Últimas:
Cuidadores informais com Workshop em Alcácer do Sal (entrevista) – RÁDIO TDS
Siga-nos

ALCÁCER DO SAL

Cuidadores informais com Workshop em Alcácer do Sal (entrevista)

No próximo dia 11 de Abril.

Publicado

em

Alcácer do Sal

workshop para capacitação para cuidadores informais

No próximo dia 11 de Abril, tem lugar um workshop para capacitação para cuidadores informais, direcionado à comunidade em geral, com a enfermeira Carmen Garcia.

Será pelas 14:30h no Auditório Municipal de Alcácer do Sal, inserido no projeto CLDS 4G “Alcácer Valoriza Gerações”.

Vitor Proença, autarca de Alcácer do Sal referiu aos microfones da TDS que este workshop “visa habilitar os cuidadores informais a ter uma preparação que ninguém lhes deu. Vai ser gratificante para poderem desenvolver melhor esta resposta tão exigente”.

 

Continuar a ler
Publicidade

ALCÁCER DO SAL

‘Vozes da Rádio’ celebram Dia da Mulher

Dia da Mulher, 8 de março

Publicado

em

Auditório Municipal de Alcácer do Sal

Vozes da Rádio celebram Dia da Mulher

O quarteto do Porto, Vozes da Rádio, é a sugestão do Município de Alcácer do Sal para um espetáculo no Auditório Municipal de Alcácer do Sal no Dia da Mulher, 8 de março de 2024 (sexta-feira), pelas 21h.

A entrada é gratuita e os bilhetes podem ser levantados no Posto de Turismo de Alcácer do Sal a partir do dia 17 de fevereiro (sábado), com o limite máximo de dois bilhetes por pessoa.

Com mais de 30 anos de carreira, o quarteto Vozes da Rádio está de regresso aos palcos com as suas versões “a capella” e um espetáculo que tem tanto de charme e subtileza, como de louco e hilariante.

Ao vivo, as canções reinventadas ganham uma nova dimensão, num concerto que revela os dotes vocais do quarteto, assim como os dotes de humor e improviso.

Continuar a ler

ALCÁCER DO SAL

26.º Grande Prémio da Páscoa em atletismo. 50 anos do 25 de Abril

Prova vai incidir na temática das comemorações dos 50 anos do 25 de abril e será apadrinhado pelo atleta alcacerense Mário Agostinho Santana.

Publicado

em

26.º Grande Prémio da Páscoa em atletismo 2024 – Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

O Município de Alcácer do Sal organiza no dia 29 de março de 2024 (sexta-feira santa) o 26.º Grande Prémio da Páscoa em Atletismo na cidade de Alcácer, que vai incidir na temática das comemorações dos 50 anos do 25 de abril e será apadrinhado pelo atleta alcacerense Mário Agostinho Santana.

As disposições normativas podem ser consultadas no seguinte link: https://rb.gy/sv1p2w. Na edição deste ano torna a existir a Kids Run (2.ª edição), uma vertente na corrida direcionada para todos os jovens do concelho, com os escalões Benjamins A, Benjamins B (ambos com percurso de 300m), Infantis (800m) e Iniciados (1000m), sendo que esta corrida terá início às 9h. A estes, juntam-se os habituais percursos de corrida de 10km e de caminhada, com uma distância de 4,5km. Recorde-se de que, por obrigatoriedade legal, no caso dos participantes menores de 18 anos deverá haver a entrega de um termo de responsabilidade assinado pelos pais/ encarregados de educação juntamente com a inscrição – o formulário está disponível através da seguinte ligação: https://rb.gy/0v1cto.

As inscrições decorrem até às 23h59 do dia 24 de março através do link https://acorrer.pt/eventos/info/3436. Mais informações através do site www.acorrer.pt e do e-mail desporto@m-alcacerdosal.pt, no Pavilhão Municipal de Desportos (Gabinete do Setor de Desporto) e na Piscina Municipal Convertível do Torrão. Pode também contactar o Setor de Desporto do Município através do telefone 265 613 538 e do telemóvel 913 602 387.

O XXV Grande Prémio da Páscoa em Atletismo, organizado pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal, conta com o patrocínio da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Alcácer do Sal e Montemor-o-Novo e com os apoios, entre outros, da União das Freguesias de Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana, Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal, Instituto Português do Desporto e Juventude, Brisa, Movimento Associativo, Bombeiros e Centro de Saúde.

(Informa-se que, durante a realização desta iniciativa, serão recolhidas imagens fotográficas e/ou vídeo, com a finalidade de arquivo e divulgação em publicações, site e redes sociais do Município).

Continuar a ler

ALCÁCER DO SAL

PJ deteve homem que agrediu colega de trabalho.

Crime aconteceu em Alcácer do Sal

Publicado

em

Alcácer do Sal

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Setúbal, com a colaboração da GNR de Alcácer do Sal, deteve um homem de 28 anos, fortemente indiciado pela tentativa de homicídio de um homem de 26, seu colega de trabalho.

