, designado – Ambulância Social.

Um projeto social que tem como finalidade “assegurar o transporte não urgente de doentes seniores e vulneráveis, economicamente carenciados, para estabelecimentos e serviços do Serviço Nacional de Saúde (SNS) ou entidades com contrato ou convenção para prestação de cuidados de saúde, visando facilitar o acesso desse segmento da população a consultas, internamentos ou exames complementares de diagnóstico e terapêutica”.

Um projeto que tem agradado os munícipes que até então já ajudou 62 habitantes, numa vila raiana que tem muitos residentes idosos.

Sob 4 rodas, a ambulância já efetuou 127 viagens, percorrendo mais de 30 mil quilómetros.

 

Continuar a ler

Sociedade

Feira da Saúde no Alandroal irá promover um estilo de vida mais saudável

O evento acontece nos próximos dias 17 e 18 deste mês e realiza-se na Praça da República.

Publicado

em

Crédito - impulsiveaddiction

Feira da Saúde,

Feira da Saúde no Alandroal irá promover um estilo de vida mais saudável

Rastreios gratuitos, jogos para crianças, aulas de Pilates, ginástica para séniores, entre outras atividades, são algumas das iniciativas que a Feira da Saúde, no Alandroal, que a população dos mais novos aos graúdos pode participar.

Um programa diversificado e que é organizado pelo Município de Alandroal. “O objetivo é promover a atividade física, mobilizando a população em geral para a prática desportiva regular, nomeadamente como complemento da saúde e de um estilo de vida saudável e sensibilizando a comunidade para a importância da saúde nas suas vidas”, refere o Município.

O evento acontece nos próximos dias 17 e 18 deste mês e realiza-se na Praça da República.

Continuar a ler

BEJA

PS quer isenção de portagens na A2 e na A6 no Alentejo

Publicado

em

Isenção de portagens no Alentejo,

PS quer isenção de portagens na A2 e na A6

Os recém eleitos pelo Partido Socialista na Assembleia da República, três deputados do Alentejo – Luís Dias (eleito pelo círculo de Évora), Nelson Brito (eleito pelo círculo de Beja) e Ricardo Pinheiro (eleito pelo círculo de Portalegre), e ainda mais 22 autarcas do PS no Alentejo, vão exigir ao Governo a isenção de portagens para residentes nas autoestradas A6 e A22.

A A2 liga Lisboa ao Algarve e tem uma extensão de 133 km e ao longo do seu trajeto passa por Beja. Já a A6, ou Autoestrada do Alentejo, tem uma extensão de 158 km e passa por Évora e Portalegre.

Em declarações aos meios de comunicação, o anterior autarca de Vendas Novas refere que “vão apresentar uma proposta no parlamento, na Comissão de Economia e Infraestruturas, assinada pelos três deputados”.

O deputado socialista refere ainda que o Alentejo representa um terço do país e é a região mais pobre do país.

Uma exigência que é bem recebida por parte dos alentejanos que carecem de outras infraestruturas para se deslocarem, sendo obrigados a ter mais gastos.

De recordar que o parlamento aprovou, ainda recentemente, o projeto de lei do PS para eliminar as portagens na ex-SCUT. A ideia teve a aprovação dos socialistas, Chega, Bloco de Esquerda, PCP, Livre e PAN.

Continuar a ler

Sociedade

Vinhos alentejanos são dos mais preferidos em Angola

Publicado

em

Vinhos alentejanos,

Vinhos alentejanos são dos mais preferidos em Angola

Oferecem uma exuberância aromática, são suaves e podem ser bebidos a qualquer hora do dia, os vinhos alentejanos dão que falar não só em Portugal, mas também ultrapassam fronteiras.

Prova disso mesmo, Angola representa um mercado importante para o destino destes vinhos, aliás é mesmo o quinto mercado de destino. Só em 2023, segundo a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), a região alentejana exportou para o país africano um milhão de litros.

Cerca de 30% do vinho produzido é para a exportação, a região do Alentejo é líder de vendas no mercado português e completou o ano passado com uma quota de mercado superior a 35%

A região do Alentejo é líder de vendas (em valor) no mercado português e encerrou o ano de 2023 com uma quota de mercado superior a 35%.

 

 

 

 

 

Continuar a ler

Acidentes

6 feridos do acidente entre Viana e Alvito transportados para o Hospital de Évora

Todos foram feridos ligeiros.

Publicado

em

Ligação Viana do Alentejo – Alvito

6 feridos ligeiros

Os seis feridos ligeiros, do acidente da EN257, foram transportadas para o Hospital Espírito Santo, em Évora.

A TDS sabe que os acidentados já registaram alta devido à não gravidade dos ferimentos.

