Incêndio em Odemira em fase de resolução

Estimated read time 2 min read

Odemira

Fogo dominado

O incêndio que já estava ativo, em Odemira, desde o passado Sábado, foi dado como dominado. Nesta Quarta-Feira, Vitor Vaz Pinto, em conferência de imprensa, informou a comunicação social que o fogo está controlado. O comandante regional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil afirma que apesar do incêndio estar em fase de resolução é preciso ter atenção a possíveis reativações ainda durante esta tarde.

Em jeito de balanço, a Proteção Civil avança que arderam mais de 8 mil hectares e ainda que 42 pessoas foram assistidas, 9 das quais tendo mesmo que ser hospitalizadas.

Apesar do aparente domínio, continuam no local mais de 1000 operacionais apoiados por 320 meios terrestres e 15 meios aéreos. A descida das temperaturas, o aumento da humidade e a mudança da direção do vento, nesta madrugada, foram essenciais para que os bombeiros conseguissem controlar as chamas.  De recordar que ao início da noite de ontem, a frente norte já não apresentava grandes dificuldades, por sua vez, a frente sul, que se dirigia à serra do Monchique, já está aparentemente dominada.

Depois do fogo ser declarado como dominado importa agora apostar na prevenção.