Vítima e suspeito, trabalhadores da construção civil, terão entrado em conflito na pausa de almoço, por motivos fúteis. Na sequência da discussão, o suspeito muniu-se de uma faca e desferiu vários golpes na vítima, só parando as agressões após a intervenção de terceiros.

O detido não tem antecedentes criminais e será presente, hoje, a tribunal para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação.

Continuar a ler

ALCÁCER DO SAL

Festival de Sopas em Alcácer do Sal

Este Festival, que vai ser o primeiro, vai servir para angariação de fundos para os jovens poderem ir a mais actividades.

Publicado

em

Alcácer do Sal

Festival das Sopas

O Agrupamento de Escuteiros de Alcácer do Sal, no dia 24 de Fevereiro vai estar com o Festival das Sopas no Pavilhão Graciete Baião em Alcácer do Sal.

Este Festival, que vai ser o primeiro, vai servir para angariação de fundos para os jovens poderem ir a mais actividades.

Cada entrada vai ter um custo de 5€, que contempla: 1 fatia de pão + 1 taça de arroz doce + 1 bebida de copo + Sopa (pode provar, comer, e repetir as vezes que quiser).

As sopas são fornecidas pelos restaurantes de Alcácer do Sal, vamos ter animação com o acordeonista Bruno Marques e os nossos escuteiros também vão animar.

Continuar a ler

ALCÁCER DO SAL

Alcácer do Sal implementa projeto-piloto de telecontagem de consumo de água 

Irá iniciar durante o mês de fevereiro

Publicado

em

Município de Alcácer do Sal

implementa projeto-piloto de telecontagem de consumo de água

O Município de Alcácer do Sal irá iniciar, durante o mês de fevereiro, a implementação de um projeto-piloto de telecontagem para o consumo de água.

O referido projeto visa a melhoria contínua da qualidade do serviço prestado aos utilizadores finais, bem como o acompanhamento das mais recentes evoluções tecnológicas na área do abastecimento de água. O projeto prevê a implementação de uma solução para a gestão eficiente e remota do consumo de água em ambientes residenciais e industriais, através da instalação de contadores de água ultrassónicos e inteligentes, tendo como principais objetivos:

▪️ Melhoria na eficiência de exploração, fornecendo dados vitais à estratégia do Município de Alcácer do Sal no que à implementação de zonas de medição e controlo diz respeito;

▪️ Redução dos custos envolvidos nas leituras manuais e na faturação por estimativa;

▪️ Eliminação dos erros de leitura, uma vez que oferece uma precisão elevada e um erro de medição muito próximo do zero;

▪️ Poupança de Água;

▪️ Redução de custos de exploração;

▪️ Possibilidade de efetuar leituras em tempo real;

▪️ Deteção de fugas de água nas redes públicas e prediais, bloqueio do contador, fluxo de retorno, entre outras.

Este projeto-piloto contempla, inicialmente, a instalação de cerca de uma centena e meia de contadores de água ultrassónicos em um empreendimento turístico situado na União das Freguesias de Alcácer do Sal e Santa Susana, tendo o Município de Alcácer do Sal a intenção de estender, de forma faseada, esta solução de telecontagem por todo o concelho.

Continuar a ler

ALCÁCER DO SAL

Alcácer do Sal assinala 500 anos do nascimento de Camões 

Com exposição bibliográfica

Publicado

em

Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal

500 anos do nascimento de Camões

A Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal está a assinalar os 500 anos do nascimento do poeta Luís Vaz de Camões através de uma exposição bibliográfica de algumas das suas obras mais notáveis, bem como, do destaque de diversas citações contidas na sua obra.

Continuar a ler

ALCÁCER DO SAL

Biblioteca de Alcácer do Sal com nova animação

Atividades são promovidas pela autarquia.

Publicado

em

Foto: CM Alcácer do Sal

Biblioteca Municipal volta a trazer animação aos mais pequenos no concelho de Alcácer do Sal

As atividades promovidas pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal, “Perlimpimpim…histórias sem fim” (Alcácer do Sal), “A contar e a sonhar…” (Biblioteca da Comporta) e “Um, dois, três, conta lá outra vez” (Biblioteca Maria Rosa Colaço), voltaram às bibliotecas municipais do concelho no dia 13 de janeiro de 2024 (sábado).

Estas atividades são gratuitas e têm como objetivo motivar para a utilização das bibliotecas do concelho, para o livro e para a leitura, assim como, mostrar que a biblioteca é a “casa” dos livros, onde podemos brincar, ler, ouvir e contar histórias.

As atividades promovem também a imaginação, criatividade e a socialização.

Continuar a ler

ALCÁCER DO SAL

Sala de Snoezelen em Alcácer do Sal com meio milhar de utilizações em 2023 

Teve um total de 463 utilizações durante o ano de 2023, repartidos pelos quatro trimestres.

