Últimas:
Porco alentejano em risco de extinção(entrevista) – RÁDIO TDS
Siga-nos

Agricultura

Porco alentejano em risco de extinção(entrevista)

Situação de seca agrava se no baixo Alentejo

Publicado

em

Beja

Porco Alentejano em crise

A seca está a dificultar a vida aos agricultores e agora são os produtores do porco alentejano que dizem que o setor está em risco de extinção.

E é a seca que tem vindo a fazer com que os efetivos venham a diminuir drasticamente.

Os produtores de porco alentejano pedem ajuda, que terá de ser imediata.

Continuar a ler
Publicidade

Agricultura

Ministra da Agricultura em Portalegre

Centro Nacional de Competências para a Inovação Tecnológica do setor agroflorestal assinala três anos de atividade

Publicado

em

Foto TDS: Maria do Céu Antunes

Portalegre

Centro Nacional de Competências para a Inovação Tecnológica do setor agroflorestal assinala três anos de atividade

O InovTechAgro (Centro Nacional de Competências para a Inovação Tecnológica do Setor Agroflorestal) irá assinalar o seu terceiro aniversário a 29 de novembro, no Campus Politécnico de Portalegre.

Este centro, cuja presidência é partilhada entre o Instituto Politécnico de Portalegre e a Associação Nacional de Produtores de Milho e Sorgo, tem como missão a transferência de conhecimento, a capacitação, o desenvolvimento experimental e apoio à investigação para as áreas de Agricultura de Precisão, Mecanização e Digitalização, alinhado com a Rede de Inovação e contribuindo para o Plano de Ação para a Transição Digital com o foco nas fileiras de produção agroflorestal.

Do programa de comemoração constam sessões paralelas dos projetos com participação do InovTechAgro, comunicação de especialistas em inteligência artificial e redes de comunicação na agricultura. Intervêm: Miguel Castro Neto (Diretor da Nova I.M.S.), Rogério Ferreira (Diretor-Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural) e João Mendes Moreira (investigador sénior no INESC TEC).

Estão programadas outras comunicações inseridas nos painéis sobre investigação e transferência de conhecimento – em que estarão presentes responsáveis dos projetos de investigação em que o InovTech Agro participou – e formação e capacitação.

Decorrerá uma sessão de entrega de certificados da VI ação de formação em Agricultura de Precisão ministrada por este centro de competências e a assinatura de protocolos no âmbito do projeto rede de pilotos demonstradores InovTechAgro. Instituições de Ensino Superior estrangeiras de Itália e de Espanha estarão presentes através de representantes, saudando a sua integração neste projeto/centro de competências.

A sessão de encerramento contará com a presença da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

O evento é público, mas dado o número restrito de lugares é necessária a inscrição através do preenchimento do formulário: https://forms.gle/HsAFbS4BtCqDUVV9A

Continuar a ler

Agricultura

Capital da Pecuária Extensiva volta a receber a Feira da Luz/Expomor

A Expomor é organizada pela APORMOR -Associação de Produtores do Mundo Rural da Região de Montemor-o-Novo

Publicado

em

Montemor-o-Novo

Maior feira nacional de pecuária extensiva de 30 de agosto a 4 de setembro

A Feira da Luz/Expomor decorre em Montemor-o-Novo, Capital da Pecuária Extensiva, de 30 de agosto a 4 de setembro, no Parque de Exposições. Do programa fazem parte oito concursos nacionais de raças bovinas e ovinas, leilões de gado, o
colóquio ‘O montado- o ecossistema a proteger’ e um dia dedicado a aproximar as crianças e os jovens do mundo rural.

A Feira da Luz/Expomor é uma montra do Mundo Rural, das suas atividades económicas e tradições e um ponto de encontro obrigatório para o setor da pecuária extensiva.

Perto de um milhar de animais, entre bovinos, ovinos, caprinos, suínos e equídeos, são expostos, avaliados e leiloados, no recinto da APORMOR, onde decorre a Expomor, atraindo milhares de visitantes à Capital da Pecuária Extensiva nos seis dias da feira.

A Expomor é organizada pela APORMOR -Associação de Produtores do Mundo Rural da Região de Montemor-o-Novo, em parceria com o Município de Montemor-o-Novo.

“Num tempo de grandes desafios climáticos e de desvalorização da economia rural, a Expomor é um local de afirmação de todos os agentes do Mundo Rural e é um grito de alerta à sociedade sobre a importância da agricultura de sequeiro, que ocupa 85% da superfície agrícola nacional, e do sistema agrossilvopastoril do montado”, afirma Joaquim Capoulas, presidente da APORMOR.

Montemor-o-Novo é um dos concelhos pioneiros num programa de gestão do montado de sobro e de azinho cujos proprietários são remunerados em função dos resultados ambientais e de preservação do ecossistema que conseguem alcançar. Esta medida, única a nível europeu, foi desenhada pela Universidade de Évora para o PEPAC-Plano Estratégico da Política Agrícola Comum e será debatida no colóquio da Expomor, no dia 2 de setembro, às 10h.

