Últimas:
Câmara de Grândola avança com habitação acessível no Concelho – RÁDIO TDS
Siga-nos

Publicado

em

A autarquia continua a dar seguimento à Estratégia Local de Habitação

Reabilitação de mais de 200 fogos municipais

A Câmara Municipal de Grândola está a preparar diversas medidas que visam facilitar o acesso à habitação no Concelho, com aumento da oferta de casas a preços mais acessíveis dos que vigoram atualmente no mercado imobiliário.

O pacote de medidas consta de lotes municipais para autoconstrução, terrenos para construção cooperativa a custos controlados, a exemplo do que já está a acontecer em Grândola e no Carvalhal e construção de habitação municipal para arrendamento acessível.

Para implementar estes programas a Câmara está a adquirir terrenos urbanos.

Numa primeira fase serão cerca de 4 hectares, além de ir incluir terrenos municipais que ainda estão disponíveis.

Os diversos programas de habitação acessível vão avançar faseadamente e serão divulgados à população através dos vários meios municipais.

ALCÁCER DO SAL

Alcácer, Grândola e Setúbal querem a travessia do Sado mais acessível.

Os tarifários cobrados na travessia do rio Sado “podem, em algumas circunstâncias, ser mais elevados do que fazer a viagem para aquele território por autoestrada, com passagem por Alcácer e rumando depois à Comporta”.

Publicado

em

Setúbal

Setúbal, Grândola e Alcácer do Sal defenderam soluções que tornem mais acessível o acesso fluvial a Troia, incluindo a possibilidade de associar o passe Navegante à travessia.

Numa conferência de imprensa conjunta com os presidentes das câmaras municipais de Alcácer do Sal, Vítor Proença, e de Grândola, António Figueira Mendes, realizada esta manhã no Forte de São Filipe, o presidente do município de Setúbal, André Martins, defendeu a necessidade de intervenção das duas entidades numa questão de interesse nacional.

“Desde tempos imemoriais que o rio Sado é um elemento que facilita a ligação entre a Área Metropolitana de Lisboa e o Sul do país. Hoje, infelizmente, é cada vez mais uma barreira à mobilidade entre as duas margens, devido aos elevados preços praticados no transporte fluvial.”

Para os autarcas, a AML e o Governo “devem assumir as suas responsabilidades para alterar a atual situação e criar as condições necessárias de mobilidade de pessoas e bens para a península de Troia”, melhorando o acesso das populações da Área Metropolitana de Lisboa ao Litoral Alentejano.

Uma das soluções, indicou André Martins, passa pela “entrega do serviço público de transportes da travessia fluvial às entidades públicas com competências nesta matéria, como é o caso da AML”, pois este serviço “deve deixar de estar condicionado por um contrato de concessão gerido pela administração portuária”.

O autarca defendeu, igualmente, que deve equacionada a hipótese de incluir esta travessia no passe Navegante, “permitindo diminuir os custos para as populações que necessitam de atravessar, diariamente, as duas margens do Sado”.

Num comunicado conjunto divulgado na conferência de imprensa desta manhã, os presidentes dos municípios que integram o arco ribeirinho do Sado revelam que decidiram tomar uma posição pública sobre o problema da travessia fluvial, entre Setúbal e Troia,“depois de, nos últimos meses, terem analisado esta situação em conjunto, a par da realização de vários contactos”.

Esta travessia “é uma ligação essencial ao desenvolvimento económico, bem como à coesão social, dos territórios” de Setúbal, Alcácer do Sal e Grândola, sendo que sua relevância “tem de ser associada, por exemplo, à função das estradas nacionais que asseguram as ligações rodoviárias a todo o Litoral Alentejano, bem como à autoestrada”.

Os três autarcas defendem que devem ser encontradas, em conjunto com a Área Metropolitana de Lisboa e o Governo, “soluções e caminhos que façam do Sado, no que diz respeito à mobilidade de pessoas e bens, um elo de ligação acessível e claramente alternativo a outras opções rodoviárias, tanto do ponto de vista económico, como do ponto de vista ambiental”.

Os tarifários cobrados na travessia do rio Sado “podem, em algumas circunstâncias, ser mais elevados do que fazer a viagem para aquele território por autoestrada, com passagem por Alcácer e rumando depois à Comporta”.

Com o tarifário atual, “quem quiser atravessar o Sado com a sua viatura no ferryboat terá de pagar 19,60 euros, com o condutor incluído, mais 5,60 euros pelo primeiro passageiro e 4,30 euros por cada um dos restantes”, o que para uma viatura com quatro pessoas totaliza 33,80 euros por viagem, “mais do que algumas viagens para destinos europeus em companhias de aviação lowcost”.

