Últimas:
Março mais caro no Alentejo: Preço da habitação cresceu 11,95% – TDS
Siga-nos

Sociedade

Março mais caro no Alentejo: Preço da habitação cresceu 11,95%

Publicado

em

Alentejo

Março mais caro no Alentejo: Preço da habitação cresceu 11,95%

São dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e que dizem respeito ao mês de Março, Alentejo. O preço da habitação caiu 0.2% face a Fevereiro e em contrapartida aumentou 11,9% em comparação a Março do ano passado.

No que diz respeito aos apartamentos, a região alentejana registou o valor mediano de 1 246 euros/m2, o que corresponde a uma descida de 2,7% face ao mês anterior e um aumento de 3,7% comparativamente com o mês de março de 2023.

Já em relação às moradias, o valor médio foi de 1 046 euros/m2, o que representa uma valorização de 0,6% em relação ao mês anterior, o que significa um aumento de 12,5%.

De recordar, que em Março, o valor médio de avaliação bancária, no âmbito de pedidos de crédito para a aquisição de habitação, era de 1106 euros por metro quadro. Um valor contudo mais baixo do que a média nacional, que aponta para os 1580 euros.

ÉVORA

Protesto ‘Casa para viver’ passou por Évora.

Movimento voltou à rua em 22 cidades.

Publicado

em

Foto: Carla Correia TDS

Nacional

Casa Para Viver

A plataforma Casa Para Viver voltou a manifestar-se, hoje, em pelo menos 22 cidades, porque a crise na habitação está “a agravar-se” e não acredita nas medidas propostas pelo novo Governo para resolver o problema.

“Convocámos mais uma manifestação, uma vez que continuamos a ver que, apesar dos pacotes, programas, medidas, políticas anunciados pelos sucessivos governos, a situação da habitação continua a agravar-se no nosso país “, referem os organizadores.

Évora foi uma das cidades em que decorreu o protesto.

Continuar a ler

PONTE DE SOR

Ponte de Sor na Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atómica.

O Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor foi convidado pela Agência Portuguesa do Ambiente para apresentar o projeto de ciência cidadã RadAr, desenvolvido pela turma do 11.ºB, no ano letivo passado.

Publicado

em

Ponte de Sor

Ponte de Sor na Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atómica

Os alunos da Escola Secundária de Ponte de Sor, Guilherme Fernandes e Francisco Coelho, acompanhados pelo Diretor do Agrupamento de Escolas, Manuel Andrade e pela professora Sílvia Veríssimo, participaram na 68.ª Sessão Regular da Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) que decorreu em Viena, Áustria.
O Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor foi convidado pela Agência Portuguesa do Ambiente para apresentar o projeto de ciência cidadã RadAr, desenvolvido pela turma do 11.ºB, no ano letivo passado.
A apresentação integrou o side event “The Implementation of Radon Action Plans”, onde destacaram o contributo da escola para a mitigação da exposição ao radão, um importante problema de saúde ambiental.

Este evento foi um grande sucesso, e a participação dos alunos demonstra o impacto que os projetos educativos podem ter na resolução de desafios globais.

Continuar a ler

ALCÁCER DO SAL

Feira Nova de Alcácer do Sal começa já a 4 de outubro.

Este ano com concertos de Para Sempre Marco, Ivandro e Soraia Ramos.

Publicado

em

Alcácer do Sal

Está a chegar uma Nova Edição da Feira Nova de Outubro de Alcácer do Sal

De 4 a 6 de outubro de 2024, o Parque Urbano 25 de Abril será o palco de uma feira vibrante, cheia de cor e tradição. Prepare-se para explorar uma vasta gama de expositores com artesanato, vestuário, calçado, produtos regionais e os tão esperados primeiros frutos secos da época. As tasquinhas, a animação, a música e a dança não vão faltar como em edições anteriores.

E, para tornar o evento ainda mais especial, destacamos os concertos de Para Sempre Marco Paulo na sexta-feira, Ivandro no sábado, e Soraia Ramos no domingo.

A Feira Nova de Outubro, com origens que remontam a 1782 durante o reinado de D. Maria I, tornou-se uma marca identitária de Alcácer do Sal, atraindo visitantes de toda a região. Não perca esta oportunidade de vivenciar a história e a tradição num ambiente de festa e convívio.

Continuar a ler

Música

Odemira volta a recordar Amália Rodrigues

Várias iniciativas durante os dias 5 e 6 de outubro

Publicado

em

Foto: Portal do Fado

Odemira

Amália Rodrigues viveu no Brejão, Odemira.

Odemira volta a recordar Amália Rodrigues nos próximos dias 5 e 6 de outubro, com um programa de homenagem que procura celebrar a história da fadista e manter viva a sua ligação à localidade do Brejão.

No dia 5 de outubro, o programa inclui visitas guiadas à casa de Amália Rodrigues, na Herdade do Brejão, entre as 14.00 e as 20.00 horas. Durante a tarde, o jardim da herdade recebe ainda uma Missa Campal de homenagem à fadista, pelas 17.00 horas, seguida de espetáculo de fado com Joana Luz, acompanhada à guitarra portuguesa por Bruno Mira e à viola por Carlos Soares da Silva. O dia termina com a exibição do documentário “Eu, Amália”, agendando para as 21.30 horas, no Cineteatro Camacho Costa, em Odemira.