Publicado

em

Sala de Snoezelen

meio milhar de utilizações em 2023 

De acordo com dados recolhidos pelo Setor de Saúde e Ação Social da Divisão de Desenvolvimento Social, Associativismo e Desporto (DDSAD) da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, verifica-se que a Sala de Snoezelen teve um total de 463 utilizações durante o ano de 2023, repartidos pelos quatro trimestres: 

1.º trimestre: 123 utilizações; 

2.º trimestre: 104 utilizações; 

3.º trimestre: 102 utilizações; 

4.º trimestre: 134 utilizações. 

A juntar aos inscritos/as que transitaram do ano anterior, houve a registar 170 novas adesões, sejam elas ocasionais ou trimestrais. 

Refira-se que, no decorrer do ano, utilizam este espaço utentes afetos a diversas entidades do concelho: 

Câmara Municipal de Alcácer do Sal – assegurando os encaminhamentos vindos do Centro de Saúde de Alcácer, do Centro Social Paroquial do Torrão, do Agrupamento de Escolas de Alcácer e da AURPICAS, juntamente com outras dinâmicas propostas no âmbito das Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) 

CMAS – Gabinete de Psicologia 

Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal 

Santa Casa da Misericórdia de Alcácer do Sal 

Universidade Sénior de Alcácer do Sal 

Centro Social de Santa Susana 

Equipa Local de Intervenção Precoce (ELI) de Alcácer do Sal – Associação para o Desenvolvimento do Torrão (ADT) 

Projeto Passo a Passo (ADT) 

Centro Social Paroquial do Torrão 

A Sala de Snoezelen encontra-se a funcionar em pleno, com horário ininterrupto das 9h às 17h, nos dias úteis, contando com a continuidade do apoio do Município, nomeadamente através da intervenção de uma técnica de Psicomotricidade. Instalada na Escola Básica Pedro Nunes, esta sala surgiu da necessidade do Município de Alcácer do Sal de providenciar aos munícipes uma resposta terapêutica especializada e variada em áreas de atuação onde estas são inexistentes e fortalecer a resposta terapêutica disponível no concelho no que se refere a dificuldades ao nível motor, cognitivo, da fala e comunicação, emocional, social e relacional. São admitidos para a utilização da Sala de Snoezelen todos os utentes das entidades parceiras, sendo estas públicas, instituições particulares de solidariedade social ou comunitárias, mediante inscrição prévia e respeitando sempre as Normas da mesma. Considerando-se que na Sala de Snoezelen têm lugar sessões terapêuticas de estimulação multissensorial que complementam a intervenção clínica e a reabilitação convencional, o espaço dispõe de um ambiente multissensorial onde os estímulos sensoriais podem ser usados individualmente ou combinados (sendo eles música, aromas, efeitos luminosos, vibrações suaves e sensações táteis, visuais, gustativos, olfativos e propriocetivos), de forma a promover o bem-estar e uma maior qualidade de vida.

Continuar a ler

ALCÁCER DO SAL

Pausa lectiva leva a iniciativas em Alcácer do Sal

Estas atividades realizaram-se no Centro de Educação Pré-Escolar de Alcácer, na Escola Básica Pedro Nunes (que acolheu também os alunos e alunas da Escola Básica do Olival Queimado), no Centro Escolar da Comporta e no Centro Escolar do Torrão.

Publicado

em

Alcácer do Sal

Atividades de animação e componente de apoio à família na interrupção letiva do Natal

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal e os Agrupamentos de Escolas de Alcácer do Sal e de Torrão promoveram, de 21 a 29 de dezembro de 2023, diversas iniciativas que pretenderam ocupar de forma educativa e salutar a pausa letiva natalícia das crianças, no âmbito do programa de Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) e Componente de Apoio à Família (CAF).

Entre as várias iniciativas ocupacionais contaram-se, por exemplo, atividades de psicomotricidade, yoga, dança e capoeira, atividades de expressão físico-motora, ateliers de expressão plástica, música, dança e de culinária, manhãs desportivas, manutenção de hortas, caminhadas e piqueniques, atividades de expressão motora e dramática, brincadeiras, eco-arte, entre outras.

Realizaram-se ainda sessões de cinema no Alegro do Montijo e no Auditório Municipal de Alcácer do Sal.

Estas atividades realizaram-se no Centro de Educação Pré-Escolar de Alcácer, na Escola Básica Pedro Nunes (que acolheu também os alunos e alunas da Escola Básica do Olival Queimado), no Centro Escolar da Comporta e no Centro Escolar do Torrão.

