Últimas:
Rui Nabeiro [ 1931-2023 ] – RÁDIO TDS
Siga-nos

Sociedade

Rui Nabeiro [ 1931-2023 ]

Acompanhe toda a informação. Em atualização constante.

Publicado

em

Momentos

Marcelo esteve ontem com Rui Nabeiro

O Presidente da República lamentou este domingo a morte do empresário Rui Nabeiro, que teve a oportunidade de o visitar no hospital este sábado, ao fim da tarde.

“Rui Nabeiro foi um percursor, construiu uma marca global, como há poucas no nosso país, mantendo sempre a sede e o coração da sua atividade em Campo Maior, terra onde nasceu e onde deixa um generoso legado”, afirma a nota da Presidência da República.

Marcelo acrescenta que, num tempo económica e socialmente desafiante, o exemplo do empresário, “na sua preocupação social e participação cívica, com a comunidade e com o país”, “devem ser um exemplo e uma inspiração para todos quantos podem devolver à sociedade um pouco daquilo que esta lhes deu.”

Grupo Nabeiro reage a morte de Rui Nabeiro

Falecimento do Comendador Rui Nabeiro

É com profundo pesar que a família Nabeiro informa que faleceu hoje, dia 19 de março, o Comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro, Presidente e Fundador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, aos 91 anos.

O espírito empreendedor e a sua ética de trabalho estiveram sempre presentes nos momentos decisivos da sua vida. Em 1961, criou a Delta Cafés, dando origem a um grupo empresarial que hoje lidera o mercado dos cafés em Portugal e hoje em forte expansão nos mercados internacionais.

Toda a família Delta está profundamente triste com esta perda e estende as sinceras condolências a todos aqueles que também hoje perderam um grande amigo. Estamos todos empenhados em continuar o seu legado e honrar a sua visão, continuando a produzir o melhor café do mundo, apoiando as comunidades locais e promovendo a sustentabilidade.

O Comendador Rui Nabeiro encontrava-se hospitalizado no Hospital da Luz, devido a problemas respiratórios.

A data e o programa das cerimónias fúnebres serão oportunamente comunicados.

Biografia | Manuel Rui Azinhais Nabeiro

Manuel Rui Azinhais Nabeiro nasceu a 28 de março de 1931, em Campo Maior, Portugal.
Filho de Manuel dos Santos Nabeiro e de Maria de Jesus Azinhais. Casou com Alice do Carmo Gonçalves Nabeiro e tiveram dois filhos – Helena Maria Gonçalves Nabeiro Tenório e João Manuel Gonçalves Nabeiro, que integram o Conselho de Administração do Grupo Nabeiro – Delta Cafés – e quatro netos Rui Miguel Nabeiro, atual CEO do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, Rita Nabeiro e Ivan Nabeiro, que integram o órgão executivo, e Marcos Tenório Bastinhas.

Com o ensino básico de habilitações, logo nos bancos de escola se salientava dos demais colegas pela sua iniciativa e pela sua capacidade de liderança.

Aos dezassete anos, após a morte do pai, assumiu os destinos da pequena sociedade familiar, a Torrefacção Camelo Lda.

O espírito empreendedor e a forte ética de trabalho estiveram sempre presentes nos momentos decisivos da sua vida e, em 1961, criou a  Delta Cafés , dando origem a um grupo empresarial que hoje lidera o mercado dos cafés em Portugal e em forte expansão nos mercados internacionais.

Passados poucos meses da sua fundação, a marca Delta era distribuída em todo o país, abrindo um entreposto comercial em Lisboa, em 1963 e outro no Porto, em 1964.

Antes do 25 de abril de 1974, e por duas vezes, Rui Nabeiro foi nomeado presidente da  Câmara Municipal  de Campo Maior — em 1962 e em 1972 – voltando a exercer o cargo em 1977, sendo reeleito duas vezes, e mantendo-se no cargo até 1986,

Com uma visão futurista e de ambição, fundou a  Novadelta  no ano de 1982 e dois anos mais tarde criou a maior fábrica de torrefação da Península Ibérica, existente na época.

O Grupo Nabeiro –  Delta Cafés  nasce em 1988 dando origem à criação de mais de duas dezenas de empresas e com intervenção direta em áreas tão diversas como a agricultura e vitivinicultura, distribuição alimentar e de bebidas, retalho
automóvel, comércio imobiliário e hotelaria.

A Delta Cafés, na pessoa do seu fundador, Manuel Rui Azinhais Nabeiro, transportou para o modelo de negócio a essência relacional da magia do café.

O relacionamento entre a Delta e os seus clientes é em todo idêntico ao do homem do balcão e do seu cliente de todas as manhãs, pois aprenderam juntos a confiar e a partilhar a vida no sabor e aroma de uma chávena de café.

Grupo Nabeiro – Delta Cafés | 2023

Desde a sua fundação, a Delta assentou em valores sólidos e princípios que se reflectiram na criação de uma marca de Rosto Humano, assente na autenticidade das relações com todas as partes interessadas.

Pelo reconhecimento de mérito empresarial, foi-lhe atribuído o grau de Comendador da Ordem Civil do Mérito Agrícola, Industrial e Comercial – Classe Industrial, pelo Presidente da República Mário Soares, a 9 de Junho de 1995.

A 5 de Janeiro de 2006 foi novamente distinguido como Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

Em 2007 inaugurou o Centro Educativo Alice Nabeiro, para dar resposta às necessidades extra-escolares das crianças de Campo Maior, um espaço orientado pela visão do seu mentor, que desde a sua raiz quis fazer do CEAN uma escola
onde as crianças ambicionem ser empreendedoras, proactivas, talentosas e que se possam destacar pelo seu potencial.

Com o patrocínio da Delta a Universidade de Évora criou, em 2009, a Cátedra Rui Nabeiro, destinada à promoção da investigação, do ensino e da divulgação científica na área da biodiversidade.

Ainda em 2009, recebeu uma das maiores distinções atribuídas pelo país vizinho e, por indicação do Rei de Espanha, foi honrado com a notável insígnia – A Comenda da Ordem de Isabel a Católica. Em 2010 foi nomeado Cônsul Honorário de
Espanha, com jurisdição nos distritos de Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja.

Em 2012 recebeu o doutoramento “Honoris causa” em Ciência Política, atribuído pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Em 2021 foi homenageado pela Câmara Municipal de Coimbra com a Medalha da Cidade de Coimbra e, no mesmo ano, foi agraciado pela Câmara Municipal de Lisboa, com a Medalha de Honra da Cidade de Lisboa, e recebeu a Chave de Vila Nova de Gia, a mais alta distinção honorífica desse município.

