Agenda
Portalegre recebe fórum internacional ‘Academia Net Zero’
A Virtual Educa é uma organização que promove a inovação na Educação, cuja atividade tem lugar, principalmente, no espaço ibero-americano.

Publicado
2 anos atrásem

Portalegre
“Academia Net Zero”
Hoje e amanhã, 15 e 16 de junho, realiza-se o Fórum Internacional “Academia Net Zero”, em Portalegre, organizado pela Virtual Educa e o Politécnico de Portalegre.
A Virtual Educa é uma organização que promove a inovação na Educação, cuja atividade tem lugar, principalmente, no espaço ibero-americano.
O Politécnico de Portalegre, anfitrião do Fórum, é uma instituição pública de ensino superior comprometida em contribuir para o desenvolvimento sustentável e promoção de espaços de diálogo.
Realizada em formato presencial e virtual, a Academia Net Zero será um espaço para explorar a forma como as instituições de ensino superior (IES) podem trabalhar em conjunto com os governos e o setor privado, para alcançar o objetivo “net zero” para as emissões de gases com efeito de estufa.
O evento reunirá especialistas em sustentabilidade de diversos setores e países, nomeadamente de Espanha e de vários países da América Latina.
Está confirmada a participação da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato; da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira; da ministra da Educação Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação do Equador, Andrea Montalvo; do diretor de Ação Climática e Meio Ambiente para a América Latina, da OCDE, Rodolfo Lacy; da coordenadora do programa internacional Eco-Escolas, Idoia Arellano; entre outros intervenientes.
Juntamente com os especialistas, representantes de governos, da educação, das empresas e da sociedade civil são convidados a discutir de que formas as IES podem ser líderes na luta contra as alterações climáticas e oferecer soluções inovadoras para alcançar um futuro sustentável para todos.
O Fórum propõe: o intercâmbio de ideias sobre as diferentes visões das IES perante o desafio que representam as alterações climáticas para a humanidade; dar visibilidade às ações que estão a ser levadas a cabo, neste âmbito, no que respeita à docência, investigação e extensão; bem como gerar potenciais oportunidades para o crescimento do rol de instituições de ensino superior que desenvolvam soluções replicáveis, que permitam fazer frente às alterações climáticas e mitigar as suas consequências.
A luta contra as alterações climáticas é uma tarefa urgente e global. Todos temos um papel crítico que desempenhar na procura de soluções sustentáveis e o ensino superior tem um papel chave nesta missão, uma vez que pode contribuir de diversas formas:
- Na preparação dos estudantes para se tornarem “líderes sustentáveis”, capacitando-os com os conhecimentos e competências necessários para fazer face aos desafios atuais e trabalhar para um futuro mais sustentável;
- Na liderança da investigação e desenvolvimento de soluções inovadoras para abordar os desafios da sustentabilidade e apoiar a transição até um futuro sem emissões de gases com efeito de estufa;
- Na implementação de práticas sustentáveis em cada campus, incluindo a adoção de energias renováveis, a gestão eficiente dos recursos e a promoção de hábitos sustentáveis entre os estudantes, colaboradores e comunidade;
- Na consciencialização sobre a importância da sustentabilidade e as alterações climáticas, incentivando os estudantes e a comunidade a agir e trabalhar para um futuro mais sustentável.
Outras notícias recomendadas
-
Opinião: O silêncio mortal do Cancro do Pulmão
-
Festival de Francesinhas em Setúbal serve 10 mil refeições
-
Continuam as escavações na Villa Romana de Santa Catarina de Sítimos
-
Opinião: Proteger a coluna: Um compromisso de todos
-
Despiste de mota faz um morto em Mértola.
-
Opinião: Quando Portugal provocou a criação de Wall Street.
-
Lesões por Sinistros /Acidentes Rodoviários, são a principal causa de morte dos jovens dos 5 aos 29 anos.
-
GNR resgata homem em ‘ilha’ na Albufeira do Caia.
-
IC1 cortado devido a incêndio de Ermidas-Sado. Trovoada pode ter sido a causa.
-
Estudantes de 10 nacionalidades estudam a Villa Romana de Santa Catarina de Sítimos.
-
Michael Carreira e Sara Correia nas festas de V.Novas
-
Família romena conta a história da comida portuguesa num restaurante na Comporta.
-
Alentejo mostra-se em cinco cidades da Alemanha
-
Festas em S.Barnabé, Almodôvar, canceladas devido a risco de incêndio.
-
Mourão de luto pela morte de 4 pessoas do concelho.
-
Corpos a serem analisados. Pelo menos 2 crianças deverão ter perdido a vida.
-
Detido por violência doméstica em Ponte de Sor.
-
Campeão de Fórmula 1 está de férias em Melides e estacionou o jato particular em Beja.
-
Venda das casas no Sul volta a subir, com Beja a liderar a valorização.
-
Portugal continua a ‘ferver’.
-
Festival do Crato com data extra
-
Noites de Baco na Cripta Arqueológica de Alcácer do Sal
-
Incêndio de Avis com 150 bombeiros e 7 meios aéreos
-
GNR de Sines apreende 3 armas de fogo com calibre de guerra e faz duas detenções
-
PJ faz duas detenções no distrito de Évora por violação
-
Incêndio em fábrica do Cercal do Alentejo em resolução mas com muitos meios.
-
Nicole Kidman compra casa em Melides.
-
Incêndio de Messejana começou com grade discos e acabou com proprietário a desrespeitar a GNR.
-
Ladrões de melão apanhados pela GNR
-
Reguengos recolhe assinaturas para pedir serviço de urgência básica