Continuar a ler

ALCÁCER DO SAL

O Natal em Alcácer do Sal(veja programa completo)

Pista de Gelo, Mercadinho, Cinema, Viagem de Barco, Animação e Carrossel nada falta na programação de Natal em Alcácer do Sal

Publicado

em

Alcácer do Sal

Viver o Natal em Alcácer do Sal – Programa Completo

A magia do Natal vai invadir Alcácer do Sal com a campanha “Viver o Natal em Alcácer do Sal”, organizada pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal. A partir de 1 de dezembro de 2023 até 6 de janeiro de 2024, a chama festiva volta a acender-se nesta quadra natalícia com um propósito especial: promover o comércio local e o que Alcácer tem de melhor para oferecer, assim como espalhar a alegria natalícia por todo o concelho.

Este é um programa que dá mais vida às ruas da cidade, estando agendadas várias iniciativas, como chegada do Pai Natal, estreia da pista de gelo, animação de rua, pinturas faciais, insufláveis, concertos, carrossel infantil e passeios de galeão.

PROGRAMA

DIA 1 DE DEZEMBRO (sexta-feira, feriado)

10h às 17h – Insuflável infantil – Avenida dos Aviadores

11h – Abertura do Mercadinho de Natal – Praça Pedro Nunes

11h – Animação com a fanfarra “Soldadinhos de Chumbo” – Largo dos Açougues e ruas da cidade

13h – Abertura de Pista de Gelo (ecológica) – Praça Pedro Nunes

15h às 18h – Pinturas Faciais – Casinha do Pai Natal – Ponte pedonal

16h – Chegada do Pai e Mãe Natal em galeão do sal – Cais da Ribeira Velha

18h às 19h e 19h às 20h – Passeio de Galeão – Cais da margem sul

DIA 2 DE DEZEMBRO (sábado)

10h às 17h – Insuflável infantil – Bairro do Laranjal e Quinta da Oriola

11h – Animação com a “Charanga das Fresquinhas” – Largo dos Açougues e ruas da cidade

14h30 – Animação de rua “Charanga das Fresquinhas” – Bairro das Majapôas

15h30 – Animação com a “Charanga das Fresquinhas” – Bairros de São João e Olival Queimado

15h às 18h – Animação – Praça Pedro Nunes, Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal e Largo Luís de Camões

15h às 18h – Pinturas Faciais – Casinha do Pai Natal – Ponte pedonal

18h – Apresentação do Grupo da Escola de Música da Sociedade Filarmónica Amizade Visconde de Alcácer – Praça Pedro Nunes

18h às 19h e 19h às 20h – Passeio de Galeão – Cais da margem sul

21h – Concerto de Natal com Coral Almira de Alcácer do Sal, acompanhado por João Mendonza, e Grupo Coral de Mafra – Igreja Matriz do Torrão

DIA 3 DE DEZEMBRO (domingo)

10h às 17h – Insuflável infantil – Bairros de São João e Olival Queimado

11h – Animação com a fanfarra “Duendes de Natal” – Largo dos Açougues e

ruas da cidade

14h30 – Animação com a fanfarra “Duendes de Natal” – Bairro da Quintinha

15h às 18h – Animação – Praça Pedro Nunes, Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal e Largo Luís de Camões

15h às 18h – Pinturas Faciais – Casinha do Pai Natal – Ponte pedonal

16h – Animação com a fanfarra “Duendes de Natal” – Bairro do Forno da Cal

18h às 19h, 19h às 20h e 20h às 21h – Passeio de Galeão – Cais da margem sul

DIA 4 DE DEZEMBRO (segunda-feira)

18h às 19h, 19h às 20h, 20h às 21h – Passeio de Galeão – cais da margem sul

DIA 6 DE DEZEMBRO (quarta-feira)

19h às 20h e 20h às 21h – Passeio de Galeão – Cais da margem sul

DIA 8 DE DEZEMBRO (sexta-feira)

10h às 17h – Insuflável infantil – Largo dos Açougues

11h – Animação com a fanfarra “BFC street band” – Largo dos Açougues e ruas da cidade

14h30 às 17h – Animação com a fanfarra “BFC street band” – Ruas da cidade

15h às 18h – Pinturas Faciais – Casinha do Pai Natal Ponte pedonal

15h às 18h – Animação – Praça Pedro Nunes, Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal e Largo Luís de Camões

DIA 9 DE DEZEMBRO (sábado)

10h às 17h – Insuflável infantil – Bairro da Quintinha

11h – Animação com músicos da Sociedade Filarmónica Progresso Matos Galamba – Largo dos Açougues e ruas da cidade

14h30 – Animação com músicos da Sociedade Progresso Matos Galamba – Bairro do Laranjal e Quinta da Oriola

15h às 18h – Animação – Praça Pedro Nunes, Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal e Largo Luís de Camões

15h às 18h – Pinturas Faciais – Casinha do Pai Natal – Ponte pedonal

16h – Animação com músicos da Sociedade Filarmónica Progresso Matos Galamba – Bairro Rio de Clérigos

DIA 10 DE DEZEMBRO (domingo)