Montemor-o-Novo definiu uma Estratégia Alimentar que tem como objetivo a prática de uma agricultura agro-ecológica no concelho, incentivando à poupança de água e à preservação do solo, bem como a promoção de práticas de consumo mais sustentáveis, com produtos locais e circuitos curtos.

O website do programa ‘Semear em Montemor-o- Novo uma Estratégia Alimentar’ será apresentado no dia 2 de setembro, às 17h, na sala Montemor, na APORMOR.

Continuar a ler

Agricultura

Manifestação em Lisboa para evitar corte de 1800 sobreiros.

Manif dia 26 na capital

Publicado

em

SOS Ecocidio

Manifestação 26 de Agosto – 12h – Lisboa!

Uma manifestação para mostrar aos  governantes e à EDP que as leis são para serem cumpridas  é o lema para o protesto de 26 de agosto em Lisboa.

Em causa está o salvamento de um bosque de montado de sobreiros, adultos, saudáveis, a extrair cortiça, alguns centenários, saudáveis, a extrair cortiça, em Morgavel, Sines, às portas do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Estas árvores são espécies protegidas por lei e não podem ser abatidas, de acordo com a legislação vigente em Portugal.

Dia 26 de Agosto o protesto inicia se às 12h do alto do Parque Eduardo VII até ao Ministério do Ambiente em Lisboa e terminamos no Jardim do Príncipe Real.

O objetivo desta marcha, segundo os organizadores,  é exigir aos governantes:

A revogação do despacho n.º 7879/2023 1 de Agosto 2023, que autoriza a EDP a abater mais 1800 sobreiros, para a construção de um Parque Eólico em Morgavel, Sines.

Continuar a ler

Agricultura

Incêndio em Odemira: Depois de extinto é tempo de pensar nos prejuízos

Publicado

em

Incêndio em Odemira

Quais são os prejuízos?

Começou no Sábado e foi dado como controlado na quarta-feira. O incêndio que deflagrou em Odemira já corresponde ao maior do ano, num mês que tem sido marcado pelos incêndios. Até ao dia de hoje, só no mês de Agosto, já foram registados 643 fogos e a cada 24 horas 1818 hectares ardem. Em declarações à comunicação social, Francisco Castro Rego, especialista em florestas, relata que Odemira “era uma vítima anunciada”. Uma afirmação que se explica pela seca extrema que se vive há dois anos na região e pelo terreno estar repleto de estevas. 

Foram cinco dias e quatro noites de uma luta infindável por parte dos bombeiros e das populações atingidas. De recordar que os concelhos de Odemira e Aljezur foram as zonas que sofreram com este incêndio. 

Tanto terrenos, como viaturas, foram atingidas pelo fogo, assim como algumas habitações, não de primeira necessidade, que foram totalmente destruídas. Por esta altura, começam-se a fazer contas aos prejuízos, tendo a população já sido contactada pelos serviços da protecção civil e autarquia. Há também a informação de que existem animais que não têm alimentos, nas serras que arderam, e poderão ter que ser transportados para outros locais. Em relação à agricultura também há prejuízos avultados e ainda se registam alguns casos de perdas no setor do turismo rural.

Relativamente às responsabilidade do início deste incêndio, tudo leva a querer que terá acontecido num parque de merendas, em Baiona, junto à estrada nacional. Por descuido ou negligência, as autoridades encontram-se no local para apurar os factos.

Continuar a ler

Agricultura

“APORMOR em notícia” hoje sobre as candidaturas ao PEPAC (video)

Candidaturas já deveriam ter encerrado, segundo Joaquim Capoulas, presidente da APORMOR

Publicado

em

Montemor-o-Novo

Presidente da APORMOR preocupado com o fecho das candidaturas do PEPAC

No âmbito das intervenções definidas no Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) para Portugal, encontram-se abertas as candidaturas ao Pedido Único (PU) para a campanha 2023.

O período de candidaturas ainda está a decorrer, mas já deveria ter encerrado, segundo declarações de Joaquim Capoulas, presidente da direção da Associação de Produtores do Mundo Rural da Região de Montemor-O-Novo (APORMOR)

O Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) para Portugal no período 2023-2027 integra as medidas de apoio para se alcançarem os objetivos específicos da UE para a Política Agrícola Comum (PAC).

Materializa os instrumentos da PAC financiados pela UE através do Fundo Europeu Agrícola de Garantia (FEAGA) e do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), através de pagamentos diretos, de medidas setorais das frutas e hortícolas, da vinha e da apicultura e de instrumentos de desenvolvimento rural.

 

 

 

Continuar a ler

Agricultura

A agricultura no concelho de Alcácer do Sal apresentada na abertura da PIMEL(vídeo)

Vacas de Carvalho referiu principais questões agrícolas do concelho

Publicado

em

foto: TDS (direitos reservados)

Alcácer do Sal

Meio agrícola no concelho de Alcácer do Sal

Um retrato breve, da agricultura local, foi feito por Vacas de Carvalho, presidente da associação de agricultores, na abertura da PIMEL.

