Futebol
“O Elvas” está de volta a casa e lança convite à cidade para jogo com Marialvas
População está convidada para a estreia no campeonato
Publicado
4 meses atrásem
Elvas
“O Elvas” está de volta a casa
De regresso a casa, mesmo que, por enquanto, os jogos sejam realizados no Estádio Municipal de Atletismo, isto numa fase em que o “Patalino” vai passar, a breve trecho, por uma profunda intervenção a nível das infraestruturas e também do terreno de jogo (voltará a ser relvado natural), a administração de “O Elvas” – Clube Alentejano de Desportos, Futebol SAD decidiu promover, já para esta partida com o Marialvas – domingo, 17h00 -, da 2.ª jornada da Série C do Campeonato de Portugal, uma iniciativa de solidariedade que apelidou de “Um jogo para unir Elvas”.
Na prática, um convite da SAD à cidade e a todos os elvenses que, como a instituição anunciou nas suas redes sociais oficiais, com esta iniciativa “pretende unir a comunidade desportiva de Elvas” em mais um “momento de festa, união e gratidão que envolverá toda a comunidade”, sublinha a administração do clube do distrito de Portalegre.
Por isso, e para o efeito, a SAD de “O Elvas” lançou o desafio e o convite a todos os presidentes das associações desportivas da cidade para que, lê-se ainda na publicação do clube, “juntos celebrarmos o desporto e os seus valores.” Um convite extensível às associações de voluntariado, a todos os jovens praticantes do clube, que devem fazer-se acompanhar dos pais e familiares para, em conjunto, viverem “a emoção do futebol, aos treinadores, colaboradores do clube, aos adeptos com mais de 80 anos, professores do ensino obrigatório e funcionários da Câmara Municipal de Elvas. Todos, assim, com direito a convite para o primeiro jogo de “O Elvas” em casa.
Para o restante público em geral, a SAD informa, ainda, que os preços dos ingressos permanecem inalterados (8 euros para sócios e 10 euros para não sócios e adeptos do clube visitante), “devido à grande afluência esperada”, pode ler-se, revertendo a totalidade da receita para o futebol de formação de “O Elvas”.
Neste quadro, a SAD de “O Elvas” foi também surpreendida, esta quinta-feira, pela reação do comendador Rondão Almeida, presidente da Câmara Municipal de Elvas, na sua página oficial do facebook, num texto intitulado “Apelo ao Bom Senso, Os Elvenses merecem estabilidade desportiva”, em que, entre outras considerações, pede “que os dirigentes de “O Elvas” CAD Futebol SAD repensem a decisão de impor idêntico valor de acesso aos jogos para os sócios e não sócios do nosso Clube”, no que pode ser entendido como tentativa de ingerência na gestão e administração do futebol profissional da SAD.
Mensagem de Vincenzo Caci, presidente da SAD de “O Elvas”
A iniciativa da SAD de “O Elvas”, de cariz solidário e que pretende, somente, reunir importante apoio financeiro para o clube e para a manutenção da aposta nos escalões de formação, não reuniu, de imediato, total consenso junto de sócios e adeptos do clube, que manifestaram as suas críticas, sobretudo nas redes sociais, com especial destaque, como já referido, também para a leitura e apelo ao bom senso do autarca Rondão Almeida.
Surpreendido pelas reações de vários quadrantes, Vincenzo Caci, presidente do conselho de administração da SAD de “O Elvas, sentiu necessidade de vir a terreiro esclarecer o âmbito da iniciativa, numa nota oficial que transcrevemos na íntegra e em que realça ser este o momento para uma “reflexão profunda sobre o empenho contínuo e intenções futuras” da SAD:
“Caros Amigos do futebol d’O Elvas,
Recebemos muitos comentários e sugestões para o nosso próximo evento, de 25 de agosto de 2024, coincidindo com o nosso segundo jogo do campeonato.
O evento foi concebido para promover a solidariedade, unir os valores desportivos e educativos e apoiar o nosso clube, especialmente as crianças e os atletas, bem como os seus treinadores e pais.
O objetivo é criar um evento em que as receitas da venda de bilhetes revertam diretamente para o clube O Elvas e para o desenvolvimento de jovens atletas.
