Fado, Cante e Flamenco na vila de Cabrela

Cabrela

Alentejo World Heritage Festival

A Vila de Cabrela, a pouco mais de uma hora de Lisboa, prepara-se para acolher um festival que homenageia as três heranças musicais da Península Ibérica reconhecidas pela UNESCO.

A vila alentejana de Cabrela já está em contagem decrescente para a primeira edição do “Alentejo World Heritage Festival”, um evento único que acontece nos dias 25, 26 e 27 de agosto no concelho de Montemor-o-Novo.

Ao longo destes três dias, a vila será o palco perfeito para um diálogo muito especial entre as três principais tradições musicais da Península Ibérica reconhecidas como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO: o
cante alentejano, o fado e o flamenco.

A fadista portuguesa Sara Correia, Luís Trigacheiro (cante alentejano), o Coro participativo de cante alentejano, a Companhia Barcelona Flamenco Ballet e Duquende (considerado um dos cantores de flamenco mais conceituados), entre
outros artistas, compõem o cartaz do festival.

O ponto alto deste festival, que acontece a pouco mais de uma hora de Lisboa, será no dia 26 de agosto, numa deslumbrante seara, com o pôr do sol como pano de fundo.

O concerto “Cante Alentejano, Fado e Flamenco numa seara alentejana” está marcado para as 19h30 e junta, em palco, Sara Correia, Luís Trigacheiro, Duquende, a companhia Barcelona Flamenco Ballet, o Trio de Daniel Bernardes, Os Músicos do Tejo, o grupo coral Fora d’Oras e o Coro Participativo de Cante de Cabrela.

Este é um evento que pretende contribuir para uma maior oferta cultural de excelência num território de baixa densidade populacional, como é a Vila de Cabrela, que conta já com um histórico de um conjunto de iniciativas culturais marcadas pela surpreendente adesão por parte da comunidade local.

Agenda de 21 a 25 de agosto

Workshop de Cante Alentejano: A comunidade de Cabrela é convidada a participar num workshop de Cante Alentejano dinamizado pelo Grupo Coral Fora D’oras.

25 de agosto
22h00: Serão de “Cante ao Luar de Cabrela” e Celina da Piedade
Nesta noite muito especial, os habitantes de Cabrela, reunidos no Coro Participativo de Cante de Cabrela, são convidados a juntar-se ao Grupo Coral Fora d’Oras. Este concerto resulta do workshop desenvolvido durante a semana pelos próprios
habitantes de Cabrela. Concerto por Celina da Piedade.

26 de agosto
19h30: Concerto de Fado, Flamenco e Cante Alentejano
Com Sara Correia, Luís Trigacheiro, Duquende, companhia Barcelona Flamenco Ballet, Trio de Daniel Bernardes, Os Músicos do Tejo, grupo coral Fora d’Ouras e o Coro Participativo de Cante de Cabrela.

22h00: Serão de “Fado Cabrela”
O Largo Pascoal Coelho acolhe a homenagem aos 35 anos de carreira do cantor João Paulo Marques.

27 de agosto
11h00: Workshop de flamenco
Com os guitarristas e bailarinos da companhia Barcelona Flamenco Ballet

19h00: Missa flamenca
Com os guitarristas e cantores da companhia Barcelona Flamenco Ballet. O evento é promovido pela associação Égide – Associação Portuguesa das Artes,em coorganização com a associação Lar Doce Ler e apoio institucional e logístico da
Câmara Municipal de Montemor e da Junta de Freguesia de Cabrela.

AS MAIS IMPORTANTES DO DIA