Oiça as declarações.

Continuar a ler

Agricultura

Ministra da Agricultura dá posse a nova Comissão Administrativa da ABMira.

Dia 3 de julho terá lugar uma assembleia geral em que deverá haver forte contestação.

Publicado

em

‘Aproveitamento Hidroagrícola do Mira’

Tomou posse a Comissão Administrativa na Associação de Beneficiários do Mira e de Corte Brique

A Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), por despacho da Ministra da Agricultura e da Alimentação, deu, ontem, posse à Comissão Administrativa da Associação de Beneficiários do Mira e de Corte Brique.

Esta Comissão é presidida por Maria Lourenço Gomes, representante da DGADR, e composta por José Costa Gomes,
representante da EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, S.A., e pelos representantes dos beneficiários do ‘Aproveitamento Hidroagrícola do Mira’, Filipe de Botton e Eusébio Viana.

A duração do mandato da Comissão Administrativa é de carácter provisório.

Para o próximo dia 3 de julho está agendada uma convocatória da Assembleia Geral para reunir com os associados na qual se prevê forte contestação.

A convocatória tem dois pontos na ordem dos trabalhos: proposta de tomada de posse da comissão administrativa e assuntos considerados de interesse pela assembleia geral.

Em comunicado do Ministério da Agricultura, a que a TDS teve acesso, é missão imediata desta Comissão Administrativa:

  •  Salvaguardar a boa e eficaz utilização dos recursos hídricos no perímetro de rega,
    de forma a garantir um justo abastecimento de água a todos os beneficiários que
    detenham culturas;
  •  Elaborar, apresentar para aprovação da DGADR e implementar um Plano de
    Contingência para Situações de Seca;
  • Assegurar todos os procedimentos para concretização dos investimentos, de
    cerca de 30 milhões de euros, previstos para o ‘Aproveitamento Hidroagrícola
    do Mira’ (construção de uma nova Estação Elevatória de Santa Clara,
    impermeabilização de troços do canal condutor geral, do canal de Milfontes e do
    canal de Odeceixe, reabilitação do sifão da Baiona e construção de novos
    reservatórios de regularização).

Continuar a ler

Agricultura

Dessalinização avança em Odemira, Sines e Algarve.

O ISQ acaba de estabelecer uma parceria com a universidade da Arábia Saúdita, a King Abdullah University of Science and Technology (KAUST), para troca de conhecimento e desenvolvimento de soluções, visando promover a dessalinização em Portugal.

Publicado

em

Da esquerda para a direita: João Rolo – Presidente da CM Albufeira Pedro Matias – Presidente do ISQ Geert-Jan Witkamp – Professor da KAUST Paul Buijs – Presidente da 1st WATER

Dessalinização avança em Portugal

Soluções estão ser estudadas

Os Ministros da Agricultura e do Ambiente, voltaram a defender as Centrais de Dessalinização a instalar na costa alentejano e no Algarve.

Na Estação Elevatória dos Alamos ambos os governantes referiram a dessalinização como um ‘caminho’ para combater a falta de água e a seca.

A escassez de água vai continuar a agravar-se no futuro e a dessalinização tem sido uma das formas apresentadas para responder a esta carência.

O ISQ acaba de estabelecer uma parceria com a universidade da Arábia Saúdita, a King Abdullah University of Science and Technology (KAUST), para troca de conhecimento e desenvolvimento de soluções, visando promover a dessalinização em Portugal”, afirma Pedro Matias, Presidente do ISQ.

Neste âmbito, o ISQ trouxe a Portugal investigadores do “Centro de Dessalinização e Reutilização da Água” (WDRC) desta Universidade para debater tendências e desafios neste sector tendo também estado presentes várias entidades públicas e privadas que estão atentas a esta matéria como a EDP, a GALP, as Camaras Municipais de Albufeira, Mafra, Loulé, Sintra, Setúbal e ainda a AHETA – Associação de Hotéis do Algarve e as Águas de Santo André.

As alterações climáticas indicam que, no futuro, o tema da seca prevalecerá na ordem do dia. E, em todo o mundo, a dessalinização é vista cada vez mais como uma resposta possível aos problemas da qualidade e da quantidade da água já que com o crescimento da população, o calor extremo e as secas prolongadas, associadas às mudanças climáticas, será uma questão que se irá colocar cada vez mais.

“Este é, portanto, o momento certo para se tomarem medidas concretas e consubstanciadas no conhecimento e lições aprendidas adquiridas por países que já têm larga experiência na implementação destas fábricas. O ISQ, como maior infraestrutura tecnológica portuguesa de apoio à indústria, não pode deixar de dar o seu contributo. Promovemos recentemente uma missão empresarial à Arabia Saudita para visitar tudo o que tem a ver com dessanilização e agora trouxemos a Portugal peritos nesta matéria”, acrescenta Pedro Matias.

