BEJA
Instituto Politécnico de Beja junta-se à aliança europeia HEROES
Uma iniciativa inovadora que une nove instituições de ensino superior orientadas para o ensino prático e investigação aplicada.

Publicado
3 meses atrásem

IPO
Instituto Politécnico de Beja junta-se à aliança europeia HEROES para fomentar a inovação
O Instituto Politécnico de Beja orgulha-se de anunciar a sua participação na aliança HEROES, uma iniciativa inovadora que une nove instituições de ensino superior orientadas para o ensino prático e investigação aplicada.
Lançado a 21 de janeiro pela Universidade Thomas More, este consórcio pan-europeu visa fortalecer as regiões através da inovação inteligente e digital, contando com 120.000 estudantes e 14.000 colaboradores espalhados por 22 campus em nove países.
O Instituto Politécnico de Beja, ao aliar-se a esta rede, destaca o seu compromisso com a educação vocacionada para a prática e a inovação regional.
Neste mundo em constante mudança, a aliança HEROES, cujo nome completo é ‘Higher Education for Resilience-Oriented and Empowered Societies’ (Educação Superior para Sociedades Resilientes e Empoderadas), foi aprovada pela Comissão Europeia em julho de 2024 e iniciou oficialmente com o novo ano. A Presidente da HEROES e Diretora de Inovação e
Internacionalização na Thomas More: Sofie Mols, salienta a importância desta colaboração: “Juntos, estamos prontos para enfrentar os desafios do futuro.
A HEROES não é apenas uma rede; é um movimento que promove a inovação em áreas críticas como a mudança climática, a
saúde digital e a agricultura sustentável. Estamos a elevar as necessidades e o conhecimento das regiões europeias.”
Inovação e Raízes Locais
Entre os dias 21 e 23 de janeiro, mais de 100 colaboradores de todas as instituições parceiras, incluindo o Instituto Politécnico de Beja, reúnem-se no campus da Universidade Thomas More em Geel para desenvolver a implementação deste projeto ambicioso. A Presidente Maria de Fátima de Carvalho, o Pró-Presidente para a área da Investigação e Cooperação, João Martins e a Coordenadora do Gabinete de Relações Internacionais, Cristina Palma, acompanham os docentes responsáveis dos workpackages do Projeto, nomeadamente, os docentes Teresa Godinho, Sandra Lopes, Guadalupe Almeida, Jasnau Caeiro, Luis Carvalho, Luis Bruno e Cristina Santos.
A rede também inclui a Fontys University of Applied Sciences (Holanda), o Deggendorf Institute of Technology (Alemanha), a Halmstad University (Suécia), a Mendel University (República Tcheca), a Seinäjoki University of Applied Sciences (Finlândia), o University College Northern Denmark (Dinamarca) e a Vilniaus Kolegija (Lituânia). Com o lema ‘Conhecimento é poder. Resiliência e inovação são superpoderes,’ as nove instituições focar-se-ão em educação, investigação e aprendizagem ao longo da vida nos próximos anos.
Educação Sem Fronteiras
A aliança HEROES lança hoje três programas significativos que promovem oportunidades internacionais para estudantes, professores, investigadores e profissionais.
O programa EDUCATION4HEROES, em particular, será o coração dos programas educativos conjuntos, enquanto o HEROES4REGIONS envolverá equipas internacionais e multidisciplinares em desafios reais, reforçando a colaboração entre o Instituto Politécnico de Beja e seus parceiros europeus.
O HEROES4EVER oferecerá formação específica para o aperfeiçoamento de competências digitais, crucial para o avanço profissional.
O envolvimento do Instituto Politécnico de Beja nesta colaboração sem fronteiras realça o seu papel na formação de futuros profissionais qualificados e na transformação da inovação educativa e prática numa realidade palpável.
Estes esforços coletivos ambicionam revolucionar a maneira como enfrentamos os desafios sociais e ambientais atuais.
Outras notícias recomendadas
-
Apanhado a roubar combustível
-
O Elvas rescinde com o técnico Pedro Hipólito
-
Semana vai ser de chuva e frio depois de fim de semana de inundações
-
Semana Santa em Castelo de Vide com Quinzena Gastronómica (entrevista)
-
O Elvas e Lusitano de Évora já conhecem adversários na fase de subida.
-
Avançado de O Elvas, é o mais eficaz a sair do banco na Série C do Campeonato de Portugal
-
Ministra da Saúde garante novo hospital do Alentejo até inícios de 2027(audio)
-
José Diogo Bento um ‘Alentejano pelo mundo’ do cante.
-
Lopes Figueira na inauguração da Unidade de Cuidados Continuados(vídeo)
-
Montenegro inaugura Unidade de Cuidados Continuados(vídeo)
-
Vendas Novas exige serviço de urgência básico
-
4.ª Quinzena Gastronómica Terras do Borrego arranca dia 13 de abril
-
Teatro e Marionetas de Mandrágora celebra 23 anos de existência.
-
Homem de 62 anos detido por violência doméstica contra a mãe
-
Furto por carteirista aumenta 43%. Lisboa e Porto os mais afectados.
-
20 milhões para 12 projetos na área da tecnologia no Alentejo
-
Homem detido dentro de loja em pleno assalto
-
Tentativa de atropelamento faz ferido leve em Serpa (vídeo)
-
Consultas de Medicina Geral e Familiar por telemedicina
-
GNR encontra casal desaparecido em Marvão
-
Pedro Hipólito chega aos 50 jogos como técnico do ‘O Elvas’.
-
Feira Medieval Ibérica de Avis 2025 é dedicada às Rainhas de Avis
-
Sousel inaugura a Rota de Turismo Literário
-
Zona empresarial de Alcácer do Sal em crescimento.
-
‘Torrão Doce’ de regresso de 4 a 6 de abril.(entrevista)
-
Já conhece a programação do 25 de abril em Alcácer do Sal?
-
Encontro de Coros em Alcácer do Sal
-
Liga Portugal – Antevisão do jogo Gil Vicente – Benfica
-
Alcácer do Sal vai ter campos de Padel e de Ténis
-
Britânico Noah Hobbs vence 1ª etapa da Volta ao Alentejo e é camisola amarela.