Em Junho de 2022 a Universidade de Coimbra, sob proposta da Faculdade de Economia, atribuiu a Rui Nabeiro o Doutoramento Honoris Causa, pelo seu indiscutível mérito profissional e qualidades humanas que constituem uma referência inspiradora para toda a sociedade. No mesmo ano foi considerado o líder mais relevante e com melhor reputação de Portugal, segundo o estudo anual RepScore da Consultora OnStrategy.

Ainda em 2022 foi condecorado pelo Exército com a Medalha de D. Afonso Henriques – Mérito do Exército, 1.ª classe e agraciado com o Globo de Ouro de Mérito e Excelência – SIC, outorgado pela estação televisiva SIC.

Entre outras distinções conta-se o Prémio Personalidade de Confiança atribuído pelas Selecções do Reader’s Digest por diversas ocasiões e o Prémio Carreira Qualidade atribuído pela Associação Portuguesa para a Qualidade.

Grupo Nabeiro – Delta Cafés | 2023

Rui Nabeiro foi um empreendedor nato. A par de todas as distinções é igualmente reconhecido como um exemplo ético e de uma liderança centrada em valores humanistas que se reflectem no compromisso a longo prazo perante a comunidade,
trabalhadores e parceiros.

O Grupo Nabeiro preserva os valores desde a sua origem e, de forma coesa, tem-se desenvolvido com uma visão de renovação e de inovação e é desta forma que continuará o legado do Comendador Rui Nabeiro.

Manuel Rui Azinhais Nabeiro morreu a 19 de março de 2023.

5 dias de luto

O Município de Campo Maior decretou cinco dias de Luto Municipal (de 19 a 23 de março de 2023) pelo falecimento do Comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro, o primeiro presidente eleito democraticamente da Câmara Municipal de Campo Maior, em 1977, cargo que ocupou até 1986.

Figura nacional incontornável e um homem que dedicou a sua vida a Campo Maior e aos campomaiorenses, contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento económico, social, cultural e humano do nosso concelho.

Rui Nabeiro inspirou milhões de portugueses ao longo de várias décadas e o seu legado de dedicação ao trabalho, consciência social e, acima de tudo, humanismo, continuará a perdurar no tempo e a servir de guia para as gerações vindouras, de forma muito especial entre os campomaiorenses.

Nesta hora de profundo pesar, o Município de Campo Maior e a Assembleia Municipal de Campo Maior endereçam à família e amigos deste ilustre campomaiorense as mais sentidas condolências.

Testemunhos

Voto de Pesar pelo falecimento do Comendador Rui Nabeiro

Ao tomar conhecimento da morte do empresário campomaiorense e grande amigo da cidade de Elvas, comendador Rui Nabeiro, em nome da Câmara Municipal de Elvas, escrevi e assino este voto de pesar em honra à vida e à memória do empresário.

Decreto também os dias 19, 20 e 21 de março, como dias de Luto Municipal, expressando o meus mais profundo e sentido pesar pelo triste acontecimento, em nome do executivo.

Ao apresentar sentidos pêsames à família, aos amigos e todo o grupo que fundou, a Câmara Municipal recorda o trabalho de Rui Nabeiro, de 91 anos, natural de Campo Maior.

O empresário, que desde muito cedo se mostrou empreendedor, fundou em 1961, a Delta Cafés, dando origem a um grupo empresarial que hoje lidera o mercado dos cafés em Portugal e hoje em forte expansão nos mercados internacionais.

O seu trabalho, resiliência, o amor à sua terra, e a sua ética de trabalho serão para sempre recordados por quem o conheceu.

Não podemos esquecer os inúmeros momentos em que foi parceiro da Câmara Municipal de Elvas, assim como o investimento que realizou no nosso concelho, sendo com profunda tristeza e consternação que recebemos a notícia do seu falecimento.

 

O presidente da Câmara Municipal de Elvas

Comendador José Rondão Almeida

Rui Nabeiro

Manuel Rui Azinhais Nabeiro é natural de Campo Maior, terra do alto Alentejo. Nasceu a 28 de março de 1931, no seio de uma família humilde.

Desde cedo aprendeu a lidar com a adversidade. Aos 12 anos começou a trabalhar, ajudava a mãe numa pequena mercearia, o pai e os tios na torra do café, numa época em que se sentiam os efeitos nefastos da guerra civil em Espanha.

Começou muito jovem a trabalhar na torrefação de café da família. Rui Nabeiro tinha apenas 19 anos quando assumiu a direção da Torrefacção Camelo, Lda.

O espírito empreendedor e a forte ética de trabalho estiveram sempre presentes nos momentos decisivos da sua vida.
Em 1961 criou a Delta Cafés, dando origem a um grupo empresarial que hoje lidera o mercado dos cafés em Portugal e em forte expansão nos mercados internacionais. Passados poucos meses da sua fundação, a marca Delta era distribuída em todo o país, abrindo um entreposto comercial em Lisboa, em 1963 e outro no Porto, em 1964.

Com uma visão futurista, provida de ambição, fundou a Novadelta no ano de 1982 e dois anos mais tarde criou a maior fábrica de torrefação da Península Ibérica, existente na época.

O Comendador Rui Nabeiro sempre se esforçou por acompanhar os que lhe estão por perto. Com os recursos de que dispôs nas diferentes etapas da sua vida, apoiou e continua a contribuir para o bem-estar de muitos.
O Grupo Nabeiro – Delta Cafés nasce em 1988.

Sociedade

Mercadona de Évora já tem data de abertura

Saiba mais sobre a abertura da nova loja

Publicado

em

Évora

Abertura anunciada

O ano de 2023 terminou com 49 lojas a funcionar em Portugal, a Mercadona vai, em 2024, continuar a expandir-se.

Este ano, a cadeia espanhola irá inaugurar lojas na Guarda, Oliveira de Azeméis, Coimbra (Solum e Eiras), Leiria, Évora, Vila Nova de Gaia (Canelas), Sintra (Rio de Mouro), Maia (Moreira), Seixal (Fernão Ferro) e Barreiro (Lavradio), fazendo com que termine o ano com 60 supermercados em funcionamento em território nacional.

A Mercadona Évora, será inaugurada algures durante o mês de outubro, embora ainda não tenha uma data fixa definida.

A loja ainda está a contratar para esta loja, havendo vagas para operador de loja em part-time.

Continuar a ler

Acidentes

Ferido do acidente de Santa Catarina transferido para o Hospital de Évora.

Acidente grave com vítima mortal

Publicado

em

Santa Catarina, Alcácer do Sal

Vítima mortal é uma jovem de 18 anos

Esta manhã um despiste em Santa Catarina, Alcácer do Sal, provocou um morto e um ferido leve.

Na viatura, ligeira de passageiros, seguiam dois jovens que caíram numa ribeira.