Não compreendemos por que razão esta iniciativa está a gerar controvérsia e comentários negativos.
Acreditamos que uma organização como a nossa precisa de criar valor e ser apoiada, sem estar constantemente a ser criticada. Com estas ações de solidariedade, queremos contribuir para o crescimento do futebol juvenil em Elvas.
Não temos qualquer intenção de controlar ou manipular a associação desportiva. Pelo contrário, respeitamo-la e apoiamo-la.
Qualquer pessoa que queira compreender a nossa iniciativa é bem-vinda. Aqueles que não estão interessados e não querem contribuir podem simplesmente não participar sem espalhar notícias falsas ou ofensivas.
Lamentamos que o nosso empenhamento seja tão frequentemente atacado. Se para alguns é mais importante pagar um preço baixo por um bilhete, a fim de obter vantagens pessoais, do que o objetivo de solidariedade e cooperação, então talvez não estejamos na mesma linha de pensamento. Aqueles que querem compreender, compreenderão. Quem não quiser, não tem de o fazer.
Demasiadas falsidades foram ditas nos últimos meses. É evidente que chegou o momento de refletir profundamente sobre o nosso empenho contínuo e as nossas intenções futuras.
Não estamos aqui para perturbar ninguém no seu equilíbrio, queremos criar as condições para o desenvolvimento do futebol profissional em Elvas, ajudando também todas as organizações desportivas que queiram colaborar connosco.
A nossa intenção é fazer um convite à colaboração e à solidariedade. Uma iniciativa criada para ajudar as crianças e não para discutir com os adultos.
Do valor arrecadado com a venda de bilhetes, de € 8,00 e € 10,00 (adeptos visitantes), a totalidade do valor será doado ao clube O Elvas e às crianças que desenvolvem futebol no clube. Todos os custos do evento ficam a cargo da SAD d”O Elvas”, como despesas relacionadas com a organização do jogo, taxas, segurança e limpeza.
Lamentamos muito ter criado descontentamento com a nossa iniciativa. Pela nossa parte é chegado o momento de uma análise profunda das condições reais do futebol profissional em Elvas.
Espero ter contribuído para clarificar a nossa posição. Continuo à vossa disposição.”
Outras notícias recomendadas
-
Primeira Montaria no Feminino vai ter lugar em Mértola
-
Candidato do Chega que disparou sobre suecos diz que foi cuspido.
-
O Elvas reúne ‘família’
-
Pisão avança. Contrato para a construção de Infraestruturas primárias vai ser assinado.
-
Daniel Madeira é o novo presidente da Associação de Atletismo do distrito de Portalegre
-
Carlos Zorrinho é o candidato do PS à câmara de Évora
-
Rogério Silva cessou funções como presidente da Câmara de Fronteira
-
Agressões com uso de motosserra provocam 2 feridos graves
-
Campeonato de Portugal: Séries C e D lideradas por alentejanos
-
Equipa luso-francesa conquista nona vitória em Fronteira
-
Mulher de 47 anos tenta matar companheiro de 62 à facada
-
Discoteca Praxis encerrada pela PSP de Évora
-
Violência na noite de Évora com jovens, seguranças e militares da GNR
-
Programa Saber Fazer chega a Ponte de Sor com destaque para a cortiça.
-
Diogo Basílio do Eléctrico estreia-se na Seleção A de Futsal
-
Arrancou o 24horas de Fronteira com co-pilotos especiais.
-
24 Horas TT – Fronteira é já este fim de semana
-
3º Encontro de Profissionais de Enoturismo vai ter lugar em Sines
-
Educadora detida por agredir criança de 3 anos
-
O Elvas com novo relvado para receber o Vit. Guimarães
-
Detenções, contra ordenações e apreensões em operação da GNR
-
Mulher detida em Évora por agredir mãe e filha bebé
-
Acidente de trator provoca morte de homem
-
Homem detido por tentativa de homicídio
-
Caravana despistou-se em Torrão
-
Iluminação de Natal realça a beleza de Alcácer do Sal
-
Alcácer: começou a Feira do Livro
-
Chegou o espírito de Natal a Alcácer do Sal
-
O primeiro edredão de lã de borrego do mundo nasceu em Sousel, Capital do Borrego.
-
Grândola avança com demolição de 42 construções ilegais