O Algarve, por exemplo, consome mais de 230 milhões de m3 de água por ano e com uma central dessalinizadora
cerca de 1/3 dessa água poderia ser “produzida” a partir de água do mar. “Sendo o Turismo a principal fonte de receitas do Algarve, assim como a diversificação económica que se pretende na Região com a aposta na Agricultura, sem as commodities necessárias, neste caso a água, não se poderá dar uma resposta de qualidade à procura que existe e à produção de emprego e riqueza na Região.

Por isso mesmo está em debate desde 2022 a construção de uma central de dessalinização no Algarve possivelmente em Albufeira. Atualmente a tecnologia está muito mais madura e há um caminho crítico que é possível fazer mais rapidamente aprendendo com países como a Arabia Saudita, Israel ou mesmo Espanha que estão muito adiantados nesta matéria”, conclui Pedro Matias.

No caso da Arábia Saudita, atualmente, metade do abastecimento de água doce – um país com 33 milhões de habitantes e dos mais secos do planeta – é feito com água dessalinizada. O abastecimento da própria Universidade de KAUST é feita com esta água. Nos processos de dessalinização modernos são conjugadas também fontes de energia renovável para obviar o consumo necessário de energia.

Continuar a ler

Agenda

PIMEL: Vítor Proença realça espaço onde o certame se vai realizar.

PIMEL de 23 a 25 deste mês em Alcácer do Sal

Publicado

em

Alcácer do Sal

PIMEL apresentada

Está apresentada a edição deste ano da XXXI PIMEL – Feira do Turismo e das Atividades Económicas 2023.

Na cerimónia de apresentação, que decorreu no Restaurante A Escola, O presidente da autarquia, Vítor Proença, fez questão de realçar as excelentes condições onde a feira se realiza.

É a segunda edição do certame no novo Parque da cidade que proporciona uma feira ‘limpa’ e que oferece todas as condições para a realização de um dos certames mais importantes da região Alentejo.

A feira é uma organização conjunta do Município de Alcácer do Sal, da Associação de Agricultores de Alcácer do Sal e a Caixa de Crédito Agrícola de Alcácer do Sal e Montemor-O-Novo.

Continuar a ler

Agenda

Ação de Formação HACCP em Montemor-o-Novo

Dias 21 e 22 de junho

Publicado

em

Montemor-o-Novo

Ação de formação direcionada fundamentalmente para os agentes do sector agroalimentar

Realiza-se dias 21 e 22 de junho, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo, uma Ação de Formação – HACCP, sobre o desenvolvimento de novos produtos e processo de licenciamento das atividades de transformação de géneros alimentícios.

O concelho de Montemor-o-Novo dispõe da Estratégia Alimentar, a SMEA – Semear em Montemor-o-Novo, a qual tem como visão tornar Montemor-o-Novo um Concelho que privilegia práticas alimentares saudáveis, com cidadãos e agentes  implicados numa cultura de valorização do seu património agroalimentar, num esforço coletivo de respeito pelos recursos identitários (produtivos e ambientais), consolidando a transição para um sistema agro-ecológico de base territorial.

Neste âmbito,  na presente edição da SMEA Ao Sabor das Estações 2022-2023, um projeto da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, e decorrente da proximidade que o Município tem mantido com os agentes económicos do concelho, está programada esta ação de formação, direcionada fundamentalmente para os agentes do sector agroalimentar, que abordará temáticas com interesse e benefício para o desenvolvimento da atividade.

Continuar a ler
Dezembro 2023
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Política2 semanas atrás

Autarcas de Évora com Pedro Nuno Santos

Apresentação do programa de candidatura à liderança do partido

Acidentes2 semanas atrás

5 feridos em colisão entre 3 veículos

Feridos transferidos para o hospital de Beja

Autarquias2 semanas atrás

Odemira celebra dia internacional da cidade educadora

Este ano dedicado ao tema “A cultura, fonte de criação e de aprendizagem na Cidade Educadora”

destaque2 semanas atrás

Novo Posto da GNR de Poceirão vai avançar

O Contrato de Cooperação Interadministrativo para a construção do novo Posto Territorial da GNR de Poceirão, no valor de 1.494.537,63€...

Futebol2 semanas atrás

Serpa eliminado da Taça. O Elvas joga amanhã com o Santa Clara.

4ªeliminatória da competição.

ALCÁCER DO SAL2 semanas atrás

Concerto de Natal em Alcácer do Sal

O Coral Almira de Alcácer do Sal, com a presença especial de João Mendoza e com direção do Maestro Fernando...

Desportos2 semanas atrás

Aluno do IPBeja conquista o título de Campeão Nacional Universitário de Kickboxing Light Kick.

