Publicado
1 ano atrásem
Odemira
O objetivo é dar voz à diversidade cultural e proporcionar diferentes manifestações culturais ao público
Setembro é, por tradição, o mês da cultura no concelho de Odemira e o Município volta a promover a iniciativa “Setembro, uma imersão cultural”, com o objetivo de dar voz à diversidade cultural e proporcionar diferentes manifestações culturais ao público. Espetáculos musicais, exposições, performances, cinema, a par da comemoração do Dia do Município e da tradicional festividade religiosa, bem como o aniversário da Biblioteca Municipal, são os principais destaques.
As atividades começam logo no primeiro fim de semana, com o Encontro Artístico e Comunitário das Antigas Profissões de Portugal e do Mundo e o 5º Estágio de Sopros e Percussão do Sudoeste Alentejano, promovido pela Banda Filarmónica de Odemira, com a apresentação de classes de Música de Câmara e o Concerto de Encerramento, nos dias 1 e 2 de setembro respetivamente.
O Festival Sete Sóis Sete Luas volta a Odemira com a arte do mediterrânico e do mundo lusófono. O programa integra espetáculos musicais e de teatro de rua nos dias 2, 3, 4, 9 e 10 de setembro.
No dia 5 de setembro assinala-se o 23.º Aniversário da Biblioteca Municipal José Saramago, que irá oferecer a toda a população um programa cultural com várias atividades.
Entre os dias 7 e 9 de setembro presta-se homenagem à Padroeira de Odemira N.ª Sr.ª da Piedade, com um conjunto de atividades culturais e religiosas. No dia 8 terá lugar a Sessão Solene do Dia do Município, na qual se irão distinguir várias individualidades, seguida da Inauguração da Exposição “Diálogos com a Coleção”, Missa Solene e Procissão, assinalando-se nesse dia o Feriado Municipal. Pelas 22.00 horas, o Jardim Ribeirinho de Odemira vai ser palco para um concerto com Pedro Abrunhosa, acompanhado pelo cante alentejano dos Camponeses de Pias.
Na noite de dia 23, pelas 22.00 horas, Jorge Palma sobe ao palco no Parque de Feiras e Exposições, em São Teotónio, para apresentar novas músicas ao público.
Entre os dias 29 de setembro e 1 de outubro, o melhor do jazz nacional regressa ao concelho de Odemira, com o Festival TassJazz, no Jardim do Mercado em São Luís.
Destaque ainda para os espetáculos musicais “Às Quintas no Quintal”, nos dias 14, 21 e 28, bem como a inauguração do 8.º Simpósio Internacional de Escultura de Odemira, no dia 3, pelas 19.00 horas, na Biblioteca Municipal de Odemira e inauguração da Exposição Coletiva da Sopa de Artistas, no dia 17, às 18.00 horas, na Igreja da Misericórdia em Odemira.
Estas iniciativas, a par de espetáculos musicais e de dança, teatro, exposições, workshops e dos filmes agendados para o Cineteatro Camacho Costa nos dias 15, 22 e 30 de setembro são algumas das atividades que fazem parte do vasto programa do Setembro, uma imersão Cultural.
Prémio “Selo de mérito” foi atribuído a cinco municípios alentejanos
Odemira volta a homenagear atletas e clubes
Odemira celebra dia internacional da cidade educadora
MISO MUSIC com poesia em Odemira
Comité de Acompanhamento do Alentejo 2030 reúne em Sabóia, Odemira
Aldeia do Cavaleiro promove Festa da Batata-Doce
Município de Odemira vai promover um Ciclo de Cinema pela Igualdade
Alunos dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais em Odemira receberam as boas vindas
Festival Terras sem Sombra regressa a Odemira
Município de Odemira dinamiza semana aberta nas freguesias do Litoral Norte