Estas seis pessoas seguiam em duas viaturas ligeiras na EN257, entre Alvito e Viana do Alentejo,  ao quilómetro 6.

O acidente aconteceu cerca das 6h30 da manhã de hoje.

Segundo os serviços de Proteção Civil no local estiveram 27 operacionais com 13 veículos, entre eles os bombeiros de Alvito e Viana do Alentejo.

Continuar a ler

destaque

Alentejo quer atrair nómadas digitais

Publicado

em

Alentejo,

Alentejo quer atrair nómadas digitais

É mais uma iniciativa da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo que visa promover e captar o interesse das pessoas para estas regiões. A ideia passa por apresentar um programa, ainda no decorrer deste mês, que consiste na atração de nómadas digitais.

O plano que já vem sendo desenhado há cerca de 8 meses, consiste na criação de cinco hubs (unidades centrais de conectividade) em cada sub-região, ou seja, Alto Alentejo, Alentejo Central, Baixo Alentejo, Alentejo Litoral e Ribatejo.

Um programa recente e que está atento à realidade da capital portuguesa. Lisboa era até então a preferência dos nómadas digitais, no entanto, o custo de vida tem afastado os profissionais da internet.

José Manuel Santos, presidente da ERT, refere que a ocupação média no Alentejo é de 60% e, por isso, este programa pode vir a ajudar nesse sentido.

 

Continuar a ler

Sociedade

Calipolenses rumam até à Feira do Livro

Publicado

em

Vila viçosa

Calipolenses rumam até à Feira do Livro

Começa hoje e estende-se até ao próximo domingo. A Feira do Livro de Vila Viçosa realiza-se nas instalações do antigo Framar.

O Município de Vila Viçosa em conjunto com a Rota do livro, empresa que representa várias editoras a nível nacional, vão permitir aos visitantes uma viagem pelo mundo literário através da organização de mais um evento onde os livros são a principal atenção.

Uma viagem pelo mundo das letras que assinala e destaca vários nomes que fizeram história na literatura.

Em declarações aos meios de comunicação, Inácio Esperança, autarca calipolense, reforça que o objetivo do certame é dinamizar a vila portuguesa do ponto de vista literário e ainda acrescenta que neste fim de semana irão decorrer apresentações de livros de forma a cativar a presença das escolas e dos habitantes em geral.

 

Continuar a ler

MONTEMOR-O-NOVO

Furtaram 910 quilos de Cortiça mas foram apanhados pela GNR

Dois homens e uma mulher

Publicado

em

Montemor-o-Novo

Três identificados por furto de cortiça

A GNR de Vendas Novas identificou dois homens de 40 e 60 anos, e uma mulher de 28 anos, por furto de cortiça, na localidade de Cabrela, no concelho de Montemor-o-Novo.

Na sequência de uma ação de patrulhamento, os militares da Guarda detetaram uma viatura ligeira em circulação que fazia o transporte de uma elevada quantidade de cortiça, tendo os seus ocupantes evidenciado um comportamento suspeito.

No seguimento da ação foi realizada uma abordagem e fiscalização ao veículo, tendo sido possível apurar que os três suspeitos estavam na posse de 910 quilos de cortiça, cuja proveniência não souberam justificar, motivo pelo qual foi apreendida a cortiça.

Da ação resultou a apreensão do seguinte material:

•   910 quilos de cortiça;

•   Três machados.

Os suspeitos foram identificados, e os factos comunicados ao Tribunal Judicial da Comarca de Montemor-o-Novo. 

Continuar a ler

SINES

Mil quilos de crustáceos apreendidos em Sines

Os crustáceos foram apreendidos e por se encontrarem em boas condições de sobrevivência, foram devolvidos ao seu habitat natural.

Publicado

em

Sines

Apreensão de 1 000 quilos de crustáceos por falta de rastreabilidade

A Unidade de Controlo Costeiro e Fronteiras (UCCF), através do Sub-destacamento de Controlo Costeiro de Sines, no dia 2 de maio, apreendeu 1 000 quilos de caranguejo-mouro, por falta de rastreabilidade, em Sines.

No âmbito de uma ação de fiscalização à atividade de pesca comercial no Porto de Pesca de Sines, os militares da Guarda  abordaram um homem de 45 anos, e no decorrer da ação de fiscalização detetaram que o suspeito transportava os crustáceos sem ser portador dos documentos necessários para a sua entrada no circuito comercial, ou seja, sem documento de registo e de transporte obrigatórios, o que não permitia determinar a sua origem, nem se tinham sido cumpridas as normas obrigatórias relativas à rastreabilidade, havendo assim possibilidade de se constituírem um perigo para a saúde pública.