Na sequência do despiste, o jovem do sexo masculino conseguiu sair da viatura pelo próprio pé mas a mulher ficou encarcerada. 

Para o local foi acionado o helicóptero do inem que acabou por não ser utilizado.

O ferido leve foi transportado para o hospital de Évora.

O departamento de  investigação criminal da GNR foi acionado para recolher vestígios e apurar a causa do despiste.  

No local estiveram o INEM, os bombeiros de Alcácer  do Sal e a gnr.

A estrada que liga Santa Catarina a Alcácer do Sal está cortada ao trânsito.

Rapariga morre em despiste em Santa Catarina, Alcácer do Sal.

Continuar a ler

Acidentes

Rapariga morre em despiste em Santa Catarina, Alcácer do Sal.

Helicóptero do INEM no local.

Publicado

em

Fotos: TDS (direitos reservados)

Santa Catarina, Alcácer do Sal

Uma vítima mortal e um ferido leve

Um despiste próximo de Santa Catarina, Alcácer do Sal, provocou esta manhã uma morte e um ferido leve.

A vítima mortal é uma rapariga com cerca de 18 anos de idade. O jovem que vinha na viatura é ferido ligeiro.

A viatura seguia na estrada que liga a EN (Estrada Nacional) ao povoado.

No local estão 18 operacionais, apoiados pelo meio aéreo e pela vmer.

Estão 7 meios terrestres no local.

Foi entretanto accionado o helicóptero do INEM de Évora acabando por não realizar qualquer transporte.

No local estão os Bombeiros de Alcácer do Sal, a VMER de Santiago do Cacém e a GNR.

O acidente ocorreu ás 10h53.

Continuar a ler

ÉVORA

Policias de Portugal e Espanha encontram-se em Évora e Estremoz

Com vista ao reforço desta cooperação, ocorreu, ontem, dia 9 de abril, reunião com a Chefia da Polícia da Estremadura espanhola com a presença da Chefe Superior daquela força de segurança, do Comandante Distrital da PSP de Évora e dos responsáveis a nível Operacional, de investigação criminal.

Publicado

em

PSP

Policias de Portugal e Espanha fazem encontro em Évora

Em dezembro de 2013, a PSP e o Corpo Nacional de Polícia (CNP) de Espanha firmaram um memorando de entendimento com vista a potenciar os mecanismos de cooperação policial entre ambas as Polícias.

O Comando Distrital de Évora da PSP, neste âmbito, tem promovido essa cooperação institucional, com o desenvolvimento durante o ano de 2023 e já no atual, de diversas ações de patrulhamento mistas na sua área de atuação, com a presença de polícias espanhóis nas cidades de Évora e Estremoz.

Foram concretamente levadas a cabo nos dias 20 e 21 de março, ações de sensibilização na Escola Secundária Gabriel Pereira e Escola Secundária Rainha Santa Isabel com o objetivo de sensibilizar os jovens para os perigos associados às viagens de finalistas, tendo sido abordados os comportamentos de risco e consumos aditivos, conselhos de segurança, incivilidades e aspetos da legislação espanhola.

Nos dias 30 e 31 de março foram efetuadas patrulhas mistas com a colaboração de Equipas  Policiais do Corpo Nacional da Polícia Espanhola, efetuando um  policiamento proactivo, dissuasor e de visibilidade, no sentido de transmitir sentimento de segurança aos cidadãos e assegurar uma ligação mais próxima com os turistas em particular os de nacionalidade Espanhola, uma vez que normalmente se verifica um grande afluxo de cidadãos  espanhóis, nesta época do ano e nestas duas cidades.

Com vista ao reforço desta cooperação, ocorreu, ontem, dia 9 de abril, reunião com a Chefia da Polícia da Estremadura espanhola com a presença da Chefe Superior daquela força de segurança, do Comandante Distrital da PSP de Évora e dos responsáveis a nível Operacional, de investigação criminal e de estrangeiros de ambas as instituições, tendo sido acordada a manutenção da referida cooperação no futuro, com vista a uma mais intensa atividade de troca de informação, essencialmente no âmbito da prevenção, da investigação  criminal, da formação  e do patrulhamento nos respetivos territórios.

Continuar a ler

Acidentes

Encontrada a roupa de um dos desaparecidos

Buscas continuam em terra, mar e ar entre Tróia e Pinheiro da Cruz

Publicado

em

Foto: TDS (direitos reservados)

Grândola

Buscas continuam

As roupas de um dos desaparecidos, o jovem de 23 anos, foram encontradas.

As autoridades recuperaram as roupas o que pode evidenciar que o jovem tenha ficado preso e tenha tentado libertar-se.

Entretanto o corpo do irmão, já recuperado, foi identificado pelos familiares.

Hoje as buscas voltaram a ser alargadas estando agora num perímetro de 12 milhas náuticas, cerca de 21 kms, entre Tróia e Pinheiro da Cruz.

Até agora não foi registado qualquer avistamento.

Continuar a ler

Acidentes

Buscas vão ser alargadas até Pinheiro da Cruz

Buscas a decorrrer entre Tróia e Comporta.

Publicado

em

Foto: TDS (direitos reservados)

Grândola

Buscas alargadas

Continuam as buscas por 2 homens pelo terceiro dia consecutivo.

A policia marítima decidiu alargar o perímetro e ao final do dia deverá ser anunciado novo alargamento até Pinheiro da Cruz.

Nesta altura as buscas decorrem em cerca de 8 milhas, entre Tróia e a Comporta.

Serrano Augusto, capitão do Porto de Setúbal, referiu ser necessário este alargamento com o decorrer do tempo após o naufrágio de domingo.

Continuar a ler

Sociedade

Fuga de gás faz 1 ferido, em Ponte de Sor.

Mulher ferida recebeu assistência médica no local

Publicado

em

Ponte de Sor

Fuga de gás.

Uma mulher de 34 anos ficou ferida na explosão mas recusou ser transportada ao Centro de Saúde.

A habitação era habitada por 4 pessoas que tiveram que abandonar a casa.

A explosão numa casa de habitação registou-se cerca das 20h15.

No local, estiveram 10 operacionais, com quatro viaturas.

Continuar a ler

Agenda

‘Deus Pátria Autoridade’ e ‘Bom Portugês’ de Rui Simões para ver em Évora.

A exibição destes dois filmes antecipam a chegada da PRIMEIRA OBRA novo filme de RUI SIMÕES dia 25 de abril nos cinemas.

Publicado

em

Évora e Montemor o Novo

A exibição destes dois filmes antecipam a chegada da PRIMEIRA OBRA novo filme de RUI SIMÕES dia 25 de abril nos cinemas.

Sessão especial dia 11 de abril em Montemor-o-Novo.