10h às 17h – Insuflável infantil – Bairros do Laranjal e Bairro da Oriola

11h – Animação com músicos da Sociedade Filarmónica Amizade Visconde de Alcácer do Sal – Largo dos Açougues e ruas da cidade

14h30 às 17h – Animação com músicos da Sociedade Filarmónica Amizade Visconde de Alcácer – Bairros do Morgadinho e Casa do Povo

15h às 18h – Animação – Praça Pedro Nunes, Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal e Largo Luís de Camões

15h às 18h – Pinturas Faciais – Casinha do Pai Natal – Ponte pedonal

18h – Concerto de Natal com atuação do Coral Almira de Alcácer do Sal, acompanhado por João Mendonza, e Orfeão de Castelo Branco – Igreja da Comporta

DIA 14 DE DEZEMBRO (quinta-feira)

18h às 19h – Passeio de Galeão – Cais da margem sul

DIA 15 DE DEZEMBRO (sexta-feira)

18h às 19h – Passeio de Galeão – Cais da margem sul

DIA 16 DE DEZEMBRO (sábado)

10h às 17h – Insuflável infantil – Margem sul

11h – Animação com “Sons de Natal” – Largo dos Açougues e ruas da cidade

14h30 – Animação com “Sons de Natal” – Bairro das Majapôas

15h30 – Animação com “Sons de Natal” – Bairros de São João e Olival Queimado

15h às 18h – Animação – Praça Pedro Nunes, Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal e Largo Luís de Camões

15h às 18h – Pinturas Faciais – Casinha do Pai Natal – Ponte pedonal

18h às 19h e 19h às 20h – Passeio de Galeão – Cais da margem sul

21h – Concerto de Natal com atuação do Coral Almira de Alcácer do Sal, acompanhado por João Mendonza, e Grupo Coral Stella Maris de Anadia – Igreja de Santiago

DIA 17 DE DEZEMBRO (domingo)

10h às 17h – Insuflável infantil – Avenida dos Aviadores

11h – Animação com a “Charanga Amigos da Rambóia” – Largo dos Açougues e ruas da cidade

14h30 – Animação com a “Charanga Amigos da Rambóia” – Bairro do Forno da Cal

15h – Animação com a “Charanga Amigos da Rambóia” – Bairro da Quintinha

15h às 18h – Animação – Praça Pedro Nunes, Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal e Largo Luís de Camões

15h às 18h – Pinturas Faciais – Casinha do Pai Natal – Ponte pedonal

18h às 19h, 19h às 20h e 20h às 21h – Passeio de Galeão – Cais da margem sul

DIA 18 DE DEZEMBRO (segunda-feira)

18h às 19h, 19h às 20h – Passeio de Galeão – Cais da margem sul

DIA 19 DE DEZEMBRO (terça-feira)

18h às 19h, 19h às 20h e 20h às 21h – Passeio de Galeão – Cais da margem sul

DIA 20 DE DEZEMBRO (quarta-feira)

18h às 19h, 19h às 20h – Passeio de Galeão – Cais da margem sul

DIA 21 DE DEZEMBRO (quinta-feira)

19h às 20h e 20h às 21h – Passeio de Galeão – Cais da margem sul

DIA 23 DE DEZEMBRO (sábado)

16h – Cinema Infantil (gratuito) – “Trolls 3 – Todos Juntos” – VP M/6 – Auditório Municipal de Alcácer do Sal

DIA 30 DE DEZEMBRO (sábado)

16h – Cinema Infantil (gratuito) – “Wish: O Pder dos Desejos” – VP M/6 – Auditório Municipal

01 de dezembro 2023 a 06 de janeiro 2024

Compre no Comércio Local. Dê mais vida à sua terra!

15€ = 1 cupão para passatempo de vales de compras

Organização: Câmara Municipal de Alcácer do Sal

Apoio: União das Freguesias de Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana, Junta de Freguesia de Comporta, Junta de Freguesia de São Martinho, Junta de Freguesia do Torrão, Fundação da Herdade da Comporta, Associação de Comércio e Serviços do Distrito de Setúbal, Paróquias de Alcácer do Sal, Igreja Paroquial de S. Pedro da Comporta, Fábrica da Igreja do Torrão.

*A programação pode sofrer alterações por motivos alheios à organização*

Informa-se que, durante a realização desta iniciativa, serão recolhidas imagens fotográficas e/ou vídeo, com a finalidade de arquivo e divulgação em publicações, site e redes sociais do Município.