Na manhã de dia 6 de outubro são retomadas as visitas guiadas à casa da fadista, entre as 10.00 e as 13.00 horas. No período da tarde, o programa continua no Centro Cultural do Brejão, onde Os Adiafa sobem ao palco para um espetáculo musical, pelas 17.00 horas, e será transmitido o programa televisivo da RTP1 “Em Casa d’ Amália”, em direto da Herdade do Brejão a partir das 17.30 horas.

A iniciativa é promovida pela Fundação Amália, em parceria com o Município de Odemira, e conta com o apoio e colaboração da Junta de Freguesia de São Teotónio, Associação Cultural de Desenvolvimento Económico e Social do Brejão, Paróquia de São Teotónio e Herdade Amália Rodrigues.

Continuar a ler

CASTRO VERDE

ICNF libertou nove crias de tartaranhão-caçador no Alentejo

Desde 2022, já foram libertados quase 60 exemplares de tartaranhão-caçador no âmbito do Programa de resgate e salvamento de ovos e crias da espécie.

Publicado

em

Castro Verde

ICNF libertou nove crias de tartaranhão-caçador no Alentejo

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), em parceria com a Liga para a Proteção da Natureza (LPN), libertou, em Castro Verde, nove crias de tartaranhão-caçador (Circus pygargus), ou águia- caçadeira, nascidos em cativeiro, numa ação que se espera vir a contribuir para a manutenção da espécie no Alentejo.

A águia-caçadeira, ou tartaranhão-caçador, é uma espécie migradora, que existe enquanto reprodutor na Eurásia e Norte de África, desde a Península Ibérica e Marrocos, até cerca do paralelo 60, no sul da Sibéria e Ásia Norte-central. Inverna na África subsariana, principalmente no Sudão, Etiópia e Leste de África e também no subcontinente Indiano.

Em Portugal, a espécie surge como nidificante em especial na metade Este do país, nomeadamente nas planícies do Alentejo e nos planaltos serranos do centro-leste e norte.

A diminuição da área utilizada com cereais de outono-inverno e de práticas agrícolas e pecuárias que se registaram na última década terão contribuído para o declínio acentuado da espécie, decorrente da afetação direta do habitat e do aumento de impactes negativos sobre os locais de nidificação e consequentemente sobre o sucesso reprodutor.

Face ao acentuado decréscimo do número de casais, e à semelhança dos dois últimos anos, realizou-se o Programa de resgate e salvamento de ovos e crias especificamente direcionado para esta espécie.

A maioria dos casais desta espécie nidifica em searas, sendo essencial a colaboração dos agricultores na localização dos ninhos e alerta dirigido ao ICNF para a realização do resgate e salvamento de ovos e de crias.

Além da intervenção no habitat natural (in-situ), o programa de resgate e salvamento inclui também uma componente de conservação fora do ambiente natural (ex-situ), com a recolha dos ovos mais expostos a predação e outras ameaças.

O processo de incubação implica a monitorização constante da perda de peso de cada ovo a cada 48 horas, para serem incubados com a humidade adequada e assim maximizar o sucesso da operação. Após o nascimento, inicia-se a fase de alimentação das crias, que se realiza em ciclos de quatro a cinco refeições diárias, em ambiente climatizado.

Após os primeiros 15 dias, as crias são transferidas para uma jaula em meio natural, onde são ambientadas para posterior devolução à natureza (Hacking).

Os juvenis são depois anilhados para identificação e reconhecimento dos exemplares libertados e são colocados emissores para que seja possível seguir as suas rotas migratórias até ao seu destino de inverno em África.

Na sequência deste processo, em agosto, foram libertadas quatro crias de tartaranhão-caçador e foram libertados outros cinco exemplares, num total de nove.

Continuar a ler

Acidentes

Camiões chocam em pleno IC1 (vídeo)

IC1 com trânsito alternado no local.

Publicado

em

Alcácer do Sal

Choque entre pesados

Dois camiões chocaram esta tarde no IC1 entre Alcácer do Sal e Grândola.

Um dos veículos pesados estariam parado nos sinais luminosos e outro chocou por trás.

Ambos ficaram com danos materiais graves.

Não se registram feridos com ambos os motoristas a saírem ilesos do acidente.

O acidente teve lugar na povoação de Albergaria.

Continuar a ler

Futebol

Sorteio da Taça deixa ‘grandes’ fora do embate com alentejanos.

Alentejo conta apenas com 3 equipas na 3ªeliminatória

Publicado

em

Taça de Portugal

‘Grandes’ fora do caminho dos alentejanos

Os 3 sobreviventes na Taça de Portugal, do Alentejo, ficara fora do caminho dos ‘grandes’ do futebol nacional.

O Lusitano de Évora volta a jogar de novo em casa desta vez recebe o Estoril numa partida que se antevê de grande dificuldade.

O Elvas também joga em casa e recebe o Torrense da Liga 2.

O Moura vai ao Brito, duas equipa do Campeonato de Portugal.

A Cidade do Futebol acolheu o sorteio da 3ª eliminatória da Taça de Portugal Generali Tranquilidade, que irá realizar-se entre os dias 18 e 21 de outubro.

Participaram no sorteio os 46 vencedores da 2ª eliminatória da prova rainha e, pela primeira vez nesta temporada, os 18 emblemas da Liga Portugal Betclic.

