Últimas:
Doçura ou travessura? – TDS
Siga-nos

destaque

Doçura ou travessura?

Publicado

em

Halloween

Doçura ou travessura?

É uma espécie de celebração popular de culto aos mortos que se comemora todos os anos na noite que antecede o dia 31 de Outubro. O Halloween, cujo termo tem origem na expressão em inglês All Hallow´s Eve quer dizer em português – Véspera de todos os santos.

A cultura de celebração do Halloween é muito forte nos Estados Unidos. Com o tempo, o feriado ganhou popularidade e hoje é comemorado em boa parte do mundo.

Doçuras e travessuras: do inglês trick or treat, teve origem na Grã-Bretanha, mas foi popularizado nos Estados Unidos nos anos 50. A atividade é voltada para crianças que, fantasiadas, batem de porta em porta perguntando “gostosuras ou travessuras?”. Caso a pessoa não dê algum brinde como doces ou dinheiro, as crianças fazem alguma travessura na sua casa.

No Alentejo a tradição também se cumpre e a TDS aponta algumas sugestões.

O Octant Hotels Évora apresenta-se ao público como uma fuga perfeita à cidade. “Com uma paisagem natural de 11 hectares, na Herdade do Perdiganito, este hotel de quatro estrelas espelha o Alentejo autêntico e veste-se a rigor para celebrar o Dia das Bruxas”, referem.

Também em Montargil a ocasião é de festa. O Montargil Monte Novo, um alojamento turístico no Alto Alentejo, promete uma noite de “poções mágicas de divertimento”.

Em Redondo, a Enoteca abre mais uma vez as portas à Festa de Halloween e onde a premissa será : muita animação e surpresas diabólicas.

O Halloween está de volta e está na hora de aproveitar.

BEJA

PJ anuncia de detenção de homem que falsificava documentos a imigrantes em Beja

A investigação está ainda a decorrer podendo surgir novas detenções nas próximas horas.

Publicado

em

Beja

Homem falsificava documentos

A Policia Judiciaria deteve, este fim de semana, no Algarve, um homem que é suspeito de falsificar documentos usados nos registos de cidadãos estrangeiros nos serviços de Finanças, em Beja.

Os crimes terão ocorrido entre março e dezembro de 2022, na região do Alentejo, onde o detido com 26 anos, “adulterava documentos relativos a termos de reconhecimento de assinaturas e registo online dos atos dos advogados”.

A investigação está ainda a decorrer podendo surgir novas detenções nas próximas horas.

O inquérito é dirigido pelo Ministério Público do Tribunal Judicial de Beja.

Continuar a ler

Crime

Homem de 89 anos detido com pequeno arsenal em casa

A ação contou com o reforço dos militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) e do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA), do Destacamento Territorial de Portalegre.

Publicado

em

Portalegre

Detido por posse de armas e munições proibidas 

O Comando Territorial de Portalegre, através do Posto Territorial de Portalegre, deteve um homem de 89 anos por posse de armas e munições proibidas, no concelho de Portalegre.

No âmbito de uma investigação por introdução em lugar vedado ao público e por caça em terreno não cinegético (a menos de 250 metros de uma habitação), os militares da Guarda realizaram diligências que permitiram apurar a identidade do suspeito. No seguimento da ação, foi dado cumprimento a um mandado de busca domiciliária, no decorrer do qual foi possível constatar que o indivíduo era detentor de duas armas e quatro munições proibidas, motivo que levou à sua detenção.

No decorrer da ação, foram apreendidas diversas armas e munições, nomeadamente:

·         Oito armas de caça;

·         Uma caçadeira de canos serrados;

·         Uma arma de ar comprimido;

·         Um punhal;

·         128 munições de diversos calibres.

O detido foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Portalegre.

A ação contou com o reforço dos militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) e do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA), do Destacamento Territorial de Portalegre.

A GNR relembra que, de acordo com a Lei n.º 5/2006, de 23 de fevereiro, referente ao Regime Jurídico das Armas e Munições, quem, sem se encontrar autorizado, detiver, transportar, guardar, comprar ou adquirir qualquer arma elencada no n.º 1 do Artigo 86.º do mesmo diploma, encontra-se a incorrer no crime de posse de arma proibida.