Foi na qualidade de estudante do IPBeja que se apresentou no CNU de Kickboxing na categoria light kick

GNR2 semanas atrás

Operação “Comércio Seguro 2023” arranca hoje

Comércio Seguro 2023 Operação “Comércio Seguro 2023” arranca hoje Com o Natal à porta e a corrida desenfreada às compras,...

Crime2 semanas atrás

Famílias continuam concentradas junto ao Tribunal de Beja

Medidas de coação só serão anunciadas nos próximos dias.

SERPA2 semanas atrás

Piscina Coberta de Serpa encerra depois de ser detetada a presença da bactéria Legionella

Não existem pessoas infetatadas

REGUENGOS DE MONSARAZ2 semanas atrás

Reguengos de Monsaraz vai ter um novo centro dedicado ao vinho e à vinha

Reguengos de Monsaraz Reguengos de Monsaraz vai ter um novo centro dedicado ao vinho e à vinha O objetivo é...

Crime2 semanas atrás

Tribunal de Beja interroga hoje 20 indiciados de tráfico humano (veja galeria de imagens)

Detidos são ouvidos hoje em Beja

Crime2 semanas atrás

Detidos por tráfico de imigrantes foram identificados no Tribunal de Cuba (veja as imagens)

Hoje começam os interrogatórios no Tribunal de Beja

BEJA3 semanas atrás

Jogo ilegal no Alentejo: ASAE deteve cinco pessoas e apreendeu 156 máquinas

Jogo ilegal no Alentejo Jogo ilegal no Alentejo: ASAE deteve cinco pessoas e apreendeu 156 máquinas A Autoridade de Segurança...

Sociedade3 semanas atrás

Desemprego volta a aumentar no mês de outubro, região do Alentejo não é excepção

Desemprego volta a aumentar Desemprego volta a aumentar em Outubro, Alentejo não é excepção O desemprego em Portugal voltou a...

Policias3 semanas atrás

IGAI realiza hoje em Évora ação sobre discriminação nas polícias. (PSP e GNR)

Ação a nível nacional. Em causa vão estar os 22 distritos que abrangem um total de 880 comandantes de posto...

Agenda3 semanas atrás

Évora tem o 1º Festival Internacional de Orgão com 11 concertos.

25 NOV. sáb. 18H00 S. FRANCISCO 4 ÓRGÃOS: João Vaz, Sérgio Silva, André Ferreira e Beatriz Resendes :: CAPELLA DE...

Acidentes3 semanas atrás

Despiste faz 5 feridos entre eles uma criança de 2 anos.

Todos os feridos considerados 'feridos leves'

Sociedade3 semanas atrás

Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo 2024 já mexe

Reunião serviu para começar a traçar um plano de organização para a próxima Romaria a Cavalo Moita -Viana do Alentejo.

Mora3 semanas atrás

Mora adquire veículo anfíbio de limpeza aquática para combater os jacintos-de-água

Trata-se de um projeto com o valor global de 150 675,00€, cujo financiamento corresponde a 100 000,00€.

Crime2 semanas atrás

Detidos por tráfico de imigrantes foram identificados no Tribunal de Cuba (veja as imagens)

Música3 semanas atrás

Morreu a ‘menina’ de ‘Chamar a música’.

Rádio e TV1 mês atrás

Ana Guiomar faz de esposa do comendador na série “Sr.Rui-um homem do povo.”

destaque1 mês atrás

‘É um orgulho para Nós’, diz Luís Rosinha sobre série ‘Sr.Rui-um homem do povo’

MONTEMOR-O-NOVO1 mês atrás

Podia ter marcado golo mas preferiu ajudar o adversário. Roberto Carlos vence troféu “Ética Desportiva”

Artes1 mês atrás

Tesouro encontrado nas muralhas de Évora.(vídeo)

BEJA2 meses atrás

Agressões graves em Beja com a comunidade Indiana(vídeo)

MONTEMOR-O-NOVO3 meses atrás

Joaquim Capoulas quer um Ministério da Agricultura com peso político (Video)

Últimas5 meses atrás

Cavalos à solta em Évora provocam perigo.

Crime5 meses atrás

Exposição dos 50 anos do Expresso vandalizada em Évora(veja vídeo)

Desportos5 meses atrás

Falé entrou mas não conseguiu a reviravolta.

Religião5 meses atrás

JMJ | Arquidiocese de Évora acolhe cerca de 7500 jovens

MARVÃO5 meses atrás

Marvão e Vila Viçosa finalmente com biblioteca (video)

Incêndios5 meses atrás

Fábrica a arder em Ermidas-Sado..