Eis o resultado do sorteio:

1. Os Sandinenses (CP) x AVS (Betclic)
2. Gondomar (CP) x Santa Clara (Betclic)
3. Belenenses (L3) x Gil Vicente (Betclic)
4. Anadia (L3) x Estrela Amadora (Betclic)
5. AD Sanjoanense (L3)  x Farense (Betclic)
6. Pevidém (CP) x SL Benfica (Betclic)
7. Paços Ferreira (L2) x Vitória SC (Betclic)
8. Maria da Fonte (D) x Arouca (Betclic)
9. 1.º Dezembro (L3) x SC Braga (Betclic)
10. Sintrense (CP) x FC Porto (Betclic)
11. Atlético (L3) x Rio Ave (Betclic)
12. UD Leiria (L2) x CD Nacional (Betclic)
13. Amora (CP) x Casa Pia (Betclic)
14. União Santarém (L3) x Moreirense (Betclic)
15. Lusitano de Évora (CP) x Estoril Praia (Betclic)
16. Varzim SC (L3) x Boavista (Betclic)
17. Lagoa (CP) x Famalicão (Betclic)
18. Portimonense (L2) x Sporting CP (Betclic)
19. Os Marialvas (CP) x Rebordosa (CP)
20. Leixões (L2) x Alcains CP)
21. São João de Ver (L3) x Paredes CP)
22. Covilhã (L3) x Moncarapachense (CP)
23. Caldas (L3) x Tirsense (CP)
24. Alpendorada (CP) x Cinfães (CP)
25. Vila Real  (CP) x Atlético Arcos (CP)
26. O Elvas  (CP) x Torreense (L2) 
27. Alverca (L2) x Pêro Pinheiro (CP)
28. CD Chaves (L2) x Lusitânia Lourosa (L3)
29. Brito (CP) x Moura (CP)
30. Oliveira do Hospital (L3) x Mafra (L2)
31. Penafiel (L2) x SC Lusitânia (L3)
32. Amarante (Liga 3) x Juventude Lajense (D)

Continuar a ler

Sociedade

Turismo foi alvo de mais de 4000 reclamações desde o início do ano

Entre as companhias aéreas, a TAP ganha o pódio de mais reclamada, acumulando cerca de duas centenas de reclamações, desde o início do ano. 

Publicado

em

Nacional

Turismo em Portugal

O setor do Turismo foi alvo de mais de 4000 reclamações desde o início do ano, verificando-se uma subida de 22%, face ao ano anterior, revela uma análise do Portal da Queixa por ocasião do Dia Mundial do Turismo, assinalado a 27 de setembro. Os consumidores queixam-se sobretudo dos sites de reservas de viagens e das companhias aéreas. A cobrança indevida, os problemas com o reembolso motivam as principais ocorrências registadas este ano.

O número de reclamações dirigidas ao setor do Turismo aumentou este ano, indica uma análise do Portal da Queixa realizada no âmbito do Dia Mundial do Turismo, que se assinala esta semana (27 de setembro). “Turismo e Paz” foi o tema escolhido pela ONU Turismo para celebrar este ano a data.

De acordo com os dados analisados, entre os dias 1 de janeiro e 22 de setembro deste ano, o Portal da Queixa recebeu 4.079 reclamações relacionadas com o setor do Turismo. Comparativamente com o período homólogo de 2023, verificou-se um crescimento de 22% do número de reclamações. No ano passado, foram registadas 3.344 queixas.

A análise efetuada à categoria ‘Hotéis, Viagens e Turismo’, revela que o maior número de reclamações registado, este ano, é dirigido às categorias: Sites de Reservas de Viagens (46.1%) e Companhias Aéreas (20.5% das queixas).

Em terceiro lugar estão os Sites de Reservas de Alojamento (10.4%). Seguem-se os Marketplaces – Viagens, Produtos e Serviços (6.7%) e as Agências de Viagens a acolher 5.9% das reclamações. Já os Hotéis e Cadeias Hoteleiras somaram 4.9% e os Aeroportos geraram 2.7% das ocorrências.

Entre os principais motivos de reclamação dos consumidores dirigidos ao setor de turismo estão: a cobrança indevida (29.1%) e os problemas com o reembolso (16.1%). Seguem-se a falta de qualidade do serviço/hospedagem (8.6%); os problemas com o cancelamento da reserva (7.4%) e a dificuldade no apoio ao cliente (5.2%).

Companhias Aéreas: TAP é a mais visada

Entre as companhias aéreas, a TAP ganha o pódio de mais reclamada, acumulando cerca de duas centenas de reclamações, desde o início do ano.

Numa altura em que a privatização da empresa está a ser negociada – e cuja operação financeira deverá arrancar após a discussão do Orçamento do Estado para 2025 – as principais queixas contra a companhia aérea portuguesa denunciam problemas relacionados com o reembolso (33%); dificuldades com o cancelamento/alteração de voo (13.6%); problemas com bagagem danificada (13.1%) e bagagem extraviada (9.7%) e mau atendimento ao cliente (9.1%).

Sobre a performance da TAP no que se refere à resolução dos problemas reportados pelos consumidores, a marca regista baixos indicadores: com um Índice de Satisfação (IS) avaliado pelos consumidores em 15.2 (em 100); a taxa de resposta é de 11,3% e a taxa de solução de 12,4%, resultando uma reputação “Insatisfatória”.

Continuar a ler

GRÂNDOLA

Associação ‘Dunas Livres’ apresenta queixa no MP contra CCDRA

Em causa um novo Resort da SONAE

Publicado

em

Grandola

Associação Dunas Livres faz queixa ao Ministério Público sobre irregularidades no processo de aprovação da Ocupação Turística da UNOP 4 de Tróia o “Eco-Resort” da SONAE

A Associação Dunas Livres apresentou queixa sobre a aprovação, pela CCDR Alentejo, do projecto “Tróia Eco-Resort”. em sede de Declaração de Conformidade Ambiental do Projecto de Execução (DECAPE).