MERCADINHO – Praça Pedro Nunes

01 a 17 dezembro

Feriados e domingos das 11h às 18h, sábados das 11h às 19h

PISTA DE GELO (gratuito) – Praça Pedro Nunes

01 a 17 dezembro

das 13h às 19h

CARROSSEL INFANTIL (gratuito) – Largo Luís de Camões e Rua 24 de Junho na Comporta

01 de dezembro a 07 de janeiro das 10h às 13h / 15h às 19h

Continuar a ler

ALCÁCER DO SAL

Concerto de Natal em Alcácer do Sal

O Coral Almira de Alcácer do Sal, com a presença especial de João Mendoza e com direção do Maestro Fernando Malão, e o Coral Stella Maris de Anadia, dirigido pelo Maestro Paulo Bernardino, trazem a magia do Natal à Igreja de Santiago

Publicado

em

Alcácer do Sal

Igreja de Santiago acolhe Concerto de Natal organizado pela Câmara Municipal no dia 16 de dezembro

O Coral Almira de Alcácer do Sal, com a presença especial de João Mendoza e com direção do Maestro Fernando Malão, e o Coral Stella Maris de Anadia, dirigido pelo Maestro Paulo Bernardino, trazem a magia do Natal à Igreja de Santiago em 2023, com a realização do tradicional Concerto de Natal organizado pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal.

O evento realiza-se no próximo dia 16 de dezembro de 2023 (sábado) pelas 21 horas e conta com os apoios da União das Freguesias de Alcácer do Sal e Santa Susana e da Arquidiocese de Évora – Paróquias de Alcácer do Sal.

(Informa-se que, durante a realização desta iniciativa, serão recolhidas imagens fotográficas e/ou vídeo, com a finalidade de arquivo e divulgação em publicações, site e redes sociais do Município.) 

Continuar a ler

Acidentes

Acidente na A2 em Alcácer do Sal faz 6 feridos

Só um dos feridos foi transportado para o Hospital

Publicado

em

A2, Alcácer do Sal

Regresso a casa

Uma colisão a envolver 3 viaturas ligeiras provocou ao final da tarde, 17h41, 6 feridos.

Dos feridos 1 em estado grave, tendo sido transferido para o Hospital de Setúbal, tendo os restantes cinco sido considerados feridos leves.

Foram assistidos no local e não quiseram ser transportados para unidade hospitalar.,

O acidente aconteceu na zona de São Martinho, Alcácer do Sal.

No local estiveram 11 operacionais e 6 viaturas.

O trânsito já está regularizado.

O acidente aconteceu no sentido sul-norte.

Continuar a ler

ALCÁCER DO SAL

“Viver o Natal em Alcácer do Sal”

De 1 de dezembro a 6 de janeiro de 2024

Publicado

em

Alcácer do Sal

de 1 de dezembro a 6 de janeiro de 2024

No decorrer da quadra natalícia, “Viver o Natal em Alcácer do Sal”, surge o projeto que visa incentivar o consumo no comércio local, direcionado para estabelecimentos com área inferior a 200m2, promovido pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal, em parceria com a Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal – ACISTDS e com as Juntas de Freguesia da União das Freguesias de Alcácer do Sal e Santa Susana, Comporta, São Martinho e Torrão.

O programa, que decorre de 1 de dezembro a 6 de janeiro de 2024, compreende a cedência de cupões a quem faça compras no valor mínimo de 15 euros no comércio local (até um limite de 300 euros por fatura). Posteriormente, serão sorteados vales de 25 euros cada (total de 2 mil euros) aos compradores elegíveis, que os vão poder utilizar posteriormente nos estabelecimentos aderentes à campanha, até ao dia 31 de março de 2024.

Os estabelecimentos comerciais que pretendam aderir, podem contactar o Setor de Desenvolvimento Económico e Turismo da Câmara Municipal de Alcácer do Sal através dos contactos 265 610 040 e gaae@m-alcacerdosal.pt. As regras da iniciativa estão disponíveis emwww.cm-alcacerdosal.pt e nos estabelecimentos comerciais aderentes.

Continuar a ler

ALCÁCER DO SAL

Alcácer do Sal com campanha de recolha de lixo de porta-a-porta

Este é o ponto de partida para implementar no concelho uma nova forma de gerir os resíduos produzidos em nossas casas. 

Publicado

em

Alcácer do Sal

Câmara Municipal aposta em campanha de recolha porta-a-porta para promover melhoria ao nível da separação de resíduos  

O Município de Alcácer do Sal encontra-se a implementar o projeto-piloto “Campanha de Recolha de Resíduos Porta-a-Porta”, centrado na recolha de biorresíduos e lixo comum.

Os objetivos deste projeto, cujo mote é “CONCELHO LIMPO, DEVER DE TODOS”, são: 

A melhoria ao nível da separação de resíduos, reduzindo a fração de recicláveis e biorresíduos que seguem incorretamente para aterro; 

Promover uma maior consciência ambiental e comodidade da população; 

Aumentar a sustentabilidade e os ganhos ambientais.

De momento, serão abrangidos os bairros a noroeste da cidade de Alcácer do Sal: Br.º do Laranjal, Qt.ª da Oriola, Olival da Boavista, Olival de Fora e Telheiros.