Hoje e amanhã, às 21h30 no Auditório Soror Mariana, Rui Simões estará presente na exibição de Deus Pátria Autoridade e Bom Povo Português, um regresso às salas de cinema após mais de 40 anos. A exibição destes dois filmes é no âmbito da programação do ciclo de cinema, 50º aniversário do 25 de abril.

A exibição destes dois filmes vem antecipar a chegada de PRIMEIRA OBRA, o mais recente filme do realizador Rui Simões que chega às salas de cinema no próximo dia 25 de abril, sendo esta a sua primeira longa-metragem na área da ficção. Com distribuição da Real Ficção, teve a sua estreia mundial na última edição do Festival IndieLisboa. A chegada deste filme às salas de cinema portuguesas vem comemorar o 50ºaniversário do 25 de Abril, assim como os 50 anos de carreira de Rui Simões e o seu 80º aniversário.  Ainda antes da chegada às salas de cinema, decorrerá no dia 11 de abril, uma sessão especial no Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo que contará com a presença do realizador.

Abril será ainda marcado pelo regresso às salas de cinema de documentários que marcaram a carreira do cineasta. 40 anos depois é possível revisitar Deus Pátria Autoridade e Bom Povo Português.

PRIMEIRA OBRA

É também um filme autobiográfico, uma vez que tem como ponto de partida o anterior filme do realizador. Retrata a história de um jovem investigador luso-descendente, Michel que chega de câmara na mão para pesquisar a Revolução por cumprir. Traçando paralelismos com a contemporaneidade, mapeia as formas em que o filme BOM POVO PORTUGUÊS reflete o país inserido na Europa. Em conversa com Simão, histórico cineasta, Michel procura respostas para o seu filme. Ao conhecer Susy, activista do ambiente, percebe que o amor é o caminho. Como sempre, a vida e o cinema misturam-se.

Sobre esta obra, Rui Simões refere que ”Uma das minhas preocupações na realização desta minha primeira longa de ficção foi tentar casar realidade e ficção, na esperança de um final feliz. O cinema conta sempre uma história de amor, por vezes também de luta de classes”.

Ficha técnica

Atores – Zé Bernardino, Ulé Baldé, António Fonseca, Joana Brandão, Maty Galey, Beatriz Gaspar, Jean-Marie Galey e Alice Barros Simões
Participação Especial – Dalila Carmo, Manuel João Vieira, Miguel Seabra, Manuel Mozos, Adriana Queiroz, Isabel Ruth Olga Roriz e Filipa Mayer
Realização – Rui Simões
A partir de um argumento de Sabrina D. Marques
de uma ideia de Rui Simões
Direcção de Fotografia – João Serralha
Director de Som – Paulo Cerveira
Montagem – Francisco Costa
Música Original e Sound Design – Ricardo Guerreiro
Misturas – Paulo Abelho
Montagem de Som – Tiago Inuit
Decoração – João Dourado
Figurinos – Tânia Franco
Maquilhagem e Cabelos – Íris Peleira
Direcção de Produção – Beatriz Jarmela
Produção – Jacinta Barros, Rui Simões

Sobre Rui Simões

Rui Simões nasceu em 1944, estudou realização de cinema e televisão no Institut des Arts de Diffusion em Bruxelas, Bélgica. Onde trabalhou como fotógrafo de cena. De volta a Portugal a seguir à revolução de 1974 viria a realizar os icónicos filmes do pós 25 de Abril, “Deus Pátria, Autoridade” e “Bom Povo Português”.

Continuar a ler

SINES

Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Sines preocupada com aumento de taxas dos bancos.

Debate com a população no dia 6 de abril

Publicado

em

Sines

Taxas dos bancos

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Sines está muito preocupada com o aumento do valor das Taxas e Comissões Bancárias, cobradas aos Utentes dos diversos Bancos.

Os Bancos em Portugal cobram o valor mais alto da Europa, com estas operações, perfazendo mais de 7 milhões de euros por dia. Os Utentes que tenham contraído empréstimos, é cobrado pelo seu respectivo Banco, das mais altas taxas de juro da União Europeia. 

A Banca em Portugal, tem tido lucros históricos, a cada ano que passa, como é o exemplo da Caixa Geral de Depósitos que obteve em 2023 mais de 1.000 milhões de Euros. Diminuindo o número de Trabalhadores e encerrando muitos Balcões a nível nacional.

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Sines vai levar a efeito um Evento, no dia 6 de Abril (Sábado), pelas 15:00, um Debate com a População no Centro de Artes de Sines, sob o lema “Abril é avanço, é mais e melhores Serviços Públicos”, e que tem como Convidado, o Sr. Miguel Tiago, em que já produziu diversas obras literárias, sobre o assunto em questão.

Continuar a ler

Sociedade

Temperaturas altas voltam esta sexta feira mas a chuva volta no sábado.

Poeiras do Saara também estão de regresso este fim de semana.

Publicado

em

Por

Alentejo

Sol, chuva e poeiras

A primavera não pára de surpreender. Esta sexta feira vai ser de muito sol e com temperaturas que chegam aos 26º em Évora, 25º em Sines e 24º em Portalegre e Beja.

O sul volta a registar temperaturas elevadas apesar da instabilidade do tempo.

É caso para dizer que é ‘sol de pouca dura’ já que no sábado o IPMA prevê o regresso da chuva ao sul doa país com uma queda natural das temperaturas.

Quem está de regresso são as poeiras em suspensão, do Saara, que deverão intensificar-se até domingo.

Continuar a ler

ARRAIOLOS

Ecofestival termina com passeio da Biodiversidade

Decorreu no concelho de Arraiolos

Publicado

em

Aldeia da Serra, Arraiolos

Passeio pela Biodiversidade

Entre 20 e 23 de março de 2024 teve lugar o Ecofestival, na Aldeia da Serra, no concelho de Arraiolos.

O evento terminou com o passeio da Biodiversidade, orientado pelo André Oliveira, Investigador na Universidade de Évora, num encontro entre a natureza e a ciência, onde se viu e ouviu a diversidade de plantas e animais que, na Aldeia da Serra, subsistem de forma natural e cuidada.

Contámos também com a presença do grupo ‘Vadecaja’, dois momentos musicais, antes e depois do passeio, que encheram os participantes de boa disposição energia com a sua atuação de cantares e música com instrumentos musicais tradicionais, onde o Bombo, a flauta, os paus, os chocalhos e búzios transmitiram-nos a música e a expressão rítmica e natural.

Com o encontro da música com a biodiversidade, a semente ficou lançada, agora é preservar, respeitar e cuidar da diversidade de vida na terra.