Este projeto da empresa S.I.I – Soberana – Investimentos Imobiliários, S.A., subsidiária da Sonae Capital, localiza-se no terreno denominado por UNOP 4 no Plano de Urbanização de Tróia, ou por Caldeira de Tróia pela população local.

O terreno em questão insere-se na Zona Especial de Conservação (ZEC) da Rede Natura
2000, PTCON0011 – Estuário do Sado. Apresenta 15 habitats com estatuto de proteção, 4
destes prioritários para a conservação comunitária, e nove espécies com estatuto legal de
proteção europeia, entre as quais seis plantas de interesse científico relevante, oito
endemismos lusitânicos, quatro plantas quase-endémicas e duas ameaçadas de extinção em
Portugal continental.

Por estes elevados valores naturais e ainda vários outros impactos ambientais negativos, como a pressão sobre os recursos hídricos e os riscos costeiros, é óbvia a incompatibilidade da construção de um “eco-resort” com 125 piscinas e 640 camas em cima de um ecossistema tão sensível, por muito que as piscinas sejam com água dessalinizada e as casas de madeira com painéis solares e os jardins com plantas nativas.

A Caldeira de Tróia é ainda um local importante de nidificação e paragem para várias espécies de aves migratórias e outras, entre as quais muitas espécies de avifauna em declínio.

É também o lugar onde desde há 300 anos se realiza a Festa de Nossa Senhora do Rosário de
Tróia com a tradicional procissão em barcos de pescadores de Setúbal.

As Dunas Livres relembram que o DECAPE em questão foi o segundo do processo, pois o
primeiro DECAPE (avaliado a 28 de Fevereiro de 2023) foi Desfavorável. O segundo é uma
reformulação mas que não teve direito a consulta pública.

A publicação do DECAPE no
Sistema de Informação sobre Avaliação de Impacte Ambiental (SIAIA) foi muito mais tarde
(Dezembro de 2023 ou Janeiro de 2024) do que a data da Decisão indicada (15 de Setembro
de 2023) o que indica já incumprimento legal dos prazos exigidos.

Várias associações da Plataforma Dunas Livres esperavam com ânsia o desfecho desta
segunda tentativa de aprovação (que acabou por ser Favorável Condicionada) pelo que alguns
dirigentes consultaram mensalmente o portal SIAIA na expectativa de conhecer a decisão
final.

Em meados de Novembro de 2023, dirigentes de duas dessas organizações confirmaram em conjunto que este resultado ainda não tinha sido apresentado ao público, nem no SIAIA, nem no Participa.pt ou qualquer outro canal comum para o assunto.

Adicionalmente, a dirigente da Associação Dunas Livres constatou que nenhuma informação foi colocada entre Novembro e Dezembro de 2023.

Foi grande o espanto quando, a meio de Janeiro de 2024, se verificou que já existia DECAPE
favorável condicionado no SIAIA mas com data de Setembro de 2023. Isto impediu por
completo a resposta da sociedade civil no prazo legal de 3 meses – pois, supostamente,
este teria terminado a 15 de Dezembro de 2023. Ou seja, comprovamos e testemunhamos
como Associação que a data da publicação da decisão foi posterior ao prazo de
contestação.

Tratou-se de um golpe baixo que impossibilitou por completo às Dunas Livres, ou qualquer outra associação/indivíduo com essa intenção, de pedir a revogação da decisão, como ́e de direito, em tempo útil e legal.

Esta foi uma das irregularidades apresentadas pela Associação Dunas Livres ao Departamento Central de Contencioso do Estado e Interesses Coletivos e Difusos do
Ministério Público a 7 de Agosto de 2024, ao qual foi solicitado que fossem averiguadas
e regularizadas essas mesmo situações. Além do que já foi mencionado, apontou-se
ainda que:

● Faltam documentos do processo de licenciamento (do 2o DECAPE): em causa, os
Pareceres dos respectivos membros da Comissão de Avaliação. Esta informação não
surge em qualquer local de acesso público, sendo essencial à transparência do
processo de decisão para com a sociedade civil.

● Faltam também no Documento de Encerramento da Consulta Pública (que é relativa
apenas ao 1o DECAPE) os diferentes pareceres / anexos enviados por indivíduos e
organizações. Estes anexos costumavam ser partilhados no Documento de
Encerramento da Consulta Pública, e constituíam uma mais-valia para a partilha de
informação útil entre várias partes interessadas, e aos desígnios da participação
pública. A Associação alerta que este facto se tem revelado a nova norma nas mais
recentes consultas públicas, ou seja, no portal Participa.pt já não são apresentados os
pareceres enviados por todos os interessados no decorrer das mesmas.

As Dunas Livres aguardam agora resposta do Ministério Público.

Continuar a ler

Sociedade

Feira D’Aires com o XIII Festival de Folclore este domingo.

Vários Ranchos Folclóricos vão estar presentes.

Publicado

em

Viana do Alentejo

Tradições em destaque na Feira D’Aires 2024

A Feira D’Aires vai ser palco do XIII Festival de Folclore, no próximo dia 22 de setembro, a partir das 18h00, no pavilhão dos espetáculos, junto ao Santuário de N.ª Sr.ª D’Aires.

A iniciativa, promovida pelo Município de Viana do Alentejo em parceria com o Rancho Folclórico Flor do Alto Alentejo, pretende ser uma afirmação da nossa cultura, identidade e tradição, que inclui as danças, os cantares e os trajes. Considerado uma tradição cultural próxima ao contexto rural, também está presente no contexto urbano, sendo uma manifestação de usos, costumes e tradições da região Alentejo.