Continuar a ler

destaque

Feitur volta a mostrar o melhor de Odemira

A FEITUR aposta na promoção do concelho de Odemira e do Sudoeste Alentejano como destino de eleição para o turismo e para a prática desportiva em plena natureza.

Publicado

em

FEITUR – FEIRA DE TURISMO DO SW EM VILA NOVA DE MILFONTES

Animação turística, atividades náuticas, gastronomia, artesanato, convívio, música e animação são os pontos fortes da FEITUR – Feira de Turismo do SW, que irá decorrer entres os dias 13 e 16 de junho, junto ao Estuário do Rio Mira, em Vila Nova de Milfontes.

A FEITUR aposta na promoção do concelho de Odemira e do Sudoeste Alentejano como destino de eleição para o turismo e para a prática desportiva em plena natureza.

A iniciativa é promovida em parceria entre o Município de Odemira e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Junta de Freguesia de Vila Nova de Milfontes, Estação Náutica de Odemira, Associação Casas Brancas, Associação Rota Vicentina e Associação de Artesãos do Concelho de Odemira – CACO.

O certame conta com a presença de unidades de alojamento e de empresas de animação turística, restaurantes, exposição de produtos agroalimentares, artesanato local, provas gastronómicas e muita animação.

Os visitantes são convidados a desfrutar do melhor que o concelho de Odemira tem para oferecer, com atividades gratuitas que irão permitir o contacto com diversas modalidades, como mergulho, stand up paddle, surf ou passeios de barco no rio Mira, canoagem ou andebol de praia. Um dos pontos altos da FEITUR é a componente gastronómica que estará em destaque no Espaço Showcooking, com vários showcookings e apresentações.

Serão quatro dias intensos, com entradas livres, nos horários a partir das 18h00 (quinta-feira), 14h00 (sexta-feira) e 11h00 de sábado e domingo, com muita animação garantida.

Continuar a ler

destaque

“A Escrita na Idade Média”

O primeiro workshop versou sobre as características da caligrafia no Portugal medieval e a leitura de documentos da época.

Publicado

em

… no Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo

D no Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo, o primeiro de três workshops, com o tema “A Escrita na Idade Média”, dirigidos a um público não especializado.

Tratam-se de iniciativas, integradas no Ciclo de Conferências ‘Diálogos Sobre a Idade Média’, que têm uma vertente mais prática, e onde se abordam os vários aspetos da produção documental na Idade Média, como sejam os materiais, estilos de escrita, métodos de validação e leitura.

O primeiro workshop versou sobre as características da caligrafia no Portugal medieval e a leitura de documentos da época.

Continuar a ler

destaque

Alentejo quer atrair nómadas

Publicado

em

Alentejo quer atrair nómadas digitais

É mais uma iniciativa da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo que visa promover e captar o interesse das pessoas para estas regiões. A ideia passa por apresentar um programa, ainda no decorrer deste mês, que consiste na atração de nómadas digitais.

O plano que já vem sendo desenhado há cerca de 8 meses, consiste na criação de cinco hubs (unidades centrais de conectividade) em cada sub-região, ou seja, Alto Alentejo, Alentejo Central, Baixo Alentejo, Alentejo Litoral e Ribatejo.

Um programa recente e que está atento à realidade da capital portuguesa. Lisboa era até então a preferência dos nómadas digitais, no entanto, o custo de vida tem afastado os profissionais da internet.

José Manuel Santos, presidente da ERT, refere que a ocupação média no Alentejo é de 60% e, por isso, este programa pode vir a ajudar nesse sentido.

Continuar a ler

destaque

Alentejo e Ribatejo de mãos dadas para o turismo

Publicado

em

Alentejo e Ribatejo,

Alentejo e Ribatejo de mão dadas para promover o turismo

Com o objetivo de dinamizar a atividade turística nas regiões do Alentejo e Ribatejo, a Entidade Regional de Turismo (ERT) destas duas regiões e a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo juntaram-se para um “acordo bilateral”.

Segundo o comunicado da ERT Alentejo, a reunião realizou-se com o intuito de se formar “um acordo bilateral que permita aos associados da APAVT participar ativamente na estruturação e promoção dos produtos turísticos característicos das duas regiões”

Uma perspectiva diferente sobre o turismo que assenta em atividades como o cycling, os Caminhos de Santiago e outros formas de promover o turismo.