PONTE DE SOR5 meses atrás

João Galamba pede o apoio de todos os aeródromos ao novo aeroporto.(vídeo)

PONTE DE SOR5 meses atrás

Já conhece o Aeródromo de Ponte de Sor? Agora com a nova Torre de controlo.(vídeo)

ALCÁCER DO SAL6 meses atrás

É preciso mais habitação, diz Vítor Proença.(vídeo)

ALCÁCER DO SAL6 meses atrás

36 mil pessoas passaram por Alcácer do Sal(vídeo)

Agricultura6 meses atrás

A agricultura no concelho de Alcácer do Sal apresentada na abertura da PIMEL(vídeo)

ALCÁCER DO SAL6 meses atrás

Ceia da Silva alerta para a necessidade de Internet de qualidade para fixar jovens. (vídeo)

Artigos recentes

Arquivo

Facebook TDS

Agenda20 horas atrás

Festival Terras sem Sombra em Montemor-o-Novo

PONTE DE SOR3 dias atrás

Natal Iluminado chega a Ponte de Sor e Montargil

Saúde7 dias atrás

Alentejo recebe 64 médicos recem especialistas.

Crime2 semanas atrás

Associado da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos foi fortemente agredido por um grupo que furtava azeitonas

Sociedade2 semanas atrás

18,1% da população residente no Alentejo está em risco de pobreza

Sociedade2 semanas atrás

Alentejo em aviso amarelo na quinta-feira devido a muita chuva.

ALCÁCER DO SAL2 semanas atrás

O Natal em Alcácer do Sal(veja programa completo)

GNR2 semanas atrás

José Luis Carneiro em Évora. Ministro assina protocolo para polícias e guardas frequentarem as cantinas da Universidade.

GNR2 semanas atrás

MAI investe 5,2M€ entre eles está o novo posto da GNR de Poceirão

Agenda2 semanas atrás

Concerto de Natal em Redondo

Alvito2 semanas atrás

5ª edição da Corrida Viana–a–par–de–Alvito a 14 de janeiro

ODEMIRA2 semanas atrás

Odemira volta a homenagear atletas e clubes

Agricultura2 semanas atrás

Ministra da Agricultura em Portalegre

BEJA2 semanas atrás

Ovibeja faz 40 anos sob o lema “40 anos de associativismo”

BEJA2 semanas atrás

ASAE distribui vestuário no Alentejo

Crime2 semanas atrás

Três detidas por contrafação de roupa

BEJA2 semanas atrás

Homem de 47 anos a ser procurado nas margens do Guadiana

Desportos2 semanas atrás

O Elvas eliminado na Taça de Portugal

Desportos2 semanas atrás

‘O Elvas’ obriga Santa Clara a prolongamento

Política2 semanas atrás

Autarcas de Évora com Pedro Nuno Santos

Acidentes2 semanas atrás

5 feridos em colisão entre 3 veículos

Autarquias2 semanas atrás

Odemira celebra dia internacional da cidade educadora

destaque2 semanas atrás

Novo Posto da GNR de Poceirão vai avançar

Futebol2 semanas atrás

Serpa eliminado da Taça. O Elvas joga amanhã com o Santa Clara.

ALCÁCER DO SAL2 semanas atrás

Concerto de Natal em Alcácer do Sal

MÉRTOLA2 semanas atrás

Mértola, foi distinguida como uma autarquia familiarmente responsável.

Desportos2 semanas atrás

Aluno do IPBeja conquista o título de Campeão Nacional Universitário de Kickboxing Light Kick.

Crime2 semanas atrás

13 dos 28 detidos ficaram em preventiva

Crime2 semanas atrás

Última hora: Ministério Público pede prisão para a maioria dos detidos da ‘operação espelho’

GNR2 semanas atrás

Operação “Comércio Seguro 2023” arranca hoje

Crime2 semanas atrás

Detidos por tráfico de imigrantes foram identificados no Tribunal de Cuba (veja as imagens)

Música3 semanas atrás

Morreu a ‘menina’ de ‘Chamar a música’.

Rádio e TV1 mês atrás

Ana Guiomar faz de esposa do comendador na série “Sr.Rui-um homem do povo.”

destaque1 mês atrás

‘É um orgulho para Nós’, diz Luís Rosinha sobre série ‘Sr.Rui-um homem do povo’

MONTEMOR-O-NOVO1 mês atrás

Podia ter marcado golo mas preferiu ajudar o adversário. Roberto Carlos vence troféu “Ética Desportiva”

Artes1 mês atrás

Tesouro encontrado nas muralhas de Évora.(vídeo)

BEJA2 meses atrás

Agressões graves em Beja com a comunidade Indiana(vídeo)

MONTEMOR-O-NOVO3 meses atrás

Joaquim Capoulas quer um Ministério da Agricultura com peso político (Video)

Últimas5 meses atrás

Cavalos à solta em Évora provocam perigo.

Crime5 meses atrás

Exposição dos 50 anos do Expresso vandalizada em Évora(veja vídeo)

Desportos5 meses atrás

Falé entrou mas não conseguiu a reviravolta.

Religião5 meses atrás

JMJ | Arquidiocese de Évora acolhe cerca de 7500 jovens

MARVÃO5 meses atrás

Marvão e Vila Viçosa finalmente com biblioteca (video)

Incêndios5 meses atrás

Fábrica a arder em Ermidas-Sado..