Em palco vão estar também o Rancho Folclórico Malmequeres do Sorraia e o Rancho Folclórico dos Foros da Fonte Seca.

Ainda no domingo, dia em que a Feira D’Aires celebra as tradições, a partir das 20h30, o palco da gastronomia vai acolher o IX Festival de Acordeão, organizado pela Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Viana do Alentejo, que pretende celebrar um dos instrumentos mais populares, usado no folclore, mas também em diversos estilos musicais.

Continuar a ler

ALCÁCER DO SAL

Desassoreamento do Sado, em Alcácer do Sal, vai avançar.

Autarquia e APA assinaram protocolo a que a TDS teve acesso.

Publicado

em

Foto TDS: Tiago Guerra

Alcácer do Sal

desassoreamento

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) assinaram esta quarta-feira um protocolo que dá início ao projecto de desassoreamento e limpeza do rio Sado.

A acção vai ser feita na frente ribeirinha urbana de Alcácer do Sal, numa área de cerca de mil metros, e vai beneficiar os ‘navegadores’ do rio assim como toda a população.

Veja as declarações do presidente da autarquia.

Continuar a ler

ÉVORA

Cromeleque dos Almendres reaberto ao público

Identificado novo menir que eleva para 95 o número total deste monumento megalítico

Publicado

em

Évora

Identificado novo menir que eleva para 95 o número total deste monumento megalítico

Um dos mais importantes monumentos megalíticos da Península Ibérica volta a estar aberto ao público.

Agora, após a conclusão da intervenção de conservação desenvolvida, ao longo do último
ano, pela Câmara Municipal de Évora em parceria com a tutela e o Grupo Pro-Évora, com novas regras de visitação que visam reduzir o impacto da erosão no solo para proteção e salvaguarda do cromeleque.

Com o objetivo de melhorar a experiência de fruição do espaço no interior do recinto megalítico e de minimizar o impacto do pisoteamento dos visitantes, foi criado um circuito de visitação na sua envolvente direta.

Para o final deste ano está já programada uma intervenção para reabilitação do trajeto de acesso.

NOVO MENIR IDENTIFICADO PELOS ARQUEÓLOGOS MUNICIPAIS
No decurso dos trabalhos de conservação do Cromeleque dos Almendres, a equipa de arqueologia do município identificou um provável novo menir, elevando assim para 95 o número de monólitos conhecidos no maior recinto megalítico da Península Ibérica. Este encontrava-se tombado e quase totalmente coberto por vegetação, cuja limpeza permitiu confirmar a descoberta.

Trata-se de um monólito granítico, de pequenas dimensões, com cerca de 1 metro e 30 centímetros, semelhante àqueles que se encontram no lado nascente do monumento.

O investimento do município no estudo e conservação deste monumento nacional, remonta à sua descoberta, há 60 anos (1964), por Henrique Leonor Pina, e continuará, certamente, por muitos mais.

EQUINÓCIO MEGALÍTICO PROMOVE CROMELEQUE E ANTA DO ZAMBUJEIRO EM VALVERDE
Recorde-se que a Câmara Municipal tem patente, no Palácio de D. Manuel, até 28 de outubro, a exposição temporária “Do Cabeço da Anta ao Alto das Pedras Talhas”, com o objetivo de dar a conhecer o processo de descoberta e investigação de dois dos mais importantes monumentos megalíticos da Europa: o Cromeleque dos Almendres e a Anta Grande do Zambujeiro.

Com o propósito de levar esta mostra à envolvente rural, principalmente junto das comunidades que, historicamente, estiveram mais envolvidas no estudo destes monumentos, a autarquia promove no próximo fim de semana, na aldeia de Valverde, a iniciativa Equinócio Megalítico que inclui no sábado, 21 de setembro, uma visita orientada à Anta Grande do Zambujeiro, às 10h00, e a projeção de um documentário, produzido pelo
município, na Casa do Povo de Valverde, às 11h30. No domingo, dia 22, será celebrado o nascer do sol pelo grupo “Cavalo de Vento”. Refira-se que nesta aldeia ainda residem muitos dos participantes (e seus descendentes) nas intervenções de Henrique Leonor Pina (1964-1969).

Continuar a ler

Futebol

3ª Taça de Futsal em Ponte de Sor

Futsal ao mais alto nível

Publicado

em

Ponte de Sor

3ª Taça de Futsal

É já no próximo sábado que tem lugar a 3 edição da Taça de Futsal da União de Freguesias de Ponte de Sor, Tramaga e Vale de Açor.

A competição irá ter lugar no Pavilhão Gimnodesportivo.

Mapa de jogos:

16h Eléctrico Futebol Clube-Sport Lisboa e Benfica

17h Sport Lisboa e Benfica – Sport Club Ferreira do Zêzere by Zêzerovo

18h Eléctrico Futebol Clube – Sport Club Ferreira do Zêzere by Zêzerovo

A entrada é livre.

Continuar a ler

Futebol

Nketia, avançado do O Elvas é lider dos marcadores.

Após as primeiras jornadas do campeonato.

Publicado

em

Elvas

Avançado ganês Desmond Nketia é o goleador do líder da Série C

Desmond Nketia, avançado ganês, de 23 anos, a cumprir a segunda temporada com as cores de O Elvas depois de ter iniciado a experiência no futebol português pelos juniores do Vilafranquense, a que se sucederam as passagens pelo SC Ideal (Açores) e Académica, é o goleador do conjunto orientado por Pedro Hipólito, líder da Série C do Campeonato de Portugal, e também o melhor marcador da competição com 4 golos em 4 jogos (média de 1 golo por jogo).

