Apresentação do livro “Odemira – miradas que contam histórias”

Estimated read time 2 min read

Odemira 

A obra pretende ser uma apresentação visual dos aspetos mais relevantes da expressão patrimonial do concelho de Odemira

“Odemira – Miradas que contam histórias” é o título da obra da autoria de Carlos Neto de Carvalho, com fotografias de Jesús Salazar, que vai ser apresentada ao público no próximo dia 23 de julho, pelas 14.30 horas, no auditório da FACECO, em São Teotónio.

A apresentação contará com a presença de um dos autores, Jesús Salazar, e a edição da obra é da responsabilidade do Município de Odemira, sendo o evento inserido no programa da FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, que decorre no Parque de Feiras e Leilões de São Teotónio entre os dias 21 e 23 de julho.

A obra “Odemira – Miradas que contam Histórias” pretende ser uma apresentação visual dos aspetos mais relevantes da expressão patrimonial do concelho de Odemira, refletindo em imagens e palavras a diversidade de paisagens da região, mas também como estas moldaram a forma de ser e de estar de cada uma das suas treze freguesias.

Fruto de um trabalho de investigação de terreno de mais de vinte anos, ainda que ligado ao património natural, mas com uma abordagem holística e de linguagem simples, esta obra inclui, além das interpretações das paisagens de Carlos Neto de Carvalho, textos e mapas do geógrafo João Belo e centenas de fotografias inéditas de Jesús Salazar, numa modesta homenagem a Odemira, à sua história gravada na pedra e costurada no coração das suas gentes.

O livro é coordenado pelo geólogo Carlos Neto de Carvalho, autor de diversas publicações científicas internacionais, que inclui estudos pioneiros na região, com uma carreira profissional dedicada à investigação e divulgação científica, no âmbito da Rede Global de Geoparques da UNESCO. Jesús Salazar Cabrera, fotógrafo venezuelano em ascensão e engenheiro geológico de formação, dedicou a sua carreira à educação e ao geoturismo, utilizando ferramentas audiovisuais para complementar ambos numa perspetiva social e ambiental. Agora desde Madrid, continua a explorar paisagens e momentos.

AS MAIS IMPORTANTES DO DIA