Continuar a ler

BEJA

Combustíveis e Gás de Beja são os mais caros do país

Publicado

em

Combustíveis,

Combustíveis e Gás de Beja são os mais caros do país

É uma dor de cabeça para os habitantes de Beja. No distrito de Beja, a gasolina simples 95 atingiu um valor médio de 1,77€/1 e está mais 1% mais cara do que a média nacional. Já o gasóleo simples tem um valor médio de 1,77/1, mais 0,9% que a média nacional.

Uma informação retirada do último boletim de combustíveis e GPL da Entidade dos Serviço Energéticos.

A nível nacional, os preços mais alto pertencem aos distritos de Beja, Évora e Bragança.

No que concerne ao gás butano, também os valores são os mais elevados em solo bejense.

Continuar a ler

Crime

Roubo de cobre preocupa agricultores no Alentejo

Exploração em Portel foi vandalizada

Publicado

em

Portel

Roubo de cobre preocupa agricultores no Alentejo

É um acontecimento que está a marcar a atualidade e que visa diretamente os agricultores.

Quando menos se espera, e pela noite dentro, os assaltantes invadem explorações agrícolas e vão diretos aos postes de energias instalados. O objetivo é alcançar os transformadores, que estão colocados na parte superior dos postes, e atirá-los para o chão retirando, posteriormente, o cobre.

Uma onda de assaltos que tem acontecido regularmente e que segundo, José Palha, proprietário agrícola, está a espalhar-se pelo país. Está a acontecer por uma grande zona do país, digamos que desde Abrantes até aqui”, refere.

Ao chegar a uma das suas explorações agrícolas, em Portel, o empresário deparou-se com um cenário preocupante. “Hoje de manhã, quando chegamos aqui, íamos por os pivôs a funcionar e demos conta do que aconteceu. O transformador no chão e os fios cortados”, explica

Um prejuízo na ordem dos milhares de euros que vem preocupar os agricultores. “Temos aqui prejuízos de centenas de milhares de euros porque cada transformador, dependendo da potência, pode variar entre os 8 e os 22 mil euros. Não havendo seguros e maneira de prever isto, a situação torna-se dramática e insustentável”, acrescenta.

Uma vaga de assaltos que multiplicado nos últimos meses e que se traduz numa tempestade perfeita para os agricultores.

A par das dificuldades atuais do setor, vivem agora um clima de insegurança.

Continuar a ler

destaque

Uma nova era digital em plena vila medieval

Publicado

em

Imagem retirada do site invinoviajas

Vila de Monsaraz,

Tecnologia digital em pleno cenário medieval

Banhada pelas águas do Alqueva e com vinhos de marca própria, a vila Medieval de Monsaraz vai dar um novo passo rumo à modernização dos negócios e outros serviços na área das tecnologias. O novo bairro comercial digital, como assim é apelidado, tem a autoria do Município de Reguengos de Monsaraz.

Para o projeto inovador, a autarquia vai apostar uma quantia de 385 mil euros, obtendo ainda um financiamento de 346 mil  euros do PRR para dinamizar o polo urbano comercial da terra. O objetivo será ligar a história, a cultura e a paisagem presente nos produtos e serviços locais à modernização dos negócios”, informações retiradas da autarquia.

“Conectar e harmonizar Monsaraz”

Para este projeto piloto, o município delineou quatro eixos de intervenção. A primeira fase será dotar o espaço com os equipamento que permita a utilização dos meios digitais, através da instalação de cobertura wi-fi.

Marketplace Viver Monsaraz”

Tal como refere o titulo, o segundo eixo pretende dinamizar canais de venda online para os comerciantes. Nesta fase, será criada uma plataforma digital – Marketplace – onde os negócios serão colocados online.

“Experiência de consumo Viver Monsaraz”

Neste terceiro momento, serão criadas soluções que acompanhem a experiência dos visitantes deste novo bairro comercial digital, onde será também desenvolvido um sistema de tráfego online para saber o alcance dos produtos.