Só à sua conta, Desmond Nketia tem metade dos golos de O Elvas neste arranque de temporada.

O possante avançado (80 kg distribuídos por 182 centímetros) deixou a sua marca em Mortágua, na estreia do campeonato e no único empate (1-1) até ao momento, marcou o primeiro golo no 2-0 ao Marialvas e bisou, no último domingo, no 3-0, no Municipal de Atletismo de Elvas, na receção ao Benfica e Castelo Branco.

Apenas o Alcains (2-0) não confirmou o ‘killer instinct’ do ganês formado na GAP Soccer Academy, em Kasoa (Gana).

Com três vitórias e um empate em quatro jornadas (8-1 no saldo de golos), O Elvas lidera, em igualdade pontual (10 pontos) com o Peniche e o vizinho e rival Arronches e Benfica, a Série C, dando sequência à aposta da equipa técnica e da SAD ‘azul e ouro’ na manutenção da maioria dos jogadores do plantel da última temporada, a que se somaram os concursos de seis unidades (distribuídas por todos os setores).

Para este promissor início de campanha, o treinador Pedro Hipólito, de 46 anos, já utilizou 19 jogadores, 12 dos quais participaram em todos os jogos e há cinco totalistas.

Na planificação semanal do técnico, invicto em jogos oficiais desde 17 de março (desde a derrota por 1-2 com o Fabril no Alfredo da Silva, no Barreiro, e a mais recente vitória passaram-se 183 dias), segue-se o Marco 09, em jogo da 2.ª eliminatória da Taça de Portugal, marcado para domingo, em que O Elvas se apresenta também com renovadas ambições. Só depois, a fechar o mês de setembro (29), temos cimeira de líderes em Peniche para o campeonato.

Continuar a ler

Sociedade

Alerta máximo em todo o país de risco de incêndio rural

A Situação de alerta abrange o período compreendido entre as 13:00 horas do dia 15 de setembro e as 23:59 do dia 17 de setembro.

Publicado

em

Nacional

Ministérios declaram situação de alerta em todo o território continental

Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio rural, os Ministros da Administração Interna, da Defesa Nacional, da Saúde, das Infraestruturas e Habitação, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, do Ambiente e Energia e da Agricultura e Pescas determinaram a Declaração da Situação de Alerta em todo o território do Continente.

A Situação de Alerta abrange o período compreendido entre as 13:00 horas do dia 15 de setembro e as 23:59 horas do dia 17 de setembro.

A declaração decorre da elevação do estado de alerta especial do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS) e da necessidade de adotar medidas preventivas e especiais de reação face ao risco de incêndio Elevado, Muito Elevado e Máximo, previsto pelo Institudo Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em grande parte do território continental.

No âmbito da Declaração da Situação de Alerta, prevista na Lei de Bases de Proteção Civil, serão implementadas as seguintes medidas de caráter excecional:
− Proibição do acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem;

− Proibição da realização de queimadas e queimas de sobrantes de exploração, bem como a suspensão das autorizações que tenham sido emitidas;
− Proibição de realização de trabalhos nos espaços florestais com recurso a qualquer tipo de maquinaria, com exceção dos associados a situações de combate a incêndios rurais;
− Proibição de realização de trabalhos nos demais espaços rurais com recurso a motorroçadoras de lâminas ou discos metálicos, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâminas ou pá frontal.
− Proibição da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão, bem como a suspensão das autorizações que tenham sido emitidas.

A proibição não abrange:
− Os trabalhos associados à alimentação e abeberamento de animais, ao tratamento fitossanitário ou de fertilização, regas, podas, colheita e transporte de culturas agrícolas, desde que as mesmas sejam de carácter essencial e inadiável e se desenvolvam em zonas de regadio ou desprovidas de florestas, matas ou materiais inflamáveis, e das quais não decorra perigo de ignição;
− A extração de cortiça por métodos manuais e a extração (cresta) de mel, desde que realizada sem recurso a métodos de fumigação obtidos por material incandescente ou gerador de temperatura;
− Os trabalhos de construção civil, desde que inadiáveis e que sejam adotadas as adequadas medidas de mitigação de risco de incêndio rural;
− Os trabalhos de colheita de culturas agrícolas com a utilização de máquinas, nomeadamente ceifeiras debulhadoras, e a realização de operações de exploração florestal de corte, rechega e transporte, entre o pôr do sol e as 11h00, desde que sejam adotadas medidas de mitigação de risco de incêndio rural e comunicada a sua realização ao Serviço Municipal de Proteção Civil
territorialmente competente.