Se a viagem se realizar no catamarã, que apenas transporta passageiros, o percurso de ida e volta tem o custo de 8,80 euros.

“Utilizando um carro ligeiro a gasolina, o custo da viagem para quatro pessoas continua a ser ligeiramente mais baixo do que se utilizarmos o barco, o que, naturalmente, afasta da travessia muitos potenciais utentes, que preferem utilizar a sua viatura com a comodidade que lhe é sempre associada e, claro, a consequente pegada ecológica”, lamentam os autarcas de Setúbal, Alcácer do Sal e Grândola.

Esta situação, acaba por “afastar quem necessita de atravessar o rio para trabalhar, abastecer as populações que ali vivem, apoiar as atividades que se desenvolvem daquele lado ou para ir à praia ou fazer turismo” em Troia.

Os autarcas destacam a importância histórica, económica, social e ambiental de Troia para a região, uma vez que é “um ponto de paragem, de passagem e de transição entre duas grandes unidades territoriais, a Península de Setúbal, território onde vive praticamente um terço da população da Área Metropolitana de Lisboa, e o Alentejo”.

A península de Troia tem um “papel fundamental” na relação de toda a Área Metropolitana de Lisboa com o Litoral Alentejano, “seja na deslocação de mão de obra, seja no acesso a equipamentos turísticos e zonas balneares, seja, ainda, no abastecimento de variadíssimas matérias aquela área”.

Também as relações das populações dos concelhos do Litoral Alentejano com Setúbal “são, historicamente, muito relevantes”, sendo que milhares de pessoas continuam a utilizar serviços de saúde sedeados em Setúbal, bem como outro tipo serviços e apoios administrativos. 

A travessia do Sado viabiliza, igualmente, o acesso de um elevado número de pessoas que trabalham em ambos os lados do rio e“não pode, por isso, com os preços praticados, continuar a constituir um obstáculo à deslocação destas pessoas”.

Tendo em conta a dimensão do problema de que “resultam condicionamentos à circulação de pessoas e bens” num vasto território do país, que inclui os municípios da AML e do Litoral Alentejano, os presidentes das câmaras municipais de Setúbal, Alcácer do Sal e Grândola consideram que o Governo não pode ficar de fora.

“O Estado não pode continuar a desresponsabilizar-se. Do nosso lado, estamos totalmente disponíveis para, no contexto de soluções negociadas, contribuir para soluções equilibradas em prol das populações.”

Continuar a ler

GRÂNDOLA

Município de Grândola formaliza adesão à Rede de Cidades e Vilas que Caminham

Assinatura do protocolo entre as duas entidades

Publicado

em

Grândola

O objetivo é estabelecer uma plataforma de partilha de experiências e de soluções

O Presidente da Câmara, António Figueira Mendes, e a Presidente do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM), Paula Teles, assinaram o protocolo entre as duas entidades que oficializa a integração da Câmara Municipal na Rede de Cidades e Vilas que Caminham(RCVC).

A RCVC, programa coordenado pelo Instituto, faz parte de um acordo de escala internacional com a Rede Ciudades que Caminan de Espanha e tem como objetivo estabelecer uma plataforma de partilha de experiências e de soluções que constitui exemplos excelentes de boas práticas urbanas em matéria de mobilidade sustentável.

Continuar a ler

GRÂNDOLA

Grândola recebe Residência Artística da Odisseia Nacional do Teatro D. Maria II

Nesta residência, os artistas vão conhecer os espaços de trabalho de cada uma das mulheres e homens que participam no projeto

Publicado

em

Grândola 

A programação desta odisseia procura democratizar a oferta teatral, fomentando a criação artística local

A Associação Cultural «Um Coletivo» vai iniciar uma Residência Artística na Aldeia do Pico, concelho de Grândola, com o Projeto Penélope, que cruza arte e agricultura, envolvendo a comunidade local e um grupo de crianças da Ludoteca na criação de um objeto artístico de arte contemporânea.

Numa adaptação da obra literária homónima de Alice Sampaio, este trabalho dramatúrgico tem por base o encontro entre artistas e público e a relação de afetividade entre a terra, a comunidade local e os espectadores e é também um projeto de desenvolvimento cívico, porque oferece ferramentas para dimensionar o futuro dos solos e trabalhar em direção à agricultura sustentável.