PONTE DE SOR5 meses atrás

João Galamba pede o apoio de todos os aeródromos ao novo aeroporto.(vídeo)

PONTE DE SOR5 meses atrás

Já conhece o Aeródromo de Ponte de Sor? Agora com a nova Torre de controlo.(vídeo)

ALCÁCER DO SAL6 meses atrás

É preciso mais habitação, diz Vítor Proença.(vídeo)

ALCÁCER DO SAL6 meses atrás

36 mil pessoas passaram por Alcácer do Sal(vídeo)

Agricultura6 meses atrás

A agricultura no concelho de Alcácer do Sal apresentada na abertura da PIMEL(vídeo)

ALCÁCER DO SAL6 meses atrás

Ceia da Silva alerta para a necessidade de Internet de qualidade para fixar jovens. (vídeo)

ALCÁCER DO SAL6 meses atrás

PIMEL 2023. Falta de mão de obra qualificada em Alcácer do Sal é um problema(vídeo)

Últimas6 meses atrás

Mexicano Emiliano Gamero este domingo na corrida de Gala à Antiga Portuguesa(vídeo)

ALCÁCER DO SAL6 meses atrás

Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo presente na PIMEL (Video)

ALCÁCER DO SAL6 meses atrás

Ana Sofia Cardoso presente na inauguração da PIMEL (Video)

ALCÁCER DO SAL6 meses atrás

PIMEL 2023 está oficialmente inaugurada (video)

ALCÁCER DO SAL6 meses atrás

Últimos preparativos PIMEL 2023 – Alcácer do Sal (Video)

ÉVORA6 meses atrás

Primeiro desfile LGBT+ no Alentejo com fortes medidas de segurança. (Veja imagens)

Agenda6 meses atrás

PIMEL: Vítor Proença realça espaço onde o certame se vai realizar.

Desportos6 meses atrás

Odemira dispõe de uma Estação Náutica com três polos (video)

Artes6 meses atrás

Foi apresentado o livro Histórias de Odemira para crianças (video)

Últimas

Categorias

Região

Sociedade3 semanas atrás

Universidade Sénior de Viana do Alentejo já iniciou ano letivo.

O polo de Viana do Alentejo vai ser um dos polos experimentais neste ano letivo.

Futebol3 semanas atrás

Elétrico goleia e entra na Taça Comendador António Costa a liderar

Elétrico venceu com goleada.

Sociedade3 semanas atrás

Sol, nuvens e nada de chuva. Assim vai ser esta segunda-feira.

Évora será a cidade mais fria durante a noite.

Acidentes3 semanas atrás

Acidente na A2 em Alcácer do Sal faz 6 feridos

Só um dos feridos foi transportado para o Hospital

Policias3 semanas atrás

Policia e GNR apanham 61 condutores TVDE sem contrato.

Veja mapa de irregularidades detectadas pelas autoridades.

Acidentes3 semanas atrás

VMER de Évora ‘falha’ acidente na A6. Socorro prestado pela SIV de Alcácer do Sal.

TDS tentou confirmar inoperacionalidade mas serviços não responderam.

Acidentes3 semanas atrás

Colisão na A6 em Montemor o Novo faz 3 feridos.

Acidente aconteceu cerca das 21h52

Música3 semanas atrás

MISO MUSIC com poesia em Odemira

Espetáculo de New Ópera: A Vida é Sempre Preferível ou o Monólogo do Sal para lhe Completar a Medida

ALCÁCER DO SAL3 semanas atrás

“Viver o Natal em Alcácer do Sal”

De 1 de dezembro a 6 de janeiro de 2024

BEJA3 semanas atrás

IPBeja apresenta exposição de ilustração de Hélder Oliveira

Na exposição, que foi inaugurada a 7 de novembro, além destas imagens criadas para o IPBeja, podem, também, ser apreciados outros...

BEJA3 semanas atrás

Dois alunos de Solicitadoria do IPBeja com as melhores médias do país no exame final do estágio

Num universo de 491 alunos de todo o país, se submeteram à prova escrita do exame final de estágio para solicitadores...

Acidentes3 semanas atrás

Acidente grave em Pegões faz 1 morto e 8 feridos. EN4 está cortada.

Feridos a ser assistidos no local.

FUTSAL3 semanas atrás

Cabeçada, agressões e invasão de campo em jogo de Futsal(veja imagens)

Tudo num jogo de juniores do distrital de Évora.

PORTALEGRE3 semanas atrás

“Vinhos de Altitude – Serra de São Mamede” regressa a Portalegre.

Com base nos aromas e na notabilidade dos vinhos de altitude, esta mostra assume o Enoturismo como produto estratégico, na...

Economia3 semanas atrás

Orçamento de Estado: conheça todos os detalhes.

Conheça tudo o que muda no próximo OE24.

Agenda3 semanas atrás

“Manifesto Nada” em Odemira.

Este sábado com entradas gratuitas.