“Sustentabilidade de Monsaraz”

Por fim, a última intervenção incidirá sobre a sustentabilidade deste projeto, ou seja, será criado uma modelo de negócio sustentável que tem o intuito de estimular a literacia digital dos empresários. Ainda neste eixo, será implementado um plano anual de formação em tecnologias digitais, a elaboração de um plano de comunicação e ainda a contratação de um gestor de bairro para serem realizadas candidaturas a planos de negócio.

Um projeto inovador que pretende dar um novo rumo à pacata vila de Monsaraz.

Continuar a ler

destaque

Sines: Individuo está desaparecido

Publicado

em

Imagem retirada da Rádio Sines

Um homem com 40 anos está desaparecido em Sines

Segundo informações dadas pelo Comando Territorial da GNR de Setúbal, hoje, Sexta-Feira, a GNR recebeu um alerta para o desaparecimento de um indivíduo com cerca de 40 anos. O apelo às autoridades foi feito pela mãe do homem desaparecido, pelas 11h10.

De acordo com as autoridades, o homem apresenta alguns problemas do foro psicológico.

Neste momento, a Guarda Nacional Republicana está a efetuar buscas na zona de Morgavel, em Sines, local onde o indivíduo terá desaparecido. Também os Bombeiros Voluntários de Sines se juntaram às buscas.

No local estão estão 7 operacionais apoiados por 3 viaturas.

 

 

Continuar a ler

Autarquias

Odemira celebra dia internacional da cidade educadora

Este ano dedicado ao tema “A cultura, fonte de criação e de aprendizagem na Cidade Educadora”

Publicado

em

“Pop-up Arte na Escola”

Dia Internacional da Cidade Educadora

No dia 30 de novembro, o Município de Odemira vai celebrar o Dia Internacional da Cidade Educadora, este ano dedicado ao tema “A cultura, fonte de criação e de aprendizagem na Cidade Educadora”. Para promover a ligação entre a dinâmica cultural do território e a comunidade educativa, será desenvolvido o programa “Pop-up Arte na Escola”, entres os dias 27 e 30 de novembro, com a presença de artistas nos vários agrupamentos de escolas, para apresentação do seu trabalho e diálogo com os alunos.

A artista plástica Mariana Dias Coutinho irá visitar e mostrar a sua arte na Escola do 1º Ciclo do Agrupamentos de Vila Nova de Milfontes (no dia 27 de novembro), na EB2,3 Aviador Brito Pais de Colos (no dia 28) e no Colégio Nossa Senhora da Graça Vila Nova de Milfontes (no dia 29). A companhia de Teatro Só irá até à EB2,3 do Agrupamento de Escolas de Sabóia para mostrar a sua arte performativa e a artista plástica Maya Kempe estará na Escola Secundária Dr Manuel Candeias Gonçalves, do Agrupamento de Escolas de Odemira.

Em simultâneo, o espetáculo “Teias e Odisseias”, da companhia Cem Palcos, será apresentado aos alunos dos Agrupamentos de Colos, Sabóia e São Teotónio, entre os dias 27 e 30 de novembro, no âmbito do MIRAGEM!, o projeto educativo do Município de Odemira no domínio das Artes do Espetáculo, cuja programação e acompanhamento pedagógico é da responsabilidade da coreógrafa Madalena Victorino.

Ao longo de toda a semana, a Bandeira das Cidades Educadoras será hasteada no edifício dos Paços do Concelho e em todas as sedes de Agrupamentos de Escolas. Enquanto membro da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, Odemira defende a Educação como pilar fundamental para o desenvolvimento socioecónomico, para a inclusão e integração.

Esta será a 8ª edição do Dia Internacional implementado pela Associação Internacional de Cidades Educadoras, que defende que “a cultura e a arte são um importante meio de inclusão e capacitação social.” Com o tema “A cultura, fonte de criação e de aprendizagem na Cidade Educadora” procura-se mobilizar as comunidades para uma “celebração dinâmica e participativa que promova o diálogo e sirva para dar a conhecer as oportunidades artísticas que o município oferece e contribuir para a geração de novas sinergias e aprendizagens.”

Continuar a ler

destaque

Novo Posto da GNR de Poceirão vai avançar

O Contrato de Cooperação Interadministrativo para a construção do novo Posto Territorial da GNR de Poceirão, no valor de 1.494.537,63€ (+IVA), foi aprovado, por unanimidade, na reunião pública do Executivo de 22 de novembro.

