cultura
Encontro da Canção de Protesto
Exposições, Sessões Testemunhais, Cinema, Apresentação de Livros e Concertos com Marco Oliveira, Xullaji, Luís Varatojo – Luta Livre, SÉS, Francisco Fanhais, Manuel Freire e Rogério Cardoso Pires.
Exposições, Sessões Testemunhais, Cinema, Apresentação de Livros e Concertos com Marco Oliveira, Xullaji, Luís Varatojo – Luta Livre, SÉS, Francisco Fanhais, Manuel Freire e Rogério Cardoso Pires.
Publicado
1 ano atrásem
Grândola
Encontro da Canção de Protesto | 21 a 23 de junho
Grândola recebe, entre 21 e 23 de junho, nova edição do Encontro da Canção de Protesto, dedicada à canção de protesto em Portugal ante as ditaduras de ontem e a democracia de hoje. Em 2024, as iniciativas programadas vão decorrer em três palcos culturais: jardim 1.º de maio, Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola e Cineteatro Grandolense, espaços situados no centro da Vila Morena.
O Encontro inicia dia 21 de junho com uma arruada da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, entre o Jardim 1.º de Maio (18h00) — que acolhe a exposição «Emigração, Exílio e Canção de Protesto» — e a Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola, onde se irão realizar a apresentação da exposição «Os Cantores de Protesto e o 25 de Abril: “Vamos Lá Conhecer o Povo” (18h30) e o concerto de Marco Oliveira, com o convidado José Peixoto (19h00). À noite, o Jardim 1.º de Maio será o palco do concerto de Xullaji (22h00).
As iniciativas no dia 22 começam no Cineteatro Grandolense com a apresentação da exposição «Discos na Luta: Edições Cooperativas e Políticas da Canção de Protesto no Período Revolucionário» (10h30), da autoria de Hugo Castro. Sucedem-se, no mesmo espaço, a sessão testemunhal «O 25 de Abril e a Edição Discográfica» (11h00), com David Ferreira, Miguel Almeida e Hugo Castro; uma sessão de cinema com colóquio agregado dedicada à Comunal de Árgea (14h30), com Francisco Fanhais, Manuela Fazenda, Luís Trindade e Filipe Olival; e as apresentações dos livros «Os Primeiros Anos: A Correspondência José Afonso/Rocha Pato (1962-1970)», de Octávio Fonseca, e «José Afonso — A Patriótica Espia Sabia Bem Onde Morder…», de Mário Correia (17h00). À noite, o Jardim 1.º de Maio recebe o concerto de Luís Varatojo — Luta Livre (22h00).
No dia 23, o Cineteatro Grandolense acolhe a sessão testemunhal «Usos Tradicionais na Reconfiguração da Música Popular Portuguesa», com Domingos Morais, Mário Correia, Manuel Rocha, Maria José Campos e Sara Maia (11h00), seguindo-se, no mesmo espaço, a apresentação do livro de entrevistas de José Afonso intitulado «José Afonso, Semeador de Palavras» (15h00).
O Encontro da Canção de Protesto de 2024 encerrará com uma sessão de canto livre (15h30) dividida em duas partes: na primeira, SÉS, cantora, compositora e instrumentista galega, apresenta-se em formato trio; na segunda, subirão ao palco, para um concerto no mesmo formato, Francisco Fanhais, Manuel Freire e Rogério Cardoso Pires.
A entrada é gratuita em todas as iniciativas.
Tribunal confirma factos da acusação.
Está a ser ouvido.
Trágico acidente de Nisa fez duas vítimas mortais.
7 meios aéreos no conjunto dos dois incêndios.
Teatro Garcia de Resende
Políticos entram na campanha do Almirante
Candidato comprou uns chinelos e um típico 'talego' alentejano.
Toda a reportagem na TDS
É o primeiro vencedor alentejano.
Via cortada.
Autopsia à vítima deverá ser feita esta quinta feira.
IPMA 'assustou' banhistas.
Também patente está uma exposição sobre o autor d' Os Lusíadas.
Não se registaram feridos.
Os 3 assaltantes são de nacionalidade brasileira
Saiba qual o atleta que conseguiu o feito.
Ponte de Sor assinala os 40 anos de elevação a cidade.
O jogo está marcado para sábado, a partir das 14:00, em Zenica, na Bósnia.
Um dos maiores interpretes da musica portuguesa.
GNR mostra em vídeo um dos momentos.
Agressor e vítima são de nacionalidade estrangeira.
Assaltaram balcão à mão armada e foram detidos em Reguengos de Monsaraz.
Três meios aéreos estiveram no combate ás chamas.
Os 3 assaltantes são de nacionalidade brasileira
Roubados 1 200 quilos de fio de cobre, avaliados em cerca de 5 500 euros.
A ação culminou na identificação de um homem de 47 anos e na apreensão dos lagostins, acompanhados de 74 caixas...
É a que tem mais expositores ate hoje.
O ritmo do funk brasileiro em Portel
Adega fica situada em Graça do Divor, Évora.
Entre 28 de maio e 8 de junho, o Parque Urbano de Albarquel recebe a Mostra das Tradições Marítimas
Chamas evoluíram em meio rural
Cinema no próximo fim de semana em Ponte de Sor e Montargil com Tom Cruise como protagonista.
Segundo corpo foi encontrado e retirado esta manhã.
Veja as datas em que vai passar pelo Alentejo
Os indivíduos foram constituídos arguidos e os factos foram comunicados aos Tribunais Judiciais respectivos.
O encontro teve o objetivo de ver de perto o ponto de situação das referidas empreitadas.
1 a 8 de Junho. Tem para distribuir 40 mil dólares de prize money.
O Festival do Crato anunciou os primeiros nomes da edição de 2025 que vai decorrer entre os dias 27 e...
Acidente Aéreo (queda de aeronave ligeira de plantação de arroz)
Alcácer do Sal tem vida!” é o mote para a XXXIII PIMEL – Feira do Turismo e das Atividades Económicas