Nestes locais, serão distribuídos, pelas diversas habitações, mais de 400 pontos de recolha de separação de lixo. A recolha dos resíduos será depois efetuada com recurso a uma viatura elétrica e dois assistentes operacionais do Município, de acordo com os circuitos, definidos em função da tipologia dos resíduos a recolher.

Este é o ponto de partida para implementar no concelho uma nova forma de gerir os resíduos produzidos em nossas casas. 

Existem dias/horas específicos de recolha de Biorresíduos e Lixo Comum: 

Os BIORRESÍDUOS serão recolhidos no verão a partir das 21h e no inverno a partir das 20h, todas as segundas, quartas e sextas-feiras. 

O LIXO COMUM será recolhido no verão a partir das 21h e no inverno a partir das 20h, todas as terças, quintas-feiras e sábados. 

É só colocar o respetivo ecoponto à porta de casa, de forma a que os serviços municipais recolham o lixo. O habitante deverá depois higienizar o ecoponto e voltar a utilizá-lo. No caso de não se encontrar em casa, aquando da visita dos serviços municipais, pode agendar nova visita ou obter mais informações através do contacto 265 247 037. 

O orçamento do projeto, de cerca de 62 mil euros, prevê a aquisição de contentores para distribuir pelos residentes na área do projeto. A Câmara Municipal vai distribuir flyers oportunamente com toda a informação sobre a separação dos resíduos: quais devem ser depositados e em que contentor. 

 

Continuar a ler

ALCÁCER DO SAL

Galamba vai nomear grupo de trabalho para acompanhar a situação da travessia fluvial do Sado

João Galamba reuniu com os autarcas de Setúbal, Alcácer do Sal e Grândola

Publicado

em

Rio Sado

Ministro vai nomear um grupo de trabalho para acompanhar a situação da travessia fluvial do Sado

O Governo vai nomear um grupo de trabalho para acompanhar a situação da travessia fluvial do Sado, decisão tomada esta manhã numa reunião dos presidentes das câmaras municipais de Setúbal, Alcácer do Sal e Grândola com o ministro João Galamba.

No encontro realizado em Lisboa, foi feito o balanço dos contactos realizados até ao momento pelos autarcas e pelo ministro das Infraestruturas e dos Transportes para “resolver o mais rapidamente possível o problema dos elevados tarifários praticados na travessia do Sado”, refere o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins.

De forma a dar uma “atenção mais dedicada ao problema e a acelerar a solução” foi decidida a criação de um grupo de trabalho cujos elementos, que devem incluir representantes das três autarquias e do Ministério das Infraestruturas e dos Transportes, serão nomeados por João Galamba. 

“Vamos continuar a trabalhar para resolver este problema que é do interesse de toda a região da AML e do Litoral Alentejano”, garantiu o presidente André Martins no final do encontro.

Esta foi a segunda reunião entre os presidentes das câmaras municipais de Setúbal, Alcácer do Sal e Grândola com o ministro João Galamba, após um encontro, realizado a 17 de outubro, no qual o Governo manifestou abertura para ajudar a resolver a questão dos preços praticados no serviço de transporte fluvial no Sado, entre Setúbal e Troia.

Continuar a ler

ALCÁCER DO SAL

História de Alcácer do Sal em destaque em Palmela

IX Encontro Internacional sobre Ordens Militares

Publicado

em

Alcácer do Sal

Conferência em Palmela colocou história de Alcácer do Sal em grande plano 

A história ligada ao Convento de Aracoeli (Castelo de Alcácer do Sal), os enterramentos da Capela do Tesouro e a própria Igreja do Senhor dos Mártires estiveram em evidência no âmbito da realização do IX Encontro Internacional sobre Ordens Militares, realizado no Cine-Teatro S. João e na Biblioteca Municipal de Palmela entre os dias 25 e 29 de outubro (quarta-feira e domingo passados). Subordinada ao tema “As Ordens Militares.

Do Convento e da Guerra para o Mundo”, a iniciativa teve o “ponto alto” no sábado (dia 28) com a abordagem ao tema “Ordens Militares: Arte, Arqueologia e Cultura”, que proporcionou intervenções de três oradores/as sobre a história de Alcácer: a historiadora Maria Teresa Lopes Pereira (Instituto de Estudos Medievais – Universidade Nova de Lisboa), com a apresentação “Do culto de Santiago no convento espatário de Alcácer à sua continuidade no mosteiro de Aracoeli”, a arqueóloga do Município de Alcácer, Rita Balona, com “Os enterramentos da Capela do Tesouro, na igreja-panteão da Ordem de Santiago, em Alcácer do Sal” e o professor Mário Barroca (Universidade do Porto – FL), com “Esporas de cavaleiro exumadas na Igreja do Senhor dos Mártires – Alcácer do Sal”. 

Este evento científico quadrienal é um momento de grande prestígio internacional, relativamente à história das ordens religioso-militares, e é promovido pelo Gabinete de Estudos sobre a Ordem de Santiago (GEsOS) do Município de Palmela.