A Declaração da Situação de Alerta implica:
− A elevação do grau de prontidão e resposta operacional por parte da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP), com reforço de meios para operações de vigilância, fiscalização, patrulhamentos dissuasores de comportamentos e de apoio geral às operações de proteção e socorro que possam vir a ser desencadeadas, considerando-se para o efeito autorizada a interrupção da licença de férias e a suspensão de folgas e períodos de descanso;
− O aumento do grau de prontidão e mobilização de equipas de emergência médica, de saúde pública e apoio social, pelas entidades competentes das áreas da saúde e da segurança social;
− A mobilização em permanência das equipas de Sapadores Florestais afeta ao Dispositivo de combate;
− A mobilização em permanência do Corpo Nacional de Agentes Florestais e dos Vigilantes da Natureza que integram o dispositivo de prevenção e combate a incêndios, pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF);
− O aumento do nível de prontidão das equipas de resposta das entidades com especial dever de cooperação nas áreas das comunicações (operadoras de redes fixas e móveis) e energia (transporte e distribuição);
− A realização pela Guarda Nacional Republicana (GNR) de ações de patrulhamento (vigilância) e fiscalização aérea através de meios das Forças Armadas, nos distritos em estado de alerta especial, incidindo nos locais sinalizados com um risco de incêndio muito elevado e máximo;
− A dispensa de serviço ou a justificação das faltas dos trabalhadores, do setor público ou privado, que desempenhem cumulativamente as funções de bombeiro voluntário, salvo aqueles que desempenhem funções nas Forças Armadas, Forças de Segurança e na ANEPC, bem como em serviço público de prestação de cuidados de saúde em situações de emergência, nomeadamente técnicos de emergência pré-hospitalar e enfermeiros do Instituto Nacional de Emergência Médica.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitirá avisos à população sobre o perigo de incêndio rural. As Forças Armadas disponibilizam os meios aéreos para, em caso de necessidade e em função das disponibilidades existentes, operarem nos locais a determinar por aquela Autoridade.

O Governo agradece o esforço desenvolvido por todas as entidades e autoridades operacionais envolvidas que contribuem para a segurança de todos e relembra a toda a população que se há risco, não arrisque. Por si, por todos, por Portugal!

(Esta é uma informação de verdadeiro serviço público não apoiada por qualquer organização)

Continuar a ler

Futebol

Taça de Portugal: Jogos são já todos conhecidos. Veja calendário.

Mapa de jogos está definido.

Publicado

em

Taça de Portugal

Mapa de jogos definido

Depois de jogada esta segunda ronda, é tempo dos clubes da I Liga estrearem-se na prova rainha do futebol nacional, algo que deverá acontecer a meio do próximo mês de outubro.

Eis o quadro de jogos para a 2.ª eliminatória:

Sexta-feira, 20 de setembro

1º Dezembro-Oliveirense, 20h30

Sábado, 21 de setembro

Vianense-Portimonense, 11h00

Pevidém-Marítimo, 14h00

CD Lajense-Maria da Fonte, 15h00

Olímpico Montijo-Mafra, 15h00

Tirsense-Vieira, 16h00

Camacha-UD Leiria, 16h15

Tocha-Penafiel, 17h00

Académica-Torreense, 19h30

Domingo, 22 de setembro

Peniche-Paços de Ferreira, 11h00

Lagoa-União 1919, 11h00

Varzim-Ferreiras, 11h00

JD Lajense-Fabril Barreiro, 12h00

Amora-Felgueiras, 14h00

Moura-Castrense, 15h00

Paredes-Vilaverdense FC, 15h00

Atlético CP-Mortágua, 15h00

Coimbrões-Alverca, 15h00

Lusit. Évora-Académico de Viseu, 15h00

Moncarapachense-Louletano, 15h00

Académica SF-Atl. Arcos, 15h00

Ferreira do Zêzere-Os Sandinenses, 15h00

Marinhense-Caldas SC, 15h00

Fátima-Sanjoanense, 15h00

Gondomar-Aliança de Gandra, 15h00

Marialvas-Tondela, 15h00

Oliveira do Hospital-Machico, 15h00

Anadia-Rabo de Peixe, 15h00

Alpendorada-Sertanense, 15h00

Rebordosa-Bragança, 15h00

AD Marco-O Elvas, 15h00

Guarda FC-Leixões, 15h00

Arronches e Benfica-Vila Real, 15h00

Pêro Pinheiro-Feirense, 15h00

Eléctrico-Amarante, 15h00

Brito SC-Operário Lagoa, 15h00

Alcains-Futebol Benfica, 15h00

Sp. Covilhã-Sp. Pombal, 15h00

Cinfães-Barreirense, 15h00

Sintrense-Estrela FC, 15h00

Lusitânia de Lourosa-Vizela, 15h00

Limianos-Desp. Chaves, 15h00

São João Ver-Serpa, 15h00

Lusitânia dos Açores-Régua, 16h00

União de Santarém-Monção, 16h00

Belenenses-Trofense, 16h15

(a negro equipas dos distritos de Setúbal, Évora, Beja e Portalegre)

Continuar a ler

SANTIAGO DO CACÉM

Alvalade Sado volta a 1510 este fim de semana.

A recriação histórica pretende assinalar os 514 anos da atribuição da Carta de Foral, que aconteceu a 20 de setembro de 1510, pela mão do Rei D. Manuel I.

Publicado

em

Alvalade Sado

Volta ao tempo de Rei D.Manuel I

Uma viagem ao passado é a proposta que a iniciativa Alvalade Medieval faz a todos os que visitem a vila, no Concelho de Santiago do Cacém, nos dias 13, 14 e 15 de setembro. A recriação histórica pretende assinalar os 514 anos da atribuição da Carta de Foral, que aconteceu a 20 de setembro de 1510, pela mão do Rei D. Manuel I.

Nesta edição estão em destaque os Besteiros de Alvalade, detentores de temíveis bestas que atravessavam uma armadura a mais de 100 metros de distância. Vários Besteiros de Alvalade foram nomeados para estar ao serviço do Rei e da Guerra e serão proclamados pelo próprio D. Manuel I durante o Alvalade Medieval.