Continuar a ler

GALVEIAS

Laranja é rainha em Galveias

É a primeira festa da Laranja em Galveias

Publicado

em

Galveias, Ponte de Sor

Primeira Festa da Laranja

A Junta de Freguesia de Galveias, concelho de Ponte de Sor, realiza nos próximos dias 6 e 7 de Abril a Primeira Festa da Laranja.

A iniciativa decorrerá no Multiusos o Mercado e incluirá:

O concurso de odores e sabores em que estarão a concurso receitas de bolos/tortas de laranja; doces e compotas com laranjas e licores de laranja:

Mostra de laranjas e produtos com laranja.

A animação está a cargo da Tunas Académicas do IPP – Instituto Politécnico de Portalegre e da UBI – Universidade da Beira Interior (dia 6) e da Orquestra Ligeira do Alto Alentejo (dia 7).

A iniciativa tem entrada livre.

Continuar a ler

Desportos

Rally-Raid Portugal – Declarações dos pilotos

Rally vai andar por todo o litoral alentejano

Publicado

em

Grândola

Declarações dos pilotos na conferência de imprensa de antevisão do Rally-Raid Portugal

“…é sempre um prazer vir correr a Portugal. Estive aqui muitos anos no Mundial de Ralis e na Baja, tenho muito boas recordações de ambos”.

Carlos Sainz

“Guardo grandes memórias de Portugal, sempre foi especial correr aqui, devido à atmosfera criada pelos espectadores”.

Sébastien Loeb

Nunca corri em Portugal, mas é um prazer estar neste país lindíssimo e num evento com este nível. Os meus parabéns à organização, está tudo fantástico e tenho a certeza que vai ser uma grande corrida”.

Ross Branch, 2º no Dakar 2024 (Motos)

As declarações de alguns dos candidatos à vitória na conferência de imprensa de antevisão do bp Ultimate Rally-Raid Portugal:

AUTOS

Carlos Sainz (MINI)

“Não tenho intenções de fazer o Mundial, mas para mim é sempre um prazer vir correr a Portugal. Estive aqui muitos anos no Mundial de Ralis e na Baja, tenho muito boas recordações de ambos. Quero desfrutar da corrida, que como sempre deverá ter muito público. A ‘afición’ de Portugal e de Espanha é sempre fantástica e tenho a certeza que vai apoiar todos os pilotos, não apenas a mim. João Ferreira? Perguntei-lhe a idade e percebi que é mais novo do que o meu filho! Ter companheiros de equipa mais jovens do que o meu filho é uma sensação estranha. Mas é um piloto muito profissional e rápido, tenho certeza que terá um grande futuro pela frente.”

Nasser Al-Attiyah (Prodrive)

“Estamos muito contentes por estar aqui. Obrigado à organização e a todas as pessoas que permitiram colocar o Mundial aqui na Europa, é muito importante termos uma corrida do W2RC aqui. Não vai ser uma prova fácil para ninguém e vou tentar estar na luta pela vitória. É uma corrida longa e com estas condições de chuva e lama deve ser muito dura. Certamente que termos muitos espectadores, como á habitual em Portugal, e peço a todos que se mantenham em segurança.”

Lucas Moraes (Toyota)

“A última vez que corri em Portugal fui ao pódio da Baja Portalegre 500 em 2021, fomos terceiros na prova da Taça do Mundo, a minha primeira com uma Toyota. Lembro-me que tivemos bastante lama nessa prova, portanto pode ser uma boa referência para o que vamos ter aqui esta semana. É muito bom saber que vamos ter bastantes pessoas a apoiar-nos no terreno. Depois de Abu Dhabi ter sido um pouco traiçoeiro para nós, vamos tentar um bom resultado aqui para recuperarmos pontos no campeonato.”

João Ferreira (MINI)

“É a primeira vez que corro com um carro da categoria Ultimate no W2RC e é especial fazê-lo no meu país, nesta bela corrida que a organização do ACP nos proporcionou. Vamos dar o nosso melhor entre todas as lendas que temos aqui, não escondo que gostava de entrar na luta pela vitória, mas também ainda não temos a mesma experiência de outros pilotos. É importante estarmos calmos, chegarmos ao final de todos os dias e vermos onde nos situamos no final.”

Sébastien Loeb (Taurus)

“O grande objetivo é ficarmos a conhecer esta prova e prepararmos o futuro (com a Dacia nos Rally-Raids, ndr). Guardo grandes memórias de Portugal, sempre foi especial correr aqui, devido à atmosfera criada pelos espectadores. Não será fácil guiar aqui nestas condições de chuva e lama, vamos colocar um para-brisas no carro. Obviamente que é um carro mais ágil e leve do que um T1+, mas menos potente e com uma velocidade de ponta limitada a 135 km/h.”

Cristina Gutiérrez (Taurus)

“É um prazer estar aqui com todas estas lendas e venho para aproveitar esta experiência. Nunca corri em Portugal, tenho grande expectativa, mas sabemos que vamos apanhar muita água e lama com este tipo de carros. Vai ser muito importante ter um fato seco no hotel no final de cada etapa!”

Yasir Seaidan (Can-Am)

“É bom ter um desafio diferente, um clima e um terreno diferentes das dunas da Arábia Saudita e de Abu Dhabi. Não estou tão habituado a estas especiais e condições. Corri duas vezes em Portalegre, mas não foi uma experiência positiva em termos de resultado, por isso agora quero fazer melhor nesta nova prova.”

MOTOS

#46   Ross Branch (Hero Motorsport)

“Nunca corri em Portugal, mas é um prazer estar neste país lindíssimo e num evento com este nível. Os meus parabéns à organização, está tudo fantástico e tenho a certeza que vai ser uma grande corrida. Venho de bons resultados no Dakar e em Abu Dhabi, estou à procura da minha primeira vitória este ano, mas a minha prioridade é ser consistente. A competição está bastante equilibrada.”

#68   Tosha Schareina (Monster Energy Honda)

“É a minha primeira prova depois da queda no Dakar e fico muito contente que o regresso seja em Portugal e Espanha, sobretudo porque há muitos elementos da equipa que são daqui. Este tipo de Rally-Raids são mais parecidos com o Enduro, bastante diferentes do deserto aberto, portanto estou muito motivado para conseguir um bom resultado, perante a nossa afición.”

#14   Sebastian Bühler (Hero Motorsport)

“É muito bom termos uma prova como esta em Portugal, temos o país perfeito para isto. Não é como no deserto aberto, onde a navegação é mais importante. Esta corrida vai ser difícil noutros aspetos, principalmente com a chuva que tivemos nos últimos dias.”

Ruben Faria (Team Manager Monster Energy Honda)
“Em primeiro lugar, quero realçar o trabalho do ACP ao criar um evento destes, para trazer os pilotos do top mundial a Portugal. Na nossa equipa, temos pilotos com capacidade para lutar pela vitória, o Adrien (Van Beveren), o Pablo (Quintanilla) e o Tosha (Schairena), mesmo o Skyler (Howes) está a ficar cada vez mais competitivo neste tipo de percurso. Vamos ter uma prova muito diversa, com terrenos diferentes a cada etapa, e isso valoriza o piloto que conseguir ser mais forte.”