Continuar a ler

ALCÁCER DO SAL

Voluntários ajudam em Alcácer do Sal

Ação de voluntariado “Eu vou…” dá qualidade de vida aos idosos

Publicado

em

Alcácer do Sal 

Ação de voluntariado “Eu vou…” dá qualidade de vida aos idosos

No âmbito da ação de Bolsa de Voluntariado, dos CLDS 4G da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, o mês de outubro contou com três atividades que contribuíram para a qualidade de vida da população mais envelhecida, principalmente a nível social e de autoestima.

Nos dias 17,23 e 25, os idosos (mais de 65 anos) tiveram a oportunidade de ter acesso a três cuidados disponibilizados de forma voluntária e gratuita e em diversos locais do concelho. As voluntárias nos três dias, respetivamente, foram Leontina Lourenço, Filomena Valente e Ana Praguento.  

Numa altura difícil de deslocações e questões monetárias, a população sentiu-se confortável com os três dias, e agradeceu bastante pela ideia, pedindo também mais iniciativas parecidas.   

PROGRAMA  

EU VOU…CUIDAR DO SEU CABELO  

Dia 17 – Aldeia de Santa Susana  

EU VOU…TRATAR DOS SEUS PÉS  

Dia 23 – Aldeia de Casebres  

 EU VOU…CONSIGO ÀS COMPRAS  

Dia 25 – freguesias de Alcácer do Sal (transporte de ida e volta para a aldeia do Barrancão) 

Continuar a ler

ALCÁCER DO SAL

Reunião do conselho de concertação territorial juntou Vítor Proença e António Costa

Temas como a nova Lei Orgânica das CCDR e o Contrato Programa entre o Governo e as CCDR, estiveram em cima da mesa.

Publicado

em

Alcácer do sal

Neste encontro estiveram em discussão temas como a nova Lei Orgânica das CCDR e o Contrato Programa entre o Governo e as CCDR

O presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal e da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL), Vítor Proença, participou esta 3ª feira na residência oficial do primeiro-ministro, em Lisboa, na reunião do Conselho de Concertação Territorial, órgão que integra desde a sua criação em 2014.

A sessão contou com a participação do primeiro-ministro, António Costa, ministros do Governo, presidentes das comunidades intermunicipais do Alentejo Litoral (CIMAL) e do Alto Minho (CIM Alto Minho), representantes dos Governos Regionais dos Açores e Madeira, presidentes das Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto, presidentes das comissões de coordenação e desenvolvimento regional (CCDR) e elementos da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), entre outros.

Continuar a ler

ALCÁCER DO SAL

Município de Alcácer do Sal associa-se a campanha de prevenção da diabetes tipo2

Diabetes: Saiba o seu risco, saiba o que fazer é o mote da campanha.

Publicado

em

Alcácer do Sal

Trata-se de uma campanha internacional, promovida pela Federação Internacional da Diabetes

No próximo dia 14 de novembro,  assinala-se o Dia Mundial da Diabetes, a propósito do qual a Associação Protetora dos Diabéticos Portugueses, vai lançar uma campanha de prevenção da diabetes tipo 2, apelando a que as pessoas conheçam o seu risco de desenvolver diabetes. Trata-se de uma campanha internacional, promovida pela Federação Internacional da Diabetes, sob o mote ‘Diabetes: Saiba o seu risco, saiba o que fazer’.

Não ficando indiferente a esta temática, o Município de Alcácer do Sal associa-se a esta campanha, promovendo sempre que possível um estilo de vida saudável.

Continuar a ler

ALCÁCER DO SAL

Antigas estações ferroviárias alentejanas vão ser requalificadas

Oito novos concursos

Publicado

em

Alentejo

Antigas estações ferroviárias alentejanas vão ser requalificadas

O Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, presidiu, esta Sexta-Feira, ao lançamento de oito novos concursos, no âmbito do Fundo Revive Natureza, de concessão de antigas estações ferroviárias alentejanas, uma sessão que teve  lugar no Auditório Municipal de Alcácer do Sal.

As antigas estações ferroviárias irão ser objeto de requalificação e valorização de forma a promover o desenvolvimento regional e local. Baleizão, Quintos e Ponte do Guadiana, em Beja, assim como Casével, em Castro Verde; Pias e Serpa/Brinches, em Serpa; e ainda de Pavia e Cabeção, em Mora, são as antigas estações ferroviárias incluídas neste concurso REVIVE.

De relembrar, o Programa Revive Natureza é uma iniciativa que tem como objetivos fundamentais recuperar os imóveis, criar emprego local e dinamizar as economias locais, através das redes de oferta e valorização dos produtos endógenos.

As candidaturas devem ser apresentadas até 12 de setembro de 2024.

Continuar a ler

Últimas

x
error: O conteúdo está protegido!!