Publicado

em

Poceirão, Palmela

Novo Posto da GNR de Poceirão vai avançar – aprovado Contrato de Cooperação

O Contrato de Cooperação Interadministrativo para a construção do novo Posto Territorial da GNR de Poceirão, no valor de 1.494.537,63€ (+IVA), foi aprovado, por unanimidade, na reunião pública do Executivo de 22 de novembro.

O Contrato vai ser estabelecido entre o Município de Palmela, a Secretaria-geral do Ministério da Administração Interna (MAI) e a GNR, definindo as responsabilidades de cada interveniente para a concretização da obra, que vai dotar a GNR de Poceirão de instalações ajustadas à sua atividade, com condições de funcionalidade e operacionalidade.

O Posto vai ser construído no terreno do logradouro da antiga Escola Básica de Poceirão, já cedido pela Câmara Municipal para o efeito. O Município será responsável por garantir os licenciamentos e autorizações, lançar os procedimentos de empreitada e respetiva execução e pelos trabalhos de fiscalização, coordenação de segurança em obra e ramais. O financiamento da obra é assegurado pelo MAI, à exceção das despesas com custas, emolumentos e taxas, que ficam a cargo da Autarquia.

A concretização deste acordo é uma notícia animadora para o concelho, para a população da União das Freguesias de Poceirão e Marateca e para os militares que prestam serviço neste posto e vem na sequência das diligências institucionais (moções, abaixo-assinados, visitas ao local, reuniões com a tutela e, mais recentemente, uma sessão pública com a população) que o Município e a União das Freguesias têm vindo a realizar para pressionar o Governo a corresponder às necessidades deste território.

As atuais instalações da GNR de Poceirão não apresentam as condições mínimas de dignidade e de operacionalidade, nem para os militares, nem para o atendimento à população. Recorde-se que, em 2020, foi assinado o Protocolo de Colaboração para a celebração do Contrato de Cooperação Interadministrativo. Entretanto, decorreu a elaboração do projeto de execução (com concurso lançado pelo Município), que foi finalmente aprovado no dia 27 de outubro de 2023, após várias alterações.

Continuar a ler

destaque

Nova área empresarial em Amareleja

Área de Acolhimento Empresarial de Amareleja – UP4

Publicado

em

Moura

Área de Acolhimento Empresarial de Amareleja – UP4

Em Amareleja, já se encontra concluída a obra de urbanização da UP4, referente à instalação da Área de Acolhimento Empresarial.

Assim, no seguimento da deliberação da Câmara Municipal na reunião de 02 de novembro de 2023, vai proceder-se à atribuição de lotes na Unidade de Planeamento 4 de Amareleja – os lotes 1.01 a 1.09 e 1.12 a 1.21 – por Hasta Pública, na modalidade de propriedade plena.

As candidaturas deverão ser formalizadas através do preenchimento de formulário próprio, disponível na plataforma Serviço On-Line do Município de Moura (https://servicosonline.cm- moura.pt), no menu Desenvolvimento Económico, ou através da hiperligação direta https://servicosonline.cm- moura.pt/ src=MyNetFormBD.asp&intmenu=10714&formato=SPO_menu_10714

Refira-se que para submissão do formulário o utilizador terá de efetuar o respetivo registo na plataforma e efetuar a necessária autenticação.

Os interessados em participar na hasta pública, a realizar em data a definir pela Comissão designada, podem inscrever-se até ao dia 12 de dezembro de 2023.

O Regulamento Municipal de Atribuição de Lotes e Parcelas para instalação de atividades económicas pode ser consultado no sítio da internet www.cm-moura.pt ou nos serviços administrativos da DOTE – Divisão do Ordenamento do Território e Empreitadas, da Câmara Municipal de Moura, nos dias úteis entre as 9:00 e as 12:30 e entre as 14:00 e as 16:30.

Continuar a ler

destaque

Alentejo 2024 – Vai ser a única região do país dividida em Unidades Locais de Saúde

Publicado

em

Alentejo 2024,

Alentejo 2024 – Vai ser a única região do país dividida em Unidades Locais de Saúde

É já em Janeiro do próximo ano. O Alentejo vai ficar preenchido por Unidades Locais de Saúde (ULS), um modelo de gestão que permite a integração de cuidados a vários níveis. O Hospital do Espírito Santo de Évora, e mais 14 centros de saúde, vão ser abrangidos por este sistema.

