SOCIEDADE
Montado junta jovens portugueses e espanhóis
Dias 11 e 13 de abril, “Um dia no Montado” (Un dia en la Dehesa), tem o objetivo de promover o intercâmbio entre jovens de Portugal e Espanha tendo como mote a valorização e conservação do montado.

Publicado
2 anos atrásem

Um dia no Montado
O projeto de Cooperação Transnacional “Montado – Conservação e Valorização” surgiu da vontade conjunta do GAL Terras Dentro 2020 (Portugal), o GAL ADERCO (Espanha) e o GAL Pays Pyrenees Mediterranee / lnstitut Mediterranéen du Liege / Association Initiation la Forêt (França), de proteger e valorizar o Montado.
O montado é um ecossistema agrosilvipastoril, que no caso do Alentejo e da Extremadura Espanhola, têm características em comum, entre as quais a flora e fauna associadas e consequentemente enfermidades e formas de maneio. A floresta mediterrânica presente no território do GAL Pays Pyrénées Méditerranée apresenta algumas diferenças, enquanto ecossistema, das do sul da Península Ibérica. No entanto as preocupações inerentes à gestão e conservação da floresta são idênticas.
Tratando-se de um ecossistema de uma riqueza infindável, mas também bastante vulnerável tanto às alterações climáticas como à ação humana, torna-se imprescindível a sensibilização e informação do valor da floresta mediterrânica e da necessidade de a proteger às gerações mais jovens.
Neste sentido, o projeto prevê realizar nos próximos dias 11 e 13 de abril, “Um dia no Montado” (Un dia en la Dehesa), com o objetivo de promover o intercâmbio entre jovens de Portugal e Espanha tendo como mote a valorização e conservação do montado.
A ação visa a realização de 2 encontros, o primeiro com a deslocação no dia 11 de abril de cerca de 60 alunos/as das escolas
de Almendral e de Olivença a S. Bartolomeu do Outeiro onde se reunirão com 100 alunos/as das escolas de Alvito e da Vidigueira. Neste encontro serão dinamizadas um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas associadas ao valor e conservação do montado, partilhando experiências e especificidades locais entre os jovens das 2 nacionalidades, com materiais didáticos “Viver o Montado” que foram produzidos no âmbito deste projeto.
Esta iniciativa promovida pela Terras Dentro no âmbito do PDR2020, tem o apoio da Junta de Freguesia de S. Bartolomeu do Outeiro e contou com a organização dos projetos CLDS4G Futuro Vivo (Vidigueira) e Vita9 (Alvito).
Jovens espanhóis no Alentejo
160 jovens portugueses e espanhóis vão juntar-se no dia 11 de abril em S. Bartolomeu do Outeiro para brindarem uma das maiores riquezas do Alentejo e da Extremadura Espanhola – o Montado. Por via de jogos e dinâmicas de animação vão conhecer melhor as especificidades desta floresta.
Tratando-se de um ecossistema com um valor inestimável, mas bastante vulnerável tanto às alterações climáticas como à ação humana, torna-se imprescindível a sensibilização e informação do valor da floresta mediterrânica às gerações mais jovens e promover a sua proteção.
Esta iniciativa promovida pela Terras Dentro no âmbito do PDR2020, tem o apoio da Junta de Freguesia de S. Bartolomeu do Outeiro e contou com a organização dos projetos CLDS4G Futuro Vivo (Vidigueira) e Vita9 (Alvito).
Outras notícias recomendadas
-
Primeiro ataque ao incêndio de Aljustrel falhou. Falta de meio aéreo adequado na origem.
-
Mil hectares arderam em Aljustrel. Veja o que ardeu.
-
Em resolução o incêndio de Aljustrel. Estrada esteve cortada e zonas foram evacuadas.
-
Alentejo a derreter. Hoje é o dia mais quente do ano.
-
EN253 entre Alcácer do Sal e Montemor-o-Novo em péssimo estado. IP ignora autarquias.
-
Torrão com animação durante julho. José Liaça e Fabiana Candeias abrem iniciativa e os ‘Vizinhos’ encerram.
-
Está quente mas estão previstos aguaceiros e granizo no Alentejo.
-
Homem que matou senhorio em Évora apanhou 18 anos e meio de prisão
-
El quintas entra no Tribunal de Portalegre. Conheça o homem que quiz violar duas jovens numa barragem.
-
Camionista brasileiro e treinador dos petizes de Castelo Branco foram as vítimas do acidente de Niza
-
Incêndios no distrito de Évora mobilizam mais de 240 bombeiros.
-
Ruy de Carvalho esteve em Évora. Exposição fica até julho.
-
Socialista Ricardo Pinheiro coordena campanha de Gouveia e Melo no Alentejo
-
Gouveia e Melo foi conhecer a história da pirites de Aljustrel e visitou a Feira do Campo Alentejano
-
Lusitano recebido na Câmara de Évora após ganhar título nacional (vídeo)
-
Lusitano de Évora é campeão de Portugal
-
Acidente no IP2, Nisa, faz dois mortos.
-
Crime na comunidade cigana de Amareleja. Pai que matou filho continua a ser procurado.
-
Comporta praticamente vazia em feriado nacional
-
Busto de Camões inaugurado hoje em Olivença.
-
Viatura cai na ribeira em Santa Catarina, Alcácer do Sal.
-
Assaltantes de banco em Montoito ficam em prisão preventiva
-
A bandeira de um município alentejano foi levantada no Monte Everest.
-
Festas da cidade de Ponte de Sor. Conheça os primeiros 3 nomes do cartaz.
-
Alentejano Luis Godinho apita o Bósnia-São Marino.
-
Jorge Palma em Alcácer do Sal. Passou, parou e fotografou.
-
GNR faz vídeo promocional sobre detenção de assaltantes de banco em Montoito.
-
Tentou matar homem com uma foice. Ficou detido.
-
Brasileiros que assaltaram Crédito Agrícola em Montoito são ouvidos no DIAP de Évora.
-
Incêndio na Torre de Coelheiros, Évora, já em resolução.