#26   Konrad Dabrowski (Duust Rally Team)

“Já corri três vezes nas bajas em Portugal, estou um pouco mais familiarizado com o terreno, até porque em duas dessas provas estava a chover. Por outro lado, nunca corri aqui com uma moto de rali e o meu grande objetivo é continuar a evoluir. Tenho treinado bastante na areia e a prova em Abu Dhabi correu-me bem, o que me deu bastante confiança para o futuro.”

#30   António Maio (Yamaha)

“Parabéns ao ACP por estar na vanguarda deste desporto e nos dar esta grande oportunidade de ter a elite mundial do todo-o-terreno em Portugal. Temos, de facto, condições fantásticas, que nos proporcionam momentos de condução únicos. Fazer mais de 1.000 quilómetros nestes trilhos será uma grande emoção para todos os pilotos, principalmente para nós portugueses.”

#174  Manuel Andújar (Yamaha)

“É a primeira vez que corremos na Europa em Rally-Raids. Queremos continuar a liderar o Mundial e também cumprir com as três provas mínimas para podermos competir no Dakar em 2025. Ganhámos o último Dakar nos Quads, mas este é um tipo de terreno a que não estamos habituados e, com a chuva, vai ser uma corrida muito, muito interessante.”

Continuar a ler

SANTIAGO DO CACÉM

Projeto piloto de separação e recolha porta-a-porta de resíduos domésticos.

Em Santiago do Cacém

Publicado

em

Santiago do Cacém

Separação e recolha porta-a-porta de resíduos domésticos

O projeto-piloto da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, de separação e recolha porta-a-porta de resíduos domésticos, arrancou neste mês de abril, em 122 habitações (de um universo de 297) da zona histórica da cidade de Santiago do Cacém, que aderiram até agora ao projeto.

Denominado “Juntos Cuidamos da Nossa Terra!” o projeto-piloto implicou um investimento de mais de 122 mil euros, com recurso a candidatura ao Fundo Ambiental, para a aquisição de um veículo elétrico de recolha de resíduos, módulos de compostagem, depósitos temporários e dois mil mini baldes de deposição de resíduos para distribuir gratuitamente a quem aderir à iniciativa.

A recolha seletiva porta-a-porta permite uma melhor seleção e reciclagem de resíduos. A recolha seletiva porta-a-porta permite uma melhor seleção e reciclagem de resíduos. Na zona abrangida pelo projeto serão recolhidos, entre as 19h30 e as 02h00, às segundas e quintas-feiras: resíduos alimentares, às terças e sextas-feiras: indiferenciados, às quartas-feiras: plástico e metal, aos sábados (alternados): vidro e aos sábados (alternados): papel e cartão.

O projeto foi apresentado em março último, com o objetivo de incentivar os moradores do Centro Histórico para a necessidade da recolha seletiva dos resíduos porta-a-porta nesta zona da cidade.

A equipa da empresa SUMA, que implementou o sistema no terreno, contactou com os moradores da área abrangida pelo projeto-piloto, prestou esclarecimentos sobre como este se desenvolve na prática e procurou estudar em cada casa as melhores soluções para a sua implementação.

Recorde-se que com a implementação da recolha porta-a-porta os contentores e ecopontos serão removidos do Centro Histórico, ficando apenas, no espaço público, as papeleiras.

Para aderir a este projeto deve contactar a Divisão de Comodidade Local da Câmara Municipal de Santiago do Cacém através do e-mail dcl@cm-santiagocacem.pt ou do telefone 269 829 409.

Continuar a ler

PALMELA

Sobreiro Assobiador recebe Piquenique Comunitário

Durante a tarde, será feita a apresentação/ convite para participação no projeto “Noites na Fonte”, subordinado ao tema “Águas da Liberdade”.

Publicado

em

Águas de Moura

Sobreiro Assobiador recebe Piquenique Comunitário

O Município de Palmela promove, no dia 7 de abril, às 12h00, um Piquenique Comunitário partilhado, junto ao Sobreiro (Assobiador) Monumental de Águas de Moura.

Esta atividade, que representa o retomar de uma tradição da aldeia, contará com um momento musical pelas/os alunas/os da classe de guitarra da professora Carolina Roque e a sessão de contos “Histórias que as árvores contam”, por Ana Sofia Paiva.

Durante a tarde, será feita a apresentação/ convite para participação no projeto “Noites na Fonte”, subordinado ao tema “Águas da Liberdade”.

O Piquenique Comunitário conta com os apoios da União de Freguesias de Poceirão e Marateca e da Passos e Compassos e integra a Operação Integrada Local (OIL) Poceirão – Marateca, projeto financiado ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no quadro do Plano de Apoio às Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana de Lisboa.

Continuar a ler

Acidentes

Despiste faz ferido grave

Vítima transportada para o Hospital de Évora

Publicado

em

IP2 Estremoz

Despiste seguido de capotamento

Um veículo ligeiro de passageiros despistou-se no IP2 no concelho de Estremoz provocando um ferido grave.

A vítima foi transportada para o Hospital de Évora.

O alerta para os serviços de Proteção Civil foi dado as 19h31.

No local estão ainda 8 operacionais com 4 viaturas.

(Foto ‘Vigilantes da Estrada)

Continuar a ler

SANTIAGO DO CACÉM

Presidência das freguesias começa em Cercal do Alentejo.

dias 2, 4 e 5 de abril

Publicado

em

Cercal do Alentejo

Presidência

A Presidência nas Freguesias 2024 arranca em  , durante os dias 2, 4 e 5 de abril, o Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, os Vereadores com pelouros Albano Pereira, Sónia Gonçalves e Mónica Pires de Aguiar, acompanhados pelo Presidente da Junta de Freguesia, Sérgio Santiago, assim como de técnicos da Câmara Municipal, vão contactar e inteirar-se das preocupações da população, no âmbito da política de proximidade promovida pelo executivo.

Durante os três dias, os Autarcas vão descolar-se ao Agrupamento de Escolas, à Casa do Povo, à Associação de Bombeiros Voluntários e ao Parque de Empresas do Cercal do Alentejo. Reunir com os representantes da Associação de Pais e do Movimento Associativo. Visitar diversos alojamentos turísticos e espaços de âmbito natural, patrimonial e cultural existentes na Freguesia, bem como percorrer o território das localidades de Catifarras, de Sonega, de Aldeia do Cano e de Cercal do Alentejo.