O processo de construção do projeto culminará na preparação em outubro de um canteiro (uma cama de permacultura) em conjunto com a comunidade envolvida, que mais tarde vai passar para teatro, transformando-se num cenário de um espetáculo. Pretende-se relacionar o pensamento contemporâneo com as identidades locais, aproximando a comunidade de novas linguagens artísticas.

Nesta residência, os artistas vão conhecer os espaços de trabalho de cada uma das mulheres e homens que participam no projeto, conhecer a terra, as hortas, o que cultivam e que sementes utilizam, mas com um olhar no futuro, já que vão ser abordadas novas formas sustentáveis de cultivo.

O Projeto Penélope está inserido na Odisseia Nacional do Teatro D. Maria II, que durante o presente ano põe os pés no território português, disseminado a sua atividade artística, envolvendo as populações, os agentes culturais e as administrações autárquicas de mais de 90 concelhos do país.

A programação desta odisseia procura democratizar a oferta teatral, fomentando a criação artística local, com projetos intergeracionais e inclusivos que refletem a diversidade do país.

Continuar a ler

Acidentes

Homem de 26 anos morre em Grândola após despiste

Junto a Água Derramada

Publicado

em

Grândola

Despiste de automóvel

Um homem com 26 anos de idade, morreu, após despiste ma EM543, em Grândola. Era o único ocupante do veiculo ligeiro em que seguia.

O acidente ocorreu as 06h34 perto da aldeia de Água Derramada.

No local estiveram 17 operacionais apoiados por 8 viaturas.

Continuar a ler

GRÂNDOLA

Ultra Maratona Atlântica espera 650 atletas

A Corrida Atlântica volta a superar os números das edições anteriores com 473 atletas inscritos

Publicado

em

Grândola

Edgar Matias é o Embaixador da Ultra Maratona Atlântica

É já no próximo dia 16 de julho que as praias do concelho recebem a Ultra Maratona Atlântica, numa distância de 43 km, entre a Praia de Melides e a Praia Bico das Lulas em Tróia, e a Corrida Atlântica que inicia na Praia da Comporta e termina na Praia Bico das Lulas, num total de 15 km.

Na prova rainha inscreveram-se 181 atletas, entre os quais, nomes maiores do panorama nacional na modalidade de atletismo, como Edgar Matias, Embaixador da Ultra Maratona Atlântica, bem como vencedores de anteriores edições, Carlos Papacinza, Patrícia Serafim, Palmira Quinhama e Chantal Xhervelle, Embaixadora da Ultra Maratona Atlântica.

A Corrida Atlântica volta a superar os números das edições anteriores com 473 atletas inscritos, entre eles, Pedro Arsénio, Bruno Paixão e Kcénia Bougrova, vencedores em anteriores edições.

No total das duas competições vão participar cerca de 100 atletas naturais ou residentes no concelho de Grândola. As duas provas vão ainda ser disputadas por atletas internacionais oriundos de Espanha, Bélgica, França, Canadá, Angola e Emirados Árabes Unidos.

A Ultra Maratona Atlântica é o maior evento desportivo organizado pelo Município de Grândola, que envolve mais atletas, mais patrocinadores e entidades apoiantes, maior promoção nacional e internacional, projetando o concelho de Grândola em geral e a sua costa Atlântica em particular, por todo o mundo.

Esta edição apresenta duas novidades que pretendem contribuir para uma maior motivação dos atletas, a uniformização dos escalões masculinos e femininos, com o alargamento de mais 1 escalão no setor masculino e 5 escalões no setor feminino, ficando ambos com 8 escalões, e a entrega de prémios monetários até ao 10º classificado da geral masculina e feminina da Ultra Maratona Atlântica, a prova com maior exigência física e psicológica.

Continuar a ler

GRÂNDOLA

SURMA dá concerto em Grândola esta quinta-feira

Pelas 21h30, no pátio da Biblioteca e Arquivo do Município

Publicado

em

Grândola

SURMA figura de destaque entre os valores da nova música portuguesa

A cantora e compositora SURMA apresenta-se ao vivo em Grândola para um concerto, no dia 13 de julho, pelas 21h30, no pátio da Biblioteca e Arquivo do Município, integrado na programação da Animação de Verão’23.

SURMA figura de destaque entre os valores da nova música portuguesa, inspira-se no silêncio para criar o seu próprio universo de canções e jazz, eletrónica e uma multiplicidade de influências, explorando caminhos nem sempre óbvios, mas com uma forte identidade, criando momentos únicos que nos podem levar dos fiordes nórdicos a cidades cosmopolitas.

