MONTEMOR-O-NOVO
Casting para filme “As Estações” em Montemor-o-Novo
O tema do filme parte do trabalho desenvolvido pelos arqueólogos alemães Vera e George Leisner no território alentejano, sobretudo em Montemor-o-Novo, Évora, Redondo e Reguengos de Monsaraz

Publicado
2 semanas atrásem
Por
Sónia SoaresA proposta da realizadora foi criar um atelier de escrita onde fossem desenvolvidas histórias originais sobre as Lendas do Alentejo
A Direção Regional de Cultura do Alentejo já reconheceu a pertinência cultural e artística do projeto
A produtora “O Som e a Fúria” está a preparar a rodagem do documentário “As Estações”, realizado por Maureen Fazendeiro. Nesse âmbito, esta produtora independente irá promover um casting para rapazes e raparigas, entre os 7 e os 12 anos, residentes em Montemor-o-Novo e arredores, que estejam disponíveis entre 10 e 22 de julho. Para tal, os interessados devem enviar fotos, nome, idade e contacto do encarregado de educação para: filme.as.estacoes@gmail.com.
O filme conta com o apoio da RTP, tendo a Direção Regional de Cultura do Alentejo já reconhecido a pertinência cultural e artística do projeto, sendo este subsidiado pelo Ministério da Cultura, através do Instituto do Cinema e Audiovisual. Tal como os anteriores projetos desta realizadora, o filme não tem um cariz comercial, prevendo-se que a sua exibição irá começar pelos festivais internacionais de cinema de autor.
O tema do filme parte do trabalho desenvolvido pelos arqueólogos alemães Vera e George Leisner no território alentejano, sobretudo em Montemor-o-Novo, Évora, Redondo e Reguengos de Monsaraz. Depois de uma minuciosa fase de pesquisa, indo ao encontro do trabalho de investigação levado a cabo pelos arqueólogos (não apenas através do arquivo Leisner, mas também com o insubstituível apoio dos atuais arqueólogos dos Municípios), o filme retratará histórias em torno das quatro estações do ano, no Alentejo Central.
Algumas das situações a filmar são puramente documentais, mas outras não. Através de um trabalho próximo com a Oficina da Criança, foi realizado um atelier de escrita para cinema documental com um grupo de crianças de Montemor-o-Novo. Este Atelier visou um encontro entre um passado que persiste e o futuro próximo. A proposta da realizadora foi criar um atelier de escrita onde fossem desenvolvidas histórias originais sobre as Lendas do Alentejo. Deste modo, as crianças são coautoras e protagonistas desta narrativa, a ser filmada no verão de 2023. As ideias cinematográficas desenvolvidas pelo grupo de trabalho do Atelier serão integradas no filme.
Outras notícias recomendadas
-
Olivia Gadecki sagra-se campeã
-
40.º aniversário da Biblioteca Municipal de Montemor-o-Novo
-
Roteiro literário Levantado do Chão com pack de três percursos (entrevista)
-
8ª edição Plataforma Portuguesa de Artes Performativas (entrevista)
-
Indiana Thandi no caminho de Kika nos quartos-de-final
-
Bom começo para Francisca Jorge
-
Campeões do RCM recebidos na Câmara Municipal de Montemor-o-Novo
-
Investidores indianos investem 10 milhões de euros no concelho de Montemor-o-Novo
-
O Papel das Misericórdias em Colóquio no Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo
-
XV edição das Águas Abertas a 17 de junho na Barragem dos Minutos (entrevista)
-
Kika Jorge defronta australiana Parnaby na primeira ronda
-
XX Montemor Ladies Open arrancou no fim de semana
-
Sessão Pública de Apresentação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais 2023
-
Comemorações do dia da criança em Montemor-o-Novo
-
Exposição “Ser Marioneta” no Cineteatro Curvo Semedo em Montemor-o-Novo
-
Festival Jovem Contra-Corrente em Montemor-o-Novo (entrevista)
-
Montemor-o-Novo é parceiro do Programa “Saber Fazer” promovido pela DGARTES
-
15.ª edição do Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo (entrevista)
-
Exposição ‘Mar Interior’ na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo
-
Exposição “As Relíquias de S. Filipe e seu companheiro” no Convento de São Domingos
-
Ciclo da primavera em Fazendas do Cortiço com Mambo Jambo
-
Município de Montemor-o-Novo continua a apostar na Compostagem
-
V Encontro Internacional de Aguarela de Montemor-o-Novo (entrevista)
-
V Concurso Ibérico da Raça Aberdeen-Angus terminou com balanço positivo (entrevista)
-
V concurso ibérico da raça Aberdeen-Angus (entrevista)
-
StartUP Montemor-o-Novo promove 2.ª edição do concurso de ideias de negócio (entrevista)
-
Ana Laíns e Fernando Tordo nos Concertos do 25 de Abril (entrevista)
-
Rastreio Gratuito do Cancro de Mama em Montemor-o-Novo (entrevista)
-
“Cuidar Alentejo” em Montemor-o-Novo (entrevista)
-
Homem de 29 anos detido por tráfico
-
GNR recolhe Furão
-
Furto de pinhas deu 2 detidos
-
Ministra da Coesão, em Montemor-o-Novo, no Convento da Saudação.