Após medição, constatou-se ainda que os crustáceos eram subdimensionados, pelo que não tinham a medida mínima estipulada por lei para serem comercializados,cuja coima pode atingir o valor de 37 500 euros.

Os crustáceos foram apreendidos e por se encontrarem em boas condições de sobrevivência, foram devolvidos ao seu habitat natural.

A GNR salienta que a prática de uma pesca sustentável, que respeite a natureza e integridade dos ecossistemas, contribui para a conservação das unidades populacionais de peixes, ao mesmo tempo, para criação de condições de prosperidade e emprego no setor das pescas.

Continuar a ler

GRÂNDOLA

Grandola já tem 4 praias com nadadores-salvadores

A partir do dia 10 de maio a vigilância estender-se-á à praia do Pego.

Publicado

em

Vigilância antecipada em 4 praias do concelho

A vigilância com nadadores-salvadores está assegurada, desde o dia 1 de maio, nas praias Atlântica, Comporta, Carvalhal e Melides, no concelho de Grândola.

A partir do dia 10 de maio a vigilância estender-se-á à praia do Pego.

A época balnear inicia no dia 1 de junho e encerra a 31 de outubro nas 10 praias do concelho que, mais uma vez, voltaram a ser distinguidas com o galardão Bandeira Azul.

Continuar a ler

Crime

Perfumaria assaltada em Évora

Autoridades estão a apurar a eventual existência de uma segunda mulher envolvida no assalto

Publicado

em

Évora, esta noite

Assaltante partiu vidro e entrou

Uma ou duas mulheres assaltaram uma perfumaria no centro da cidade de Évora.

As autoridades detiveram uma mulher de 26 anos mas colocam a hipótese de haver uma segunda mulher envolvida.

A PSP recuperou os objectos furtados no valor de 382,50 €.

Nessa diligência foi ainda apreendida a mala da mulher onde os objetos eram transportados, bem como a bicicleta utilizada para a fuga.

A suspeita foi constituída arguida e sujeita a termo de identidade e residência.

O caso continua a ser investigado pela PSP.

 

 

Continuar a ler

BEJA

14 menores detectados a ingerir bebidas alcoólicas na Ovibeja

Acção da ASAE com a PSP de Beja

Publicado

em

Évora

Menores a ingerir alcool

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, no âmbito das suas competências e através da Unidade Regional do Sul – Unidade Operacional de Évora, realizou uma ação inspetiva, direcionada à verificação do cumprimento das medidas legais restritivas à venda e consumo de bebidas alcoólicas por menores, no recinto da Ovibeja, que decorreu entre 30 de abril e 5 de maio, em Beja.

No decorrer da ação foram detetados 14 indivíduos menores de idade, 7 dos quais com menos de 16 anos de idade, em pleno ato de consumo de bebidas alcoólicas, nomeadamente, cerveja e bebidas espirituosas, tendo-se procedido à identificação dos mesmos bem como de todos os intervenientes que venderam ou colocaram à disposição dos menores as referidas bebidas alcoólicas.

Como resultado foram ainda instaurados seis processos de contraordenação por disponibilização ou venda de bebidas alcoólicas a menores de idade, que seguirão os seus trâmites legais.

Esta ação decorreu com o apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Beja.

A ASAE continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública, designadamente no que se refere ao combate do consumo e venda de bebidas alcoólicas a menores.

Continuar a ler

BEJA

Ovibeja encerra em clima de festa e de sucesso.

Marcelo Rebelo de Sousa esteve 5 horas no certame

Publicado

em

Foto: TDS (direitos reservados)

Beja

Sucesso na edição 40

Rui Garrido, o diretor da feira, volta a falar em sucesso após a edição 40 da Ovibeja. Em declarações, no último dia do certame, Rui Garrido, também presidente da ACOS, falou desta edição como uma edição de sucesso.

“Foi uma edição com muita dignidade e que representa bem a Ovibeja nos seus 40 anos”, afirmou este responsável.

A Ovbeja deste ano terá sido uma das melhores de sempre com mais exposições, mais debates e o convívio de sempre.

Voltou a registar a presença de largos milhares de visitantes e uma vez mais recebeu vários líderes políticos.

Este ano a feira fez as pazes com o governo e o espelho disso foi a presença do primeiro-ministro, Luis Montenegro, na cerimónia do certame.

Uma vez mais o presidente da republica esteve no encerramento este ano com Marcelo Rebelo de Sousa a estar presente no certame durante 5 horas.