Organizar os serviços de forma diferente fazendo com que as populações beneficiem de cuidados mais qualificados é o objetivo da Administração Regional da Saúde. Por isso mesmo, avançaram para a criação de um grupo de trabalho para a ULS do Alentejo Central. Um novo modelo que vai abranger o Hospital do Espírito Santo, em Évora, e o ACES do Alentejo Central, que cobre os concelhos do Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vila Viçosa, numa extensão de 7393 km2, e serve uma população residente que ronda os 170 mil habitantes.

De recordar que cerca de 25% da população, que reside no Alentejo, tem 65 anos ou mais. Uma realidade que justifica um apoio mais próximo juntos destas pessoas e daí a inclusão deste modelo de gestão que vai servir a região alentejana.

 

 

Continuar a ler

destaque

Opinião: Manuel Alegre,  lembra-se de 2004?

A opinião de Paulo Freitas do Amaral

Publicado

em

Opinião

Manuel Alegre,  lembra-se de 2004?

Ouvindo as palavras de Manuel Alegre dizendo que o Presidente da República fez mal em marcar eleições para o próximo dia 10 de Março vem-me à memória vários episódios da História política portuguesa em que este protagonista esteve ativo politicamente e em que disse precisamente o contrário.

A meu ver, é preciso algum descaramento para quem criticou aos sete ventos o governo de Santana Lopes em 2004 por falta de legitimidade democrática, enquanto fazia uma candidatura à liderança do PS contra João Soares e José Sócrates, vir agora lançar críticas sobre a decisão de Marcelo de dar voz ao povo.

Manuel Alegre aparece agora em praça pública com pergaminhos de defesa da estabilidade contra o tão defendido “espírito de abril” defendido em 2004…

Certamente se fosse um governo de direita com tal proposta de continuidade de governo,  Manuel Alegre já estaria a deslumbrar o fascismo no seu horizonte.

Seria bom lembrar a Manuel Alegre que Américo Tomás também defendia a estabilidade mesmo com um regime podre e que nunca quis eleições livres e democráticas, arrastando o antigo regime até às últimas consequências…

É com tristeza que vejo um resistente à antiga ditadura compactuar com uma falta de clarificação democrática pelo voto dos portugueses.

Seria bom lembrar Manuel Alegre que os contestatários não viveram só na sua época,  nem os ditadores ficaram perdidos na História…

Os ditadores nos tempos que correm também ocupam poderes políticos por trás de uma capa aparentemente democrática e os contestatários democráticos dos dias de hoje, albergaram-se noutros quadrantes políticos que não são certamente os que Manuel Alegre defende…

Não foi só no passado que alguém resistiu a regimes podres…

Manuel Alegre deveria saber que no presente;

Há sempre quem diga “não”! Há sempre quem resista!

A opinião  de Paulo Freitas do Amaral

Continuar a ler

destaque

‘É um orgulho para Nós’, diz Luís Rosinha sobre série ‘Sr.Rui-um homem do povo’

Presidente da autarquia diz que os episódios vão mostrar Campo Maior ao mundo.

Publicado

em

Campo Maior

‘É um orgulho’

A autarquia de Campo maior também está a colaborar na rodagem de ‘Sr.Rui-um homem do povo’, a série da TVI e da Coral que está a ser gravada em campo Maior.

Luís Rosinha refere que ‘ todas as homenagens que lhe (Rui Nabeiro) forem feitas serão poucas’.

O autarca realça a importância da série para mostrar Campo maior ao mundo.

Continuar a ler

destaque

Bombeiros Voluntários de Évora colocam capacetes à porta do quartel

Publicado

em

Bombeiros Voluntários de Évora

Bombeiros Voluntários de Évora colocam capacetes à porta do quartel

Na última noite, de domingo para segunda-feira, 28 membros dos Bombeiros Voluntários de Évora c0locaram os capacetes à entrada do quartel como forma de protesto.

Segundo o comunicado dos próprios bombeiros, existiu uma reunião do corpo ativo com a direcção e onde resultaram algumas divergências. O motivo da discórdia esteve quando os profissionais do socorro perceberam que em detrimento de “uma vertente empresarial de transportes mais ativa” podiam hipotecar o auxílio à população.

