Agenda
Portalegre recebe fórum internacional ‘Academia Net Zero’
A Virtual Educa é uma organização que promove a inovação na Educação, cuja atividade tem lugar, principalmente, no espaço ibero-americano.

Publicado
2 anos atrásem

Portalegre
“Academia Net Zero”
Hoje e amanhã, 15 e 16 de junho, realiza-se o Fórum Internacional “Academia Net Zero”, em Portalegre, organizado pela Virtual Educa e o Politécnico de Portalegre.
A Virtual Educa é uma organização que promove a inovação na Educação, cuja atividade tem lugar, principalmente, no espaço ibero-americano.
O Politécnico de Portalegre, anfitrião do Fórum, é uma instituição pública de ensino superior comprometida em contribuir para o desenvolvimento sustentável e promoção de espaços de diálogo.
Realizada em formato presencial e virtual, a Academia Net Zero será um espaço para explorar a forma como as instituições de ensino superior (IES) podem trabalhar em conjunto com os governos e o setor privado, para alcançar o objetivo “net zero” para as emissões de gases com efeito de estufa.
O evento reunirá especialistas em sustentabilidade de diversos setores e países, nomeadamente de Espanha e de vários países da América Latina.
Está confirmada a participação da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato; da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira; da ministra da Educação Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação do Equador, Andrea Montalvo; do diretor de Ação Climática e Meio Ambiente para a América Latina, da OCDE, Rodolfo Lacy; da coordenadora do programa internacional Eco-Escolas, Idoia Arellano; entre outros intervenientes.
Juntamente com os especialistas, representantes de governos, da educação, das empresas e da sociedade civil são convidados a discutir de que formas as IES podem ser líderes na luta contra as alterações climáticas e oferecer soluções inovadoras para alcançar um futuro sustentável para todos.
O Fórum propõe: o intercâmbio de ideias sobre as diferentes visões das IES perante o desafio que representam as alterações climáticas para a humanidade; dar visibilidade às ações que estão a ser levadas a cabo, neste âmbito, no que respeita à docência, investigação e extensão; bem como gerar potenciais oportunidades para o crescimento do rol de instituições de ensino superior que desenvolvam soluções replicáveis, que permitam fazer frente às alterações climáticas e mitigar as suas consequências.
A luta contra as alterações climáticas é uma tarefa urgente e global. Todos temos um papel crítico que desempenhar na procura de soluções sustentáveis e o ensino superior tem um papel chave nesta missão, uma vez que pode contribuir de diversas formas:
- Na preparação dos estudantes para se tornarem “líderes sustentáveis”, capacitando-os com os conhecimentos e competências necessários para fazer face aos desafios atuais e trabalhar para um futuro mais sustentável;
- Na liderança da investigação e desenvolvimento de soluções inovadoras para abordar os desafios da sustentabilidade e apoiar a transição até um futuro sem emissões de gases com efeito de estufa;
- Na implementação de práticas sustentáveis em cada campus, incluindo a adoção de energias renováveis, a gestão eficiente dos recursos e a promoção de hábitos sustentáveis entre os estudantes, colaboradores e comunidade;
- Na consciencialização sobre a importância da sustentabilidade e as alterações climáticas, incentivando os estudantes e a comunidade a agir e trabalhar para um futuro mais sustentável.
Outras notícias recomendadas
-
Amora vence na Amadora e pressiona Lusitano de Évora
-
Autarcas de Alcácer do Sal visitam freguesias.
-
Volta ao Alentejo em Bicicleta com a 1ª etapa a terminar em Moura.
-
BTL a decorrer na FIL em Lisboa mostra o melhor do país. (entrevista)
-
Rio Guadiana com caudal superior após descargas na Barragem de Pedrogão
-
Despiste na A2 faz dois feridos.
-
Concurso de Poesia em Alter do Chão.
-
Velhas Gaiteiras apresentam: “Aceita que dói menos”, em Estremoz.
-
Estrada de Santa Luzia, em Alcácer do Sal, continua interdita devido a derrocada.
-
Marco Bicho já não é o treinador do Olímpico do Montijo
-
Trimagisto estreia ‘Subpalco’ em Montemor-o-Novo. (entrevista)
-
Está a arder a antiga central da EDP, em Sines.
-
Basquetebol: Benfica sub23 joga em Santo André.
-
Homem engana PSP. Tinha isqueiro em forma de arma de fogo.
-
Resialentejo investe 11,8 milhões de euros em 2025
-
Homem de 31 anos detido em Viana do Alentejo por violência doméstica
-
Barragem de Pedrogão começou a descarregar.
-
Alqueva a menos de 60cms de atingir a cota máxima.
-
Alentejo continua a ser uma das regiões mais ‘castigadas’ pelo mau tempo.
-
Já viu como está a Barragem do Monte Novo, em Évora. (drone)
-
Anomalias na Barragem do Monte Novo, em Évora, provocam alerta amarelo.
-
Portalegre com 12 casas afectadas após mini tornado (entrevista)
-
Espanhóis abrem 4 barragens na bacia do rio Tejo.
-
Abatimento na EM 531 provoca corte da via entre Torre das Vargens e Sume.
-
Alqueva a menos de 2 metros da capacidade máxima.
-
Tornado atinge Portalegre faz desalojados e provoca queda de dezenas de árvores.
-
Despiste em Cuba faz 2 vítimas. EN258 está cortada ao trânsito.
-
Cheias provocam danos. Vedações e palha foram apanhadas pelo rápido aumento das águas.
-
Pescadores espanhóis pescam em Portugal porque Espanha não permite comercialização de peixe do rio.
-
APS com nova administração a partir desta segunda-feira. Governo não reconduziu José Luís Cacho.