Os festejos abrem com o Chanceler del Rey D. Manuel I a ordenar, em nome de sua majestade, que se faça a feira durante três dias em Alvalade. As ruas do centro histórico da vila transformam-se com centenas de figurantes trajados a rigor, da rica donzela ao camponês, do leproso ao senhor bispo. Há mercadores apregoando os mais variados artigos e artesãos que mostram e ensinam a sua arte. Nas tabernas são servidas iguarias inspiradas na época, e trovadores, saltimbancos, cuspidores de fogo e odaliscas acompanhadas de sons exóticos animam e dão cor ao Alvalade Medieval, num cenário perfeito para uma viagem a outro tempo. No Cerrado das Tulhas os bravos cavaleiros batem-se em duelos de armas a cavalo e de esgrima, e várias representações teatrais trazem à praça e ruas da vila a vida na Idade Média.

O ponto alto do evento é a dramatização do momento em que El-Rei D. Manuel I concede a Carta Foral a Alvalade.

O evento Alvalade Medieval teve início em 2002 e recria tradições, hábitos e costumes conjugando cultura, património e turismo. Durante três dias os alvaladenses trajam a rigor e recriam espontaneamente as vivências do burgo. Aos visitantes é proporcionada uma autêntica aula de história ao vivo e o contacto com mostras de produtos e artigos regionais.

Numa organização da Associação Cultural Amigos de Alvalade, conta com o apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém e da Junta de Freguesia de Alvalade.

Continuar a ler

OLIVENÇA

Nuno Melo diz que Olivença é portuguesa(vídeo)

Declarações do Ministro em Estremoz.

Publicado

em

Estremoz

Olivença é nossa

A declaração foi feita pelo Ministro da Defesa, Nuno Melo, na sua deslocação ao Regimento de Cavalaria 3, em Estremoz.

Diz Nuno Melo que o tema não é para brincar e que de facto, segundo os Tratados, Olivença é território Português.

Oiça a declaração do ministro.

Continuar a ler

ALTER DO CHÃO

9 chefs vão cozinhar no fogo, em Alter do Chão.

O propósito deste evento é descentralizar as experiências gastronómicas com chefs das grandes zonas urbanas do país e promovê-las nas pequenas regiões.

Publicado

em

14 de setembro – 17h – Jardim Palácio do Álamo, Alter do Chão

Evento gastronómico com 9 chefs a cozinhar no fogo com um conceito inédito que pretende dinamizar a região do Alentejo e homenagear a cozinha alentejana.

O propósito deste evento é descentralizar as experiências gastronómicas com chefs das grandes zonas urbanas do país e promovê-las nas pequenas regiões do país, bem como, torná-la mais acessível ao público ao praticar preços inferiores a 10€. Os organizadores querem proporcionar um novo conceito de experiência gastronómica ao humanizar e aproximar os chefs de todo o tipo de público que aprecie este tipo de refeição e do legado da cozinha alentejana.

O evento contará com chefs de renome nacional, alguns com os seus próprios restaurantes e projetos gastronómicos e outros que participaram em edições do Masterchef.

Enquanto os cozinheiros aquecem Alter do Chão junto ao firepit, o DJ Yannik Devylle terá por sua conta a animação musical do evento. Haverá uma kid zone, patrocinada pela Rita Eventos, para entreter os miúdos enquanto os graúdos festejam.

Como parceiros conta-se com marcas e entidades locais, nomeadamente: Câmara Municipal de Alter do Chão, Junta de Freguesia de Alter do Chão, Vale Barqueiros, Casa Relvas & Friends, Pasto Alentejano, Gogo Travel, Time por Grill, Terra D’Alter, Pérola do Alentejo, Pão São,Aromáticas Vivas, Alug’aqui, Alfredo Gelado Alentejano, Terras de Sal, Alter Village Apartments.

O Fogo da Terra é mais do que apenas de um evento que celebra a gastronomia alentejana a lume brando. A essência do Alentejo está presente por todo o evento. Alguns dos chefs têm raízes alentejanas e maior parte dos parceiros também são da região do Alentejo. Este evento é uma verdadeira ocasião para celebrar a vida e festejar junto da família e dos amigos com um bom convívio que tem boa comida, vinho e música.

Continuar a ler

Crime

127 fardos de droga no Guadiana.

Uma embarcação de alta velocidade, de 12 metros de comprimento com quatro motores de 300 cv foi apreendida.

Publicado

em

Foto: GNR

Rio Guadiana

Interseção de embarcação de alta velocidade e apreensão de 127 fardos de haxixe

A Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF), através do Destacamento de Controlo Costeiro de Olhão intercetou uma embarcação de alta velocidade com 127 fardos de haxixe, no rio Guadiana.

No âmbito da sua missão de vigilância, controlo e patrulhamento da costa e mar territorial, em particular no combate ao tráfico de estupefacientes por via marítima, os militares da UCCF, através da Secção de Patrulhamento Marítimo, prestaram apoio à Guardia Civil, após esta força ter detetado uma embarcação de alta velocidade a entrar à barra do rio Guadiana, em águas espanholas.

No seguimento das diligências policiais, os suspeitos que se encontravam a bordo, ao se aperceberem da presença da embarcação da GNR, encetaram fuga apeada rumo a Espanha, tendo encalhado a embarcação na margem espanhola do referido rio. Da ação conjunta, resultou a apreensão do seguinte material:

Uma embarcação de alta velocidade, de 12 metros de comprimento com quatro motores de 300 cv;

15 jerricans de combustível;

127 fardos de haxixe, que contabilizam cerca de 3 500 quilos de produto estupefaciente.

O material apreendido foi posteriormente entregue às autoridades espanholas.

Continuar a ler

destaque

x
error: O conteúdo está protegido!!