No âmbito da visita da Presidência à Freguesia de Cercal do Alentejo, o Presidente da Câmara Municipal e os Vereadores com pelouros estarão presentes na Junta de Freguesia de Cercal do Alentejo, no dia 05 de abril (sexta-feira), entre as 09h30 e as 11h30, para realizar atendimento ao público. A marcação para o referido atendimento deve ser feita até às 16h30 do dia 4 de abril junto do Gabinete de Apoio à Presidência, Gabinete de Apoio à Vereação e Secretaria da Junta de Freguesia.

Continuar a ler

ODEMIRA

Gabinete de Inserção Profissional inaugurado em Vila Nova de Milfontes

O Gabinete de Inserção Profissional resulta de uma parceria entre o Município de Odemira e o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Publicado

em

Odemira

Espaço Multi-Serviço de Vila Nova de Milfontes

O Município de Odemira inaugurou o Espaço Multi-Serviço de Vila Nova de Milfontes no dia 28 de março, com o início do Atendimento do GIP – Gabinete de Inserção Profissional que irá servir a freguesia, prestando apoio em resposta a necessidades específicas da população.

A cerimónia de inauguração decorreu na presença do Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, Vereadora Isabel Palma, Presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova de Milfontes, Francisco Lampreia, e Diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional do Alentejo Litoral, Graça Nunes.

O Gabinete de Inserção Profissional resulta de uma parceria entre o Município de Odemira e o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, complementando a atuação do mesmo enquanto Estrutura de Apoio ao Emprego que visa desenvolver atividades personalizadas de apoio a jovens e adultos desempregados para a definição ou desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção profissional. O GIP de Vila Nova de Milfontes estará em funcionamento de terça a sexta-feira, entre as 10.00 e as 13.00 horas e as 14.00 e as 16.00 horas.

No mesmo dia, o GIP Imigrante iniciou o seu atendimento, em instalações provisórias, no BU KIOSK na freguesia de São Teotónio. Este serviço, a funcionar no mesmo horário que o GIP de Vila Nova de Milfontes, visa prevenir vulnerabilidades específicas experienciadas pelos imigrantes na área do emprego, de forma a combater bolsas de desemprego no território.

O Espaço Multi-Serviço em Vila Nova de Milfontes surge como resposta da estratégia concertada na conferência “O Maior Desafio de Odemira”, em matéria de reforço dos serviços públicos, com o objetivo de reforçar, aproximar e alargar a oferta de serviços de interesse geral, proporcionando um melhor e mais rápido atendimento aos munícipes.

O Presidente da Câmara Municipal de Odemira afirmou que este é um “novo modelo de descentralização dos serviços da Câmara e de outros serviços”, facilitando o acesso dos cidadãos aos serviços municipais sem necessidade de deslocação à sede de concelho, promovendo o aumento da proximidade naquele que em dimensão é o maior concelho do país. O autarca acrescentou ainda que, futuramente, espera que o espaço possa acolher novas valências e serviços, onde a população poderá “resolver mais facilmente os seus problemas presencialmente”.

Na inauguração em Vila Nova de Milfontes marcaram igualmente presença os Presidentes das Juntas de Freguesia de São Teotónio, Longueira/Almograve e São Luís, Destacamento Territorial da GNR de Odemira, representantes da Cooperativa TAIPA, IPAV, Colégio de Nossa Senhora da Graça e Driscoll’s.

Continuar a ler

Religião

Celebração da Paixão do Senhor, em Évora, reverte para a Palestina.

“Jesus tem sede de nós: da nossa fidelidade, da nossa libertação e do nosso amor”, disse o Arcebispo de Évora

Publicado

em

Por

Sexta-feira Santa I Celebração da Paixão do Senhor:

A Semana Santa 2024 está a ser vivida em pleno na Catedral de Évora, assim como por toda a Arquidiocese.

Nesta Sexta-feira Santa, dia 29 de março, pelas 15h00, na Catedral, o Prelado Eborense presidiu à celebração da Paixão do Senhor.

A Eucaristia, animada liturgicamente pelo coro Stella Matutina e transmitida em direto pelos canais digitais da Arquidiocese de Évora, numa produção do Departamento de Comunicação com o apoio da Comunidade Canção Nova de Évora, contou com a presença de muitos fiéis que encheram a Catedral eborense.

À homilia (ler abaixo na íntegra), o Prelado eborense começou por dizer que “Jesus consumou a Sua missão e consumiu a Sua vida: consumiu a Sua vida ao consumar a Sua missão. Estará tudo terminado?”, questionou, respondendo de seguida: “É óbvio que Jesus morreu. Mas os primeiros cristãos não entenderam a Sua morte como o fim de tudo, mas o início de uma Vida Nova. A Liturgia Pascal, como expressão da Fé da Igreja, garante que Jesus «destruiu a morte».”

“Desde sempre, a Igreja acredita ter nascido não «do lado morto», mas do «lado adormecido» de Cristo. Também nós, adormecendo em Cristo, com Ele ressuscitaremos”, sublinhou o Arcebispo de Évora.

“Acresce que a «entrega do Espírito» não tem de ser um indicador de morte. «Entregar o Espírito» (a Deus e aos homens) é uma poderosa demonstração de vida, é dar a vida no gesto maior do Amor: “Não há maior prova de amor do que dar a vida pelo irmão”(Jo 15, 13-15). Jesus consumiu a sua vida dando a vida, morrendo para si e dando a vida pelo irmão. Hoje Ele entrega a sua vida depositando-a nas mãos do Pai. Eis o sentido da morte cristã. Haja em vista que, na Bíblia, o Espírito é sinónimo de vida, pelo que entregar o Espírito, pneuma, é entregar a vida (cf.  Jo 6, 63). Não foi o que Jesus sempre fez?”, questionou D. Francisco Senra Coelho, que acrescentou: “Eis-nos perante o desafio de revelar um novo rosto de Igreja, que como Mãe de coração aberto, acolhe e dá a vida. Eis o desafio de vivermos nesta Semana Santa de 2024, o mandato de Jesus, assumindo no nosso compromisso pastoral: “Por isso reconhecerão que sois meus discípulos: Se vos amardes uns aos outros como eu vos amo” (Jo 13, 35).”

“Jesus é a «vida para os mortos» e também para todos nós quando estamos interiormente mortos pelo pecado, Ele é capaz de nos ressuscitar e oferecer a Vida Nova”, sublinhou o Prelado eborense.

“Jesus tem sede de nós: da nossa fidelidade, da nossa libertação e do nosso amor. Que nós, os seus Discípulos do Século XXI, tenhamos sede d’Ele como Ele tem sede de nós. Na Sua morte, disponhamo-nos a transformar a nossa vida e a sermos testemunhas missionárias da humanização e da redescoberta da autêntica caridade, pela dádiva da nossa vida”, apelou D. Francisco Senra Coelho, concluindo a homilia: “Ele que é a vida eterna. Ele que é o amor diz-te porque te amo nunca morrerás. Pela dádiva da nossa vida encontremos a Vida”.