Depois do sucedido, 49 bombeiros assinaram uma carta e enviaram à direcção, onde informaram os seus superiores que não iriam comparecer às comemorações dos 141 anos da casa e que não iriam dar resposta a serviços de transporte, a não ser que fosse em situações de emergência e aos sócios.

Duas semanas após o sucedido, os bombeiros colocaram os capacetes na fachada principal do quartel como forma de protesto.

No rescaldo destes acontecimentos, os profissionais referem que o presidente da direção dos Bombeiros Voluntários de Évora irá apresentar a sua demissão à Assembleia Geral.

Uma luta diária destes elementos que informam a população que não irão desistir deste protesto “enquanto não forem aceites as nossas reivindicações e sem que o socorro nunca seja posto em causa para o bem da população”.

 

 

Continuar a ler

destaque

Alentejano Pedro do Carmo ‘organiza’ Congresso do PS

Pedro do Carmo é deputado por Beja

Publicado

em

PS

Pedro do Carmo é deputado por Beja

A lista encabeçada por Pedro do Carmo, membro do Secretariado Nacional, ex-líder da Federação do Baixo Alentejo e antigo presidente da Câmara de Ourique, bateu a lista alternativa do advogado Pedro Rodrigues Pereira, conotada com a sensibilidade minoritária de Daniel Adrião, que registou 12% dos votos.

Nas próximas semanas, caberá à COC apresentar uma proposta em relação ao local em que se realizará o XXIV Congresso Nacional do PS, embora dirigentes socialistas admitam que poderá ter lugar em Guimarães.

Continuar a ler

destaque

Torre do Relógio em Mora inaugurada

Dada a centralidade da Torre do Relógio e a sua importância para a história do Concelho de Mora, esta obra revestiu-se de especial importância

Publicado

em

Mora

Inauguração da Torre do Relógio

O emblemático edifício da Torre do Relógio, localizado na Praça Conselheiro Fernando de Sousa em Mora, agora totalmente requalificado e transformado, foi inaugurado este sábado.

Dada a centralidade da Torre do Relógio e a sua importância para a história do Concelho de Mora, esta obra revestiu-se de especial importância. Agora concluída, a traça exterior típica da região foi mantida, mas o interior foi totalmente modernizado e adaptado às necessidades dos tempos que correm.

Os trabalhos realizados permitem que este edifício volte a albergar serviços municipais úteis para a população em geral e, também, para quem visita o Concelho.

É exemplo disso o Posto de Turismo, que será também inaugurado na mesma ocasião, e que merecidamente terá um local de destaque no edifício e, como tal, na própria vila de Mora.

Continuar a ler

BEJA

Greve da Função Pública com forte adesão no Alentejo

Publicado

em

Greve da Função Pública

Greve da Função Pública tem forte adesão no Alentejo

A Frente Comum convocou uma greve nacional para esta Sexta-Feira e os trabalhadores aderiram. Em cima do mesa estão: Subida dos salários, valorização das carreiras e reforço dos serviços públicos.

No Alentejo, tal como no resto do país, a adesão à greve tem sido bastante significativa. O coordenador da Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública. Sebastião Santana, refere que há hospitais em serviços mínimos, sublinhando ainda que é difícil encontrar hoje um serviço público a funcionar em pleno.

Uma realidade que a equipa da TDS testemunhou quando se dirigiu ao Tribunal de Beja, esta manhã, e de facto não havia nenhum movimento. “A adesão é de 100%, aliás não há serviços mínimos”, diz-nos Armando Torrão, do Sindicato dos Funcionários Judiciais. O sindicalista acrescenta ainda que em 30 funcionários há um elevado número de pessoas com mais de 55 anos e, por isso, apela ao governo para dotar o Tribunal  de meios humanos para existir uma resposta mais célere.

Também em Évora várias escolas fecharam as portas ao longo do dia de hoje.

De relembrar que a Frente Comum reivindica um aumento dos salários em pelo menos 15%, com um mínimo de 150 euros por trabalhador, para fazer face ao “brutal aumento do custo de vida”.

Continuar a ler

destaque

x
error: O conteúdo está protegido!!