Continuar a ler

Sociedade

Alentejo vai hastear a bandeira azul a 38 praias, em 2024

Publicado

em

Crédito - TribunaAlentejo

Alentejo,

Alentejo tem 38 praias com bandeira azul

O Alentejo irá hastear, neste ano, a bandeira em 38 praias, menos uma do que no passado.

De recordar que a Bandeira Azul começou a ser atribuída em 1987 desde então é feita anualmente pela Fundação para a Educação Ambiental a praias, sejam oceânicas ou fluviais, e marinas que cumpram os requisitos de qualidade ambiental.

A nível nacional, Portugal tem 440 praias com Bandeira Azul neste corrente ano, mais oito do que no ano passado.

Um dado revelado pela Associação Bandeira Azul Europa e que coloca Portugal no segundo país do mundo com maior números de praias fluviais galardoadas,

Portugal tem uma linha de costa de 2.830 km e consegue assim uma abrangência positiva a nível atribuições que se prendem com o bem-estar e segurança dos banhistas.

Continuar a ler

BEJA

Montenegro mais próximo dos agricultores e anuncia Plano Nacional para a Água

Publicado

em

Água,

Montenegro mais próximo dos agricultores e anuncia Plano Nacional para a Água

É um problema recorrente no Alentejo e no Algarve, a falta de água são as maiores dores de cabeças destas regiões.

A pensar nestas dificuldades, acentuadas a cada ano que passa, o Primeiro-ministro anunciou hoje, na abertura da Ovibeja, a criação de um Plano Nacional de Armazenamento e Gestão Eficiente da Água. “Mais do que um problema de falta de água, nós temos um problema de falta de capacidade de gestão”, refere.

A Ovibeja é um evento realizado por agricultores e que pretende mostrar aquilo que são os desafios diários deste setor.

A pensar na atualidade da agricultura, Luís Montenegro fez questão de comparecer no certame e onde refere que a sua presença é uma forma de “conciliação do Governo da República com a Ovibeja e os agricultores”, acrescentando ainda que o Ministério da Agricultura tem que estar mais próximo dos agricultores.

 

 

Continuar a ler

ÉVORA

Praça do Giraldo prepara-se para acolher mais uma edição do ÉvoraWine de copo na mão

Publicado

em

Credito - maisalgarve

ÉvoraWine,

Praça do Giraldo prepara-se para acolher o ÉvoraWine de copo na mão

É na principal praça da cidade que o maior evento vínico do Alentejo acontece. Um evento que completa a sua 9ª edição e que mostra ao público uma variedade notável, ou seja, mais de 250 vinhos da região. Para o momento festivo são esperados 8 mil visitantes.

O evento acontece já nos próximos dias 24 e 25 de Maio e terá um impacto económico, segundo a organização, de meio milhão de euros.

Este ano, o evento conta com o alargamento do espaço do mesmo, ocupando toda a área disponível da Praça do Giraldo. Também a gastronomia terá um destaque diferenciado com o estabelecido de parcerias que vão permitir que o visitante possa fazer as refeições no recinto e degustar os pratos típicos alentejanos.

Ravasqueira, Herdade dos Coteis, Tapada do Chaves, Quinta do Paral, Adega Borba, Serrano Mira e Fundação Eugénio de Almeida são alguns dos 4o produtores que irão marcar presença em mais uma edição.

De recordar que o enoturismo no Alentejo tem crescido significativamente e esta prova gastronómica vem mostrar as qualidades que vinho alentejano apresenta.

O ÉvoraWine teve os seus primeiros passos corria o ano de 2014 e passadas 9 edições os wine lovers continuam a não perder esta oportunidade em pleno centro histórico de Évora.

 

 

Continuar a ler

BEJA

Município de Beja assinala na Ovibeja os 10 anos de cante Alentejano

Publicado

em

Crédito - SFRAA

Cante Alentejano,

Município de Beja assinala na Ovibeja os 10 anos de cante Alentejano

10 anos depois da UNESCO eleger o cante alentejano como Património Imaterial da Humanidade, o Município de Beja aproveita a quadragésima edição da Ovibeja para assinalar este marco.

“Para tal iremos recriar o ambiente de uma antiga taberna, onde iremos ter várias dinâmicas de animação no espaço”, como refere a autarquia.

Ainda associado a este marco, o município pretende dinamizar o sua participação na OVIBEJA, onde terá um stand com uma iniciativa relativa ao Dia do Produtor. Para isso, irão contar nos dias do certame com um produtor de vinho em destaque e com uma prova de degustação dos produtos. O momento irá acontecer sempre ao final do dia.

De recordar, a OVIBEJA começa hoje, dia 30 de Abril, e prolonga-se até ao dia 5 de Maio.

Continuar a ler

Últimas

x
error: O conteúdo está protegido!!