A Celebração da Paixão do Senhor contou ainda com a Adoração da Cruz e a Comunhão. O Ofertório foi para os lugares santos da Palestina.

Continuar a ler

Religião

“Espalha Cristo quem espelha Cristo”, diz D. Senra Coelho.

Arcebispo de Évora apelou a “estar totalmente descentrado de si e estar plenamente recentrado em Cristo.

Publicado

em

Páscoa

“Espalha Cristo quem espelha Cristo”, disse o Arcebispo de Évora na Missa Crismal desta Quinta-feira Santa

A Semana Santa 2024 está a ser vivida em pleno na Catedral de Évora, assim como por toda a Arquidiocese.

Na manhã desta Quinta-feira Santa, o Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho, presidiu à Missa Crismal, na Catedral eborense, que congregou todo o presbitério à volta do Pastor.

A Missa Crismal, animada liturgicamente pelo coro Stella Matutina e transmitida em direto pelos canais digitais da Arquidiocese de Évora, numa produção do Departamento de Comunicação com o apoio da Comunidade Canção Nova de Évora, foi concelebrada pelo Arcebispo de Évora emérito, D. José Alves, pelos cónegos do Cabido da Catedral, por largas dezenas de presbíteros, servida por vários diáconos e contou com a presença de muitos consagrados e consagradas da Arquidiocese, com os seminaristas e com muito povo de Deus.

“«O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu». Eis o sentido da celebração de hoje, com a bênção dos óleos e a renovação das promessas sacerdotais”, começou por dizer o Arcebispo de Évora na homilia.

“Cristo pede à Sua Igreja a maior transparência possível, para O apresentar como sua Cabeça, Fundamento e Mediador perfeito do Pai. A missão da Igreja é amplificar a Sua Palavra e pelo Espírito Santo procurar ser mestra no discernimento. Por isso, a Igreja é Corpo de Cristo, onde cada um tem o seu lugar, a sua missão, carisma ou ministério”, explicou o Prelado.

“Foi-nos confiada a semente da Palavra viva e eficaz que deve ser testemunhada e anunciada para ser conhecida, descoberta, vivida com novidade. A Palavra de Deus que somos incansavelmente chamados a anunciar fundamenta a fé dos crentes e constrói a Igreja. «As Escrituras não nos foram dadas para que as conservássemos só escritas nos livros, mas para que as gravássemos no coração (…) impressas na nossa alma para que esta fosse purificada», como afirma S. João Crisóstomo na sua homilia sobre S. João (32, 16)”, acrescentou D. Francisco Senra Coelho.

“Caros Padres, a Palavra que anunciamos pede-nos para sermos construtores e garantes da unidade da Igreja. A vivência da construção da unidade faz parte do nosso ministério sendo parte integrante e identitária da nossa missão: “para que também eles sejam um em Nós e o mundo acredite que Tu Me enviaste” (Jo 17, 21)”, sublinhou o Arcebispo de Évora, que acrescentou que “nada nem ninguém assuma o lugar e a primazia desta prioridade. Que os momentos e as actividades do nosso presbitério encontrem precedência em nossas opções e agendas. Sim, a edificação da unidade do nosso Presbitério e de toda a Igreja faz parte do nosso ministério!”

“Como não há Pastoral sem pastores, é de suma importância que esses pastores surjam em quantidade e sobretudo em qualidade. Quanto a esta última, a prioridade assenta sobretudo na sua maturidade humana e cristã, lucidez e dedicação. A boa relação entre os pastores é vital para a autenticidade da Pastoral”, disse o Prelado eborense, recordando que “os pastores nunca podem estar desligados e jamais se hão-de sentir abandonados, nem por Deus, nem pelo Bispo, nem pelos colegas, nem pelos fiéis, se isso acontecer, eis um tema a exigir de todos nós conversão e compromisso. Efectivamente, somos chamados a ser pastores segundo o coração de Deus (cf. Jer 3, 15), à imagem do coração do seu Filho Primogénito (cf. Mt 11, 29).”

“O que o padre recebe no sacramento tem de se tornar visível na vida. Na missão, a competência é muito, mas a vivência é tudo. Importa que, com os Diáconos, continuemos a edificar as comunidades, nas quais  os leigos assumam as  funções próprias da sua laicidade, em forma de serviços e ministérios, libertando o presbítero de afazeres não específicos para que este possa exercitar plenamente o essencial do seu ministério, com tempo e paz. É este o caminho há muito discernido por nós”, afiançou D. Francisco Senra Coelho.

Ainda dirigindo-se a cada presbítero, o Arcebispo de Évora apelou a “estar totalmente descentrado de si e estar plenamente recentrado em Cristo. Tal como Cristo é a transparência do Pai (cf. Jo 14, 9), o padre há-de ser a transparência de Cristo, como experimentamos, espalha Cristo quem espelha Cristo, sendo expectável que a vida do discípulo esteja decalcada na vida do Mestre. Qual é, então, a prioridade em nossas vidas? A prioridade é estar com Cristo, acompanhá-lo sempre”.

“Mas se a Cruz esteve presente na vida de Cristo, como é que poderia estar ausente da nossa vida? Eis a dimensão do testemunho, do martírio dos discípulos: “Que Ele cresça e eu diminua”, partilhou o Arcebispo de Évora recordando a frase que é o seu lema episcopal.

“Bendito seja Deus pelo sacrifício aceite e oferecido pelo nosso Irmão D. Manuel Madureira, pelos nossos irmãos Presbíteros e Diáconos fragilizados pela idade e doença. Bendito seja Deus por cada um de vós. Bendito seja Deus pelos 50 anos de dedicado serviço dos Cónegos Manuel da Silva Ferreira e Manuel Maria Madureira da Silva; e pelos 25 anos de sacerdócio dos Padres Joaquim Carlos Antunes Pinheiro, Humberto César Gonçalves Coelho, José Gomes Sousa e Sezinando Luís Felicidade Alberto. Magnificat!”, referiu o Prelado eborense.

“Caros Presbíteros, que os Bispos, Diocesano e Emérito, com o Diaconado, os Consagrados e Consagradas, os Seminaristas, as famílias e todos os cristãos, saibamos dar graças  por cada um de vós e por vós rezemos!”, concluiu a homilia o Prelado eborense.

Após a homilia aconteceu a Renovação das Promessas Sacerdotais e a Bênção dos Santos óleos: Enfermos, Catecúmenos e Crisma.

Continuar a ler

Últimas

x
error: O conteúdo está protegido!!