Multifacetada, domina as teclas, os samplers, as cordas, trabalha com vozes e com loop stations em sonoridades que nos transportam para atmosferas únicas de universos mais alternativos. SURMA que tem uma carreira que se tem traduzido pela adição de diversos prémios, acumula ainda inúmeros projetos paralelos – bandas sonoras, sonoplastia, música para teatro e dança e colaborações com outros músicos.

Tem percorrido o mundo atuando mais de duas centenas de vezes em mais de 15 países, entre pequenos clubes e imponentes festivais ao ar livre como o Primavera Sound, os Festivais Norte Americanos South by Southwest 2023 e SXSW, um concerto em Manchester a convite dos James, uma atuação em Nova York com um DJ Set no Central Park ou o concerto deste ano no Festival Super Bock Super Rock.

Continuar a ler

GRÂNDOLA

Saladas, Gaspacho e Beldroegas estão de volta à mesa dos restaurantes de Grândola

Até dia 9 de julho semanas gastronómicas de verão

Publicado

em

Grândola

O objetivo é a promoção gastronómica do concelho

Ao longo do ano as “Semanas Gastronómicas” promovidas pelo município de Grândola dão a conhecer e a saborear os produtos mais característicos de cada mês.

As semanas gastronómicas de verão apresentam, até dia 9 de julho, sugestões saudáveis, frescas e tradicionais da cozinha da região.

Dos ingredientes ricos do gaspacho alentejano, acompanhado com peixe frito ou grelhado, a novas variações deste prato como o “gaspacho de melancia e tomate” às saladas frescas com opções variadas, à típica açorda de beldroegas, simples, com toucinho, com enchidos e entrecosto frito, ou com bacalhau e ovo, não deixe de provar os pratos que vão ser apresentados pelos doze restaurantes do concelho que participam nesta edição.

Continuar a ler

ALCÁCER DO SAL

Litoral tem autocarros de borla para as praias.(vídeo)

Entrevista com Vítor Proença.

Publicado

em

5 concelhos do litoral alentejano

Viagens para a praia

Nos fins de semana de julho e agosto, e no feriado de 15 de agosto, um autocarro vai assegurar gratuitamente o transporte de ida e volta de munícipes e visitantes de Alcácer do Sal à praia da Comporta.

O autocarro começa a circular já este sábado (1 de julho de 2023), estando os lugares limitados à lotação do veículo.
A partida será da Gare Rodoviária Municipal de Alcácer, com paragens intermédias no Bairro da Quintinha e Montevil (junto à estrada), Carrasqueira (na Avenida dos Pescadores perto do cruzamento com a Rua das Cabanas), Possanco (paragem junto à estrada principal), aldeia da Comporta (Rua do Alecrim) e parque de estacionamento da praia da Comporta.

Esta iniciativa, com o apoio da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, integra o projeto-piloto da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) que, com recurso a autocarros dos Transportes do Alentejo Litoral, vai ligar as cinco sedes dos concelhos que integram a CIMAL a zonas balneares.

Continuar a ler

Crime

Homem morto a tiro em Grândola

Mulher grávida de 3 meses viu companheiro ser baleado

Publicado

em

Grândola

Mulher grávida assistiu aos disparos

Um homem de 35 anos, foi morto a tiro durante a madrugada, em Grândola.

O disparo foi feito do exterior da habitação quando a vítima abriu a porta.

A mulher, gravida de 3 meses, viu o companheiro ser baleado.

Em causa terá um ajuste de contas protagonizado por dois homens e uma mulher que estão em fuga.

Entretanto as autoridades encontraram o veiculo em que fugiram do local do crime ao qual foram feitas peritagens.

A polícia Judiciária está a investigar.

Continuar a ler

GRÂNDOLA

Protecção Civil faz exercício de Salvamento Marítimo

Forças testaram meios

Publicado

em

Grândola

Praia da Aberta Nova recebeu exercício de Salvamento Marítimo

Realizou-se na praia da Aberta Nova em Melides, um exercício de salvamento marítimo que contou com a participação de duas dezenas de agentes de segurança e proteção civil de Grândola, Setúbal e Sines, nomeadamente, Capitanias dos Portos de Setúbal e Sines, Centro de Operações Marítimas – COMAR, Policia Marítima, Instituto de Socorro a Náufragos, Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Litoral, Bombeiros Mistos de Grândola, Equipa Lifeguard Costa Terra 2023 e Serviço Municipal de Proteção Civil de Grândola.

O exercício decorreu numa área onde se verifica a transição de competências de duas Capitanias, Sines e Setúbal, e permitiu testar a coordenação e socorro de acordo com a área de jurisdição.

Continuar a ler

x
error: O conteúdo está protegido!!