Crime3 semanas atrás

Buscas da PJ em Cuba para encontrar grávida

Mulher continua desaparecida.

Economia3 semanas atrás

98,9 milhões de euros para o Litoral Alentejano

Visando atenuar os impactos sociais, económicos e ambientais decorrentes da transição para as metas energéticas e climática.

MONTEMOR-O-NOVO3 semanas atrás

Utentes da Cercimor foram graffitar (veja fotos)

Este foi um projeto da Terras Dentro, dinamizado por Nuno Marques que foi desafiando os utentes da Cercimor e da...

BEJA3 semanas atrás

PSP de Beja: cão de raça roubado em agosto foi recuperado.

Ilícitos criminais e contraordenacionais, no período entre 27 de outubro e 14 de novembro

ÉVORA4 semanas atrás

11ª Iniciativa do Estendal Solidário está de volta a Évora com um lado sustentável

Estendal Solidário Iniciativa Estendal Solidário está de volta a Évora É uma iniciativa feita pela Santa Casa da Misericórdia de...

MÉRTOLA4 semanas atrás

Município de Mértola investe 80 mil euros para recuperar coelho-bravo e lebre ibérica

Mértola Município de Mértola investe 80 mil euros para recuperar coelho-bravo e lebre ibérica Em parceria com uma empresa especializada...

BEJA4 semanas atrás

Bolsa de Novos Talentos da Gulbenkian atribuída a alunos naturais de Évora e Beja

Bolsa de Novos Talentos da Gulbenkian Bolsa de Novos Talentos da Gulbenkian atribuída a alunos de Évora e Beja Dois...

destaque4 semanas atrás

Alentejo 2024 – Vai ser a única região do país dividida em Unidades Locais de Saúde

Alentejo 2024, Alentejo 2024 – Vai ser a única região do país dividida em Unidades Locais de Saúde É já...

MONFORTE4 semanas atrás

Prisão preventiva para homem por violência doméstica contra 2 mulheres.

Caso aconteceu em Monforte

PONTE DE SOR4 semanas atrás

Avioneta da escola Sevenair despistou-se em Ponte de Sor.

Veja vídeo da escola Sevenair Academy.

ODEMIRA4 semanas atrás

Comité de Acompanhamento do Alentejo 2030 reúne em Sabóia, Odemira

Reunião Comité de Acompanhamento do Alentejo 2030

ÉVORA1 mês atrás

Salvaguarda e valorização do Cromeleque dos Almendres 

Sendo essencial para a solidez de implantação dos menires, é importante que este processo seja bem-sucedido, pelo que continuará a ser...

Sociedade1 mês atrás

Viana do Alentejo participou no Training Course na Bulgária

O Município de Viana é membro efetivo da Rede Europeia de Sítios da Paz, juntamente com Évora Monte, desde 2017.

Sociedade1 mês atrás

Três detidos em operação especial de prevenção criminal

Os detidos foram presentes, no dia 6 de novembro, no Tribunal Judicial de Montemor-o-Novo para aplicação das medidas de coação.

Autarquias1 mês atrás

Nuno Mascarenhas passa a noite na PSP de Moscavide

É um dos 5 detidos na investigação que provocou a demissão de António Costa.

ÉVORA1 mês atrás

Urgência Pediátrica do Hospital de Évora encerrada durante a noite até domingo

Durante aquele período (das 21h00 às 09h00), o Serviço de Urgência Pediátrica continuará a funcionar para garantir a resposta às situações...

Crime1 mês atrás

Jovem de 21 anos detido por posse de arma proibida

Na freguesia de Santiago Maior, no concelho de Alandroal.

Crime1 mês atrás

GNR de Ponte de Sor recuperou 100 quilos de azeitona furtada.

O suspeito, um homem de 40 anos, foi identificado e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Ponte de...

MONTEMOR-O-NOVO1 mês atrás

Banda do Exército esta sexta-feira em Montemor-o-Novo

Iniciativa inserida no âmbito das Comemorações da Arma de Artilharia e do Regimento de Artilharia N.º 5, sediado em Vendas...

Rádio e TV1 mês atrás

Oiça a rádio TDS na internet

Entrada provisória

Religião1 mês atrás

Alter do Chão, Crato e Fronteira despedem-se do padre Rui Rodrigues

Após a última celebração terá lugar almoço e tarde de convívio .

ÉVORA1 mês atrás

Urgências de Évora a ‘meio gás’ até 12 de novembro. Veja alterações.

Cirurgia geral e medicina interna sem funcionarem durante a noite.

ELVAS1 mês atrás

Criança de 13 anos faleceu à porta da escola, em Elvas.

O menino terá assistido a briga entre várias crianças.

Sociedade1 mês atrás

Festival Internacional de Balões de Ar Quente já começou.

A 26ª edição promete colorir os céus alentejanos, onde a população poderá viver a inesquecível experiência de voar.

x
error: O conteúdo está protegido!!